domingo, 3 de agosto de 2014

Através da Bíblia - Tiago 1.16-18

Tiago 1.16-18
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero saudá-lo, desejando sobre você e toda a sua família as mais preciosas bênçãos do Senhor. É um prazer estar mais uma vez junto com você nesse encontro em que temos estudado a Palavra do Senhor e especificamente a carta de Tiago onde se percebe uma ênfase bem clara no tipo de vida que Deus requer do seu povo. Por Deus requer de nós uma vida santa e coerente com a salvação que recebemos pela morte e ressurreição de Cristo temos que estudar cada dia mais a sua Palavra, pois é ela que nos conduz ao conhecimento da vontade de Deus. Como temos repetido, para nós é muito bom saber que você está dedicando esse tempo específico para o estudo e reflexão na Palavra de Deus, dando-nos a satisfação de sua audiência. Você sabe que o estudo contínuo da Bíblia é um privilégio, mas é também um dever, pois ela é nosso alimento espiritual. Por isso devemos estudá-la com afinco. No início desse programa quero registrar as palavras do Carlos, que nos escreveu de Ponta Grossa, cidade do estado do Paraná. Foi essa a sua mensagem: 1005 “Pr Itamir eu escrevo agradecendo o programa, dizendo que o programa é de uma qualidade inquestionável, pois a Bíblia é revelada em total verdade, nada fica mau explicado como em alguns programas por aí, aproveito para perguntar o significado de: Combater o bom combate. Bem como pedir oração pela minha fé, quero pedir mais ousadia para testemunhar minha fé, hoje perdi uma oportunidade e por isso fiquei triste comigo mesmo, um grande abraço.” Carlos Alexandro Keiber- Ponta Grossa- PR – email. Querido irmão, muito obrigado por suas palavras. Ficamos muito alegres quando recebemos essas palavras de apoio, afinal esse é o nosso propósito. Ficamos contentes também quando ouvimos que temos irmãs e irmãos que oram por nós. Saiba também que estaremos orando por você. Em relação a sua questão, como lhe respondi no e-mail, combater o bom combate é o dever de todos nós cristãos. Esse combate tem começo quando fomos transportados do império das trevas e graciosamente, somos levados para o reino de Cristo. A partir desse momento lutamos contra nossa carne, contra o mundo e contra o diabo. Esses são nossos inimigos, mas graças a Deus que tem nos dado o Espírito Santo para combatermos de tal modo a conquistarmos a vitória. Nesse combate por uma vida cristã santa, além de usarmos a armadura de Deus (conf. Ef 6), devemos orar intensamente, pois esse é um excelente recurso que Deus colocou à nossa disposição. Conte com o nosso apoio, estamos orando por você e pelos nossos ouvintes pedindo a Deus que nos faça capazes de darmos sempre um bom testemunho do evangelho. Exatamente por isso quero convidar a todos vocês e você especificamente a nos colocar então diante do Senhor com nossos pedidos e agradecimentos. Por isso oramos assim: "Querido Deus e Pai, chegamos à tua presença reconhecendo tua soberania, teu poder, tua onisciência. Reconhecemos que tudo conheces e sabe que necessitamos da iluminação do teu Espírito para o nosso estudo de hoje. Pai misericordioso, te pedimos então que tenhamos nossas mentes abertas para ouvirmos Tua Palavra e capacitação para obedecê-la. Senhor que possamos viver de modo a lhe agradar e que tenhamos vitória no combate pelo evangelho. Oramos em nome de Jesus Cristo, Amém"!
Querido amigo hoje o nosso alvo é ainda estudarmos mais um texto do capítulo um da carta de Tiago. Vamos estudar Tg 1.16-18.
Nesse texto encontramos uma das mais preciosas verdades da Palavra de Deus. Essa verdade destaca que Deus é bom, que Deus é a fonte e a origem de todas as bênçãos que necessitamos. Essa verdade colocada por Tiago cresce de importância, pois, ela foi escrita para um povo que estava disperso e passava pelas mais duras dificuldades. E, em meio a essas dificuldades, aqueles primeiros cristãos poderiam culpar a Deus pelas suas quedas, pelos seus deslizes, pelos seus pecados. Por isso mesmo Tiago dá uma ordem clara: ... não vos enganeis ... (vs. 16). Deus não nos induz à tentação e ao pecado. O pecado é fruto da nossa inclinação para o mal, é fruto da nossa natureza caída, é algo que está latente, lá dentro, lá no interior do ser humano.
E, para evitar que culpemos a Deus sem razão e assumamos o nosso erro, o nosso pecado, Tiago nos apresenta algumas características de Deus que merecem a nossa atenção. Diante disso é claro que precisamos conhecer ainda mais ao nosso Deus. Por isso o título para esses versos é:
A importância do conhecimento de Deus
Tiago 1.16 a 18
Introdução – v.16
Este texto está em perfeita conexão com a passagem anterior. Naquela passagem Tiago, falando sobre os testes, as provações e tentações a que todo cristão é submetido, esclarece que incorremos em engano quando culpamos a Deus pelos nossos fracassos, pois Ele não tenta ninguém e não pode ser tentado pelo mal.
Neste texto Tiago amplia as verdades sobre Deus conclamando-nos a não nos enganarmos, mas conhecermos melhor a Deus e Seu caráter. Em resumo, como princípio que devemos aplicar ás nossas vidas, Tiago nos diz:
Todo cristão que conhece a Deus e o seu caráter não se engana em relação a Ele.
Neste texto encontramos três verdades sobre a pessoa de Deus e o seu caráter:
16 Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. 18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
Muito tem, depois de lermos esse texto bíblico tão claro e direto sobre Deus podemos refletir sobre essas três características, sobre essas três verdades, sobre o nosso Deus:
A 1ª verdade mostra que Deus é a origem do bem – v.17
1. Deus não tenta a ninguém – v.13
2. Toda boa dádiva é do alto, descendo do Pai –
3. Todo Dom perfeito é do alto, descendo do Pai -

A 2ª verdade mostra que Deus é imutável – v.17
1. Deus é o Pai das luzes – (Deus não pode ser tentado [v.13])
2. Em Deus não existe variação – Nm 23.19
3. Em Deus não há sombra de mudanças –

A 3ª verdade mostra que Deus é soberano – v. 18
1. Deus faz tudo acontecer segundo o Seu querer – Fl 2.13
2. Deus nos gerou pela Palavra da Verdade – 1Pe 1. 23
3. Deus nos quer como primícias das suas criaturas – 1Co 15. 20-23

Conclusão – v.16
1. Você conhece a Deus? Você está enganado ou está certo sobre Deus?
2. Como você conhece Deus? Intelectualmente ou experimentalmente?
3. Seja grato a Deus por quem Ele é, por Suas bondosas dádivas e pela salvação que Ele nos concedeu pela Sua Palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário