TBS-Teologia_Biblica_Sadia
terça-feira, 28 de janeiro de 2020
1Pe 1:16: "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo".
👉🏿 1Pe 1:16 Deus é santo, quer dizer, absolutamente separado de qualquer aparência do mal. Essa característica do divino, de profunda aversão à perversidade, deve inspirar seus filhos a persistirem em seu processo diário de santificação, afastando-se da impureza e do pecado ( Hc 1.13 )."
1Pe 1:14: "como filhos obedientes, não vos moldando às concupiscências anteriores de vossa ignorância".
👉🏿1Pe 1:14 Os cristãos sinceros são filhos do Pai celestial, adotados na família de Deus e herdeiros, com Cristo (o Primogênito), de toda a glória eterna e bênçãos celestiais reservadas para o povo do Senhor de todos os tempos, etnias e culturas ( 1Pe 1.17, 23 ). Os cristãos são os únicos que recebem a autoridade filial e podem orar: “Pai nosso, que estás nos céus!” ( Mt 6.9; Rm 8.15 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:12: "A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós ministravam eles estas coisas que agora vos são anunciadas por aqueles que vos pregaram o evangelho, pelo Espírito Santo enviado do céu; e a estas coisas os próprios anjos desejam contemplar".
1Pe 1:12 Pedro estabelece um paralelo entre os 1Pe 1.11 e 12, entre a geração dos profetas do AT e da Igreja no NT. O Espírito e a Mensagem são os mesmos; no AT, como “promessa”, e no NT, como “cumprimento”. O Evangelho engloba a mensagem profética junto com sua realização histórica. Todo esse processo é tão impressionante que Pedro usa a expressão grega original epithymusin para descrever o sentimento de “grande ansiedade” dos anjos que, conforme o termo original seguinte parakypsai (perscrutar), agem como “alguém que, observando os fatos do alto de uma sacada, encurva-se para mais atentamente acompanhar o desenrolar dos acontecimentos”. Os anjos nos contemplam na expectativa de nossa perseverança, e glória na fé em Cristo, diante dos sofrimentos e os desafios de um mundo que se afasta de Deus ( 1Pe 5.12 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:11: "Buscando o tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, quando testificava de antemão os sofrimentos de Cristo, e a glória que se seguiria".
1Pe 1:11 Pedro se refere ao Espírito Santo como Espírito de Cristo porque Cristo o enviou ( Jo 16.7 ) e realizou sua obra na terra por meio dele ( Lc 4.14, 18 ). Os sofrimentos e aflições vivenciados por Jesus Cristo em sua peregrinação pela terra são uma ilustração viva dos nossos desafios e provações. Contudo, todos os crentes sinceros, ligados à Videira, são beneficiados com a companhia diuturna de Deus e todas as glórias reservadas aos seus filhos, assim como Jesus já vive na glória do Pai. O sofrimento passageiro e a glória eterna fazem o tema central desta carta ( 1Pe 1:18 -21; 3.8, 17-22; 4:12 -16; 5.1, 5, 9, 10 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:9: "Recebendo o fim de vossa fé, a salvação das vossas almas.
1Pe 1:9 Pedro usa o termo grego original yuw§n (transliterado por psichon), que muitas versões traduzem apenas como “alma”, mas cujo sentido amplo pode ser melhor compreendido pela expressão “pessoa”, ou seja, todo o nosso ser. Pedro não está excluindo o corpo físico renovado do céu. Esse termo aparece seis vezes nesta carta ( 1Pe 1.22; 2.11; 2.25; 3.20; 4.19 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:8: "ao qual, não o havendo visto, amais; em quem, embora não o vejais agora, e mesmo assim crendo, vos alegrais com gozo inenarrável e pleno de glória".
1Pe 1:8 O próprio Jesus, após sua ressurreição e na presença dos apóstolos, já havia congratulado as pessoas que no futuro, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente nem terem visto suas obras maravilhosas, pela fé, iriam crer em sua pessoa e Palavra, convertendo- se de todo coração a Deus ( Jo 20.29 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:5: "que estais guardados pelo poder de Deus, através da fé, para a salvação que já está pronta para ser revelada no último tempo".
1Pe 1:5 A Salvação tem três aspectos: a justificação, quando aceitamos a graça salvadora do sacrifício vicário de Cristo; a santificação, o processo de nos tornarmos mais semelhantes ao nosso Senhor ao longo de nossa caminhada na terra, e, finalmente, a glorificação: o encontro definitivo e eterno com nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo ( 2Tm 1.9; Tt 3.5; 1Co 1.18; Rm 8.23, 30; 13.11 ). O verbo grego original phroureõ, que significa “protegidos” ou “guardados”, usado no tempo passivo, é uma clara constatação do poder de Deus dirigido ao cuidado e à preservação dos santos ( 2Co 11.32; Gl 3.23; Fp 4.7 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:3: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, conforme a sua abundante misericórdia, nos gerou novamente para uma esperança viva, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos".
👉🏿1Pe 1:3 A esperança para o cristão sincero não é apenas um desejo ilusório ou expectativa idealista, mas a “absoluta convicção” (fé) quanto à ação de Deus em sua vida pessoal e na história. O crente tem o privilégio de ter quantas audiências particulares com Deus desejar (oração), e a qualquer momento ser ouvido atentamente pelo Senhor, sem que com isso o Criador deixe de administrar todos os demais detalhes do Universo. Para os cristãos, o sofrimento é uma prova a essa fé inabalável gravada em seus corações pelo Espírito de Cristo ( 1Pe 1.6, 13, 21; 2.12, 18-25; 3:5 -18; 4.1, 4, 12-19; 5.1, 7-10 ).
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:2: "Eleitos segundo a presciência de Deus, o Pai, através da santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas".
👉🏿1Pe 1:2 Pedro demonstra como as três pessoas da Trindade participam do plano de salvação da humanidade ( Rm 8.29 ). O Espírito Santo é a pessoa que nos chama das trevas em que jaz toda a terra, para a maravilhosa luz e vida eterna em Cristo, segundo a vontade (eleição, escolha) de Deus ( 1Co 7.14; 2Ts 2.13 ). O processo de santificação, através do qual o Espírito Santo nos conduz, produz em nosso ser o verdadeiro e sincero arrependimento e uma nova mente espiritual: ensinável e obediente à Palavra de Deus e à direção do Espírito. O sangue de Cristo é a purificação e o selo da nova aliança de Deus com seu povo ( Nm 19.9; Hb 9:11 -28; 12.24; Êx 24:3 -8; Is 52.15; Jonas 4.2; Jo 14.27; 20.19; Gl 1.3; Ef 1.2 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
1Pe 1:1: "Pedro, um apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos por todo o Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia".
1Pe 1:1 A expressão “peregrinos” é aplicada aos cristãos como pessoas que residem temporariamente na terra, porém são cidadãos do céu, onde têm assegurado seu lar eterno ( 1Cr 29.15; Sl 39.12; Hb 13.14 ). Pedro dirige sua carta aos crentes, especialmente, “aos dispersos”: cristãos judeus e gentios espalhados por quase toda Ásia Menor. Muitos desses crentes estavam em Jerusalém no Dia de Pentecostes ( Atos 2:9 -11 ). O apóstolo Paulo também anunciou o Evangelho em muitas dessas províncias ( Atos 16.6; 18.23; 19.10, 26 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:24: "Ora, àquele que é poderoso para impedir- vos de cair, e para apresentar-vos irrepreensíveis, diante da presença de sua glória, com abundante alegria".
👉🏿Jd 1:24 Judas conclui sua “mensagem de guerra” aos hereges e exaltação à fidelidade dos cristãos com uma proclamação formal de louvor a Deus, chamada “doxologia” (em grego dovxa “doxa – glória”), e que – a exemplo de Paulo – exalta o maravilhoso poder do Senhor em preservar todos aqueles que nele depositam confiança ( Rm 16.25; Ef 3.20 ). A expressão “apresentar”, aqui, deriva do termo grego stesai, cujo sentido é “colocar de pé” ( 2Pe 3.14; 1Pe 1.19 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:23: "E salvai alguns com temor, arrebatando- os do fogo, odiando até a vestimenta manchada pela carne".
👉🏿Jd 1:23 A expressão original em grego sugere uma operação de socorro muito arriscada, como “tirar alguém da beira da destruição”. Para realizar esse ministério com sucesso, correndo o perigo de sermos tragados pelo pecado, o exercício da misericórdia deve ser praticado sob a vigilância do temor a Deus e sem fazer qualquer concessão à carne: em trajes limpos ( Zc 3:1 -4; 2Pe 2:1 -22 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:20: "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo".
👉🏿Jd 1:20 Embora esta epístola trate prioritariamente de combater os heréticos (pretensos cristãos que apostataram da verdade e tentam corromper os fiéis), Judas dedica uma palavra de encorajamento aos crentes, asseverando que o próprio Senhor cuida pessoalmente de cada um de seus filhos, em sua luta diária e caminhada cristã, preservando-lhes a fé e o amor ( Rm 8:26 -39; Gl 4.6; Ef 6.18 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Jd 1:19: "Sendo estes os que se separam a si mesmos, os sensuais, que não têm o Espírito".
👉🏿Jd 1:19 Os próprios gnósticos dividiram-se em três grupos: os “mundanos”, materialistas; os “sensuais”, ligados à psicologia do comportamento; e os “espirituais” (que acreditavam ter alcançado o estágio mais desenvolvido do saber). Judas vence os heréticos usando a própria maneira debochada com a qual eles apreciavam atacar os princípios bíblicos ( Jd 1.10 ) e desfecha a argumentação, alertando-os para o fato de que, ao contrário de pertencerem a uma “elite espiritual”, nem sequer tinham o Espírito de Deus, ou seja, estavam completamente perdidos ( Rm 8.9; Hb 6.4, 6; 2Pe 2.20 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:18: "e, como vos diziam, haveria escarnecedores nos últimos tempos, que andariam segundo as suas ímpias concupiscências".
👉🏿 Jd 1:18 Judas, em sua época, já advertia a Igreja quanto ao cumprimento da profecia dos apóstolos sobre o surgimento de ondas doutrinárias heréticas e vãs filosofias; e que esses eventos funestos no meio da Igreja não deveriam pegar os crentes desprevenidos ( Atos 20.29; 1Tm 4.1; 2Tm 3:1 -9; 2Pe 3.3 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:16: "Estes são os murmuradores, os queixosos, que andam segundo as suas concupiscências, e cujas bocas proferem palavras muito arrogantes, admirando as pessoas por causa de alguma vantagem".
👉🏿Jd 1:16 Uma característica marcante desses falsos profetas e mestres é que sempre estão descontentes, críticos, lamuriantes e jamais expressam sincera gratidão a Deus pelo que são e o que possuem ( Ef 5.20; Cl 3:16 -17; 1Ts 5.18 ). Além disso, são movidos pela ganância, e seu humor só melhora em função de seus interesses pessoais, quando não poupam adulações àqueles de quem acreditam poder obter alguma vantagem. Essa é uma cilada muito perigosa, a qual todos os pastores e líderes cristãos, especialmente, estão freqüentemente expostos ( 1Tm 3.3; 1Pe 5.3; Jd 1.11 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:14: "E também Enoque, o sétimo depois de Adão, destes profetizou dizendo: Eis que é vindo o Senhor com dez mil de seus santos"...
Jd 1:14 Judas, a exemplo do que fizera em Jd 1.9, cita uma obra tradicional no judaísmo com a finalidade de esclarecer seu ponto doutrinário. Se observarmos a linhagem de Sete, considerando Adão como primeiro, Enoque é o sétimo e o autor da obra apócrifa (Enoque 1.9) que leva seu nome ( Gn 5:18 -24; 1Cr 1:1 -3 ). Não confundir com outro Enoque, da descendência de Caim ( Gn 4.17 ). Entretanto, o que Enoque revela em seu livro, já havia sido profetizado por autores bíblicos ( Dn 7:9 -14; Zc 14:1 -5 ). Judas aplica essas citações ao glorioso retorno de Jesus Cristo e à condenação final de todos os ímpios ( 2Ts 1:6 -10; Dn 4:13 -17; 1Ts 1.7; 1Ts 3.13 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:12: "Estes são manchas em vossas festas de caridade, quando festejam convosco, alimentando- se sem temor; eles são nuvens sem água, levadas pelos ventos; árvores cujos frutos secam, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
👉🏿Jd 1:12 O motivo da urgência e prioridade dessa mensagem ( Jd 1.3 ) é que os mestres hereges estavam se infiltrando nas festas e celebrações cristãs, comuns entre os membros da igreja primitiva, com o propósito de disseminar seus ensinos libertinos e promíscuos, questionando a liderança cristã apostólica e se impondo como novos líderes do conhecimento transcendental (gnose), ainda que suas vidas não demonstrassem qualquer manifestação do fruto da justiça ( Cl 2:19 -23 ). Judas usa uma série de metáforas para evidenciar que tais pessoas agiam como lobos pastoreando ovelhas para saciar suas próprias vontades animalescas ( 2Pe 2.13; Ez 34:8 -10; Is 57.20 ). Entretanto, assim como as chamadas “estrelas cadentes” (meteoritos e cometas), que surgem com brilho e magnificência, tais mestres do mal logo serão incinerados e se desintegrarão nas trevas eternas."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:11: "Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e correram gananciosamente em direção ao erro de Balaão por recompensa, e pereceram na contradição de Corá".
👉🏿Jd 1:11 Judas cita mais três exemplos do tipo de atitude insana e pecaminosa, que leva à terrível (os “ais” de Jesus) destruição final ( Mt 23:13 -29 ). O caminhar de Caim foi constituído de egoísmo, ódio, inveja e homicídio ( Gn 4.3, 4; Nm 22:1 -35; 1Jo 3.12 ). O erro de Balão foi deixar-se dominar pela cobiça e imoralidade ( 2Pe 2.15; Cl 3.5; Ap 2.14 ). Corá representa a insubordinação e a revolta contra toda a ordem estabelecida por Deus. Comportamento de parte da liderança cristã de sua época que, apostatando da fé, estava dividindo a Igreja ( Nm 16:1 -35; 3Jo 9, 10 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:9: "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou trazer contra ele palavra de acusação, mas disse: O Senhor te repreenda".
Jd 1:9 Judas faz menção a uma tradicional obra judaica, chamada “Assunção de Moisés” ( Dt 34.6; Zc 3.2 ), apenas para ilustrar sua exposição teológica, assim como fizeram Paulo ( Atos 17.28 ), Menandro ( 1Co 15.33 ) e Epimênides ( Tt 1.12 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:8: "Também do mesmo modo, estes sonhadores imundos contaminam a carne, desprezam o domínio e falam mal das dignidades".
👉🏿Jd 1:8 Esses pagãos e ímpios eram conhecidos como “sonhadores”, expressão cujo sentido original se refere às pessoas “alucinadas” ou “fora da realidade”, por causa do efeito moral devastador que suas “fantasias” provocavam em suas atitudes e estilo de vida. As pessoas que se afastam do Senhor e são controladas pelo homossexualismo, ou por qualquer tipo de droga, são iludidas pela idéia do prazer de se “estar ausente” da realidade. Por isso, são levados a desenvolver um comportamento absolutamente antagônico ao Senhor e sua Palavra; tornam-se especialistas na arte de mentir e rejeitam a toda autoridade instituída a partir de Deus, seus servos, e dos membros da própria família. Alguns gnósticos primitivos (apóstatas), havendo descambado para a prostituição e o homossexualismo, tornaram-se antinomistas (libertinos), e desenvolveram uma teoria filosófico-religiosa que negava a influência das ações realizadas por meio do corpo sobre o espírito humano ( Jd 1.19 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:7: "Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que da mesma maneira deram-se à fornicação e seguiram após carne estranha, foram postas como exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno".
👉🏿Jd 1:7 O texto não está afirmando que o pecado das pessoas que viviam em Sodoma e Gomorra foi o mesmo praticado pelos anjos desobedientes. Judas está enfatizando que seja qual for a maldade que campeie pelo Universo e na história não ficará impune aos olhos justos de Deus. A sociedade tende a se afastar da Palavra de Deus, seguindo o caminho da imoralidade e assumindo um estilo andrógeno de vida. O juízo ocorrido no passado foi um prenúncio e exemplo do Dia em que o Senhor derramará “enxofre incandescente” e consumirá toda impiedade e impureza moral sobre a terra ( Gn 19.5, 24; 2Pe 2.10 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:6: "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele reservou cadeias eternas sob trevas até o julgamento do grande dia.
👉🏿Jd 1:6 Deus organizou o céu e distribuiu aos anjos áreas de liderança, responsabilidade, autoridade e poder. Alguns anjos se deixaram contaminar pela arrogância e egoísmo. Revoltaram-se contra as ordens de Deus e se transformaram no Diabo (o Inimigo) e seus anjos malignos. Alguns vieram para a terra e estabeleceram seu reino entre os seres humanos. Entretanto, no Dia do Juízo Final, todos os partidários do mal serão destruídos pelo fogo da santidade e da justiça de Deus ( Dn 10.20, 21; Mt 25.41; 2Pe 2.4 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:5: "Mas quero, portanto, lembrar-vos, embora já sabeis disso, como o Senhor salvou o povo da terra do Egito, e destruiu depois os que não creram".
Jd 1:5 Três exemplos do juízo divino, registrados na história do AT, demonstram o perigo da delinqüência do indivíduo e do afastamento da sociedade do temor do Senhor. A espiral descendente do pecado é, basicamente, sempre a mesma:
(1) falta de fé,
(2)abandono da santidade,
(3)imoralidade e perdição. O povo de Israel, ao cruzar o deserto rumo a Canaã, duvidou das promessas do Senhor; em conseqüência, todos os adultos daquela geração morreram antes de entrar na terra prometida ( Êx 12.51; 32:30 -35; Nm 14:29 -30 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:4: "Porque certos homens se introduziram com dissimulação, os quais antes estavam ordenados para esta condenação, homens impiedosos, que convertem a graça do nosso Deus em lascívia, e negam o único Senhor Deus e nosso Senhor Jesus Cristo"
👉🏿Jd 1:4 Judas deixa bem claro seu reconhecimento à deidade de Cristo, uma vez que a expressão hebraica “Senhor” se refere ao nome de Deus no AT (Yahweh – Javé), o Único e Todo-Poderoso Deus ( Rm 10.9; 2Pe 2:1 -3 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:3: "Amados, quando dediquei toda a diligência a escrever-vos acerca da salvação comum, tive a necessidade de escrever-vos, e exortar- vos, porquanto deveis seriamente batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos".
👉🏿Jd 1:3 Aqui, a expressão grega epagõnizesthai comunica o sentido de “lutar com todas as forças” contra os inimigos da fé e da sã doutrina, que são manipulados pelo Diabo para atacar as verdades fundamentais da teologia cristã e perverter os incautos
( 2Tm 3.14 ). O Evangelho deve ser vivido e pregado sem qualquer adulteração
( Gl 1.9 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:2: "Misericórdia a vós, e paz e amor vos sejam multiplicados.
👉🏿 Jd 1:2 A palavra “paz” (em hebraico: shãlôm), neste contexto, expressa o profundo descanso e bem-estar da alma que emana da verdadeira experiência da graça de Deus, independentemente das circunstâncias momentâneas que todos nós atravessamos ( Jo 14.27; 20.19; Gl 1.3; Ef 1.2 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Jd 1:1: "Judas, o servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, àqueles que são santificados por Deus o Pai, aos chamados, e preservados em Jesus Cristo“.
👉🏿 Jd 1:1 Judas é irmão de Tiago (autor da epístola bíblica e líder da Igreja em Jerusalém). E, portanto, irmão de Jesus Cristo. Judas e Tiago eram filhos de José e Maria ( Mt 13.55; Mc 6.3 ). Judas, assim como Jesus, era um nome muito comum na Palestina. É curioso que seus principais homônimos tenham entrado para a história como sinônimos de traição, violência e injustiça: Judas Iscariotes e Barrabás (em aramaico “filho do pai” ou Jesus, em grego – Mc 3.19; Mt 27.16 ). O autor desta carta não se apresenta como apóstolo, mas “servo” (palavra que no original grego significa “escravo”) do Senhor. Escreve aos “convocados”, aqueles que são atraídos pelo amor de Deus. E assevera que o Senhor sustenta todo o Universo e cuida para que seus filhos sejam preservados e alcancem plenamente a herança eterna ( Rm 8:28 -39; Cl 1.17; Hb 1.3; Jo 3.16; 6:37 -40; 17.11, 12; 1Pe 1:3 -5 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 3:13: "Traz diligentemente Zenas, o advogado, e Apolo, em sua viagem, para que nada lhes falte.
👉🏿 Tt 3:13 Paulo usa a expressão grega original nomikos, que significa simplesmente “jurista”, para identificar seu possível advogado, especializado nas leis romanas. Certamente não era um escriba judeu convertido, pois o nome Zenas não é hebraico."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 3:12: "Quando eu te enviar Ártemas, ou Tíquico, sê diligente ao vir ter comigo em Nicópolis; porque determinei invernar ali.
👉🏿 Tt 3:12 Paulo, nesse momento, estava livre do seu primeiro aprisionamento pelos romanos, e, portanto, podia planejar suas viagens ministeriais antes da segunda e derradeira prisão em Roma. A cidade de Nicópolis, que significa “cidade da vitória”, ficava no litoral oeste da Grécia."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 3:4: "Mas, quando a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, apareceu, Tt 3:5: "não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,"
👉🏿Tt 3:4 O termo usado aqui, originalmente em grego, para descrever o amor de Deus pelos homens é philanthrõpia."
Tt 2:14: "o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo peculiar, zeloso de boas obras.
👉🏿Tt 2:14 A palavra “remir” no original grego é lutroõs, que tem o profundo significado de “resgatar”, isto é, “libertar um escravo mediante o pagamento de alta fiança”. Paulo junta essa rica expressão ao fato de haver Cristo, pessoalmente, pago tal fiança com sua morte na cruz do Calvário, para nos comunicar o conceito teológico da “expiação substitutiva”
( 1Tm 2.6; Mc 10.45 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 2:11: "Porque a graça de Deus, que trouxe salvação, manifestou-se a todos os homens
👉🏿Tt 2:11 A graça de Deus está à disposição de todas as pessoas, mas nem todas a desejam ( Jo 1.12 ). Paulo resume o efeito que a graça divina devia ter sobre todos os crentes, promovendo a rejeição da impiedade e incentivando o desenvolvimento de uma vida mais santa e de acordo com as orientações do Espírito Santo. Assim como a profissão de fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, deve ser acompanhada de um viver diário piedoso rumo à plenitude espiritual (Tt 2:11 -24). A conduta certa deve estar alicerçada sobre a teologia certa ( Rm 5:6 -10; Ef 2:8 -10 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 2:10: "não defraudando; antes, mostrando toda a boa fidelidade, para que sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador, em todas as coisas.
👉🏿Tt 2:10 Paulo lança mão de uma expressão da literatura grega kosmeõ, que era usada para descrever o bom gosto em se “dispor às jóias”, para comunicar aos seus leitores que o bom comportamento cristão faz reluzir no mundo a beleza do Evangelho. Os escravos nas sociedades dominadas pelo Império Romano não possuíam qualquer direito legal, e suas vidas ficavam totalmente à mercê da vontade dos seus donos. O termo grego “senhores”, neste contexto, originou a palavra portuguesa “déspota”, que indica a autoridade absoluta de um “dono” sobre seu escravo".
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 2:3: "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu comportamento, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras de coisas boas.
👉🏿Tt 2:3 Paulo deixa claro que os mesmos padrões morais exigidos dos homens cristãos eram também requeridos das mulheres crentes. A calúnia (mentira) e a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas (especialmente do vinho) eram vícios típicos, principalmente entre as mulheres cretenses. Paulo exorta as mulheres, com mais tempo de vida cristã, a serem “reverentes”, expressão original grega hieroprepeis, cujo sentido literal é “próprias para o templo”, isto é, “mulheres idôneas e dedicadas à vida religiosa, como sacerdo-tisas”. Paulo usa aqui um termo mais forte do que em 1Tm 3.6, em relação à dependência alcoólica (como na expressão literal “escravizadas ao vinho”, por exemplo), devido ao deprimente estado de corrupção moral que campeava na ilha de Creta naquele momento.
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 2:2: "Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade e na paciência.
👉🏿Tt 2:2 O mundo atual tem incentivado as pessoas mais velhas a darem vazão aos seus sonhos reprimidos do passado, deixando de lado cônjuge, filhos e netos, e pensando mais em se fazerem felizes, como numa espécie de volta à juventude. Paulo, entretanto, ensina que as pessoas mais velhas, tanto no tempo de vida, quanto na experiência cristã, devem ser exemplos morais e espirituais; responsáveis e sensatas."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:16: "Eles professam que conhecem a Deus, mas com as obras o negam, sendo abomináveis e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.
👉🏿Tt 1:16 Os falsos mestres sempre são reprovados na prova da conduta pessoal. Por isso, Paulo se preocupava em ter uma consciência pura para com Deus e exortava aos demais discípulos de Cristo e líderes espirituais para que se aprofundassem no conhecimento da verdade, cujo fruto é: piedade e um notável equilíbrio entre teologia bíblica e prática de santidade."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:15: "Para os puros, todas as coisas são puras, mas para os contaminados e infiéis, nada é puro; antes, até sua mente e consciência estão contaminadas.
👉🏿 Tt 1:15 As coisas materiais, em si mesmas, não têm o poder de contaminar, purificar ou abençoar ninguém. A pureza e a verdade são assuntos relacionados ao espírito e à consciência e não ao ritualismo ( Lc 11.41; Mc 7.15; Rm 14.20 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:14: "não dando ouvidos às fabulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
👉🏿 Tt 1:14 A comunidade cristã estava sendo atacada por falsas teologias provenientes de vários grupos: os “da circuncisão”, que assim como os de Gl 2.12, pregavam que os cristãos deviam também guardar todos os regulamentos rabínicos da Lei, a fim de que fossem salvos e santificados. Outros, ensinavam histórias judaicas não-bíblicas e se preocupavam em localizar a posição de cada indivíduo e família na árvore genealógica dos judeus até Abraão ( 1Tm 1.4 ). Além desses, ainda havia os ensinos ascetas dos que faziam acepção quanto a alimentos e tudo quanto Deus declarara bom para o ser humano ( 1Tm 1.6 ). A Igreja estava sendo levada por um turbilhão de idéias legalistas e gnósticas. E Paulo exorta a Tito, assim como havia pedido a Timóteo, para que pregasse a “sã doutrina” (expressão que aparece oito vezes, exclusivamente nas cartas pastorais, e tem a ver com a teologia bíblica), com toda sabedoria e amor cristão (1Tm 2.21,22; Tt 2.1 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:12: "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
👉🏿Tt 1:12 Paulo cita uma frase de Epimênides, um pensador e poeta, natural de Cnossos / Creta (séc. VI a.C.), muito apreciado pelos cretenses, especialmente pelo fato de muitas de suas predições se cumprirem fielmente. Mais tarde, a expressão “cretanizar” foi incorporada à literatura grega para designar o ato sortido de “mentir”."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:11: "aos quais convém tapar a boca; homens que destroem casas inteiras, ensinando coisas que não convém, por causa da ganância do lucro.
👉🏿 Tt 1:11 Aqui, Paulo usa uma expressão bem forte no original grego “calar”, cujo sentido refere-se a um tipo de mordaça usada para manter fechada a boca de cães ferozes."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:7: "Porque o bispo deve ser irrepreensível, como administrador de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de lucro imundo.
👉🏿Tt 1:7 Paulo utiliza, nos originais gregos, as palavras “presbítero” e “bispo” de forma intercambiável ( Atos 20.17, 28; 1Pe 5.1, 2 ). O vocábulo “presbítero” está mais ligado às qualificações (maturidade e experiência), ao passo que “bispo” tem mais a ver com as responsabilidades pastorais (zelar com carinho do rebanho de Deus)."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:5: "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas que ainda restam e estabelecesses presbíteros em cada cidade, como já te mandei.
👉🏿 Tt 1:5 Paulo e Tito já haviam ministrado juntos em Creta. Em sua viagem a Roma, como prisioneiro a ser julgado pelo Império, Paulo teve a oportunidade de visitar Creta brevemente ( Atos 27.7, 8 ). Como não houve tempo suficiente para organizar a Igreja em Creta, agora Paulo se preocupa em constituir supervisores e encorajadores espirituais para pastorearem a comunidade local de cristãos, conforme seu procedimento habitual ( Atos 14.23 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:4: "A Tito, meu próprio filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
👉🏿Tt 1:4 Paulo costumava chamar seus discípulos mais fiéis a Cristo de “filhos espirituais”. Tito, assim como Timóteo e Onésimo, foram convertidos mediante o ministério do apóstolo ( 1Tm 1.2; Fm 10 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Tt 1:1: "Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade.
👉🏿 Tt 1:1 Em todas as suas cartas, Paulo se denomina “servo de Cristo”, somente aqui ele se apresenta como “servo de Deus” ( Rm 1.1; Gl 1.10; Fp 1.1 ). No AT, o vocábulo “eleito” é usado originalmente para designar a “escolha” de Israel e a determinação de sua missão no mundo; no NT, refere-se à posição e missão dos crentes em Cristo: salvos para proclamar o Salvador ( Rm 8.33; Cl 3.12; 2Tm 2.10; 1Pe 1.1 )."
TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Assinar:
Postagens (Atom)