quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Números 32

Números 32
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da responsabilidade de abrirmos a Palavra de Deus para extrair dela os princípios para nossa vida cristã, no programa de hoje estaremos atentos às lições que nos farão crescer à estatura da plenitude de Cristo. Afinal é esse o alvo dos cristãos, pois todos vocês que nos ouvem, nos escrevem compartilhando exatamente esse anseio de se tornarem cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo. Muitas vezes temos que mudar os nossos conceitos mediante o estudo da Palavra, mas se ficamos mais semelhantes a Cristo, temos que ter essa disposição. E é esse o conteúdo da carta que vem do JRD de Joinville de Sta. Catarina. Essas foram suas palavras: "Quando chega o momento que começa o Através da Bíblia me achego mais para perto do rádio para ouvir os ensinamentos da Palavra de Deus. Que Deus abençoe a todos que fazem parte deste ministério". Obrigado irmão por suas palavras. Damos graças a Deus quando sabemos que ainda existem muitos cristãos sérios que se dedicam ao estudo sistemático da Bíblia Sagrada. Nossa oração é que Deus continue te abençoando e que você seja sempre usado pelo Senhor para a Sua glória. Por isso, quero convidá-lo a nesse momento buscarmos a presença do Senhor em oração: "Senhor Deus, somos gratos por teu amor e porque através do estudo e prática da Tua Palavra estamos prosseguindo para o alvo de nos assemelharmos cada vez mais com o Teu filho Jesus. Pai misericordioso, pedimos-te que haja edificação e pela capacitação do Teu Espírito possamos entender o Teu querer para aplicarmos em nosso viver. Senhor, oramos, em nome de Jesus, Amém!
Querido amigo, nosso alvo hoje é estudarmos os caps.32, 33 e 34 de Nm. Como você pode perceber estamos bem no final dos estudos no livro de Números. Daqui a dois programas já estaremos estudando o evangelho de João. Por isso, no tempo que você tiver disponível comece a ler esse evangelho para ir se familiarizando com o seu conteúdo. Forme também o seu grupo de estudos para aproveitar melhor ainda mais o conteúdo dos nossos estudos. Bom, mas agora vamos para este penúltimo programa em Números.
No capítulo 32 de Nm encontramos o pedido e a decisão sobre as duas tribos e meia que desejavam ficar do lado oriental do Jordão. Vamos dividir este capítulo em 7 seções para entendermos melhor o seu conteúdo:
Em 1º lugar, os vs.1-5 mostram o pedido das tribos de Ruben, Gade. Vamos ler esses versos: “Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado. Vieram, pois, os filhos de Gade e os filhos de Rúben e falaram a Moisés, e ao sacerdote Eleazar, e aos príncipes da congregação, dizendo: Se achamos mercê aos teus olhos, dê-se esta terra em possessão aos teus servos; e não nos faças passar o Jordão”. Sobre esse pedido precisamos fazer algumas considerações: 1)Embora a terra à leste do Jordão não fizesse parte do que Deus tinha prometido a Abraão, essas tribos viram que as terras de Gileade eram boas para o gado; 2)Por terem grande rebanho essas tribos pensaram primeiramente em si; 3)Sem se preocuparem em atender o comando divino de entrarem e possuírem Canaã, preocuparam-se prioritariamente com as suas atividades; 4)Com este gesto demonstraram também que não estavam comprometidos com o todo do povo, na luta que teriam que travar para conquistarem Canaã; 5)Embora demonstrassem uma atitude de humilhação perante Moisés, Eleazar e os príncipes de Israel, na verdade estavam interessados nos seus projetos particulares. Mas não é assim mesmo que nos agimos em determinadas ocasiões? Desprezamos muitas vezes a vontade de Deus, desprezamos os nossos irmãos e focamos apenas nos nossos interesses. Que Deus nos ajude a levantar os olhos e também vermos as necessidades e os planos dos outros.
Em 2º lugar, nos vs.6-15 vemos a reação de Moisés diante desse pedido. 1)Moisés foi enfático em sua reação. Conf. os vs.6-7 ele disse: “Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui? Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o SENHOR lhes deu?” 2)Moisés mostrou a eles que a atitude egoísta que estavam demonstrando desanimaria os seus irmãos no projeto de conquistarem Canaã. 3)Cf. os vs.8-9, Moisés recordou-lhes os eventos passados que foram prejudiciais e causaram essa demora de 40 anos para obterem a promessa de Deus. Ele lhes disse: “Assim fizeram vossos pais, quando os enviei de Cades-Barnéia a ver esta terra. Chegando eles até ao vale de Escol e vendo a terra, desencorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não viessem à terra que o SENHOR lhes tinha dado”. 4)Moisés recordou-lhes a ira de Deus e o julgamento divino de que não entrariam na Terra Prometida exceto Josué e Calebe que mantiveram sua confiança bem firmada em Deus. 5)Moisés que embora desejasse, estava proibido de entrar na terra, ouvindo que Rubem e Gade não queriam entrar e desfrutar da terra, não desejavam conquistá-la e serem abençoados por Deus, certamente ficou espantado. Como poderiam desprezar aquilo que Deus já tinha lhes dado? Então, Moisés, como que surpreso e não acreditando no que ouvia os advertiu duramente, cf. os vs.14-15: “Eis que vós, raça de homens pecadores, vos levantastes em lugar de vossos pais, para aumentardes ainda o furor da ira do SENHOR contra Israel. Se não quiserdes segui-lo, também ele deixará todo o povo, novamente, no deserto, e sereis a sua ruína”. Querido amigo não estamos nós também desprezando as bênçãos divinas esquecidos de que ao abandonarmos o Senhor nós é somos mais prejudicados? Que tenhamos clareza e discernimento para reivindicarmos e tomar nossas decisões!
Em 3º lugar, nos vs.16-19 vemos o compromisso das 2 tribos. 1)Mantendo ainda o desejo de ficarem do lado leste do Jordão, Ruben e Gade propuseram um compromisso. 2)Se comprometeram a irem adiante das outras tribos, conquistarem aqueles territórios e ali se estabelecerem. 3)Desejavam colocar seus rebanhos em segurança, bem como suas famílias. 4)Se comprometeram a lutar junto com as demais tribos até que Canaã fosse totalmente conquistada. 5)Se comprometeram a não herdar nada do lado oeste do Jordão, reconhecendo que o lado leste era a sua herança.
Em 4º lugar, nos vs.20-24 Moisés aceita o pedido condicionalmente. Diante das palavras e do compromisso assumido Moisés aceitou o pedido das 2 tribos de forma condicional. Se honrassem o compromisso então poderiam voltar e herdar a terra que pretendiam. Se, entretanto não fizessem como tinham acertado deveriam estar preparados, pois: “sabei que o vosso pecado vos há de achar”. Querido amigo esse é o desafio para todos nós. Quando prometemos, quando votamos, quando assumimos um compromisso a quebra dele é pecado e por esse pecado temos que pedir perdão. Graças a Deus que já fomos perdoados por Cristo. Basta nos apropriarmos do sangue de Cristo.
Em 5º lugar, nos vs.25-30 o compromisso é firmado e proclamado. Diante das palavras de Moisés os rubenitas e os gaditas confirmaram seu compromisso de conquistarem Canaã com os seus irmãos. Moisés então ordenou a Eleazar, o sacerdotes; a Josué, seu substituto e aos príncipes de Israel que depois da conquista de Canaã essas tribos herdassem a terra que estavam pedindo à leste do Jordão.
Em 6º lugar, nos vs.31-33 o pedido é atendido com a inclusão de Manassés. Quando lemos este texto encontramos as palavras de Moisés que incluem Manassés. É muito interessante que durante todo o processo de solicitação a meia tribo de Manassés não apareceu e somente agora na hora da definição ela surgiu e é incluída no recebimento do território de Jazer e Gileade. Pergunta-se então: Por que todo esse silêncio de Manassés? A resposta pode ser encontrada no cap. 36, que trataremos no próximo programa, e também a resposta pode ser encontrada no cap 27.1-7 quando as filhas de Zelofeade reivindicando posse da terra entre seus parentes já estivessem pensando em fixarem-se naquela região. Assim, só depois de Moisés ter concedido o pedido a Gade e Ruben é que a meia tribo de Manassés se apresentou e obteve a herança.
Em 7º lugar, nos vs.34-42 vemos a instalação dos 1ºs israelitas em Canaã. Querido amigo esse é um registro histórico. Essas eram as 1ªs tribos israelitas a herdarem a Terra Prometida. As tribos de Gade e Rúben herdaram diversas cidades fortificadas. Depois de conquistarem essas cidades e derrotarem os seus habitantes eles as reconstruíram e logo as ocuparam dando proteção tanto às suas famílias como aos seus rebanhos. A meia tribo de Manassés derrotou os amorreus, tomaram suas cidades e mudaram alguns de seus nomes.
Esse pedido de Gade e Rúben e da meia tribo de Manassés pode ser comparado aqueles que deixam as bênçãos espirituais para usufruírem das bênçãos materiais e passageiras. Mas não é isso que também fazemos? Muitas vezes desprezamos as bênçãos que Deus coloca à nossa disposição por algo passageiro que só nos satisfazem momentaneamente.
Querido amigo, depois desse conteúdo cheio de lições e aplicações vamos para o cap.33. Nesse capítulo encontramos as etapas da viagem de Israel desde o Egito.
Em 1º lugar, nos v.1-2 temos o registro das caminhadas de Israel. De acordo com as ordens divinas Moisés registrou cuidadosamente todas as caminhadas de Israel. Esse registro demonstrava o cumprimento da promessa divina feita a Abraão. Esse registro mostra que podemos confiar plenamente em nosso Deus, pois as suas palavras não falham. Você tem confiado nas promessas de Deus?
Em 2º lugar, nos vs.3-15 temos a caminhada de Israel do Egito até o Sinai.
Essa foi a 1ª etapa da jornada de Israel. Depois de saírem do Egito foram até o Sinai e lá receberam a Lei, firmaram a Aliança, fizeram o bezerro de ouro, foram perdoados e construíram o Tabernáculo. Ali também Moisés recebeu as leis que compõe o livro de Levítico. O texto que registra essa caminhada é Êx 12.37-19.2
Em 3º lugar, nos vs.16-17 temos a caminhada do Sinai até Cades. Nesses versos temos a 2ª etapa da caminhada indo até Cades-Barnéia. Cades é marcante na vida de Israel onde o povo infelizmente fracassou e naufragou na fé. Conforme o relato do cap.14.20-25 Deus os puniu dizendo que toda aquela geração não entraria na terra prometida.
Em 4º lugar, nos vs.18-36 temos a caminhada de Cades até Cades pelo deserto, durante 38 anos e 9 meses. Depois da sentença divina de que não entrariam na Terra Prometida iniciou-se o processo longo e penoso da grande peregrinação. Andaram, deram voltas e depois de quase quatro décadas, de novo voltaram a Cades, para dali caminharem para a Terra Prometida. A chegada de Israel a Cades pela 2ª vez é registrada em Nm 20.1, onde morreu Miriã.
Em 5º lugar, nos vs.37-49 temos a caminhada de Cades até Moabe.
O texto que registra essa etapa da viagem é 20.22, onde há o registro da morte de Arão, e vai até 22.1, onde, já nas campinas de Moabe Israel tem a experiência da proteção divina, mesmo com a tentativa de Balaão amaldiçoá-los. Deve-se destacar aqui o significativo número de paradas que Israel deu nessa jornada tão longa. Assim como demoraram 40 anos para chegarem à Terra Prometida, conforme a contagem que fizermos, também 40 foram as paradas de Israel pelo deserto. O significado desse registro é interessante, pois em certo sentido parece ser um obtuário de Moisés, demonstrando o seu trabalho como líder de Israel. Mas, certamente esse registro também tem um outro significado. Esse registro lembra como Deus conduziu Israel no deserto, sustentando-os e fortalecendo-os nas horas mais difíceis. Através da passagem pelo mar Vermelho; da doação do maná, das cordonizes, da água, das vitórias contra vários reis pode-se constatar o cuidado e a proteção de Deus pelo seu povo. Esse registro certamente ajudou os descentes israelitas de outras gerações a confiarem e crerem no Deus que os conduziu de forma tão poderosa nesses 40 anos. Você tem experimentado esse sustento e essa direção da parte de Deus? Pelo Espírito Santo, Deus nos dirige ainda hoje. Deixe-O comandar e controlar seu viver, certamente você obterá vitória em sua peregrinação.
Em 6º lugar, nos vs.50-54 temos as normas de ocupação. Vamos considerar esses versos. Eles são demais importantes: Deus deixou claro a Moisés e aos filhos de Israel qual deveria ser o procedimento deles ao entrarem na terra de Canaã: 1)deveriam desapossar todos os habitantes de Canaã; 2)deveriam destruir todas as pedras com figuras, aquilo que hoje chamamos de “totens”, isso é, uma coluna de pedras lapidadas, com figuras religiosas; 3)deveriam destruir todas as imagens fundidas; 4)deveriam destruir todos os ídolos e; 5)deveriam apoderar-se e possuir a terra, pois era a terra que Deus lhes tinha dado. Mas além dessas orientações, cf. o v. 54 Deus também instruiu a Moisés sobre como proceder para fazer a divisão da terra. O texto diz assim: “herdareis a terra por sortes, segundo as vossas famílias; à tribo mais numerosa dareis herança maior; à pequena, herança menor. Onde lhe cair a sorte, esse lugar lhe pertencerá; herdareis segundo as tribos de vossos pais”. Como já mencionamos os critérios para a divisão da terra eram: 1)Deveria haver algum tipo de sorteio, e provavelmente isso se daria através do Urim e do Tumim que indicavam a vontade de Deus; 2)Deveria se respeitar a questão do tamanho das tribos. Conforme a quantidade de membros das tribos seria designado um pedaço do território; 3)Deveria se respeitar o local designado para cada tribo, evitando assim a idéia de reclamações ou de invejar um o território do outro.
Em 7º lugar, nos vs.55-56 temos a advertência contra a desobediência. Essas palavras foram muito específicas. Deus não permitiria que houvesse sobreviventes. Se não houvesse a completa eliminação dos idólatras e impuros Deus mesmo atuaria contra eles através desses mesmos habitantes que teriam que eliminar. Esses cananeus se tornariam como que farpas aos olhos e espinho nas costas. Se Israel não obedecesse a Deus, esses povos se tornariam problemas para Israel.
Querido amigo, creio que a utilidade de todas essas orientações, além de dar o direcionamento para Israel era revelar facetas do caráter de Deus. Assim, vemos:
1)Deus requer completa santidade. A matança dos moradores de Canaã não demonstrava a crueldade divina, mas demonstrava o seu caráter zeloso pela Sua santidade. Os povos de Canaã eram imorais e adúlteros ao ponto de cultuarem suas divindades com festas promiscuas e, também eram tão idólatras ao ponto de sacrificarem seus próprios filhos às suas divindades. Ora, Deus, em 2º lugar, sendo compassivo e paciente lhes deu prazo suficiente para se mudarem de comportamento. Como não quiseram buscar o arrependimento Deus estava usando Israel para puni-los completamente, como posterior e coerentemente usaria a Assíria e a Babilônia para punir Israel e Judá pelos seus muitíssimos pecados. Um 3º detalhe que podemos perceber do caráter de Deus é o seu zelo, o seu cuidado para com Seu povo. Deus não queria que Israel ao entrar na terra tivesse qualquer contato com aqueles que não O adoravam e não O serviam. Deus é zeloso pelo seu povo, desejando sempre o que é melhor para nós. Mas, uma 4ª característica que percebemos do caráter de Deus, que já tínhamos destacado é a sua eqüidade, a sua justiça. Sem querer favorecer a um e desfavorecer o outro, Deus estabeleceu um critério neutro para as divisões das tribos. Pelo sorteio cada tribo receberia a sua parte da Terra Prometida. E, uma 5ª característica divina que é perceptível nesse texto é a sua fidelidade. Eram passados 40 anos, por culpa do próprio povo, por sua incredulidade e rebeldia de coração, mas Deus manteve a sua promessa e lhes daria dentro em breve a Terra Prometida aos seus ancestrais. Querido amigo, certamente vale a pena confiarmos em Deus e deixarmos nossa vida sob os seus amoroso cuidados. Deus é bom! Como é bom usufruir da Sua graça!
Bom, agora finalizando nosso estudo consideremos o cap.34 que nos dá mais detalhes sobre a entrada de Israel na Palestina. Vamos dividi-lo em 3 partes:
Em 1º lugar, nos vs.1-12 Deus estabelece as fronteiras de Canaã. Em relação as fronteiras de Israel, em termos gerais, se você tiver um mapa perceberá que do lado oeste o limite é o Mediterrâneo e do lado leste o limite é o Jordão até o Mar Morto. Ao sul o limite era o deserto de Zim e ao norte uma linha reta o Monte Hermom.
Em 2º lugar, nos vs.13-15 temos a regulamentação para a divisão da terra. Novamente se destaca o sorteio como meio de se conhecer a localização das tribos na terra e se reforça que Gade, Rubem e ½ tribo de Manassés já tinham sua herança no lado leste do Jordão.
Em 3º lugar, nos vs.16-29 temos os responsáveis pela divisão da terra. É... nessa relação de nomes percebemos o interesse de mencioná-los nominalmente, demonstrando que Deus conhece a cada um por seu nome e por suas responsabilidades. Querido amigo, uma verdade como essa, te amedronta ou te encoraja, pelo fato de Deus saber quem é você e o que você faz? Espero que você se sinta encorajado a servi-lo continuamente!
Bom chegamos assim ao final de mais um tempo de estudos. Agradeço a Deus por sua capacitação e pela iluminação do Espírito Santo. Agradeço a você a sua companhia e minha oração é que você possa colocar em prática os ensinamentos que vimos durante esse programa. Lembre-se, no próximo programa concluiremos os estudos em Nm e depois dele estudaremos o ev. de João.
Que o Senhor te abençoe grandemente.
Um abraço.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário