terça-feira, 5 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Tiago 5.7-11

Tiago 5.7-11
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero saudá-lo, desejando sobre você e toda a sua família as mais preciosas bênçãos do Senhor. É um prazer estar junto com você nesse encontro em que temos estudado a Palavra do Senhor e especificamente hoje nos alegramos muito ao darmos sequência aos nossos estudos na carta de Tiago. Como temos repetido, para nós é muito bom saber que você está dedicando esse tempo específico para a meditação na Palavra de Deus. Aproveito a oportunidade para lembrá-lo que daqui a quatro programas estaremos iniciando nossos estudos no livro do profeta Joel. Prepare-se convidando algum irmão ou algum parente para estudar com você essas profecias que são a viva voz de Deus para nós que somos o seu povo. Você sabe que o estudo contínuo da Bíblia é um dever de todos, pois ela é nosso alimento espiritual. Portanto, não perca essa oportunidade de se alimentar do genuíno leite espiritual que nos dá crescimento para vida cristã madura. No início desse programa quero registrar as palavras do V. J. que nos escreveu da cidade de Marília, no estado de São Paulo. Foram essas as suas palavras: 1017 “Quero agradecer pelo maravilhoso trabalho e pela dedicação em ajudar a todos nós através de cursos, livros e cartas de fortalecimento e apoio. Agradeço a Deus por todos da Rádio Trans Mundial. Tenho me disposto a buscar a direção de Deus. Quero modificar a cada dia a minha vida pelo arrependimento e conversão e obediência à Palavra de Deus.” V.J.- aluno e presidiário – Marília – SP – carta. Querido amigo, muito obrigado por suas palavras. Ficamos muito alegres quando recebemos essas palavras de apoio, afinal o nosso propósito é esse: tanto estudar a Bíblia com vocês como manter esse diálogo sempre produtivo com cada um de vocês. Temos dado graças a Deus pela acolhida tão fraterna que temos tido do nosso programa. Louvamos a Deus pela vida de todos vocês que nos trataram com muito carinho. Mas ficamos também muito alegres quando ouvimos que temos irmãos que desejam cada vez mais adequar suas vidas mediante a Palavra de Deus. Nossa oração é que esses estudos possam ajudá-lo no seu comprometimento com Deus. Obrigado por suas orações em favor do programa. Saiba também que continuaremos orando por você. Conte com o nosso apoio. Por isso mesmo quero convidar a todos vocês e você especificamente a nos colocar então diante do Senhor com nossos pedidos e agradecimentos. Por isso oramos assim: "Querido Deus e Pai, chegamos à tua presença reconhecendo tua soberania, teu poder, tua onisciência. Reconhecemos que tudo conheces e sabes que necessitamos da iluminação do teu Espírito para o nosso estudo de hoje. Pai misericordioso, te pedimos então que tenhamos nossas mentes abertas para ouvirmos Tua Palavra e capacitação para obedecê-la. Abençoa o teu filho V.J. lá em Marília. Oramos em nome de Jesus Cristo, Amém"!
Querido amigo hoje o nosso alvo é estudarmos mais um parágrafo do capítulo cinco de Tiago, o último capítulo dessa carta. Vamos estudar o texto de Tg 5.7-11. Esse texto nos apresenta um assunto instigante. Vamos refletir sobre a necessidade da paciência no desenvolvimento da vida cristã. Vamos estudar sobre a paciência.
Quando pensamos nesse tema, percebemos que ele é vital para o desenvolvimento da vida cristã e lembramos das palavras de Jesus que certa vez contou uma parábola sobre como plantar e ter paciência. Essa é uma das parábolas que ilustram o reino de Deus. É uma parábola registrada apenas por Marcos.
Jesus disse assim: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra, depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa (Marcos 4:26-29). Para entendermos essa parábola nos servimos de uma expressão nos Salmos, característica especialmente de Davi, quando disse: Espera pelo SENHOR; tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR (27:14). Esperar e ter paciência é a mensagem da parábola da semente que cresce. Marcos a coloca entre as parábolas do reino, parábolas que Jesus contou quando estava ensinando junto ao Mar da Galiléia, as quais Mateus registrou no capítulo 13 do seu evangelho. Ela estava provavelmente entre aquelas parábolas que Jesus contou somente aos seus discípulos (Mateus 13:36; Marcos 4:10), e, portanto, tinha específica, senão exclusiva, aplicação aos discípulos
A parábola parece ser tão simples e direta que não precisa de interpretação especial, e Jesus não dá nenhuma, mas ela tem despertado considerável discordância. Quem é o semeador? Jesus ou seus discípulos? Quando é a colheita? Dentro do tempo ou no seu fim? Qual processo é ilustrado? O crescimento espiritual do discípulo individual ou o progresso do reino como um todo? Diversos estudiosos reconhecem a dificuldade dessa parábola nos seus comentários.
Provavelmente o problema começa com explicações demais sobre matérias que não são a ênfase da história de Jesus. A ênfase e o foco da parábola não está no semeador ou no campo, mas sobre o demorado processo pelo qual uma semente (um grão) de trigo plantada germina e desenvolve-se até a maturidade por meio um poder que não está em si mesma. Para acompanharmos esse processo de transformação do grão em planta é requerida paciência do agricultor. Em adendo a isso existem duas etapas bem movimentadas no crescimento das plantações: o tempo de semear e o tempo de colher. No meio dessas duas etapas temos meses de espera paciente por um processo que está além do poder humano para operar suas maravilhas. Enquanto isso, o agricultor não fica parado esperando, ele se ocupa com outras tarefas, desenvolvendo o ciclo normal de trabalhar e dormir. O comportamento do agricultor não reflete um ócio despreocupado, mas o simples reconhecimento de que o que acontece agora não é mais trabalho seu, mas é o trabalho de Deus que faz com que a semente germine e cresça. Há tempos quando a única coisa sensata a fazer é esperar e confiar pacientemente. A paciência, nesse caso é a gerente do comportamento agrícola.
O foco da parábola do semeador (Mt 13.1-9) estava no solo, a influência do coração no que acontece à semente do evangelho plantada. Nessa parábola da semente crescendo (Mc 4.26-29), o foco é o processo pelo qual o evangelho atinge seu propósito numa mente receptiva. A parábola parece ser contada principalmente àqueles que estão semeando a semente do reino e é uma exortação à confiança paciente. Quando os discípulos do Senhor tiverem espalhado diligentemente o evangelho pelo mundo eles precisarão confiar nos resultados do espantoso poder de transformação que Deus à sua mensagem (Romanos 1:16). A ausência de resultados imediatos nunca deverá impedi-los de pregar entusiástica, confiada e continuamente a palavra de Cristo em todas as ocasiões e em todos os lugares. Eles devem prosseguir com o seu trabalho esperando pacientemente no Senhor, os resultados que ele vai produzir. Pela necessidade da paciência para o desenvolvimento da vida cristã e do ministério, entendemos que o melhor título para nossa reflexão é:
A necessidade da paciência
Tg 5.7-11
Introdução
Quando pensamos no desenvolvimento da vida cristã e nas responsabilidades que temos a cumprir, reconhecemos que há trabalho para fazermos, mas “a excelência do poder é de Deus e não de nós” (2 Coríntios 4:7). Conforme Deus uma vez lembrou a Moisés, não importa muito quem somos; importa lembrar quem é ele (Êxodo 3:10-14). Por esta razão não faz nenhuma diferença se a semente do evangelho é plantada por algum doutor em agricultura espiritual ou por algum santo recém-convertido, a semente germinará e crescerá pelo poder de Deus! Como o apóstolo Paulo uma vez observou a alguns cristãos impressionados com pregadores e suas habilidades: Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos, por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus (1 Coríntios 3:5-6). O crescimento vem de Deus e vem no tempo que ele quer, portanto é necessário paciência.
Mas isto não é apenas um problema daqueles que pensam muito orgulhosamente nas habilidades humanas, mas também daquelas almas humildes que ansiosamente se atormentam pela sua própria incapacidade como testemunhas. Aqui, novamente, precisa ser afirmado que o que acontece com a semente plantada não depende de nossas habilidades ou da falta delas, mas do próprio Deus. Não temos que ficar o tempo todo acertando as coisas, sempre tentando pegar uma linha que pensamos que podemos ter deixado escapar. Precisamos somente dizer aos outros o que Jesus disse, e esse Deus poderoso e eterno ficará trabalhando enquanto estivermos dormindo!
A paciência é uma virtude que devemos desenvolver como parte do nosso caráter. Em Gálatas cap 5.22 Paulo a apresenta como um dos aspectos do fruto do Espírito Santo. A palavra makrothumia pode ser traduzida como longanimidade ou paciência. Também em 2Pe 1.6 essa característica cristã é traduzida pela palavra “perseverança”. Todas elas implicam no esperar aquilo que o próprio Deus realizará
Nesse texto, Tiago assume novamente o papel de pastor e trata com os seus "irmãos" (v.7, 9, 10 e 12). Ele trata de um tema relevante da vida cristã, principalmente para aqueles que estavam vivendo na dispersão (conf. 1.1), sendo perseguidos e sofrendo injustiças. Tiago relaciona a perseverança, o sofrimento e a volta de Cristo. Como em toda a carta ele utiliza-se dos imperativos para deixar claro qual deve ser o procedimento cristão. Em resumo ele diz:
O cristão maduro enfrenta com paciência os sofrimentos antevendo a volta de Cristo.
Neste texto, encontramos três exemplos que nos auxiliam a sermos pacientes nos sofrimentos até a volta de Cristo.
Vamos ler o texto bíblico para nele nos basearmos e observarmos os exemplos
5.7 Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. 8 Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. 9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. 10 Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. 11 Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
Muito bem, vamos observar esses três exemplos que nos ajudarão a ser pacientes:
O 1º exemplo é visto na vida do lavrador, vs. 7-9
1. As ordens –
1.1. Sede pacientes – No (dicionário): virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação . No (grego): makrothumia ser paciente, ser constante, ter uma disposição inabalável.
1.2. Fortalecei os vossos corações – Como? O segredo é permanecer firme, mesmo diante de injustiças e sofrimento.
1.3. Não vos queixeis uns dos outros – Murmurações e queixas não adiantam, nem ajudam
2. As razões das ordens –
2.1. A vinda do Senhor é certa – No grego a palavra parousia - a igreja cristã primitiva e Tiago criam que estava próxima e poderia ocorrer a qualquer momento
2.2. Evitar o desânimo –
2.3. Para não sermos julgados – Saber que Jesus está chegando dá sentido a vida correta e fiel.
3. Os estímulos para obedecer as ordens –
3.1. O lavrador aguarda com paciência o fruto da terra – Ele lavra a terra, lança a semente e espera pacientemente as chuvas e a época certa da colheita. De nada adianta se preocupar, pois depende de eventos que não estão sob seu controle.
3.2. A vinda do Senhor está próxima – Paulo também esperava para breve a volta de Jesus (1Ts 4.15-16).
3.3. O Juiz está às portas – Todo nosso proceder será julgado. O verdadeiro juiz (Jesus Cristo) virá e porá fim a toda injustiça.
O 2º exemplo é visto na vida dos profetas do Antigo Testamento, vs. 10
1. A ordem –
1.1. Tomai por modelo,
1.2. Imitai o exemplo
2. A razão da ordem –
2.1. Os profetas foram caluniados, ridicularizados, envergonhados, desacreditados e até mortos (Jr 2.30; 1Rs 19.10; Ne 9.26; Mt 23.29-34; Hb 11.36-37),
2.2. Os profetas se mantiveram fiéis ao Senhor e à missão que haviam recebido.
3. O estímulo para obedecer a ordem –
3.1. Os profetas foram homens usados por Deus
3.2. Os profetas foram colocados na galeria dos heróis da fé (Hb 11.39-40)
O 3º exemplo é visto na vida de Jó, vs. 11
1. A ordem –
1.1. Ouvistes da paciência de Jó,
1.2. Vistes o fim que o Senhor lhe deu ... " (v.11)
2. A razão da ordem –
2.1. Passou por sofrimento físico, perda de familiares e bens materiais, zombaria dos amigos e blasfêmia da esposa.
2.2. Apesar de tudo, manteve-se firme na sua integridade para com Deus (Jó 1.21; 2.9-10; 13.15; 16.19; 19.25).
3. O estímulo para obedecer a ordem – Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. (v.11)
3.1. O termo traduzido como "bem-aventurados" é makárioi, exatamente o mesmo do Sermão do Monte (Mt 5.11-12). A perseverança caracteriza o verdadeiro cristão e lhe dá alegria
3.2. O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. (v.11)
3.3. A misericórdia, a compaixão, o perdão caracterizam a Deus (Sl 110.4). Sendo assim, não se admira que Ele abençoe aqueles que sofrem dor e tribulação, contanto que nele confiem.
Conclusão
Em meio aos sofrimentos por vezes pensamos que Deus nos esqueceu.
Mesmo nesses momentos (assim como Jó), firmados em Cristo e, nele esperando pacientemente, verificaremos que ele é misericordioso e compassivo.
Lições práticas
1. Fortalecer os nossos corações
2. Não queixar-se ou murmurar
3. Seguir os exemplos - mantendo-se fiel, não desistindo, mesmo em sofrimento
4. Aguardar o verdadeiro juiz
5. Aprender com o lavrador - devemos semear no Reino e aguardar o tempo certo da colheita. Esperar no Senhor, pois é ele quem faz frutificar.
Minha oração por você é que através desses exemplos você seja estimulado a viver dessa maneira agradável a Deus. Mas, lembre-se que a paciência é um fruto do Espírito Santo. Dê liberdade a ele para que juntos: você e ele produzam esse fruto em sua vida.
Que o Senhor Deus te abençoe. Um grande abraço. Até o próximo programa.

© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário