domingo, 3 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Tiago 1.9-15

Tiago 1.9-15
Olá amigo, é com satisfação que iniciamos mais um programa da série "Através da Bíblia". Somos gratos a você que tem nos dado a alegria da sua companhia. Declaramos a nossa gratidão por termos a possibilidade de hoje estudarmos com você mais um trecho das Escrituras Sagradas. E, hoje estudaremos, do capítulo um da carta de Tiago, os versos 9 a 15, que nos orientam sobre como enfrentar as mais diferentes circunstâncias da vida. Temos princípios bem práticos para aplicar em nosso dia-a-dia, portanto dê toda a sua atenção para esse momento de estudo. Querido amigo, também nos sentimos privilegiados e agradecemos a Deus quando recebemos as correspondência de vocês, nossos amigos, contando-nos suas experiências com Deus, inclusive algumas delas que aconteceram através desse programa. Por isso, incentivamos a você que é nosso ouvinte assíduo a escrever dando-nos suas impressões sobre o programa. Queremos adequá-lo ainda mais às suas necessidades, sem deixar de sermos fiéis à Palavra de Deus que é viva e eficaz para nos capacitar a viver diante dele de modo agradável. Exatamente por isso, compartilho e-mail do Valdecir que nos enviou sua mensagem da cidade de Joinville, do estado de Santa Catarina. Foi essa a sua mensagem1004 “A paz meu querido irmão. Venho pedir socorro ao senhor novamente sou Valdecir, líder da mocidade em Araguari perto de Joinville ontem teve um jovem que me fez uma pergunta sobre um texto bíblico que esta em 1Corintios 14.26-40 daria pro irmão me ajudar a dar a explicação muito obrigado. Também saliento que tenho acompanhado os estudos do Através da Bíblia desde 2 Timóteo pela net e cada dia é como se fosse o primeiro dia. Tenho até chegado uma hora mais cedo no meu trabalho para estudar mais. A paz do senhor aguardo com ansiedade a resposta.” Valdecir- Joinville- SC – email. Querido irmão, somos gratos por suas palavras. Elas são um incentivo. Mas essas palavras nos enchem de temor e tremor e por isso pedimos a Deus que tenhamos programas que edifiquem a cada um de vocês. Quanto à sua pergunta sobre 1Co 14.26-40, como lhe respondi por e-mail, esse é um dos textos em que a Palavra de Deus nos orienta sobre o uso dos dons espirituais. Os dons espirituais foram os recursos que o Senhor disponibilizou à sua igreja para que pudéssemos cumprir com os nossos objetivos de glorificar a Deus, de edificar os irmãos e de proclamar o evangelho àqueles que ainda não fazem parte da família de Deus. Além de tantos detalhes sobre os dons, nesse texto encontramos a recomendação que devemos usar os dons, mas devemos desenvolvê-los com decência e ordem. Para que isso ocorra necessitamos de basear nossas práticas na Palavra de Deus e orar pedindo que ele nos dirija para fazermos apenas a sua vontade. Exatamente, por isso é que oramos pedindo as bênçãos de Deus para que em todas as nossas atividades ele nos dirija e nos oriente. E, é para isso que chamo a sua atenção agora. Vamos orar, colocando este programa e esse projeto de estudarmos toda a Bíblia Sagrada nas mãos de Deus: "Pai de amor, somos gratos pela oportunidade que tu nos dás de abrirmos a sua palavra e juntos ouvirmos a sua voz. Senhor desejamos e necessitamos da iluminação do teu Espírito para podermos compreender a Tua Palavra e capacitados por ele mesmo cumprirmos os teus mandamentos. Pai querido, obrigado porque tu nos ouves. Obrigado porque através de Jesus, respondes as nossas orações. Fale conosco no programa de hoje e nos abençoe para que esse projeto de estudarmos toda a sua Palavra possa ser completado sob as tuas bênçãos. Pai, oramos em nome de Jesus, Amém".
Querido amigo, hoje o nosso alvo é estudarmos Tiago 1.9-15. Nesse texto continuamos refletindo sobre como encarar as situações diárias. Aqui Tiago nos estimula, mostrando que os testes estão sob o controle de Deus e fazem parte do projeto de Deus para nós.
Tiago continua tratando sobre a nossa reação diante dos testes a que somos submetidos, mas é inegável que o seu propósito é nos ensinar a não pecarmos diante das dificuldades que os testes nos apresentam. Se nos versos iniciais (conf. 2-4) a provação pôde ser entendida como de natureza externa e serve de instrumento para Deus aperfeiçoar-nos, transformando-nos à imagem de Cristo (conf. Rm 8.29); a tentação pode ser entendida como de natureza interna e serve de instrumento que pode ser usado pelo diabo para nos fazer cair, pecar e sermos reprovados. Assim, o título para esse texto é:
Como encarar as circunstâncias da vida sem pecar
Tg 1.9-15
Introdução
O pecado é definido como “transgressão da lei” de Deus, revelada nas Escrituras (1 João 3:4). O povo do Antigo Testamento tinha a lei, dada por Deus através de Moisés e dos profetas. Ninguém a guardou, e ao pecar transgrediram a lei. O povo de Deus, agora, vive sob a lei do Novo Testamento dada por Deus através de Cristo, do Espírito Santo e dos apóstolos. Quando deixamos de segui-la, pecamos, e assim a transgredimos.
Tiago nos mostra os passos que conduzem ao pecado conforme verificaremos no texto que estudamos (Tiago 1:14-15). O homem peca porque deixa de resistir aos testes, às situações do dia-a-dia e, assim fazendo, transgride, quebra a lei de Deus.
Este processo de sedução começou com o primeiro homem e a primeira mulher, quando Adão e Eva não resistiram ao teste a que foram submetidos (Gênesis 3.1-7), esses testes continuam até o dia de hoje. O homem foi, e é, culpado diante de Deus, e Paulo diz, ... naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo ... (Efésios 2:12). Sem a presença de Deus em nossas vidas, nós pecamos.
Então, é por isso que não podemos prescindir de Deus no nosso dia a dia. Você percebe por que precisamos agradecer pela misericórdia de Deus? O homem não tinha esperança de nada além da culpa do pecado. O homem era impotente para livrar-se do pecado porque não podia resistir aos testes. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Romanos 5:8-9). Foi-nos dito, então, que, sob a nova aliança Deus seria misericordioso, ... para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei ... (Hebreus 8:12). Portanto, temos que agradecer a Deus por sua misericórdia. Mas devemos nos lembremos que ainda pecamos. Portanto, necessitamos saber como encarar as circunstâncias da vida sem pecar. O princípio que este texto nos sugere é visto nessa frase:
A vida é igual para todos, embora os testes sejam difíceis podemos viver sem pecar.
Encontramos nestes versículos três princípios básicos para encarar a vida sem pecar:
9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, 10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. 11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos. 12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Vamos detalhar esses três princípios que nos ajudam a viver sem pecar:
O 1º princípio refere-se à condição econômica de cada um, vs. 9-11
1. Todos pertencemos à família de Deus – pobres e ricos
2. Todos devemos viver dignamente – pobres e ricos
3. A dignidade de cada ser humano –
4. A insignificância de cada ser humano –
5. A glória de cada ser humano –
O 2º princípio refere-se a reação diante dos testes, vs. 12
1. Feliz ou bem aventurado – Só é feliz quem tem a felicidade dada por Deus (conf. Mt 5.1-12)
2. Feliz o homem que suporta a provação – suportar os testes sabendo do resultado
3. Feliz é quem suporta a provação com perseverança – se devemos passar pelos testes com alegria (conf. vs.2), devemos desenvolver a paciência
4. Feliz é quem é aprovado na provação – a recompensa é certa, recebe a “coroa da vida” –
5. Feliz é quem ama a Deus – aquele que ama a Deus reconhece que ele sempre tem o melhor para nós, mesmo que os testes sejam difíceis; são felizes porque confiam em Deus.
O 3º princípio refere-se a reação quando se cai no teste, vs. 13-15
1. A necessidade da atenção para não nos enganarmos – Deus não tenta a ninguém e nem é tentado pelo mal. Tiago não quer que por um conceito errado culpemos a Deus quando caímos em pecado. Não podemos duvidar do caráter de Deus (vs. 16)
2. O papel de Deus nos testes a que somos submetidos – Deus não nos tenta. Pelo contrário, Deus é fiel e nos dá uma maneira de escaparmos ilesos (1Co 10.13). A dependência de Deus é o escape que ele nos dá para sairmos vitoriosos dos testes
3. A origem da tentação – é a nossa natureza humana caída; a tentação nasce em nossa interior, que está dominado pelo pecado. A tentação é fruto da nossa inclinação, pois somos carnais (conf. Rm 7.14)
4. O processo da tentação – O círculo do pecado:
1) Cobiça; 2) Atração; 3) Sedução; 4) Concepção; 5) Geração; 6) Consumação; 7) Morte
5. A conseqüência final da tentação –
1) A morte para o descrente significa a morte eterna. Enquanto não receber o perdão de Jesus estará morto em seus delitos e pecados (conf. Ef. 2.1)
2) A morte para aquele que crê significa a perda da comunhão com Deus. Não se refere à perda de salvação, mas a perda da bênção de entrar e permanecer na presença de Deus (conf. Hb 10.19-22). O caminho de volta, o arrependimento nos livra do pecado. O recurso que Deus disponibiliza é o sangue de Cristo. Só ele perdoa os pecados.
Conclusão
1. Pobres e ricos são iguais diante de Deus. Deus permite que tenhamos e experimentemos essas circunstâncias, mas ele quer nos moldar à imagem de Cristo.
2. Todos somos testados nas nossas circunstâncias. O pobre é testado e às vezes maldiz a Deus. O rico é testado e às vezes se esquece de Deus.
2. O valor da provação é solidificar nossa fé. Com fé amadurecida podemos abençoar os outros
4. A felicidade é celeste e não terrena. A felicidade terrena é passageira; a felicidade celeste é contínua e independe das circunstâncias.
5. Deus quer que tenhamos vidas sem pecado, que sejam vidas vitoriosas diante dos testes a que somos submetidos. Se, porém pecarmos, o sangue de Jesus nos perdoa e restabelece a nossa comunhão com Deus.
Que o Senhor te abençoe a encarar as circuntâncias da vida sem pecar. Um abraço, e até o próximo programa.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário