terça-feira, 5 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Tiago 2.18-26

Tiago 2.18-26
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da responsabilidade de abrirmos a Palavra de Deus para extrair dela os princípios para nossa vida cristã, no programa de hoje estaremos atentos às lições que certamente nos farão crescer à estatura da plenitude de Cristo. Hoje, concluímos os estudos no capítulo dois da carta de Tiago e, estaremos refletindo sobre o importante tema da fé pratica. Muito se tem comentado sobre essa questão e alguns até dizem que a mensagem de Tiago é diferente da de Paulo. Ao refletirmos detalhadamente sobre o assunto, vamos verificar que não há essa diferença. Esses dois homens de Deus nos ajudam a observar dois aspectos do que Jesus quer de cada um de nós. Afinal é esse o alvo dos cristãos, pois todos vocês que nos ouvem, nos escrevem compartilhando exatamente esse anseio de cada vez mais obedecerem a Jesus Cristo. Muitas vezes temos que mudar os nossos conceitos mediante o estudo da Palavra, mas se ficamos mais semelhantes a Cristo, temos que ter essa disposição e, esse programa quer ajudá-lo nesse propósito. Hoje registro o e-mail que o pastor Maquita nos enviou da cidade de Beira de Moçambique. Foi essa a sua mensagem: 1009“Pastor: Itamir. Agradeço a Deus por toda equipe da rtm que o Senhor usa para transmissão das Sagradas Escrituras. A emissão está chegando em perfeitas condições de audição, Deus nos abençoou com um aparelho (áudio) de grande potencia. Vínhamos orando para isso. Há um povoado de Nharichonga localidade do posto administrativo de Nhamatanda que dista 120 km da cidade da Beira ao noroeste da província de Sofala, foi uma alegria grande para aqueles irmãos, fiquei junto deles por 3 dias para lhes ensinar como achar as freqüências, também deixei com eles cds e os comentários de Mateus e Filipenses. Orem por este povo que precisa do Evangelho do Reino. A missionária Ita está melhor de saúde ja retomou as suas aulas no Instituto Bíblico de Sofala e Instituto Teológico Baptista da Beira onde ela leciona, pós ela tinha pego uma malária 3 semanas passadas. Ela me passou os cd Filipenses - estou muito grato por este gesto de amor.” Alberto Maquita – email Querido irmão obrigado por suas palavras tão gentis. Damos graças a Deus quando sabemos que ainda existem muitos cristãos sérios que se dedicam ao estudo sistemático da Bíblia Sagrada. Nossa oração é que Deus continue te abençoando e que você seja sempre usado pelo Senhor para a Sua glória. Que o Senhor te capacite a proclamar o evangelho com alegria para todos os moçambicanos que necessitam conhecer o Senhor Jesus Cristo. Estamos orando pelo seu ministério. E, por isso mesmo, quero convidá-lo a nesse momento buscarmos a presença do Senhor em oração: "Senhor Deus, somos gratos por teu amor e porque através do estudo e prática da Tua Palavra estamos prosseguindo para o alvo de nos assemelharmos cada vez mais com o Teu filho Jesus. Pai, misericordioso pedimos-te que haja edificação e pela capacitação do Teu Espírito possamos entender o Teu querer para aplicarmos em nosso viver. Pai, te pedimos também que tu nos abençoes na tarefa que temos de proclamar o teu evangelho, testemunhando do teu amor. Especificamente te pedimos: Abençoa os teus filhos lá em Moçambique. Que Jesus seja anunciado com alegria. Senhor, oramos, em nome de Jesus, Amém!
Querido amigo hoje temos como alvo estudarmos o texto de Tiago 2.18-26. Como dissemos no inicio do programa esse texto nos coloca de novo diante de um tema importante para o desenvolvimento de nossa vida cristã. Fé e obras é o assunto sobre o qual vamos estudar, lembrando que dois autores bíblicos podem nos ajudar totalmente a entender esse assunto muitas vezes polêmico. Me refiro a Tiago, o autor que temos estudado e a Paulo, a quem Deus usou grandemente para estruturar o pensamento cristão.
Ao iniciarmos as nossas reflexões sobre esse tema e sobre o texto que temos à nossa frente me permita fazer algumas perguntas sugeridas por Oliveira (2005, p. 38): Você acreditaria numa pessoa que se diz eletricista, mas não consegue trocar uma lâmpada? Você acreditaria num homem que se diz um excelente piloto, mas não consegue estacionar seu carro numa vaga na garagem? Você acreditaria em um professor de matemática, mas que não sabe o resultado de nove vezes nove? Tiago chama a nossa atenção para esse fato: como é que uma pessoa pode dizer que é salva, que tem fé, mas ela não mostra a sua salvação e a sua fé através das obras. Você acreditaria na afirmação dessa pessoa? É sobre essa incoerência, entre a declaração e a prática, que vamos tratar hoje.
Como nos diz Koechlin (2001, p.453): Algumas pessoas acreditam que há uma contradição entre os ensinos de Tiago e Paulo sobre o tema: Fé e Obras. Quando estudamos detalhada e profundamente as diversas afirmações desses dois homens de Deus percebemos que os seus ensinos são complementares. Podemos entender os seus ensinos de modo complementares pois cada um apresenta um aspecto distinto da verdade. Paulo demonstra que a fé é suficiente para sermos justificados (salvos) diante de Deus. Tiago explica que, para nos demonstrar justificados, diante dos homens, as obras são necessárias. Não é a raiz, mas sim o fruto que comprova a qualidade de uma árvore (conf. Lc 6.43-44). A fé interior não pode ser manifestada para outros a não ser por meio das obras, para que os homens as vejam e glorifiquem a Deus que está nos céus, como ensinou Jesus (conf. Mt 5.16).
Não podemos ver a eletricidade, mas podemos ver o funcionamento da lâmpada ligada ou de um motor funcionando. E, isso nos confirma que existe eletricidade e que ela está funcionando. A fé é um princípio vivo (conf. vs. 22), uma energia interior que coloca as nossas engrenagens em funcionamento. Realizamos as obras como decorrência da fé.
As obras por eles mesmas não salvam, entretanto, a fé apenas verbalizada, que não demonstra a transformação da vida, também não salva. Essa é uma maneira de vermos essa questão entendendo-a como ensinos complementares e não contraditórios. Diante disso, o título que escolhi para esse estudo é simples e objetivo:
Fé e obras
Tg 2.18-26
Introdução
Outra maneira de encararmos a questão do relacionamento fé e obras é entendermos que o livro de Tiago trata sobre a fé, porém não a fé salvífica, mas trata sobre a fé que deve ser vista na vida dos cristãos, isso é, fé dos salvos.
Você deve se lembrar que nos últimos estudos verificamos vários aspectos pessoais e interpessoais da vida de fé dos cristãos. No capítulo um, vimos nos versos 2-4 a maneira o cristão enfrentar os testes; vimos em 5-8 a necessidade da sabedoria para sabermos reagir corretamente; vimos em 9-12 que todos, pobres ou ricos passamos por várias situações difíceis e devemos enfrentá-las com perseverança; nos versos 13-15 vimos que somos tentados pela nossa velha natureza; nos versos 16-18, vimos também que Deus é bondoso, soberano e não nos tenta; vimos que devemos desenvolver uma religião pratica, pois assim demonstraremos a mudança que tivemos em nossas vidas (conf. vs. 19-27). No capítulo dois tivemos a orientação para que em nossa vida de fé não façamos acepção de pessoas (conf. 2.1-13) e, vimos as características da fé verdadeira, no estudo passado (conf. 2.14-17).
No texto de hoje vamos considerar de modo ainda mais profundo essa questão do relacionamento entre fé e obras. O princípio que podemos extrair desse texto pode ser percebido nessa frase:
Todo cristão genuíno deve ver a fé e as obras como princípios complementares do verdadeiro cristianismo, ou
A fé verdadeira é aquela que é demonstrada pelas obras. Pelas obras realizadas demonstramos que a nossa fé é verdadeira.
Neste texto encontramos três abordagens que devemos fazer sobre a questão fé e obras:
Deixe-me ler esse texto para que possamos fazer os nossos comentários.
2.18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. 20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. 25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Muito bem agora podemos refletir sobre as três abordagens sobre a questão fé e obras
Na 1ª abordagem vemos a ênfase de Paulo – Só a fé conduz à salvação.
1. O perigo das obras sem a fé – depender do Eu X depender de Deus
2. O perigo da maldição pela falta de fé – Gl.3.10
3. A justificação só vem pela fé – Gl.3.11
4. Mas que tipo de fé?
4.1) É fé que atua pelo amor – Gl.5.6
4.2) É fé operosa – 1Ts.1.3
4.3) É fé solícita em boas obras – Tt.3.8
4.4) É fé que tem boas obras como finalidade – Ef.2.8-10
Na 2ª abordagem vemos a ênfase de Tiago – Só as obras comprovam a fé.
1. O perigo da fé sem obras – fé verbal X fé verdadeira – v.14-20
2. O perigo da fé morta – v.17, 26
3. O perigo da fé vazia – v.14, 19, 20
4. Mas que tipo de obras?
4.1) Obras para com os irmãos – v.15-16
4.2) Obras com fé – v. 18
4.3) Obras que concretizam a fé – v.22
4.4) Obras que justificam com a fé – v.24
Na 3ª abordagem vemos os exemplos esclarecedores usados por Tiago e Paulo
1. Os exemplos de Paulo –
1.1) Abraão e sua fé – Rm. 4.1-3, 13, 18 (também citado por Tiago)
1.2) Davi e suas palavras – Rm 4.6-8
2. Os exemplos de Tiago –
2.1) Abraão – obedeceu e foi justificado – v.21-23 (também citado por Paulo)
2.2) Raabe – agiu porque acreditou – v.25
Conclusão
Devemos notar que Tiago e Paulo em suas cartas não se contradizem.
Em suas cartas Paulo assinala um principio fundamental: o homem só poder justificar-se diante de Deus pela fé (conf. Rm 3.21, 22, 28; Gl 2.16)
Em sua carta Tiago nos mostra a conclusão lógica desse pensamento: o homem que tem uma verdadeira fé a demonstrará através das obras (conf. 2.22)
Esse quadro comparativo nos ajuda a perceber que ao invés de contradição temos complementação
PAULO TIAGO
1. Paulo rejeita as obras sem fé 1. Tiago rejeita a fé sem obras
2. Paulo nega a eficácia das obras para ã salvação 2. Tiago apela à necessidade das obras como evidência da salvação
3. Paulo demostra como alguém pode ser justificado 3. Tiago enfatiza como alguém deve viver depois de justificado
4. Paulo confirma a declaração por Deus da nossa justificação 4. Tiago confirma a necessidade de demonstramos nossa justificação
5. Abraão foi justificado porque creu em
Deus 5. Abraão foi justificado porque obedeceu a Deus

O crer de Paulo implica no agir de Tiago. O agir de Tiago pressupõe o crer de Paulo.
Como tem sido a nossa fé e as nossas obras?
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário