domingo, 3 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Tiago intro

Tiago intro
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero saudá-lo, desejando sobre você e toda a sua família as mais preciosas bênçãos do Senhor. É um prazer estar junto com você nesse encontro em que temos estudado a Palavra do Senhor e especificamente hoje nos alegramos muito quando retornamos com os nossos estudos no NT para estudarmos a carta de Tiago. Como temos repetido, para nós é muito bom saber que você está dedicando esse tempo específico para a meditação na Palavra de Deus. Você sabe que o estudo contínuo da Bíblia é um privilégio, mas é também um dever, pois ela é nosso alimento espiritual. O livro de Tiago é muito prático e você perceberá isso nesses vinte programas em que o estudaremos, portanto, mantenha sempre sua Bíblia aberta e deixe o seu caderno de anotações preparado para ir fazendo suas anotações e considerações sobre esse livro tão importante da Palavra de Deus. Como temos feito normalmente, no início desse programa quero registrar as palavras do Cesar, nosso irmão da cidade de Temuco, no Chile. Foi essa a mensagem que ele nos enviou.1001 “Olá Irmão do Através da Bíblia. Escrevo para dizer que o escuto e que estão muito bons os estudos da Palavra de Deus, de como o Senhor vai restaurar um povo Santo para que Deus habite conosco, com sua presença em nós. Foi O Senhor quem disse: Quero restabelecer um povo para mim, aqueles que vivem por minha causa. Saluda atentamente a usted.” Cesar G. E. Q. - Temuco, Chile – email. Querido irmano, querido amigo, obrigado por sua audiência e por suas palavras de apoio. Damos graças a Deus pela comunhão que podemos ter, mesmo você estando tão distante aí no Chile. Ficamos muito alegres quando recebemos essas palavras de apoio, afinal o nosso propósito é esse: tanto estudar a Bíblia com vocês como manter esse diálogo sempre amistoso com cada um dos ouvintes. Temos dado graças a Deus pela acolhida tão fraterna que temos tido. Louvamos a Deus pela vida de todos vocês que nos trataram com muito carinho. Ficamos também muito alegres quando ouvimos que temos irmãos que estão envolvidos no ministério de proclamar a Palavra de Deus. Nossa oração é que esses estudos possam ajudá-lo na divulgação da boa semente divina. Obrigado por suas orações em favor do programa. Saiba também que continuaremos orando por você. Conte com o nosso apoio. Por isso mesmo quero convidar a todos vocês e você especificamente a nos colocar então diante do Senhor com nossos pedidos e agradecimentos. Por isso oramos assim: "Querido Deus e Pai, chegamos à tua presença reconhecendo tua soberania, teu poder, tua onisciência. Reconhecemos que tudo conheces e sabes que necessitamos da iluminação do teu Espírito para o nosso estudo de hoje. Pai misericordioso, te pedimos então que tenhamos nossas mentes abertas para ouvirmos Tua Palavra e capacitação para obedecê-la. Abençoa os teus filhos. Oramos em nome de Jesus Cristo, Amém"!
Querido amigo hoje temos a satisfação de iniciarmos os estudos na carta de Tiago e especificamente vamos estudar os aspectos introdutórios dessa carta.
Antes de iniciarmos o estudo especifico dessa carta é bom relembrarmos claramente porque essas cartas que estudamos desde a carta aos hebreus indo até a carta escrita por Judas são chamadas cartas gerais.
As “cartas gerais” são os escritos dos demais autores, que além do apóstolo Paulo foram usados por Deus para produzirem o Novo Testamento. Esses autores (o autor de Hebreus, João, Pedro, Tiago e Judas) registraram suas orientações, recomendações e ordens para o benefício dos destinatários da igreja em geral (universal) e não para localidades específicas. A maioria das cartas gerais usa o nome do autor como título. Quando esses escritos gerais são comparados com os de Paulo percebe-se que este escrevia para determinada comunidade: ... a todos os santos em Cristo Jesus...que vivem em Filipos ... (Fl 1.1) enquanto que o endereçamento das cartas gerais é diferente ... às doze tribos que se encontram na dispersão ... (Tg 1.1).
Conforme a BENVI (p.2115), essa denominação de “cartas gerais” começou a ser utilizada pelo historiador da igreja primitiva Eusébio (c.265-340 dC.), que, na sua História Eclesiástica (2.23-25), referiu-se a essas cartas como cartas universais. Nos antigos cânons do NT, normalmente as cartas gerais apareciam antes das cartas paulinas. Nas versões modernas essa ordem é invertida principalmente porque a maioria delas foram escritas depois das cartas paulinas.
Em geral, todos os escritores apresentaram a figura de Jesus como o Salvador e o Senhor cuja força podia sustentá-los. Como os cristãos que hoje também se defrontam com problemas relacionados à perseverança, compaixão mútua e comportamento prático de honestidade e integridade, as palavras dessas cartas gerais por serem a genuína Palavra de Deus nos dão força e nos ajudam em nossas lutas espirituais.
Por isso mesmo vamos estudá-las com a maior responsabilidade, estando abertos para ouvir a voz de Deus. Além das importantíssimas lições que vimos na carta aos Hebreus, vamos agora estudar e aplicar as verdades contidas nessa carta escrita por Tiago.
Introdução à Tiago
Martinho Lutero, que com voz impressionante conduziu o protestantismo durante a Reforma, descreveu o livro de Tiago como uma obra de menor valor, pois se chocava com sua exposição da justificação pela fé. No entanto, a maioria dos cristãos considera essa afirmação equivocada, feita pelo reformador antes de entender profundamente o argumento de Tiago. As firmes exigências que Tiago faz neste seu livro chamam os cristãos vacilantes de volta à obediência à Palavra de Deus.
A autoria e o autor
Embora outros personagens com o nome de Tiago apareçam nos relatos do Novo Testamento, conforme a tradição dos pais da Igreja, o autor desta carta tem sido identificado como um dos meio-irmãos de Jesus (Mc 6.3). Os outros Tiagos são:
1) Tiago, irmão de João, filho de Zebedeu (Mc 3.17;10.35); que formava junto com Pedro e João, seu irmão o trio que tinha um relacionamento mais íntimo com Jesus (Mc 5.37; 9.2; 14.33). Sendo primo de Jesus, por parte de Salomé sua mãe, provavelmente irmã de Maria (Mt 27.56; Mc 15.40; Jo 19.25) pediu a Jesus um lugar destacado no seu reino, pensando no reino terreno (Mt 20.20-34). Foi o primeiro dos doze apóstolos a morrer (At 12.1-2).
2) Tiago, o menor, filho de Alfeu, um dos doze apóstolos (Mc 3.18; 15.40 e Mt 27.56). Depois que foi citado por Lucas, em Atos 1.13 não se tem mais notícias dele.
3)Tiago, pai de Judas (Mc 3.18 com Lc.6.16 e At.1.13). Esse Judas diferencia-se de Judas Iscariotes (Jo 14.22) e provavelmente é o Judas Tadeu (conforme mencionado em Mateus 10.3 e Marcos 3.18).
4) Tiago, o irmão do Senhor. Esse Tiago, era um dos filhos de Maria e José (Mc 6.3 e Mt 13.55). Era meio irmão de Jesus (Gl.1.19), pois Jesus foi gerado pela ação do Espírito Santo em Maria, enquanto Tiago, seus irmãos e irmãs (Mt 13.55) foram gerados pela união de José e Maria. Tiago era descrente, como seus irmãos, quando Jesus ainda era vivo (Jo 7.5). Mas, converteu-se após a ressurreição de Jesus, depois de ter um encontro pessoal com ele (1Co 15.7 com At 1.13).
Conforme bem colocaram Barnett e Oliveira (2005, p.6), desses quatro, apenas dois poderiam ser o autor da carta: o filho de Zebedeu e o irmão do Senhor. Porém, como mencionamos, Herodes Agripa I fez o primeiro ... passar ao fio da espada ... (At 12.2) no ano 44 dC., sendo esta carta foi escrita em data posterior a esse ano. Além disso, o autor dessa carta não se identifica como apóstolo, como o fizeram Paulo e Pedro em seus escritos. E, assim, com esse argumento, comprova-se que nenhum dos dois Tiagos, apóstolos foram o autor da carta. E, portanto, podemos concluir que Tiago, o irmão do Senhor foi o autor dessa importante carta para a igreja cristã
A conversão de Tiago
Embora não haja relato direto, através de alguns textos bíblicos podemos deduzir como se deu a conversão de Tiago. Provavelmente ele era o filho mais velho de José e Maria, pois, o seu nome sempre aparece em primeiro lugar quando os irmãos (Tiago, José, Judas, Simão) de Jesus são mencionados (conf. Mc 6.3; Mt 13.55). Os evangelistas relatam que os irmãos de Jesus não lhe eram simpáticos e que, na verdade, eles nem criam nele (conf. Jo 7.5). Provavelmente o episódio em que Maria e seus irmãos, mandam chamar Jesus, enquanto ele estava ministrando, tentando levá-lo embora, supondo que ele estava “fora de si” (conf. Mt 12.46-50), revela sutilmente essa descrença e essa antipatia. Certamente essa antipatia tornou-se ainda maior, pois quando Jesus completou trinta anos, provavelmente, já sem José, ao invés de assumir as responsabilidades da casa, saiu de casa para exercer seu ministério. E, essa rejeição provavelmente se tornou maior quando delegou a sua tarefa de cuidar de Maria ao seu primo João (Jo 19.26-27) e não a nenhum dos seus irmãos.
Porém, depois da morte e ressurreição de Jesus tudo mudou. Conforme nos informou Paulo, Jesus se encontrou especificamente com Tiago, provavelmente porque sabia do seu coração e sabia que ele precisava de provas e de um encontro especial com ele que fora gerado pela mesma mãe, mas não pelo mesmo Pai (conf. 1Co 15.7). Depois desse encontro, não só Tiago se converteu, mas certamente todos os seus irmãos também se converteram, pois os vemos junto com Maria, as outras mulheres, e os apóstolos, perseverando em oração, em Jerusalém, obedecendo e aguardando a promessa da vinda do Espírito Santo (conf. At 1.4 e 13-14). Uma vida assim impactada e transformada foi usada por Deus para, junto com Pedro e João, liderar a igreja nos seus primeiros anos.
A atuação de Tiago, no cristianismo primitivo
Conforme o historiador Hegésipo, esse autor era conhecido como Tiago, o justo, por sua extraordinária piedade, seu zelo em obedecer a Palavra de Deus (ainda o Antigo Testamento) e por destacar-se em sua vida de oração - tão intensa e freqüente, que lhe deu o apelido de "Tiago, joelho de camelo".
Tiago, foi um dos líderes da primeira igreja e junto com Pedro e João foi considerado por Paulo um dos "pilares da igreja" (Gl 2.9). Tiago foi também o "presidente" do Concílio de Jerusalém, como se vê ao dar a palavra final (At 15). Provavelmente era casado e viajava acompanhando os cristãos fora de Jerusalém (1Co.9.5)
A morte de Tiago
Conforme nos relata o historiador Josefo, Tiago foi martirizado em 62 dC., sob o império romano. Eusébio acrescenta que o seu martírio foi extremamente violento, pois lhe bateram até a morte com uma clava (tipo de cacetete ou taco de beisebol) sendo depois atirado do parapeito ou pináculo do templo de Jerusalém (conforme Hegésipo), de acordo com uma das tentações enfrentadas pelo Senhor Jesus (Mt 4.5).
Data da composição
Esta carta foi escrita aproximadamente em 45 dC., provavelmente antes de 48/49 dC., época do Concílio de Jerusalém, pois não há nenhuma menção à controvérsia e a solução do Concílio descrito em Atos 15. Essa posição pode ser sustentada com os seguintes argumentos:
1) Sendo uma carta de características claramente judaicas nos faz deduzir que foi escrita bem cedo, no cristianismo primitivo, quando a igreja ainda vivia muito ligada ao judaísmo.
2) A hierarquia eclesiástica que se percebe em seu conteúdo é bem simples indicando uma data bem antiga. Os líderes são chamados de “mestres” e “presbíteros” (conf. 3.1 e 5.14).
3) A carta não destaca qualquer dificuldade com a conversão e a circuncisão dos gentios, indicando que o evangelho ainda não tinha sido levado de modo relevante e livre a outros que não os judeus (conf. 11.19).
4) O uso do termo grego sinagoge, transliterado para sinagoga (conf. 2.2) nos dá uma indicação de que os cristãos nessa data ainda freqüentavam os cultos judaicos.
5) Por todos esses argumentos e tendo a carta de Paulo ao Gálatas como referência, pois ali o apóstolo aos gentios combate claramente o trabalho dos judaizantes, podemos considerar, com boa probabilidade de acerto, que esta carta é o escrito mais antigo do Novo Testamento.
Destinatários da carta
Após a invasão assíria, em 722 aC. quando o reino do Norte foi destruído (nota-se a inclusão das 10 tribos do reino do Norte, praticamente inexistentes, depois do exílio assírio), e, após o exílio babilônico que durou 70 anos (de 586 até 516, quando o templo foi finalmente rededicado, reinaugurado) as doze tribos já não mais existiam fisicamente como uma só nação.
Mas, a carta foi escrita para as doze tribos na Dispersão (conf. 1.1). Embora alguns entendam que esta seria uma referência simbólica, incluindo-se cristãos judeus e gentios (conf. Gl 6.16); é mais coerente entendermos que a carta foi escrita à cristãos judeus que estavam fora da Palestina (conf. 1.25; 2.8-13). Esses judeus eram cristãos (conf. 2.1 e 5.7-8) e, provavelmente foram expulsos de Jerusalém quando da perseguição que ocorreu após a morte de Estevão (At 8.1 e 4; 11.19). Para pastorear esses cristãos dispersos Tiago escreveu suas recomendações e orientações sobre os testes e as provações (1.2-4) usando esse recurso muito útil naqueles dias.

Esboço do livro

São diversos os assuntos abordados por Tiago nessa carta geral. Podemos esboçá-los em dez temas gerais, da seguinte maneira:

Introdução – 1.1

1. Exortação sobre tentação, oração e pratica da Palavra – 1.2-27
2. Amar sem discriminar – 2.1-13
3. A fé sem obras é morta – 2.14-26
4. O controle da língua – 3.1-12
5. A sabedoria que vem do alto – 3.13-18
6. A amizade do mundo é inimiga de Deus – 4.1-10
7. Não julgar e falar mal uns dos outros – 4.11-12
8. O dever de deixar o orgulho – 4.13-17
9. Advertência aos ricos opressores – 5.1-16
10. A pratica da paciência e da oração com fé – 5.7-20

O propósito da carta

Tiago escreveu a cristãos judeus, dispersos que enfrentavam provação e perseguição. Tiago falou-lhes como pastor e os exortou, isto é, encorajou seus patrícios a:

1) Desenvolver perseverança espiritual diante da perseguição;
2) Corrigir as parcialidades existentes no seio da igreja;
3) Demonstrar a fé com obras;
4) Abandonarem a maledicência, usando corretamente a língua;
5) Abandonarem o mundanismo, que os distanciava de Deus;
6) Evitarem o mal uso do dinheiro;
7) Abandonarem a falta de paciência.

A teologia da carta

Alguns estudiosos afirmam que o livro carece de ênfases doutrinárias, mas é possivel observar a sua teologia:

1) Tiago lembra-nos com franqueza que a fé subentende ação.

2) Tiago mostra que a comunidade cristã precisa vivenciar sua fé pela demonstração do amor e de uma fé operante dentro e fora do corpo de Cristo.

3) Tiago destaca a pessoa de Deus através de quinze menções das mais relevantes. Tiago apresenta Deus como:

1) Doador da sabedoria (1.5);
2) Santo, pois ele não tenta ninguém (1.13);
3) Imutável (1.17);
4) O Criador (1.18);
5) Justo (1.20);
6) Nosso Deus e Pai (1.27);
7) Aquele que escolhe os desamparados (2.5);
8) Amigo de Abraão (2.23);
9) Criador e Pai do ser humano (3.9);
10) Modelo “espiritual” do ser humano (3.9);
11) Zeloso (4.4);
12) Concede maior graça aos humildes (4.6);
13) Resiste aos soberbos (4.6);
14) Legislador (4.12); e,
15) Juiz (4.12).

4) Tiago ainda destaca o nome de Jesus por quinze vezes. Refere-se a Jesus, como Cristo por duas vezes (1.1 e 2.1) e o chama de Senhor por mais treze vezes (1.7, 12; 2.1; 3.9; 4.10, 15; 5.4, 7, 8, 10, 11, 14, 15).

5) Tiago destaca algumas observações sobre a escatologia lembrando que o “juízo supremo está às portas” (conf. 5.9) e essa verdade deve nos fazer viver uma vida santa (conf. 1.10-11; 2.12-13; 3.1; 5.1-6, 9 e 12), porém essa vida santa nos faz aguardar as recompensas divinas (conf. 1.12; 2.5; 4.10 e 5.7-11)

Peculiaridades da carta

Tiago se destaca da seguinte maneira:

1) É possível que seja o primeiro livro do Novo Testamento.
2) Só menciona o nome de Jesus Cristo duas vezes: 1.1 e 2.1.
3) Usa o Sermão do Monte várias vezes (Mt 5.7, 10-12, 34-37; 6.19; 7.16-20 etc).
4) É muito semelhante aos escritos de sabedoria do Antigo Testamento (conf. Pv.)
5) Propõe um padrão ético elevado.
6) O grego usado só é menor que o usado em Hebreus.
7) Lutero não entendendo-o, considerou-o e o chamou de "palha".

Razões para estudar o livro de Tiago

Quando se procura maneiras práticas de se viver e desenvolver o cristianismo e a vida cristã, o livro escrito por Tiago é o livro indicado. Nesse livro Tiago mostra que é possível termos uma profissão de fé correta, porém, vivermos de modo incorreto, sem agradar a Deus. Mas, por outro lado, Tiago também nos mostra com ordens claras e absolutas, como devemos crer e viver corretamente. O meu convite é que você me acompanhe no estudo desse livro.
Deus te abençoe. Um abraço. Até o próximo programa.
© 2014 Através da Biblia

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