quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Números 10

Números 10
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". E, para você que tem nos acompanhado fielmente declaramos a nossa gratidão pela possibilidade que temos de, a cada programa conversarmos a respeito das Escrituras Sagradas. Nos sentimos privilegiados quando recebemos a carta dos nossos amigos contando-nos suas experiências com Deus através do programa. Por isso é que compartilhamos a carta da irmã E.S. da cidade de Carlinda, em MT. São essas as suas palavras: "Recebi a resposta da carta que lhe enviei e fiquei feliz.Me levanto às 5hs para ouvir esse maravilhoso programa. Que Deus continue dando saúde para o irmão. Gostaria de ter as mensagens dos programas, seria possível?Oro muito pelas famílias porque sinto que está faltando Deus nas famílias". Querida irmã, como temos avisado, dentro em breve teremos esses materiais. Estamos trabalhando para isso. Aguarde mais um pouco. Parabéns pelas bodas de ouro do seu casamento. E, muito obrigado também por suas palavras. Elas são um incentivo para nós e demonstram comunhão cristã. Por outro lado, reconhecemos que a nossa responsabilidade aumenta porque cada vez mais desejamos que os programas edifiquem a cada um de vocês. Por isso é que contamos com sua parceria, unindo-se a nós em oração, pedindo as bênçãos de Deus. E, é para isso que chamo a sua atenção nesse momento. Quero convidá-la a elevar a Deus a nossa oração: "Pai de amor, somos gratos pela oportunidade que tu nos dás de abrirmos a sua palavra e juntos ouvirmos a sua voz. Senhor, desejamos e necessitamos da iluminação do teu Espírito para podermos compreender a Tua Palavra e capacitados por ele mesmo cumprirmos os teus mandamentos. Senhor obrigado porque tu nos ouves e respondes as nossas orações. Por isso oramos em nome de Jesus, Amém".
Querido amigo hoje nossa tarefa é estudarmos o capitulo 10 de Nm. São 36 versos que nos contam a seqüência dos eventos de Israel caminhando rumo à terra Prometida. Lembrando que estamos estudando o início do 2º ano de Israel como povo livre veremos neste capítulo o início de suas jornadas pelo deserto. Neste capítulo 10 temos dois assuntos bem definidos: a ordem e a confecção das trombetas de prata e a saída de Israel do Sinai. Vamos estudá-los detalhadamente pedindo a Deus que fale ao nosso coração.
Estudemos primeiramente os versos 1-10 que tratam sobre as trombetas de prata.
Em 1º lugar, nos vs.1-2 temos a ordem e o objetivo para as trombetas.
1)A ordem do Senhor foi clara: construam 2 trombetas de prata. 2)o objetivo também foi claro: serviriam para reunir toda a comunidade e para sinalizar o momento de partida do acampamento. 3)Essas trombetas podem simbolizar a proclamação do evangelho, pois como as trombetas eram usadas em tempos de paz e de guerra, assim a pregação do evangelho pode levar ao que o aceita à paz com Jesus e leva também aquele que rejeita à morte eterna por não aceitar Jesus. 4)O material das trombetas era a prata que simbolizava a redenção, a salvação. 5)Como a nuvem e a coluna de fogo eram sinais visíveis da presença e da direção de Deus, as trombetas funcionariam também como sinais audíveis da presença e da direção de Deus. 6)Em todos esses detalhes podemos perceber o cuidado de Deus com o seu povo dirigindo-o por todos os caminhos. 7)Você tem ouvido as ordens e as orientações de Deus? Você tem experimentado a direção, o cuidado do Senhor?
Em 2º lugar no v.3 temos o proceder de Israel ao ouvir as trombetas.
1)A resposta que Deus queria que o povo tivesse ao ouvir as duas trombetas tocarem era uma só. 2)Ao ouvirem o toque as trombetas toda a comunidade israelita deveria se reunir em frente ao Tabernáculo. 3)As trombetas tocadas tinham o propósito de colocar em ordem e disciplina o povo de Israel. 4)Essas trombetas eram feitas de tubos metálicos compridos com uma boca com diâmetros maiores. 5)Essas trombetas eram diferentes das 7 trombetas eram de chifre de carneiro, chamadas shophar que seriam usadas no rodear Jericó, cf. Js 6.3-5. 6)O som das 2 trombetas serviam para deixar o povo alerta para os comunicados de Deus. 7)Você tem se mantido vigilante e atento para os comunicados de Deus? Como você ouve a voz de Deus? Você tem estado alerta para as convocações do Senhor?
Em 3º lugar no vs.4 temos a orientação específica para os chefes de Israel.
Neste verso temos uma das orientações específicas para determinadas pessoas de Israel. Os chefes, os príncipes, os líderes das 12 tribos de Israel; aqueles que já mencionamos por nome, esses deveriam se reunir a Moisés quando um toque de uma das trombetas se fizesse ouvir. Deveriam ouvir as orientações divinas dadas a Moisés e deveriam repassá-las ao povo.
Espero que seja esse o seu procedimento. O que você tem ouvido transmita-o a pessoas diligentes e sérias que possam transmitir a outros. É esse o nosso desafio.
Em 4º lugar nos vs.5-7 temos a orientação para os diversos tipos de sons emitidos pelas trombetas.
1)A partir de um determinado som as tribos acampadas a leste, comandadas por Judá, deveriam se por em marcha. 2)A partir de um outro som as tribos acampadas ao sul, comandadas por Rúben, deveriam se por em movimento. 3)Certamente, a partir de outros sons as tribos acampadas a oeste, comandadas por Efraim, e depois as tribos acampadas ao norte, comandadas por Dã deveriam se colocar em marcha. 4)Para partirem haveria um toque de alerta. 5)Para a reunião da assembléia deveria haver outro toque específico. 6)Todas essas instruções detalhadas demonstravam a organização e a ordem com que devem ser desenvolvidas as atividades do Senhor, cf. 1Co 14.40. 7)Querido amigo você tem desenvolvido corretamente o ministério que Deus tem lhe confiado? Faça-o na força do Senhor e no poder do Espírito Santo, sabendo que agir no Espírito não é agir sem preparação. O Espírito Santo é ordeiro, Ele também estava na criação.
Em 5º lugar, no v.8 Deus específica quem ficaria encarregado pelas trombetas.
Nesse verso fica claro mais uma função da família sacerdotal. Os sacerdotes e não o sumo sacerdote deveriam tocar as trombetas, certamente orientados por Moisés. Alguns estudiosos, a partir, dos vs.7 e 8 entendem que com o uso dos diferentes sinais formou-se uma comunidade de músicos sacerdotais que desenvolviam essa função.
Em 6º lugar, no v.9 o toque das trombetas também servia para a guerra.
Essa era uma orientação para quando Israel já estivesse na Palestina, pois o texto diz claramente: “Quando, na vossa terra, sairdes a pelejar contra os opressores que vos apertam, também tocareis as trombetas a rebate, e perante o Senhor, vosso Deus, haverá lembrança de vós e sereis salvos de vossos inimigos”. Vale destacar além dessa observação que um dos objetivos desses sons das trombetas era pedir a ajuda de Deus para os livrar dos inimigos. Certamente não esta implícito nessas palavras que o Senhor se esquecia de Israel, mas o que destaca aqui era a atenção especial que Israel teria quando tocasse as trombetas pedindo o auxílio divino.
Em 7º lugar no v.10 temos a orientação de usar as trombetas nos dias de festa.
Também nas solenidades festivas, quando a alegria pelas bênçãos de Deus estivesse no coração do povo essas trombetas também deveriam soar. Cf. estudaremos em 29.1, nos dias das santas convocações havia solenidades especiais e essas trombetas eram usadas. O rei Davi que ampliou o número de instrumentos nos cultos de adoração ao Senhor, como veremos em 1Cr.16.6, também, muito tempo depois ainda preservou esse costume de fazer soar as trombetas, o que fez também com Salomão cf. 2Cr 5.12 na inauguração do templo
Querido amigo, você tem se alegrado diante do Senhor por suas bênçãos, por suas manifestações de bondade para com sua vida, família e ministério? Creio que nós cristãos nos alegraremos um dia com o toque das trombetas que anunciarão a vinda de Jesus Cristo, cf. Ap 11.15-19. Nesse dia será entoado um cântico dizendo: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos século dos séculos”. Querido amigo, você se alegrará ao soar desta trombeta?
Bom, o texto prossegue e agora temos o segundo assunto deste capítulo: a saída de Israel do Sinai. Neste texto iniciamos a 2ª parte do esboço de Nm (10.11-22.1). Essa viagem que poderia demorar alguns meses, cf. estudaremos demorou 38 anos e 9 meses. Mas vamos subdividi-lo este texto do cp.10 em 7 parágrafos para percebermos os seus detalhes:
Em 1º lugar, nos vs.11-13 temos a data e o itinerário da primeira marcha.
1)A data da partida de Israel do Sinai onde esteve acampado, conf. os cálculos de muitos críticos foi 20 do mês de Iyyar, segundo mês de 1.444 aC. 2)Essa data marcava 9 meses de acampamento de Israel no deserto de Sinai, cf. Êx 19.1. 3)E cf. já estudamos, essa partida se deu 19 dias depois do censo de Nm 1.2. 4)O sinal para a partida se deu porque a nuvem do Senhor se ergueu de sobre o Tabernáculo e, certamente sob o som das trombetas, cf. estudamos no v.5. 5)O itinerário coberto nessa 1ª movimentação foi até o deserto de Parã onde a nuvem pousou. 6)Essa era a 1ª marcha de Israel, conf. as ordens e orientações divinas. 7)Israel partia sob a bênção de Yahweh, mas como veremos, foi um trajeto que demorou quase quatro décadas, por causa da incredulidade. Você, tem sido alguém que crê na bênção de Deus ou têm sido incrédulo impedindo Deus de o abençoar?
Em 2º lugar, nos vs.14-17 temos a saída do estandarte de Judá.
Como já tínhamos estudado, a ordem da partida seguia a ordem em que as tribos estavam acampadas no deserto de Sinai, cf. vimos em Nm 2.3-31.
Os 1ºs a marcharem sob a bandeira que tinha a figura de um leão foram Judá, Issacar e Zebulom. Eles desmontaram o tabernáculo para que os levitas gersonitas e meratitas o transportassem nos carros de boi separados para essa tarefa.
Em 3º lugar, nos vs.18-21 temos a saída do estandarte de Rúben.
Os 2ºs a marcharem sob a bandeira que tinha a figura de um homem foram Rúben, Simeão e Gade. Logo depois desses os levitas coatitas partiram transportando os utensílios sagrados que certamente ficavam dentro do tabernáculo. Esses utensílios sagrados eram carregados nos ombros dos coatitas.
Cf.o v.21 o tabernáculo era montado antes que os coatitas chegassem com os utensílios sagrados. Em qualquer deslocamento os gersonitas e os meratitas partiam antes dos coatitas.
Em 4º lugar, nos vs.22-24 temos a saída do estandarte de Efraim.
Os 3ºs a marcharem sob a bandeira que tinha a figura de um boi foram Efraim, Manassés e Benjamim.
Em 5º lugar, nos vs.25-28 temos a saída do estandarte de Dã.
Os 4ºs a marcharem sob a bandeira que tinha a figura de uma águia foram Dã, Aser e Naftali.
Cf.o v.28 que é um resumo de como esta 1ª marcha foi iniciada percebemos que de um modo totalmente diferente do que na saída do Egito, quando de certo modo saíram depressa, correndo, como se fugindo, neste momento os israelitas estavam totalmente organizados e obedeciam o comando central vindo de Deus por Moisés.
Em 6º lugar, nos vs.29-32 temos o pedido de Moisés a Hobabe
Cf. o v.29 Moisés pediu a Hobabe que acompanhasse Israel nessa viagem. Mas, que é esse Hobabe? Cf. o texto esse homem era filho de Reuel, sogro de Moisés, também chamado Jetro, cf. Êx 2.18 e 3.1. Portanto Hobabe era cunhado de Moisés, um homem que conhecia bem aquela região. E foi exatamente por isso que Moisés convidou-o para caminhar com Israel, cf. as suas palavras nos vs. 29, 31 e 32. Depois de uma 1ª recusa, Moisés argumentou que ele os ajudaria tornando-se o guia dessa peregrinação e seria abençoado com as bênçãos divinas. E pelo que percebemos em Jz 1.16 e 4.11 Hobabe por fim aceitou o convite de Moisés.
Mas, levanta-se uma questão importante: Por que Moisés convidou a Hobabe a seguir com Israel sendo o seu guia se tinha a promessa da companhia e da direção divina, cf. vimos em 9.15-23? Essa é uma questão importante e deve ser bem respondida e bem entendida. 1)É certo que Hobabe tinha bastante familiaridade com aquela região desértica, pois lá vivia com seus familiares. 2)Moisés não o convidou apenas por seu um parente seu, mas por suas habilidades no deserto. 3)A primeira reação de Hobabe foi recusar o convite de Moisés demonstrando apego à sua família e não cobiçando uma posição privilegiada por ser cunhado do líder da expedição. 4)Em relação a Moisés pode perceber um senso de responsabilidade e o desejo de tomar todas as providências para que a viagem fosse tranqüila. 5)Moisés certamente não era incrédulo e confiava em Deus com o qual dialogava abertamente. 6)Moisés não foi precipitado, foi prudente e zeloso em tomar essa providência. E, além disso, Moisés, demonstrando que confiava plenamente em Deus, usou como argumento de convencimento as bênçãos que o Senhor tinha prometido a Israel. Literalmente Moisés disse ao seu cunhado, cf. o v.32: “Se vieres conosco, far-te-emos o mesmo bem que o Senhor a nós nos fizer”. 7)Temos que aprender que o princípio da direção divina não exclui os agentes humanos, isto é, como veremos a seguir, embora houvesse a promessa e o poder sobrenatural, Deus não dispensa nem discorda da atuação humana. Um bom exemplo desse principio é a ressurreição de Lázaro por Jesus com a participação dos seus amigos que tiveram que desatar o ressuscitado, cf.Jo 11.43-44.
Querido amigo é assim que você age também? Firmado nas promessas divinas, mas agindo em consonância com a orientação de Deus? Essa forma de agir é um grande desafio para quem quer ser um cristão equilibrado. Agir e não ficar parado, mas agir na dependência, na sabedoria e na força do Senhor.
Em 7º lugar, nos vs.33-36 temos a utilização da Arca na marcha pelo deserto.
Finalmente, terminando o relato desse evento marcante na história de Israel, temos que fazer algumas observações: 1)É identificado o monte Sinai como o monte do Senhor. 2)Essa 1ª etapa da viagem demorou apenas 3 dias. 3)Esse curto trajeto certamente se deu em razão de ser esse um enorme contingente variando de 2 milhões e meio a 3 milhões e meio de pessoas conforme os diferentes cálculos e por ser essa a 1ª movimentação depois de 9 meses acampados. 4)Cf. o v.33 essa era a 1ª vez que a Arca da Aliança era usada com o objetivo de dar direção, de orientar o povo de Israel. O fato da arca ir à frente do povo mostrava que o Senhor era o comandante supremo do exército israelita. 5)A arca da Aliança do Senhor ia e foi à frente deles durante os 3 dias de jornada até chegar a um lugar em que podiam descansar. 6)A nuvem do Senhor estava sobre todo o povo durante o dia e certamente durante a noite a coluna de fogo clareava todo povo de Israel. 7)Nos versos 35 e 36 constatamos as orações de Moisés provando a sua confiança em Deus: Em 1º lugar quando era hora de partir, seguindo a orientação do Senhor, Moisés orava pedindo que Deus, como o Senhor dos Exércitos, abrisse os caminhos afugentando os inimigos de diante de Israel. Moisés entendia claramente que os inimigos de Israel eram inimigos de Deus, pois esse era o povo de Deus. Em 2º lugar quando era hora de acampar, também seguindo a orientação do Senhor, dada através da movimentação da Arca, Moisés orava a Deus, como o Senhor protetor, pedindo a atenção de Deus para os milhares de Israel, pedindo a proteção de Deus através da sua presença com o seu povo.
Bom, e agora?Como esse relato pode nos ajudar em nossa vida cristã? Como podemos aplicar essas verdades para o nosso desenvolvimento espiritual? Somente quando estudamos e aplicamos as verdades aprendidas ao nosso viver diário é que a Palavra de Deus pode mostrar seu efeito transformador.
A 1ª lição está contida no 1º parágrafo, dos vs. 1-10. O tema das trombetas nos remete as palavras de Jesus em Mt 24.31 quando Ele menciona que o Filho do homem voltará sendo anunciado por seus anjos com grande clangor de trombetas. E certamente, ao ouvirmos sobre a volta de Jesus o desafio é manter-nos vigilantes preparados para nos encontrarmos com Jesus a qualquer hora, a qualquer momento.
E uma 2ª que podemos perceber através deste último parágrafo é a relativa a confiança e segurança que podemos ter em Jesus que prometeu a sua companhia conosco até o final dos séculos. Assim como Deus estava entre o seu povo na caminhada pelo deserto, Jesus está conosco e não nos abandonará. Você crê nisso? Tem experimentado essa presença abençoadora de Jesus em sua vida?
Bom, querido amigo chegamos assim ao final de mais um tempo de estudos. Agradeço ao Senhor que tem me capacitado, mas sou grato também a vocês que tem fielmente acompanhado essas considerações.
Minha oração é que Deus te abençoe e que você aplique essas verdades em sua vida.
Que o Senhor te abençoe,
Um abraço.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário