sábado, 18 de agosto de 2012

Gênesis 5

Gênesis 5
Versículos 1-5: Adão e Sete; 6-20: Os patriarcas – de Sete a Enoque; 21-24: Enoque; 25-32: Matusalém a Noé
.
Vv. 1-5.
Adão foi criado à imagem de Deus; porém, após sua queda, gerou um filho conforme a sua própria imagem: pecador e corrupto, frágil, miserável e mortal. Não somente homem como ele mesmo, formado de corpo e alma, mas também pecador. Isto é o contrário da semelhança divina em que foi criado Adão; tendo-a perdido, não podia transmiti-la à sua semente. Adão viveu 930 anos; e então morreu, conforme a sentença que fora ditada: "ao pó voltarás".
Mesmo não tendo morrido no dia em que comeu o fruto proibido, neste mesmo dia tornou-se mortal, e então começou a morrer; toda a sua vida posterior não foi mais do que uma execução demorada, uma vida condenada e perdida, moribunda e desolada. A vida do homem não é nada além de uma morte gradual.
Vv. 6-20.
Foi dito sobre cada uma das pessoas mencionadas nestes versículos: "e morreu...", exceto sobre Enoque. É bom observar a morte dos demais. Todos eles viveram muito; nenhum deles morreu antes de completar oitocentos anos, e alguns viveram muito mais do que isto; um tempo muito longo para que uma alma imortal esteja presa a uma morada de barro. seguramente, a vida presente não era para eles uma carga tão pesada como é a vida atual; de outro modo teriam se cansado dela. Tampouco a vida futura já havia sido tão claramente revelada como agora, sob o Evangelho, pois, se o fosse, teriam estado desejosos de partir mais urgentemente para a eternidade. Todos os patriarcas que viveram antes do Dilúvio, exceto Noé, nasceram antes da morte de Adão. Eles devem ter recebido dele um relato completo sobre a criação, Gênesis (Comentário Bíblico de Matthew Henry) 23
a queda, a promessa e os preceitos divinos sobre a adoração e a vida religiosa. Assim, Deus manteve em sua Igreja o conhecimento de sua vontade.
Vv. 21-24.
Enoque foi o sétimo a partir de Adão. A piedade consiste em caminhar com Deus; isto mostra a reconciliação com o Senhor, pois dois não podem andar juntos se não estiverem de acordo (Am 3.3). Isto inclui todos os aspectos de uma vida santa, reta e sóbria.
Caminhar com Deus é ter Deus sempre diante de nós, atuar como estando sempre sob o seu olhar. É preocupar-se constantemente sobre como agradar ao Senhor em todas as coisas, e em nada ofendê-lo. É ser seguidor dEle como filhos amados. O Espírito santo disse que Enoque "andou com" Deus, ao invés de dizer que Enoque "viveu" com Deus. Esta foi a sua constante preocupação e trabalho; enquanto os demais viviam para si mesmos e para o mundo, ele viveu para Deus.
Este era o gozo de sua vida. Enoque foi "levado" a um mundo melhor. Como ele não viveu do mesmo modo que o restante da humanidade, também não saiu do mundo por meio da morte, como os demais. Não foi encontrado porque Deus o trasladou (Hb 11.5). Ele tinha vivido somente 365 anos que, segundo a idade dos homens de então, representava somente cerca da metade do que se vivia. As vezes Deus leva para si mesmo, mais rapidamente, aqueles que Ele ama; o tempo que estes perdem na terra,'ganham no céu, o que para eles representa uma inefável vantagem. Veja como é expressa a trasladação de Enoque: "e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou".
Enoque já não estava mais neste mundo; foi transformado, do mesmo modo que todos os santos que estiverem vivos por ocasião da vinda de Cristo o serão. Aqueles que começam a caminhar com Deus quando ainda são jovens, têm a esperança de caminhar com Ele por um período longo, cômodo e servindo-o. A constante marcha em santidade do verdadeiro cristão, por muitos anos até que Deus o leve, é a melhor recomendação para a religião a qual muitos se opõem e contra a qual Gênesis (Comentário Bíblico de Matthew Henry) 24
muitos abusam. Caminhar com Deus é um ato que está de pleno acordo com as preocupações, conselhos e deveres da vida.
Vv. 25-32.
Matusalém significa "quando ele morrer, virá como um dardo", ou "um envio", a fim de referir-se ao dilúvio que veio no ano em que Matusalém morreu. Viveu 969 anos; foi a vida mais longa de um homem sobre a face da terra. Porém, mesmo aquele que tenha vivido mais tempo, finalmente deve morrer. Noé significa "descanso"; os seus pais deram-lhe este nome, com a perspectiva de que ele fosse uma grande bênção para a sua geração.
Observe a queixa de seu pai acerca do estado calamitoso da vida humana, devido à entrada do pecado e à maldição causada por ele. Gastamos toda a nossa vida trabalhando, e o nosso tempo está repleto de um esforço contínuo. Pelo fato de Deus ter amaldiçoado a terra, o melhor que alguns são capazes de fazer, com o maior cuidado e aflições, é obter uma dura manutenção dela. Lameque esperava alívio pelo nascimento deste filho: "Este nos consolará acerca de nossas obras".
Isto representa não somente o desejo e a expectativa que geralmente os pais têm em relação aos seus filhos, de que eles sejam consolo e ajuda para eles, ainda que às vezes resultem ser outra coisa; mas significa também uma perspectiva de algo mais. Cristo é nosso? o céu é nosso? Em nosso afã e aflição precisamos de melhores consoladores do que as mais queridas relações e a mais promissora descendência; podemos buscar e encontrar consolo em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário