quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Atraves da Bíblia - Deuteronômio 1.1-46

Deuteronômio 1.1-46
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série “Através da Bíblia”. Quero saudá-lo em nome de Jesus, nosso Senhor desejando que esse tempo que passarmos juntos possa servir para a sua edificação através da introdução ao livro de Dt. Quero estimular você a nos escrever compartilhando sobre o valor dos nossos estudos. Para nós é importante esse retorno, por isso quero registrar logo no início do programa um e-mail que o CBM de Franca em SP nos enviou dizendo:
Olá, meu nome é CBM e estou escrevendo para dizer o quanto gosto deste programa. Espero que este continue, pois certamente trará edificação para muitas pessoas. Sei que vocês não pregam religião nem placa de igreja... acredito que uma igreja que ensina a Palavra de Deus como vocês ensinam é a ideal para eu participar...
Querido amigo obrigado por suas palavras. Agradecemos a Deus porque Ele tem usado o nosso programa para a sua edificação. Como já dissemos em outras ocasiões a nossa oração é que cada um dos nossos ouvintes se envolva com uma comunidade, uma igreja que estude seriamente a Bíblia Sagrada. E por isso, oramos pedindo que Deus continue te dando o crescimento para uma vida madura e que Ele também nos abençoe na preparação e apresentação de cada programa para que o Seu nome seja glorificado. E, assim, chegamos ao momento de buscarmos a Sua bênção para as nossas vidas e para este programa. Vamos orar: “Pai amado, pedimos a Sua direção e a iluminação do teu Espírito para que aquilo que aqui for comentado sirva para edificação de muitos irmãos e amigos. Pedimos Senhor a tua bênção sobre todas as áreas de nossas vidas. Ajuda-nos a testemunhar sempre do Seu gracioso amor. Oramos em nome de Jesus, Amém”.
Prezado amigo, estamos hoje iniciando o nosso estudo no livro de Deuteronômio, que é o último livro do Pentateuco. A nossa preocupação hoje é compartilharmos todas as questões introdutórias desse livro tão importante para que ao estudarmos o seu conteúdo nos próximos programas você possa ter bastante segurança, conhecendo bem o contexto e assim usufruir do seu rico conteúdo.
Como introdução ao Deuteronômio é bom relembrarmos que conforme estudamos cada um dos quatro livros anteriores que compõe o Pentateuco encontramos uma progressiva revelação divina:
1) Em Gênesis, observamos a SOBERANIA divina na criação e eleição; 2) Em Êxodo, observamos o PODER divino na redenção e emancipação de Israel; 3) Em Levítico, observamos a SANTIDADE divina, na insistência da separação e santificação; 4) Em Números, observamos a BONDADE e a SEVERIDADE divinas, no julgamento da primeira geração e, na preservação da segunda geração; 5) E, agora em Deuteronômio, por fim, constatamos a FIDELIDADE divina na disciplina e no destino de Israel, ao entrar em Canaã, a Terra Prometida.
Para conhecermos em detalhes esse maravilhoso livro vamos observá-lo minuciosamente:
1. Quanto ao título:
Os hebreus deram-lhe o nome de "elle-haddevarim", usando as primeiras palavras do livro: "são estas as palavras", ou "devariam" - "palavras";
A Septuaginta chamou-o de "Deuteronômio" que é a composição de duas palavras gregas: deuteros (segundo) + nomos (lei), que significa: “segunda lei”, ou ainda: “repetição da lei”, nome que também a Vulgata Latina e as nossas traduções adotaram.
2. Quanto à autoria:
Até época bem recente, os críticos documentários afirmavam que esse livro fora escrito no tempo do rei Josias (621 aC.), isto é, após o cativeiro assírio. Esta teoria, porém, foi posta de lado em razão do pouco acordo quanto à data ou ao autor do livro. Assim, 1)A autoria de Moisés tem forte confirmação, tanto no próprio livro como em outros. À semelhança da maioria dos escritores bíblicos, Moisés escreveu na terceira pessoa, referindo-se a si próprio trinta e oito vezes neste livro. Pouco antes da sua morte, declarou que tinha escrito esta lei antes de entregá-la aos sacerdotes (Dt 31.9, 24-26). 2) Além das muitas referências do AT à Lei de Moisés, há muitas confirmações de Jesus e dos apóstolos (Mt 19.8; Mc 10.3; Jo 1.17; 5.46; At 3.22; Rm 10.5; 1Co 9.9). 3)O último capítulo, sobre a morte de Moisés, é um apêndice escrito mais tarde, talvez por Josué, Eleazar ou Samuel. 4)As informações discordantes da Lei entre Êxodo e Deuteronômio são explicadas devido as novas circunstâncias que exigiram uma posterior elaboração do código sinaítico para as novas condições, que seriam vividas em Canaã. 5)Podemos ser tranquilidade em relação ao conteúdo da Lei. Mesmo tendo sofrido essas alterações, certamente o sentido do texto de Êxodo e Levítico foi preservado em Dt.
3. Quanto à data:
Moisés "definiu" a data de 1/2/1405 aC, quando reuniu o povo para essas mensagens finais (1.3). Apesar deste pronunciamento ter sido feito em diversas etapas, a expressão: "hoje" foi repetida 67 vezes em todo o livro. Como a morte de Moisés ocorreu trinta dias mais tarde, o pronunciamento e o registro destas mensagens aconteceram muito próximos um do outro (34.8).
4. Quanto as Circunstâncias e ao Fundo Histórico:
1)Quanto à posição geográfica, Israel estava às margens do Jordão. Após ter conquistado uma enorme área da Transjordânia quase sem perdas humanas, sob a direção do Senhor, estava pronto para o desafio a ser enfrentado na Palestina. 2)Quanto à questão histórica, o livro que contém em sua maior parte os discursos mosaicos descreve o povo junto à planície fértil de Moabe, relatando também o término da carreira de Moisés. O livro nos revela que o alvo de Moisés "pregar" ao povo, era relatar à segunda geração a história das obras maravilhosas de Deus realizadas e contempladas pela antiga geração, e o estabelecimento da Lei dada no Sinai, onde Israel aceitou a Aliança do Senhor. 3)Para a segunda geração, que agora entraria em Canaã, Moisés, escreveu os seus discursos em livro, tornando, portanto, o Deuteronômio distinto dos outros quatro livros, pelo seu estilo oratório e seu fervor exortativo. 4)Quanto à religião, o novo Israel era, de muitas maneiras diferente da antiga geração que saíra do Egito e perecera no deserto. Essa nova geração não conhecia a idolatria daquele país, e estivera sob a liderança de Moisés durante 40 anos no deserto. 5)Esse novo Israel conhecia o poder e a vitória, como resultados da confiança que depositavam no Senhor, quando em batalhas. Entretanto, tinham certa queda para o ritualismo e em certa medida à idolatria (para com os deuses cananeus), e havia problemas familiares e sociais aguardando por solução. Tendo aprendido a guerrear, precisavam ser lembrados da santidade da vida inocente e de como deveriam viver em Canaã. Por isso, Moisés relembra-lhes to¬dos os detalhes passados.
5. Quanto ao tema do Livro:
1)Deuteronômio é muito mais que uma simples "repetição" ou "lembrança" da Lei: é uma explicação dos privilégios e responsabilidades de Israel e sua relação com Deus. 2)O Senhor é o único Deus (4.35; 6.4), o "Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que O amam" (7:9). 3)Israel é o povo escolhido, e em virtude da Aliança firmada no Sinai, é um reino de sacerdotes e uma nação santa (Êx19.6). 4)Israel pode herdar as promessas feitas a seus pais, havendo obediência. 5)Assim, o tema de Deuteronômio pode ser definido como uma “exortação à lealdade ao Senhor e advertência contra a desobediência”.
6. Quanto ao Objetivo do Livro:
1)O objetivo de Moisés ao pronunciar os discursos e registrá-los como livro era: preparar a nova geração de Israel para viver em Canaã. E para isso, Moisés faz uma reafirmação da Lei do Sinai. 2)Uma vez que a Lei original era uma tanto breve e direcionada, Moisés expressa aqui, a parte fundamental da Lei, em forma de "sermão", estendendo-se nos princípios básicos, usa tom exortativo. 3)Moisés como um líder interessado no êxito dessa nova geração, lembra-lhes do passado; exorta-os quanto ao presente; e, encoraja-os com a promessa de Deus para o futuro. 4)Ao recordar-lhes a Lei divina procurou motivá-los para o amor de Deus, tema até agora, praticamente ausente no relacionamento Deus-Israel. 5)É em Deuteronômio que vemos o amor divino sendo afirmado conforme: 4:37, 7:7, 8:10 a 15 e 23:5.
7. Quanto a Estrutura de Deuteronômio:
Simplificando completamente a estrutura do livro, temos apenas dois pontos:
1. Retrospecção e Reflexão - quando o povo olha para trás - cps. 1-11
2. Previsão e Admoestação - quando o povo olha para frente - cps 12-34
8. Quanto ao esboço de Deuteronômio:
EXPOSIÇÃO DAS LEIS PARA A VIDA EM CANAÃ
I - FIDELIDADE DO SENHOR NOVAMENTE LEMBRADA: 1-4
A - Fracassos de Israel em Cades-Barnéia: 1
B - Vitórias de Israel na Transjordânia: 2-3
C - Grandes Responsabilidades de Israel em Canaã: 4
II - FUNDAMENTOS DA LEI REAFIRMADOS: 5-11
A - Decálogo e "Shema" de Israel: 5-6
B - Perigos de Idolatria em Canaã: 7-9
C - Deveres de Amor e Serviço ao Senhor: 10-11
III - FUNCIONAMENTO DA LEI REFERENTE À VIDA EM CANAÃ : 12-26
A - Leis Religiosas Especiais: 12-16
B - Leis Civis Especiais: 17-21
1- Responsabilidade dos líderes:17-18
2- Responsabilidade no derramamento de sangue:19-21
C - Leis Sociais Especiais: 22-26
1- Respeito pela justiça e discrição moral: 22-25
2- Respeito pelo dízimo de Deus, Senhor soberano: 26
IV - CUMPRIMENTO DA LEI PARA PERMANECER EM CANAÃ: 27-30
A - Permanência em Canaã depende da obediência: 27-28
B - Nova Aliança entre Deus e Israel: 29
C - Promessas divinas de misericórdia: 30
V - DETERMINAÇÕES FINAIS DE MOISÉS E SUA PARTIDA: 31-34
A - Josué, sucessor de Moisés; deveres para com a Lei: 31
B - O cântico e a bênção de Moisés: 32-33
C - A morte de Moisés: 34
OBS.- Observe os quatro discursos de Moisés: Primeiro - caps.1-4; Segundo - caps. 5-26; Terceiro - caps. 27 e 28 e, finalmente, o Quarto nos caps. 29 e 30.
9. Quanto às contribuições singulares de Deuteronômio
1 – Deuteronômio é um suplemento do Êxodo - uma segunda lei?
1)Em Dt. 5:7 a 21 temos uma repetição quase textual do Decálogo de Êxodo 20, dando apenas uma razão diferente para a guarda do Sábado: o livramento da servidão. 2)Em Dt. como já citamos, temos uma ênfase no amor de Deus por Israel (cinco vezes), na necessidade do homem amar a Deus (doze vezes), e na necessidade de Israel amar o estrangeiro (uma vez). "Amar” é visto como o “undécimo” mandamento ou a motivação que se devia ter no cumprimento dos outros dez mandamentos. 3)Em Dt. temos de modo claro a relação inevitável entre obediência e bênção ou desobediência e maldição, sendo assim, mais veemente e exortativo do que o livro do Êxodo. Em Dt. destaca-se o beneficio de guardar os mandamentos de Deus: “para que te vá bem” (4:40; 5:16). 4)Em Dt. encontramos uma forte preocupação pelos necessitados, órfãos, viúvas e estrangeiros, apenas mencionados ligeiramente em Êxodo, e inclui uma seção especial sobre os "direitos humanos" (caps. 23 a 25). 5)Em Dt. temos sérias advertências sobre o perigo da prosperidade (conf. 6:10ss.; 11:14ss). Diferenciando-se de Êxodo, Deuteronômio, enfatiza que Deus escolheu a Israel em amor e enfatiza a necessidade de Israel escolher a Deus em amor (conf. 4:37; 7:7 e 8; 30:19 e 20).
2 – Em Deuteronômio temos o "Shema" de Israel ou "profissão de fé" 6.4-9
1)No texto, lemos: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor", seguido da ordem de amar a Deus e ensinar a Sua Palavra, é a doutrina central da teologia hebraica. 2) Apesar da ênfase ser geralmente colocada na unidade de Deus, Jesus acentuou a ordem de amar a Deus (M1. 22:37) e ao próximo. 3)Essa profissão de fé tem sido a marca autêntica da religião de Israel através da história, embora se tenha deturpado a importância da palavra "um" (echad) que insiste na unidade de Deus.
3 – Deuteronômio é o principal livro teológico do Antigo Testamento
1)Os elementos integrantes da teologia do Antigo Testamento são encontrados, na sua maioria em Deuteronômio. 2)Aqui se encontram 259 referências aos quatro livros anteriores de Moisés e aqui se encontra também uma linda combinação de amor, santidade, e justiça de Deus. 3) Em Deuteronômio Israel é advertido quanto ao passado, presente e futuro, diante das quatro alianças do AT feitas com a nação. 4)Deuteronômio trata de um maior número de questões de relacionamento humano do que qualquer outro livro do Antigo Testamento. 5)Diante dessas afirmações, teologicamente Deuteronômio revela Deus em Sua essência a todo estudioso das Escrituras Sagradas.
4 – Deuteronômio é o livro do Antigo Testamento mais citado na Bíblia
1)O livro de Deuteronômio é citado 356 vezes por escritores posteriores do Antigo Testamento. 2)Este livro também é citado e mais de 190 vezes no Novo Testamento. 3)Foi um dos livros favoritos de Jesus, pois Ele o citou mais do outro qualquer. 4) Ao refutar o diabo quando da tentação, Jesus enfrentou cada desafio com uma citação de Deuteronômio, vencendo-o com o poder da citação desse livro inspirado. 5)Jesus também o usou ao tratar sobre a questão do relacionamento no casamento (Mt 19)
5 - As quatro leis espirituais de Israel – 10:12 a 13
1)Em Deuteronômio temos o resumo da lei feito por Moisés diante da questão: O que o Senhor requer de ti?
2)A resposta foi dada em quatro pontos: a) Temor e reverência ao Senhor Deus; b) Andar em todos os Seus caminhos e amá-Lo; c) Servir o Senhor com todo o coração e alma; e d) Guardar os mandamentos do Senhor.
3)O propósito era claro: "para o teu bem" (Mq. 6:8, em relação aos profetas). Deus queria e quer abençoar o Seu povo.
6 - Responsabilidades dos líderes públicos - caps. 16 e 17
1) Nesses dois capítulos, vêem-se três classes de líderes: juizes, juízes-sacerdotes e reis. 2)As suas principais responsabilidades eram aplicar a justiça sem parcialidade. 3)Duas salvaguardas eram exigidas para garantir o julgamento imparcial: a) Deviam abster-se de receber suborno de qualquer espécie; e b) Deviam procurar constantemente conselho na Palavra de Deus.
7 - Lei de Talião de Israel - caps. 19 a21
1)Já promulgada em Êxodo 21:23 e 24 e Levítico 24:20, é aqui repetida e declarada ser de cumprimento fundamental contra o crime em Israel (19:20 e 21). 2)É o princípio básico de justiça exposto em Deuteronômio. 3)Essa lei foi designada como um princípio humanitário de justiça igual para todos. 4)Seu objetivo era restringir o castigo ao limite da ofensa, e jamais deveria ser infligido com malevolência ou vingança. 5)Jesus referiu-se a essa Lei, (Mt.5:38), tendo por finalidade corrigir o mau uso que se fazia dela, cobrando o "último centavo" em disputas pessoais. O que Jesus tinha em mente, certamente era mostrar que esse deveria ser um princípio judicial dos tribunais e não um princípio de “desforra” pessoal.
8 - Guerra e derramamento de sangue inocente - caps. 20 a 21
1)Israel foi designado pelo próprio Deus como Seu algoz contra a corrupta sociedade de Canaã. Mas, não deveria agir como os gentios. 2)Os israelitas não deveriam ser violentos. Para executar essa missão de modo adequado, dois princípios básicos deveriam ser respeitados. a)Por ordem de Deus, tinham que matar o perverso como uma responsabilidade solene, e não como uma opção; b)Muito cuidado tinham que ter para que dentro da sociedade de Israel um inocente não fosse morto. Deus responsabilizaria uma cidade inteira pelo derramamento de sangue inocente. Toda a violência deveria ser evitada.
9 - Aliança palestínica com Israel - caps. 28 a 30
1)Bênçãos e maldições estavam estabelecidas nesse novo concerto entre Deus e Israel. 2)Tudo dependeria da obediência ou da desobediência. 3)Se obedecessem, Canaã seria a Terra de descanso, mas, se desobedecessem, seriam punidos e espalhados "de uma a outra extremidade da terra" (conf. 28:65). 4)Entretanto, se se arrependessem, Deus os ajuntaria novamente (30:1 a 5), e de novo trataria com eles. 5) Esta Aliança Palestínica pode ser resumida em 3 pontos: a)Canaã pertencia ao Senhor, que a prometera a Abraão e sua descendência; b)Canaã seria de Israel, se ele obedecesse a Aliança do Senhor; c)Havendo desobediência, o Senhor os expulsaria, mas depois, restauraria e os ajuntaria, quando voltassem a Ele.
10 - O grande perigo da idolatria
1)Israel viera do Egito, país idólatra. Israel fora idólatra no deserto. Israel estava entrando numa terra de povos idólatras. 2)Israel estava prestes a enfrentar uma batalha espiritual, e por isso, Moisés admoesta por mais de 30 vezes contra esse perigo (4:16 a 19; 5:7 a 9; 6:14 a 15; etc).
11 - A profecia messiânica de Deuteronômio – 18:18 e 19
A missão de um profeta era transmitir as palavras de Deus ao povo. Moisés executou essa missão, transmitindo poderosamente a vontade de Deus a Israel. O profeta prometido nesses versos é o SENHOR JESUS CRISTO, embora não aceito e recebido pelos "que eram seus", é crido e aceito por tanto outros no mundo todo!
Lição principal desse 1º estudo em Deuteronômio: Deus quer abençoar o Seu povo e para isso o encoraja com promessas de bênçãos!
Muito bem, chegamos ao final mais um período de estudos. Espero que você tenha aproveitado e tenha de Deus a capacitação para praticar a Sua vontade.
Escreva para nós compartilhando como Deus tem falado ao seu coração. Para nós a sua comunicação é muito importante.
Que o Senhor te abençoe.
Um abraço.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário