domingo, 3 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Tiago 1.1-8

Tiago 1.1-8
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com prazer renovado que entramos em sintonia com você para mais uma etapa do nosso estudo da Palavra de Deus. Como você bem sabe o objetivo desse programa é estudar a Bíblia toda, pois cremos que o seu estudo contínuo e sistemático nos ajuda a adequar a nossa vida à vontade do Senhor. A vontade divina está expressa claramente em todas as páginas da Bíblia Sagrada. Assim ao darmos seqüência ao estudo do livro de Tiago devemos ficar atentos porque aqui encontraremos declarações da vontade de Deus para as nossas vidas. Você sabe que logo no início dos nossos programas dedicamos alguns minutos para 2 atividades. Em 1º lugar quero registrar o e-mail que recebemos do Paulo, nosso ouvinte de São Paulo, capítal. Foi essa a sua mensagem. 1002“Querido irmão Pr. Itamir. Continuo firme sintonizado no ATRAVÉS DA BÍBLIA, programa que tem me edificado e fortalecido na Palavra. No programa de hoje, ao introduzir a carta de Paulo a Tito, o irmão se referiu ao poeta Epimênides, que 'elogiou' o comportamento dos cretenses, surgindo até o então neologismo 'cretizar'. Estive imaginando se o termo 'cretino' não nasceu aí”. Paulo Wilson Holland - São Paulo (SP) – email. Prezado Paulo, querido irmão, muito obrigado, por sua audiência e por seu interesse no programa. O nosso propósito é esse mesmo, de comunicar a Palavra de Deus de forma clara e simples com a finalidade de muitos poderem entender e aplicá-la em suas vidas. De fato, como lhe respondi no e-mail é possível que o nome da cidade de Creta tenha dado origem a diversos adjetivos com base no comportamento dos seus habitantes. Mas o que nos chama a atenção é a visão de Paulo, de fazer ali da ilha de Creta um polo, um centro do evangelístico, para que a partir dali, muitos pudessem espalhar o evangelho de Cristo por todo o império romano. Essa percepção devemos buscar em Deus, para que aproveitemos todas as oportunidades que ele nos oferece. E, agora, em 2º lugar convido-o à outra atividade inicial dos nossos programas. Vamos nos colocar diante de Deus, orando e pedindo as bênçãos divinas para o nosso projeto e para o estudo de hoje: Senhor Deus obrigado porque nos ouves. Te pedimos Pai, conceda-nos a iluminação do Espírito Santo para compreendermos tua Palavra e aplicá-la em nossas vidas. Obrigado porque hoje iniciamos o estudo da carta de Tiago. Que possamos ouvir a tua voz e termos do senhor capacitação para obedecê-lo. Pai, pedimos também que o Senhor continue nos abençoando na realização desse projeto. Que possamos completá-lo na tua dependência. Oramos em nome de Jesus Amém.
Querido amigo hoje iniciamos o estudo do texto da carta de Tiago. Vamos estudar Tiago 1.1-8
1.1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações. 2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. 5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
Ao iniciarmos os nossos estudos no texto dessa carta escrita por Tiago é bom lembrarmos que os destinatários dessa carta, os cristãos para quem Tiago escreveu essa carta provavelmente estavam sofrendo duras provas e prerseguições. Estavam dispersos, enfrentando as dificuldades por confessarem Jesus Cristo como Senhor de suas vidas.
Por essa razão Tiago escreveu, para animar, para encorajar, para fortalecer e preparar os crentes em Cristo para vencerem os testes, apropriando-se da sabedoria de Deus.
Dentre as questões mais interessantes dessa carta está a questão da relação entre fé e obras.
Como dissemos anteriormente o livro de Tiago é muito pratico. Em seu livro, Tiago trás a experiência de fé aplicada ao dia a dia da nossa vida.
Em várias situações é necessário exercitarmos a nossa fé.
E, por todo o livro encontramos situações em que devemos enfrenta-las com fé:
1. Fé diante das provações (Tiago 1:4)
2. Fé diante das necessidades das pessoas (Tiago 2:8)
3. Fé para controlar a língua (Tiago 3:2)
4. Fé para lidar com conflitos relacionais (Tiago 4:1)
5. Fé para lidar com pressões e doenças (Tiago 5:1-17)
A fé que Tiago ensina é a expressão de uma confiança de que o que Deus diz deve ser seguido. É a expressão de que sendo eu um discípulo do Senhor Jesus se eu fizer o que Ele diz, eu obterei bons resultados. Por isso, vamos encontrar nesse texto:
Ensinamentos sobre os testes na vida cristã
Tiago 1.1-8
Introdução
Ao se estudar esta importante carta neo-testamentária, percebe-se que o propósito do autor é demonstrar que a religião verdadeira – o cristianismo que agrada o coração do Senhor – é constituído de uma fé operante. Percebe-se que Tiago deu grande importância às obras, como resultados da fé. Podemos alistar cinco resultados da vida de fé:
1) Diante de provações, A FÉ ME LEVA A TER UMA ATITUDE DE GRATIDÃO
2) Diante de pessoas diferentes de mim, A FÉ ME FAZ UMA PESSOA SENSÍVEL
3) Diante da vontade de fazer fofoca, A FÉ CONTROLA MINHA LÍNGUA
4) Diante dos conflitos relacionais A FÉ ME FAZ UM PACIFICADOR
5) Diante das pressões e doenças, FÉ ME FAZ UMA PESSOA DE ORAÇÃO
Mas uma das maneiras de termos uma fé genuína, forte, e firmada no Senhor é ter a nossa fé aprovada, depois de ser submetida aos testes que o Senhor mesmo permite que passemos, visando nossa aprovação. Conforme Paulo disse em 1Co 10.13, Deus mesmo nos dá o escape diante dos testes. Neste texto de Tiago aprendemos que:
Deus usa os testes circunstanciais para fortalecer a fé do verdadeiro cristão.
Nestes versículos iniciais de Tiago encontramos três ensinamentos sobre os testes na vida cristã:
O 1º ensinamento refere-se aos testes, vs.2
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,

1. Definindo o termo – dokimazo – experimentar, testar, colocar à prova,
2. Definindo o termo – peirazo – experimentar, testar, colocar à prova,
3. Confirmação – devemos saber, o cristão deve conhecer como Deus atua em sua vida para forjar nele o caráter de Cristo.
4. Quantidade das provações – são variadas, são circunstanciais, todos os eventos em que estamos envolvidos podem ser um teste para a nossa fé.
5. O propósito dos testes – Provação da fé. Se a vida cristã é uma vida de fé, temos que ter uma fé amadurecida para nos apresentarmos sempre bem, diante do Senhor.
O 2º ensinamento refere-se aos benefícios dos testes, vs. 3-4
3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

1. Perseverança, vs. 3 - paciência
2. Perfeição, vs. 4 - maturidade
3. Integridade, vs. 4 – vida correta, vida
4. Sem deficiência, vs. 4 – completa, sem ter falta de algo
5. Fé aprovada, vs. 4 – fé sólida, não vacilante, fé que olha para Jesus, o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2)
O 3º ensinamento refere-se às maneiras corretas de enfrentar os testes, vs. 5-8
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
1. Com toda a alegria, vs. 2 – tende por motivo ... é uma ordem, é um imperativo,
2. Buscando sabedoria em Deus, vs. 5 – sabedoria para entendermos não o porque, mas para que: para nos tornar maduros
3. Buscando a sabedoria com fé, vs.6 – buscar sabendo que Deus concede livremente, liberalmente, ele é a fonte de toda sabedoria, que é o temor a Deus (Pv 1.7)
4. Buscando sabedoria sem duvidar, vs. 6-7 – a fé é o oposto da dúvida, se duvidamos não somos atendidos. ...ajuda-me na minha falta de fé...
5. Buscando sabedoria com constância, vs. 8 – Se queremos entender o processo de Deus conosco devemos ser constantes, nessa procura; devemos nos empenhar para entender como Deus atua em nós e pore nós.
Conclusão
1. O objetivo de Deus é ver nossa fé confirmada, amadurecida.
2. Deus nos concede o recurso da oração, ela é o canal para podermos conversar com Deus
3. Deus quer nos abençoar, ele sempre quer o melhor para nós
4. Deus deseja a nossa aprovação, enquanto o inimigo quer que você caia,
5. Você está disposta a deixar Deus tortná-lo semelhante a Cristo?
Que o Senhor Deus te abençoe, e solidifique a sua fé. Submeta-se a Ele, pois ele tem sempre o melhor para nós. Um abraço. Até o próximo programa.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário