sábado, 2 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Levítico 17

Levítico 17
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia" e para nós é sempre motivo de alegria sabermos da sua companhia conosco. Obrigado porque você tem sintonizado esse programa e tem sido fiel em nos acompanhar no estudo sistemático que fazemos da Palavra de Deus. Certamente teremos lições importantes para aprender e aplicar em nossas vidas. Por isso sugiro a você abrir a sua Bíblia e acompanhar atentamente o estudo da Palavra eterna. Depois você pode escrever compartilhando como Deus falou ao seu coração. E é exatamente isso que a nossa irmã G.R. da cidade de Novo Horizonte, no estado de São Paulo, escreveu com essas palavras: "Comecei a acompanhar o Através da Bíblia há pouco tempo, porém tenho sentido muito mais da graça e dos mistérios de Deus na minha vida. Gosto muito desse programa, pois os estudos dos versículos vão muito além do que apenas uma leitura do texto. Tenho aprendido muito. Obrigado por tudo". Querida irmã esse é o nosso objetivo. Desejamos que através desse programa muitos sejam abençoados e desafiados a viverem de modo cada vez mais agradável a Deus. Muito obrigado por suas palavras de incentivo. Agora, quero convidá-la para aquele momento importantíssimo do nosso programa, quando buscamos a presença do Senhor. Vamos orar pedindo as bênçãos divinas para esse projeto de estudo da Palavra de Deus: "Pai amado, somos gratos por tua companhia conosco e por tua misericórdia . Pai, buscamos a iluminação do teu Espírito. Que o Senhor fale a cada coração. Pedimos Senhor, que tu nos dê forças para desenvolvermos esse projeto na tua dependência. Oramos em nome de Jesus. Amém!".
Querido amigo, chegamos ao capítulo 17 do livro de Levítico, e hoje vamos estudar os seus 16 versículos. Espero que você esteja aproveitando bastante do estudo deste livro e esteja também descobrindo suas grandes verdades fundamentais. Embora estas instruções tenham sido dadas à nação de Israel num sentido literal, todo este livro contém grandes verdades espirituais para nós hoje e responde a muitas perguntas. Eu fico muito contente porque muitas pessoas estão ganhando um conhecimento mais profundo das verdades bíblicas, e através do livro de Levítico estão compreendendo melhor o NT. E este capítulo 17 não é exceção a isto.
Como você sabe, a partir deste capítulo entramos na 5ª e última divisão do livro de Lv. Será que você se lembra de todo o esboço do livro? Vamos lá, tente se lembrar... Bom, deixe-me ajudá-lo...
Levítico pode ser dividido em 5 grandes porções:
1.Leis sobre os sacrifícios e ofertas–cap.1-7
2.Início oficial do cerimonialismo–cap.8-10
3.Leis sobre a purificação–cap.11-15
4.Leis sobre o dia da expiação nacional–cap.16e,
5.Leis da Santidade–cap.17-27
Lembrou-se? É isso mesmo... a partir de agora, nesta 5ª divisão vamos ver as Leis da santidade...
E, o tema específico deste capítulo é o lugar único do sacrifício e a importância do sangue. A presença santa de Yahweh entre o Seu povo exigia uma visão correta da singularidade dos sacrifícios instituídos e também uma visão correta da importância do sangue como um substituto para a vida.
Bem, querido amigo, vamos estudar estes 16 versos em 5 porções para podermos extrair todas as suas lições.
Em 1º lugar, nos vs.1-2 encontramos uma formula introdutória para a regulamentação.
No conteúdo destes versos; assim, como o início das 5 outras regulamentações em 1.1; 4.1; 6.1; e, 7.22 e 28 a expressão: “Disse o Senhor a Moisés” (17.1) indica que esta matéria, como essas outras mencionadas ttinham a autoridade da revelação divina. Isto quer dizer: essas regulamentações deveriam fazer parte do corpo do ensino sacerdotal e deveriam ser comunicadas a todos os israelitas como ordem clara da parte de Deus. A expressão: “e a todos os filhos de Israel” indica que se fossem observadas, se fossem obedecidas, essas ordens ajudariam Israel se manter como nação distinta em meio a tantos povos, mas se essas ordens fossem desrespeitadas, certamente eles sofreriam conseqüências.
E a expressão: “Isto é o que o SENHOR ordenou, dizendo:”... mostra que era uma palavra vinda diretamente do Deus santo, que queria santidade em seu povo.
É assim a palavra de Deus. Nos avisa, nos ensina, nos estimula à obediência, mas ao mesmo tempo nos mostra também a conseqüencia da desobediência. Como você tem se relacionado com a Palavra de Deus? Tem sido um mero ouvinte ou tem obedecido criteriosamente os seus ensinos? Reflita sobre a sua situação diante de Deus e da Sua Palavra...
E, na seqüência do texto...
Em 2º lugar, nos versos 3-7 encontramos a regulamentação que proibia a imolação de animais sem oferecê-los ao Senhor.
Em relação a esses versos é importante fazermos alguns esclarecimentos:
1)Surge uma pergunta a partir dos vs.3-4: Por que Deus indicou um lugar específico e exclusivo para a adoração? A resposta nos ajuda a perceber o cuidado de Deus para com o seu povo: o culto num local específico, isto é, no tabernáculo, era uma proteção para que os israelitas não se assemelhassem com a prática pagã, de adorarem seus deuses em inúmeros altares, cf. veremos em Dt 12.1-5 e 29-31. Deus tinha um lugar determinado para o seu culto. No tabernáculo a atenção do adorador se concentraria na revelação especial de Deus e na Sua presença entre eles. Deus não queria e não poderia ser adorado como um deus pagão qualquer.
2)Mas, pergunta-se ainda: os israelitas podiam ou não matar animais para comer? A resposta é sim. Mas, qualquer matança de animais tinha implicações religiosas.
Aqui não está se falando de ofertas cerimoniais de sacrifícios. Quando analisamos cuidadosamente este trecho percebemos que o assunto são os animais que serviam de alimento para o povo de Deus, e Deus exigia que a refeição fosse feita na sua presença. Com isso Deus também expulsava os deuses pagãos do meio do povo.
Geralmente se comia carne depois da oferta pacífica, conf. já estudamos em 7.11-18. E nas outras ocasiões em que se matava um animal, mesmo se fosse uma caça, foram estabelecidas regras, como veremos nos vs.13 e 14 que tinham o objetivo de lembrar ao israelita o seu relacionamento com Deus, que em última análise é quem provia o alimento para o israelita.
3)Em relação a expressão do v.4: “a tal homem será imputada a culpa do sangue” confirma que Deus exigia que todo animal que fosse abatido tivesse uma ligação com o tabernáculo para que o israelita lembrasse do Senhor seu Deus. Essa carne não deveria ser ingerida onde o adorador achasse mais conveniente, não! O nosso Deus é muito zeloso. A desobediência a essas determinações trazia culpa de sangue, ao invés de proporcionar perdão, fazia o adorador ser punido com a morte.
Mas, ainda temos uma outra pergunta: Por que Deus era tão exigente sobre isto? Se uma família fosse ter um cordeiro de jantar amanhã à noite, os membros da família deviam levar o cordeiro à porta do tabernáculo para matá-lo. O objetivo divino com esta lei é quebrar aquele passado sórdido dos israelitas, o passado que eles experimentaram na terra no Egito. Deus entregou essa lei ao povo porque eles adoravam todo o tipo de animais, e sempre usavam o sangue desses animais e o sacrifício para a idolatria.
Querido amigo, quando os filhos de Israel estavam no deserto, eles não tinham muita carne para comer. Penso que o incidente das codornizes comprova isso. Os israelitas se queixaram bastante porque não tinham carne para comer. A verdade é que todas as nações da Antigüidade, e hoje em dia as nações do oriente, não tem muita carne para a população comer. Alguns povos, por causa disso, chegam a ser vegetarianos na sua dieta. O animal limpo que iria servir de alimento para o israelita devia ser morto na porta do tabernáculo. O sangue seria espargido sobre o altar, e a gordura seria oferecida a Deus como um aroma agradável, isto é, como um perfume agradável. Era como uma oferta pacífica, embora o restante do animal fosse devolvido ao seu dono, para que este pudesse preparar sua refeição.
4)Entende-se que essa legislação era provisória, pois era para o período de Israel no deserto, pois ao chegar na Palestina e habitar por toda a terra já não seria possível que toda carne fosse levada ao Tabernáculo, cf veremos em Dt 12.20-28.
5)E finalmente em relação ao v.7, a expressão: “Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, com os quais eles se prostituem” deve ser muito bem entendida. Essa palavra demônio, no hebraico quer dizer: “bode de pelos compridos” e elas nos remetem a um tempo bem antigo na vida da nação ainda quando estavam no Egito. Havia a superstição de que demônios assombravam certas regiões do deserto, cf. Is 13.21 e 34.14 e os egípcios faziam oferendas a esses ídolos que tinham forma de bodes em poses imorais. Israel como uma nação era simbolicamente casada com Yahweh, a adoração a esses ídolos imorais era uma apostasia e indicava a falta de fidelidade a Deus. Deus era tudo quanto Israel precisava para sua proteção e sua subsistência, portanto qualquer sacrifício a outro ser que não fosse Deus estava fora de cogitação.
Os israelitas foram, portanto, advertidos acerca desta questão de adorar estes deuses da natureza. Se um homem matasse um animal limpo longe do tabernáculo, com toda aquela educação idólatra que havia recebido, ele naturalmente iria oferecer o sangue do animal ao deus Pan. Por isso Deus disse, "Não faça isso. Traga o animal para a porta do tabernáculo." Você consegue compreender o que Deus estava tentando fazer? O perigo constante de idolatria e imoralidade está de volta, por causa dessa questão de adoração da natureza. A natureza que Deus criou é muito boa, mas nós não devemos exaltá-la ou adorá-la. Deus é quem criou todas as coisas, e a Ele devemos recorrer em caso de necessidade e de dúvidas. Não devemos procurar resposta na natureza, nas coisas criadas. Muitas pessoas cometem o erro de consultar os astros, de procurar nos horóscopos a solução para os seus problemas. Precisamos reconhecer que o objetivo divino com esta lei é simplesmente proteger Seu povo, e Ele quer nos proteger ainda hoje.
Em 3º lugar, nos vs.8-9 encontramos a regulamentação que proibia que os sacrifícios fossem feitos fora da área do tabernáculo.
Literalmente são essas as palavras do texto: "Dize-lhes, pois: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que oferecer holocausto ou sacrifício, e não o trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecê-lo ao Senhor, esse homem será eliminado do seu povo." É muito importante vermos que Deus se preocupa com nossa fidelidade a ele até mesmo naquilo que comemos. Deus nunca permitiu que alguém fizesse uma oferta sem que dela participasse. A oferta do holocausto não voltava para o ofertante, pois o sangue pertencia ao Senhor. Parte da oferta era para ser comida pelo ofertante e por seus convidados lá em frente ao tabernáculo.
Esta proibição que alcançava também o estrangeiro objetivava desencorajá-los a sacrificar a deuses pagãos em meio ao arraial israelita onde Deus estava presente. E, a implicação para nós cristãos é clara: necessitamos de um maior sentimento de temor e reverência ao nos aproximarmos do Deus criador do mundo e dos homens.
Em 4º lugar, nos vs.10-12 encontramos a regulamentação que explica a base lógica sobre o sangue que nunca deveria ser comido deliberadamente. Acompanhe comigo a leitura desses versículos: "Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: Nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrina entre vós, o comerá”.
O grande princípio que temos aqui no versículo 11 é que a vida da carne está no sangue. Uma pergunta que surge é por que alguém desejaria comer sangue? Não parece estranha essa pratica? Não é esquisita essa vontade? Bom, esse desejo que para muitos é estranho se explica porque no mundo daqueles dias o consumo de sangue era bem normal. Era comum os antigos pagãos considerarem o sangue como fonte de vida e até com um poder mágico. Ainda hoje, alguns povos primitivos crêem que se ingerirem o sangue de um boi a força daquele animal passa para quem o bebeu. Ora, se ainda hoje ainda se crê assim, certamente naqueles dias essa crença era bem difundida e Deus queria que os israelitas não cressem dessa maneira pagã. A força e a energia que precisamos está totalmente em Deus.
E essa explicação tem todo sentido, pois o Senhor Jesus mesmo disse em Jo 6.53-56: “Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele”. Quando ele disse: "Quem beber o meu sangue tem a vida eterna”, Ele esta dizendo que toda pessoa que aceita pela fé que ele derramou o seu sangue pelos pecados dessa pessoa, essa mesma pessoa recebe a vida eterna. Você crê nisso? Espero que Jesus seja o teu alimento e a sua bebida espiritual.
Mas, surge ainda uma outra questão: Como entender a expressão que diz: a vida está no sangue? Essa é uma pergunta bem importante, e a resposta deve ser bem entendida. Precisamos entender que o sangue é fundamental à vida. Embora saibamos que a morte cerebral é que determina o fim da existência de uma pessoa, sabemos também que basta interromper o fluxo de sangue de um braço ou de uma perna ou de um outro membro qualquer para que esse membro morra. A pessoa pode sobreviver sem alimento por várias semanas, sem água por alguns dias e sem a respiração por alguns minutos, mas se o coração deixar de bombear o sangue para os membros, logo-logo esses órgãos entrarão em falência. Entendia-se que ao se retirar o sangue de uma pessoa ou animal estava se retirando a vida desse ser. Por isso a proibição divina, principalmente porque a vida pertencia somente a Deus.
Querido amigo, há ainda um outro detalhe importante: é que Deus tinha estabelecido que o sangue do animal servia a um objetivo sagrado. Derramado sobre o altar era a evidencia de que o animal pagara com a sua vida o preço do pecado. Representava que a vida do pecador estava sendo entregue ali no altar por causa do seu pecado. Graças a Deus por termos em Jesus o nosso suficiente substituto que derramou seu sangue em nosso favor para nos libertar do pecado.
Querido amigo, a compreensão sobre a pecaminosidade do ser humano e o poder do sangue de Cristo são a chave para a solução do problema humano. O que é que pode me purificar do meu pecado? Somente o sangue de Jesus. O que é que pode me santificar? Somente o sangue de Jesus. Onde encontro perdão para as minhas transgressões. Somente o sangue de Jesus. Toda minha purificação, toda minha santidade, todo o meu perdão, dependem apenas de algo maravilhoso: do sangue precioso do Senhor Jesus Cristo.
Em 5º lugar, nos vs. 13-16 encontramos as regulamentações sobre o sangue da caça que era apanhada no campo. Encontramos nestes versos essas orientações específicas. Embora a grande maioria desses animais limpos não pudesse ser oferecidos em sacrifício, o sangue deles também deveria manuseado de modo a serem respeitadas essas regulamentações. Deveria ser drenado no chão quando a vítima era abatida e depois coberto com o pó. Num simbolismo interessante, através dessa atitude, a vida voltada a terra de onde viera. Embora a reverência a vida esteja indicada nesse procedimento não podemos nos esquecer também do aspecto higiênico que devia ser levado em conta.
Essas orientações deveriam ser observadas tanto pelo israelita como pelo estrangeiro sob pena de levar sobre si a sua iniqüidade.
Para nós cristãos todo esse simbolismo através do sangue é significativo. Além da justificação e do perdão mediante o sangue de Cristo, obtemos acesso a Deus pela fé no sangue de Cristo e experimentamos a vitória contra o maligno pelo sangue de Cristo.
Bom, querido amigo, concluímos o estudo de mais um cap. de Lv. Hoje vimos a importância do sangue em todo o seu simbolismo.
Minha oração é que você tenha sido edificado por essas lições.
Escreva para nós compartilhando suas experiências.
Que Deus te abençoe,
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário