terça-feira, 5 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Levítico 20

Levítico 20
Querido amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Você que tem nos acompanhado sabe que o propósito de estudarmos a Palavra de Deus com profundidade e aplicá-la é nos adequar as nossas vidas à vontade de Deus. Somos gratos a Deus pelo privilégio de podermos conhecer mais a sua vontade, que é boa, agradável e perfeita. Por isso quero incentivá-lo a ter em suas mãos a Bíblia aberta para estudarmos mais capítulo do livro de Levítico. Aproveito a oportunidade para agradecer aqueles que têm compartilhando sobre o programa e sobre as suas vidas pessoais e ministeriais. É através das cartas e dos e-mails de vocês que ficamos sabendo do valor do programa. Hoje, registro a carta que a M.C. enviou de Ariquemis em Roraima. Ela nos escreveu as seguintes palavras: "É com alegria que volto a escrever para este abençoado programa. Estou com saudades das cartinhas carinhosas que recebia. Agora estou morando em Ariquemis, mas jamais deixarei de lhes escrever. Deus vos abençoe". Querida irmã, muito obrigado por suas palavras. Parabéns por reservar diariamente um tempo para o estudo da Palavra de Deus. Obrigado também pela indicação que tem feito do programa para os seus amigos aumentando assim a rede daqueles que amam estudar a Palavra de Deus. Por isso convido-a a orar colocando este programa nas poderosas mãos de Deus: "Pai de amor, te agradecemos por ouvirmos a Tua voz. Obrigado pela capacitação para compreendermos a sua Palavra. Senhor, oriente-nos pelo teu Espírito, no estudo de hoje. Que haja edificação e glória ao teu nome. Oramos em nome de Jesus, Amém!".
Querido amigo, estudaremos hoje todos os 27 versos do capítulo 20 do livro de Levítico. Este capítulo é a conclusão da sessão que começou com o capítulo 18. Naquele capítulo cap.18 estudamos as regulamentações que atingiam a vida moral dos israelitas. No capítulo 19 vimos a aplicação de outros mandamentos de Deus à vida diária israelita. E hoje, no cap. 20 veremos as punições que receberiam os que não obedecessem as determinações de Deus. Mas, você se lembra do porquê de todas essas regulamentações e essas punições? Eu sei que você lembra. É ... é isso mesmo! É porque a lei de Deus enfatizava a santidade: "Ser-me-ei santos, porque eu o Senhor, sou santo”.
Então, o que temos à nossa frente é o quê podemos chamar hoje de código penal.
E, falando em código penal, muitos têm criticado a Deus por estabelecer leis tão duras. Neste capítulo os muitos pecados mencionados anteriormente tem a sua sentença pronunciada, tem o seu castigo estabelecido, demonstrando como esses pecados feriam o coração de Deus. Embora outras penalidades fossem mencionadas para diferentes situações a pena de morte era indicada para muitas ofensas. Mesmo com a crítica de alguns, é possível vermos que a penalidade final demonstrava o grau de ira como que Deus encarava aquele que desobedecia os seus mandamentos.
Alguns argumentam que o Deus do AT era muito duro em comparação com a revelação do NT. Mas como o apóstolo Paulo nos mostra Deus continua sendo santo e exigindo dos homens um padrão de conduta respeitável. Em Rm 1.18-32, Paulo inicia esse duro parágrafo com a seguinte expressão: “A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça...”. É... o nosso Deus é santo e justo e quer que suas criaturas vivam dessa maneira, segundo o seu padrão. Como isso não acontecia e ainda hoje não acontece as Suas determinações são claras, específicas e objetivas.
Deus, melhor do que você ou eu sabe o que deveria ser feito, concorda? Ou você saberia melhor do que Ele, qual é a maneira certa de castigar uma pessoa que pecou contra Deus? Veja bem que Deus não se desculpa por entregar ao povo leis tão duras. Querido amigo, a justiça, e a retidão de Deus exigem castigo para o pecado, para a desobediência. A majestade, a lei e a santidade de Deus foram desafiadas, e o crime deveria ser punido.
Bom, vamos dividir o conteúdo deste capítulo para podermos estudá-lo com maior profundidade. Vamos estabelecer e analisar 7 divisões:
Em 1º lugar, nos vs.1-5 temos a penalidade pela adoração a Moloque.
1)É interessante notar que Deus está falando com Moisés. Ele não está falando com Arão e com o povo. Ele se dirige ao legislador, que é a pessoa que dá as leis ao povo. Deus estava entregando essas leis à pessoa que tinha autoridade para dar leis ao povo. Paulo em Rm 13.4 diz que as autoridades são ministros de Deus. Por isso um juiz não tem o direito de deixar um criminoso ficar solto, pondo em perigo as pessoas ordeiras da sociedade. A justiça tem que ser exercida. É isso o que Deus quer nos ensinar.
2)Em alguns casos a pena de morte era necessária. E mesmo que fosse uma sentença cruel, nós precisamos ver que os crimes cometidos também são cruéis e horríveis. Deus considera os crimes que merecem a pena de morte como cruéis e horríveis, mesmo que você não os considere bastante sérios, mesmo que você não considere esses pecados como ofensas muito graves à pessoa de Deus.
3)Nesse caso específico a penalidade era contra aqueles que entregavam os seus filhos em sacrifício a Moloque. A adoração a Moloque era algo selvagem, era algo de Satanás, era uma coisa cruel e brutal. Como já dissemos a adoração a Moloque era feita da seguinte maneira: Havia uma imagem de metal de Moloque que era esquentada até os braços do ídolo ficar completamente vermelhos. Você já viu ferro assim esquentado até ficar vermelho de quente? Bem, os braços de Moloque ficavam assim, vermelhos. E então as crianças eram colocadas vivas nos braços desse ídolo, sendo sacrificadas. Não há dúvida que isto era uma das piores coisas que podemos imaginar. Esse sacrifício era cruel e demoníaco. Quando pensamos nessas coisas, como é bom nos lembrarmos dos braços estendidos de Jesus enquanto ele dizia: Deixai vir a mim as criançinhas e não as impeçais, porque delas é o reino dos céus.
4)Mas esta não era a única maneira de sacrificarem as criançinhas a Moloque. Quando esses pagãos adoradores de Moloque iam construir uma casa, eles cavavam os buracos para os alicerces, e antes de começarem a construir, antes de começarem a por os alicerces, as estacas, eles jogavam uma criançinha num desses buracos, oferecendo-a a Moloque, para que esse deus viesse a trazer felicidade a nova casa. Depois disto é que começavam a construção, sendo que os alicerces eram postos em cima das criançinhas.
5)Querido amigo, hoje em dia, em muitos lugares, não há um mínimo respeito para as crianças. São pais que as abandonam, pais que as maltratam, pais que as forçam ao trabalho; pais que as levam a esmolar nas esquinas das cidades, pais que as conduzem à prostituição e até mesmo as matam. Parece absurdo, mas ainda hoje pais oferecem seus filhos pequenos em sacrifício. Como você vê, essas religiões demoníacas existem ainda hoje. Em algumas religiões afros encontramos essas praticas, embora não aconteça com freqüência e seja algo muito disfarçado. Como você percebe, por mais incrível que pareça, ainda hoje há crianças sendo sacrificadas a demônios. Perceba bem a linguagem que Deus emprega, perceba o modo Dele falar. "Voltar-me-ei contra esse homem”. E Deus continua dizendo: "E o eliminarei do meio do seu povo". Uma pessoa que cometesse este pecado não merece mais viver na sociedade, e de acordo com o que diz a Palavra de Deus, mereceria morrer.
6)Quem oferecesse sacrifícios a Moloque estaria contaminando o santuário de Deus, estaria profanando o nome de Deus, por oferecer sacrifício a um deus falso e não ao Deus verdadeiro. Numa nação de governo democrático, a idolatria era um crime de alta traição.
7)Querido amigo, nos versículos 4 e 5 temos a instrução para toda a comunidade: "Se o povo da terra fechar os olhos para não ver este homem, quando der de seus filhos a Moloque, e o não matar, então eu me voltarei contra este homem, e contra a sua família, e o eliminarei do meio do seu povo, com todos os que após dele se prostituem com Moloque". Ficar calado então enquanto uma pessoa adorava Moloque através do sacrifício do seu filho, era se tornar cúmplice daquele crime. O simples fato de não se manifestar contra aquele crime, fazia com que a pessoa se tornasse culpada do próprio crime. É... assim era a lei de Deus. O castigo era severo porque o transgressor e o que vira a transgressão contaminaram o santuário e profanaram o santo nome de Deus.
Qual a aplicação para nós? Creio que é de responsabilidade do cristão advertir os que cometem injustiça e erram diante de Deus. Hb 10.24 é bem claro quando diz: “consideremo-nos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras”. Você tem agido dessa maneira com os seus irmãos e amigos? Essa é a nossa responsabilidade!
Em 2º lugar, no v.6 temos a penalidade pela consulta a médiuns. Também aqui temos a pena de morte para aqueles que praticam a consulta aos mortos. A busca de médiuns para consultar os mortos era um outro costume dos cananitas que habitavam na terra que os israelitas estavam para conquistar. Era uma religião falsa, era uma religião satânica. Sei que alguém pode dizer que isto provavelmente não era uma coisa real, mas uma religião de mentira. Bem, creio honestamente que havia manifestações sobrenaturais na adoração de Satanás. E é necessário recordarmos que o próprio Senhor Jesus advertiu que no fim dos tempos apareceria um anticristo que seria capaz de realizar milagres, e se possível, iria enganar os próprios escolhidos de Deus, e mais uma vez Deus diz: "Eu me voltarei contra ele." Deus disse isto porque o espiritismo é uma falsificação da verdade, pois apresenta aos nossos olhos, fatos sobrenaturais e milagrosos, que não são de origem divina, mas sim de poderes espirituais demoníacos. Querido amigo, minha oração é que você nunca tente consultar os mortos, por 2 razões: 1)porque os mortos não voltam mais e quem aparece na consulta são demônios; e 2)porque podemos consultar o Deus vivo e verdadeiro. Ele sim tem todas as respostas que necessitamos.
Em 3º lugar, nos vs.7-8 temos o estímulo à obediência aos estatutos divinos. Por que será que esses versículos vêm logo após a condenação do demonismo? A resposta é clara. Deus queria através desses versículos estabelecer um contraste com aquelas praticas que lhe feriam o coração. Estes versos oferecem uma razão suficientemente boa para a obediência ao Senhor. O povo devia ser santo porque pertencia a Deus que é santo! É... devemos ser santos porque o nosso Deus é santo. Você tem guardado pureza e santidade no desenvolvimento de sua vida? Esse é o desafio de Deus! E o Espírito Santo é a capacitação que Ele nos dá!
Em 4º lugar, no v.9 temos a penalidade pela maldição aos pais. Aqui também temos a pena de morte para aqueles que amaldiçoam o pai ou a mãe. Vê-se aqui que o quinto mandamento não era considerado menos importante do que os demais. No capítulo 19, no programa passado, os israelitas foram de novo lembrados sobre a necessidade de temerem a seu pai e a sua mãe. E agora a pena de morte é instituída para aqueles que amaldiçoam a seus pais. A Bíblia nos diz que nos últimos tempos surgirão aqueles que não respeitam a pai, nem a mãe, e que os filhos se tornarão contra os pais, e os pais contra os filhos. Hoje mais do que nunca é importante falarmos do quinto mandamento que nos manda honrarmos a pai e mãe. Vale de novo perguntar? Você tem honrado os seus pais? Mesmo sendo eles já bem idosos? Por favor, não considere nunca os seus pais como estorvo à sua vida! Eles merecem o seu respeito e o seu contínuo amor!
Em 5º lugar, nos vs.10-21 temos a punição pelas relações sexuais proibidas.
Temos a partir do versículo 10 até o 21 a pena de morte e outras conseqüências para aqueles que se envolvessem em relações sexuais. Este trecho trata das mais variadas formas possíveis de relações sexuais. São mencionadas pelos menos 10 dessas relações. Era proibido o sexo 1)com a mulher do próximo, v.10; 2)com uma outra mulher do pai, v.11; 3)com a nora, v.12; 4)com outro homem, num relacionamento homossexual, v.13; 5)com a mulher e a sua sogra, v.14; 6)com animais, num relacionamento bestial, tanto do homem como da mulher, v.15-16; 7)com sua meia-irmã, v.17; 8)com uma mulher menstruada, v.18; 9)com a tia materna ou paterna, v.19-20; e, 10)com a cunhada, enquanto o irmão estivesse vivo, v.21.
Querido amigo, os pecados sexuais causaram e causam a ruína de diversas famílias e até a queda das mais poderosas nações que já existiram. O sexo e a bebida foram as causas que provocaram a queda da Babilônia, do Egito, da Grécia. O sexo só é legítimo dentro do casamento. Fora do matrimônio, o sexo só traz frustração e desilusão, só traz uma idéia falsa de alegria.
Deus foi muito claro em manter esse mandamento, mesmo no contexto do NT, conf. lemos em 1Ts 4.3-4 e 7: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,... porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação”.
Querido amigo, você tem usado o seu corpo em santificação e honra? Você tem se apresentado puro diante do Senhor? Lembre-se que no NT o pecado não é apenas o ato em si, mas, o desejar, o cobiçar já é pecado.
Em 6º lugar, nos vs.22-26 temos o estímulo à obediência diante da santidade divina e da posse da terra. Estamos chegando ao final do nosso programa e nesses versos Deus adverte aos israelitas a obedecerem as suas ordens e determinações, para que a terra da Palestina que iriam possuir não os vomitasse como faria com as nações que ali habitavam.
Deus disse que se aborrecia e sentia repugnância pelas suas práticas idolatras e impuras. O que Deus prometera aos patriarcas Ele cumpriria. Deus lhes daria uma terra boa, que mana leite e mel, pois eles eram o Seu povo escolhido de entre os outros povos.
O que Deus queria era uma completa distinção entre Israel e os outros povos. Por isso era necessário a separação dos diversos animais em limpos e impuros. Deus não queria nenhuma semelhança com os gentios, com os adoradores de ídolos vazios e mortos. Por quê? Porque cf. o v.26 Deus é santo e o seu povo também deveria ser santo. Querido amigo, você consegue perceber a necessidade dessa distinção entre você que segue a Cristo e aquele que ainda não anda na luz?
Em 7º lugar, no v.27 temos a penalidade pela pratica do mediunismo e o espiritismo. O versículo 27 diz assim: "O homem ou a mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros, serão mortos: serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles”. Este é um versículo que trata da penalidade causada pela pratica da necromancia, isto é, consulta aos mortos. O verso 6 já tratou dessa questão em relação aos que procuravam esse caminho, mas nesse verso final a advertência é para aqueles que desenvolvem essas praticas. Satanás tem o objetivo de deixar as pessoas na ignorância espiritual, pois toda a superstição prende a pessoa a ignorância. Muitas religiões e seitas modernas são promovidas por pessoas que possuídas pelos demônios servem a Satanás, ao reino das trevas.
Se uma pessoa tem poder, isto não prova nada. O seu poder pode vir tanto de Deus quanto do diabo. É verdade, que até o diabo tem poder. Em nossos dias há muitas religiões, seitas e filosofias que estão se espalhando e estão se tornando muito populares. O afastamento da Palavra de Deus é um afastamento de Deus e, leva a isto. A pena de morte, como você percebe era declarada em caso de participar desses rituais satânicos do culto, ou então de praticá-los.
Como dissemos, se temos dúvidas, se você tem dúvida quanto ao futuro ou a outros assuntos espirituais consulte a Deus. Leia a Sua Palavra, mas não apenas leia. Estude-a. Deus é um Deus vivo pronto para atender nossas orações.
Bom, querido amigo chegamos ao final de mais um tempo de estudos. Estamos caminhando para a conclusão dos estudos em Lv. Faltam apenas 6 programas. Logo iniciaremos os estudos no evangelho de Lucas. Sugerimos a você reunir um grupo de amigos, irmãos, ou parentes que possam acompanhar os estudos nesse precioso evangelho. Serão 29 programas. Planeje-se.
Meu pedido a Deus é que você tenha sido edificado.
Escreva-nos compartilhando suas experiências.
Que Deus te abençoe,
Um abraço.
© 2014 Através da Biblia

Um comentário:

  1. Comentário oportuno e rico.
    Exortações sérias e necessárias, no atual mundo em que vivemos, cheio de pecado e enganos.
    Que sejamos santificados, pela palavra do SENHOR, em nome de JESUS.

    ResponderExcluir