domingo, 3 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Tiago 1.2-4,12

Tiago 1.2-4,12
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Agradecemos a sua sintonia e a sua audiência. Você que tem sido fiel em nos acompanhar nos trás muita alegria por sabermos do seu interesse no estudo da Palavra de Deus. Somos gratos a Deus pois Ele tem despertado o seu interesse e também o interesse de muitos irmãos no estudo sistemático que temos feito. Estamos estudando nesses programas a carta de Tiago, uma carta extremamente prática e aplicável à nossa vida. Hoje continuamos estudando o capítulo 1 onde Tiago nos orienta com grande clareza como devemos entender, e reagir diante das provações ou tentações a que somos submetidos. Na verdade, cada circunstância em nossas vidas é um teste cuja finalidade é fazer-nos crescer e amadurecer em nossa vida crista, e, por isso e porque, certamente teremos lições importantes para aprender e aplicar em nossas vidas sugiro a você abrir a sua Bíblia e e o seu caderno de anotações para acompanhar atentamente o estudo da Palavra de Deus. Depois você pode escrever compartilhando como Deus falou ao seu coração. E é exatamente isso que o nosso irmão Maquita da cidade de Beira, em Moçambique fez, enviando-nos esse e-mail. 1003 “Saudações em Cristo, Pr. Itamir Neves. E com grande alegria que retorno a escrever para o senhor depois de muito tempo, estava trabalhando fora da cidade onde não há acesso de sistemas de comunicação, por um ano e meio, mas agora já voltei, estou em Beira continuo ouvindo os vossos programas e ajudei algumas pessoas a sintonizar a emissora e gostaram do programa "Através da Bíblia" por ser de extrema edificação. Que Deus vos abençoe! o vosso trabalho cá fora esta levando pessoas a se firmarem mais nos seus compromisso com o Senhor, e assim renunciam a vida antiga para nova vida, conf. II Co 5:17. Continuem, estamos usufruindo as bênçãos de Deus através de vocês. Ao longo dos dias enviarei os meus estudos por correspondência, logo que transferir a minha família definitivamente para Beira. Saudações para toda equipe da RTM que o Senhor vos retribua e recompense o vosso trabalho, Amem.” Alberto Maquita - Mocambique – Beira – email. Querido amigo obrigado por essas Palavras de reconhecimento e enconrajamento. Esse é o nosso objetivo. Desejamos que através desse programa muitos sejam abençoados e desafiados a viverem de modo cada vez mais agradável a Deus, demonstrando ao mundo a realidade do reino de Deus. Muito obrigado por suas palavras de incentivo. Agora, quero convida-lo para aquele momento importantíssimo do nosso programa, quando buscamos a presença do Senhor. Vamos orar pedindo as bênçãos divinas para esse projeto de estudo da Palavra de Deus: "Pai amado, somos gratos por tua companhia conosco e por tua misericórdia . Pai diante disso buscamos a iluminação do teu Espírito. Que o Senhor fale a cada coração. Senhor, de modo especial pedimos as tuas bênção para os nossos irmãos moçambicanos. Fortaleça-os na fé e que possam ser usado pelo Senhor para ganharem muitos patrícios seus para Cristo. Pedimos também Senhor, que tu nos dê forças para concluirmos esse projeto na tua força. Oramos em nome de Jesus. Amém!"
Querido amigo continuamos estudando a carta de Tiago e hoje, especificamente nos deteremos em quatro versos muito importantes, pois tratam sobre o tema dos testes a que somos submetidos continuamente. Vamos estudar Tg 1.2-4 e mais o verso 12.
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. 12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
Ao refletirmos sobre esses versos, dando seqüência ao que dissemos no programa passado, lembramos das palavras de Jesus quando nos ensinou a orar. Na “oração do Pai nosso”, no modelo de oração que Jesus ensinou, ele revelou não somente a simplicidade com que devemos orar, mas também revelou a espiritualidade com a qual devemos nos aproximar de Deus. Assim como na quinta petição da oração modelo o pedido foi para o perdão dos pecados passados, no sexto pedido Jesus mostrou que devemos nos preocupar com as possibilidades dos pecados futuros. Ele nos lembrou do poder do tentador para enganar e destruir. Graças a Deus, não temos que lutar com o diabo sozinhos; o Senhor prometeu ajudar-nos! Jesus, nesta petição, ensina-nos como apelar a Deus por essa ajuda, por esse auxílio.
A frase ... e não nos deixes cair em tentação ... (Mt 6.13) sugere a necessidade da orientação de Deus nas decisões da vida. Essa orientação que devemos buscar em Deus foi confirmada pelo profeta Jeremias, que afirmou: Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos (Jeremias 10:23). Precisamos olhar para Deus, para que nos mostre o caminho que devemos tomar.
A frase ... e não nos deixes cair em tentação ... (Mt 6.13) deve revelar a intenção do nosso coração, deve expressar o desejo de não somente nos abster ... de toda forma de mal ... (1 Tessalonicenses 5:22), de não somente fugirmos de toda forma de maldade, mas também de agradá-lo em tudo (conf. Cl 1:10). Esse propósito exige de nós mesmos a maior sobriedade e vigilância contra as várias ciladas do diabo para que não sejamos mais conduzidos ao pecado (conf. 1Pe 5.8). Esse propósito de vivermos vidas santas exige que estejamos constantemente em contato com a Palavra de Deus, lendo-a diariamente e meditando sobre nas suas orientações continuamente, principalmente porque sabemos que elas revelam o caminho no qual devemos andar (Salmo 119:105).
As palavras ... livra-nos do mal ... (Mt 6.13) sugerem a necessidade do poder de Deus nos perigos da vida, pois ... o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca ... (Mateus 26:41); mas Deus ... é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós ... (Éfesios 3:20). Aqueles que são “guiados pelo Espírito” através de sua orientação serão capazes de mortificar ... os feitos do corpo ... (Romanos 8:13-14) e produzir ... o fruto do Espírito ... (Gálatas 5:22). Quando formos assim ... fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior ... (Éfesios 3:16), Cristo habitará em nós; estaremos libertados do mal.
Além disso, Deus promete dar o escape, pondo limitações às tentativas de quem quer nos destruir. Ele promete nunca deixar-nos passar por testes acima de nossa experiência humana normal ou de testes para os quais não haja escapatória: Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (1Coríntios 10:13). Com esta garantia podemos enfrentar os testes da vida com esperança na libertação que Deus mesmo nos dará.
O capítulo um de Tiago oferece algumas sugestões práticas que nos ajudarão a viver e encarar com sabedoria as diversas situações do dia-a-dia. Neste capítulo maravilhoso, Tiago examina primeiro o desafio dos testes, mostrando como devemos responder a eles. Então ele examina o processo da salvação, mostrando como podemos viver a vida justa que Deus espera de nós. Sugiro a você que leia este capítulo enquanto examina comigo esta lista de exortações práticas para lidar com os testes:
1) Aceite as provações da vida com alegria, sabendo que elas farão de você uma pessoa melhor (Tiago 1:2-4).
2) Peça a Deus sabedoria para que você possa saber como vencê-las (1:5-8).
3) Reserve tempo para lembrar com prazer e gratidão as bênçãos espirituais que você possui, não importa qual seja a sua condição física (1:9-11).
4) Pense no prêmio que Deus prometeu àqueles que perseverarem (1:12).
5) Não culpe Deus quando você é tentado e cai; mas agradeça-lhe pelas boas dádivas que ele lhe dá e por procurar salvá-lo de seus pecados (1:13-18).
6) Esteja pronto para ouvir o que Deus diz, tardio para responder, e tardio para enfurecer-se, quando não concordar (1:19-20).
7) Em vez de resistir à verdade, afaste o mal e receba com mansidão a palavra implantada em você (1:21), não sendo apenas ouvinte da palavra; mas sim obedecendo ao que Deus mandar (1:22-25).
Quando aplicarmos estas exortações práticas, em vez de sermos vencidos pelo pecado, praticaremos uma ... religião pura e sem mácula ... (conf. 1.27), tornando-nos incontaminados do mundo (Tiago 1:27).
Mas, agora, surge a pergunta: afinal, a que somos submetidos? Como encarar as situações do dia-a-dia. Qual o papel de Deus, do diabo, e, qual o nosso papel nessas situações? Para respondermos essa questão, o título para esses versos é:

Provação, Tentação ou Teste?
Tg 1.2-4, 12
Introdução
Precisamos entender que todo homem que passa pela experiência da regeneração, entra, numa nova etapa de vida: na etapa da vida espiritual (conf. 2 Co 5.17; Ef 2.1-7). Como Paulo diz, nós fomos libertos do império das trevas e transportados para o reino do Filho do amor (de Deus) (Cl 1.13).
Com essa mudança, todo cristão passa a experimentar em sua vida um conflito espiritual, no qual deve lutar com a armadura de Deus (Ef 6. 12-18).
O uso dessa armadura nos ajuda na obtenção de conquistas nessa batalha já ganha por Jesus Cristo. Mas, para nos prepararmos para essa batalha devemos entender algumas verdades preliminares:
São três as verdades que necessitamos saber:
1. Deus é soberano sobre todas as situações - Mt 10.29/31
2. Deus permite todas as circunstâncias em nossas vidas - Rm 8.28
3. Todos são tentados, pela própria cobiça (tentações não são pecados) – Tg 1.14
III - A MANEIRA D
Conclusão
Afinal, provação, tentação ou testes? Conforme vimos, todas as situações vividas podem ser encaradas como testes para a nossa fé. Dependerá das nossas reações.
Se buscarmos resolver cada situação pela nossa própria força e com os recursos que o mundo ou o diabo nos oferecem, certamente estaremos num processo de tentação e corremos o sério risco de cairmos na tentação e desagradarmos a Deus.
Se, por outro lado, buscarmos resolver cada situação com os recursos, com o escape que Deus providencia para nós, se dependermos de Deus, certamente estaremos num processo de provação e caminhamos com segurança para usufruir as bênçãos divinas.
Deus te abençoe nas suas reações. Um abraço. Até o próximo programa.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário