sexta-feira, 29 de março de 2019

#tbs031_bap - A porta fechou

Gênesis 7: 16. eram macho e fêmea os que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o Senhor fechou a porta após ele.

Assim que Noé cumpre tudo o que lhe fora determinado e entra na arca, o próprio SENHOR fechou a porta após ele. Assim será no futuro, quando a Igreja terminar sua missão de testemunhar o evangelho até os confis da terra (At 1.8) e Deus a arrebatar, iniciando a tribulação e o castigo sobre o mundo (Ap 6-18; Mt 25.10-13).

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia

#tbs030_bap - Fé na chuva

Gênesis 7:9-10 : Noé entrou na arca antes de iniciar a chuva, um grande ato de fé ainda mais marcante se lembrarmos que até então nunca havia chovido sobre a terra (Gn 2.5). Ele estava crendo em algo que, para a realidade do seu tempo, seria totalmente sobrenatural, uma verdadeira transformação na natureza. Deus pode e mudará até mesmo a natureza para cumprir suas promessas e honrar sua aliança conosco. Nossa parte e crer e obedecer (nota 7.4).

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia

#tbs029_bap - Na proteção divina

Gênesis 7: 6. Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.

Explicação da passagem Gênesis 7:6-7 : Encontraremos proteção para nossas vidas e para a nossa família debaixo da cobertura providenciada por Deus, sua palavra, que está viva na Igreja de Cristo. Ainda que o mundo todo seja abalado, o fiel será protegido e honrado por Deus (Sl 91.7).

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia

#tbs028_bap - Crê na palavra de Deus

Gênesis 7: 4. Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz.

Deus tem planos e tempo determinado para todas as coisas (v.4) e, em Cristo, estamos debaixo de aliança com Deus (6.18). Se como Noé crermos na Palavra de Deus incondicionalmente (Hb 11.7) e a obecermos (Gn 7.5), viveremos seus livramentos e promessas (8.13-19).

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia

#tbs027_bap - Cristo a nossa arca

Gênesis 7: 1. Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.

Quem recebe a Cristo é reconhecido como justo aos olhos do Pai, e terá acesso à Glória de Deus, pois pelo sangue de Cristo somos justificados de todos os pecados. Noé foi achado justo diante de Deus e por isso não foi condenado com esta Terra.

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia

#tbs026_bap - Deus revela os seus planos

Gênesis 6:13-21 :  Deus revela sua vontade aos seus servos e profetas (v.13), determinando um plano de ação de acordo com os seus santos propósitos (v.14-21), esperando a obediência que gera salvação e bênção (v.22, 7.5).

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia

#tbs025_bap - Na contra mão da desgraça

Explicação da passagem Gênesis 6:8-9 : Noé permanecia santo e íntegro em meio a um mundo todo decaído e em pecado. Se nossa aliança estiver firmada com o Senhor, e não com o mundo e seus prazeres carnais, seremos diferenciados por Deus, salvos da morte e bênção para a nossa família (v.18). 6-8 : Muitos se esquecem da verdade de que há um Deus sobre a terra, que vê e se incomoda com o pecado e a corrupção geral do mundo (Ml 2.17). Ele exerce o seu juízo e faz diferença entre o que serve e o que não serve (v.8; Ml 3.18). Ele tem determinado um terrível castigo sobre toda a terra e seu pecado (Ap 6-18), o qual não tardará. O Senhor está apenas sendo longânimo, "não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2Pe 3.9). - Bíblia Apostólica

#tbs024_bap - Deus vê o pecado

Gênesis 6: 6. então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. 7. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8. Porém Noé achou graça diante do Senhor.

Gênesis 6:6-8 :  Muitos se esquecem da verdade de que há um Deus sobre a terra, que vê e se incomoda com o pecado e a corrupção geral do mundo (Ml 2.17). Ele exerce o seu juízo e faz diferença entre o que serve e o que não serve (v.8; Ml 3.18). Ele tem determinado um terrível castigo sobre toda a terra e seu pecado (Ap 6-18), o qual não tardará. O Senhor está apenas sendo longânimo, "não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2Pe 3.9).

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica

#tbs023_bap - Sempre mau

Gênesis 6: 5. Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;

Continuamente mau. A humanidade estava obstinada pelo desejo do pecado. Em seu próprio íntimo só desejava o mal, não havendo nenhum indício de consciência do pecado e muito menos de arrependimento. Cuidavam apenas de suas próprias vontades carnais e não se aperceberam, mesmo com a pregação de Noé (2Pe 2.5), de que lhes sobreviria pesado juízo da parte de Deus (Mt 24.37-39).

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia

terça-feira, 26 de março de 2019

#tbs022_bap - Na imagem de quem?

Gn 5.1-32 :  Na criação, o homem foi formado à imagem e semelhança de Deus. Depois do pecado, porém, o homem passa a gerar seus filhos à sua própria imagem pecaminosa e decaída. Jesus Cristo é quem restaura o homem à imagem de Deus.

#tbs021_bap - Enoque no céu

Gênesis 5:22-24 :  Enoque andou com Deus numa época de pecado generalizado. Ele pregava poderosamente contra o pecado, profetizando o juízo e a justiça divina contra os blasfemadores e ímpios (Jd1.14-16). Por sua vida de santidade e aliança, Deus o arrebatou em vida, em sinal profético do que fará com a sua Igreja (1Ts 4.17).

#tbs020_bap - na trilha da morte

Gênesis 4: 8. Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.

A falta de posicionamento espiritual gera aberturas para a ação do diabo, que potencializará o desejo de morte no pecador. O mal que estava à porta de Caim (v.7) o invadiu e o dominou. De um sentimento (v.7) evoluiu malignamente para palavras (v.8, vamos ao campo), cumprindo-se depois numa ação demoníaca de homicídio.

Gênesis 4:9-12 :  O pecado torna o homem arrogante diante de Deus, a ponto de desafiá-lo e menosprezar o seu poder (v.9). Se o homem não encontrar um caminho de arrependimento, experimentará o juízo de Deus sobre sua vida (v.11-12).

#tbs019_bap - no controle


Gênesis 4: 1. Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor. 7. Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Gênesis 4:7 : A ti cumpre dominá-lo. Deus nunca vai tirar um sentimento da alma sobrenaturalmente, contra ou simplesmente sem a vontade do homem. Se o homem deve dominar o seu desejo, é porque Deus, quem o fez, sabe que ele tem poder para isto. O homem deve resistir até ao sangue, combatendo contra o pecado (Hb 12.4), e ele não estará sozinho nesta luta. Se ele quiser vencer a guerra contra o pecado e combater com armas espirituais (se dedicar à Palavra de Deus, oração, jejum, comunhão na Igreja), começará a se encher do Espírito Santo, que o assistirá em sua fraqueza, e a vitória será inevitável (Rm 8.26-39).

#tbs018_bap - caim e abel

Gênesis 4: 1. Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor. 7. Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Gênesis 4:1-6 : Embora Caim signifique "homem de posse", ele não oferece nada de sua própria riqueza ao Senhor, mas algo que nada lhe custara, um "fruto da terra", e esta contaminada pela maldição do pecado (3.17). Abel, entretanto, oferece a Deus da "primícia do seu rebanho e da gordura deste", o seu melhor, a parte preciosa e que lhe custava. A oferta de Abel era uma oferta de fé (Hb 11.4), não religiosa, pois ele a entregou crendo em seu significado (primícia, porque tudo vem de Deus e lhe pertence) e em seu poder (santificar todo o restante de seus bens). Também era uma oferta de justiça (1Jo 3.12), pois ele a entregou sob o lastro de sua vida de santidade e aliança com Deus, e não como mero ato religioso ou de negociação com o Senhor. Deus aceita apenas a oferta de Abel (v.4), e, nas características desta, um modelo da verdadeira oferta de adoração ao Senhor.

#tbs017_bap - quarda de árvore

Gênesis 3: 24. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.

Gênesis 3:24 : Deus colocou um anjo com uma espada para guardar a árvore da vida, pois se o homem comesse do fruto da vida eterna em pecado e contaminação, viveria para sempre nesta condição de morte espiritual, e, portanto, afastado do Senhor. Apenas aquele que pela fé aceita a Jesus Cristo como seu Salvador pode se alimentar do fruto desta árvore e viver para sempre na presença de Deus (Ap 2.7).

#tbs015_bap - terra maldita

Gênesis 3: 17. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.

(17-19) Maldita é a terra por tua causa. Adão trouxe o pecado à existência, mas todos os homens são igualmente pecadores e merecedores da morte, carentes que são da glória de Deus (Rm 6.23). "Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5.12).

#tbs016_bap - terra maldita

Gênesis 3: 17. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.

(17-19) Maldita é a terra por tua causa. Adão trouxe o pecado à existência, mas todos os homens são igualmente pecadores e merecedores da morte, carentes que são da glória de Deus (Rm 6.23). "Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5.12).

Gênesis 3:23 :  O homem foi criado da terra para dominar sobre ela, mas, após o pecado e sem comunhão com Deus, ele se torna servo da terra. Somente pela restauração de sua comunhão com Deus, aceitando pela fé a Jesus como o seu Salvador e assim se tornando templo do Espírito Santo, o homem pode reassumir a sua condição de governo e não mais ser escravo do mundo.

#tbs014_bap - Jesus venceu o diabo

Gênesis 3: 15. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Neste verso 15, a primeira referência bíblica à obra salvadora do Senhor Jesus, o descendente da mulher que pisará a cabeça do diabo. O inimigo será definitivamente vencido (ferida na cabeça), enquanto Jesus experimentará apenas uma ferida temporária (no calcanhar), pois, morto por três dias para cumprir a justiça de Deus (Rm 4.21-25), Ele ressuscitará como primícia e garantia de nossa própria ressurreíção. Assim como por um só homem (Adão) entrou o pecado e a morte no mundo, por um só ato de justiça de um homem (Jesus Cristo) veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida (Rm 5.12,18).

#tbs013_bap - O destino do diabo

Gênesis 3: 14. Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.

O destino do diabo está selado por Deus: rastejar e comer pó até a execução de sua sentença definitiva, o tormento eterno no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10), um lugar tão terrível que conterá o próprio inferno e a morte (Ap 20.14).

#tbs012_bap - eu pecador

Gênesis 3: 7. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. 8. Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? 10. Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

O homem sabe que é pecador e que enfrentará o Juízo de Deus (Jo 16.8), e, por isso, tenta consertar os efeitos do pecado com as suas próprias forças (v. 7 - coseram folhas de figueira e fizeram cintas). Então, cria religiões, teorias, filosofias ou regras de comportamento buscando cobrir a sua vergonha e evitar o Juízo de Deus. Deus não aceita estas inúteis tentativas e Ele próprio acabará com a vergonha do homem (v.21). Deus tem um plano para resgatar o pecador (v.15) e revelar este plano é o objetivo da Bíblia: apresentar ao mundo o Salvador Jesus Cristo, manifestação da Graça e do amor de Deus.

Gn 3. 7-10 : O pecado causa a imediata morte espiritual do homem (Ef 2.1). Porém, até que a morte física também lhe sobrevenha e seja consumada a morte e a condenação eterna (Ap 20.11-15), o pecador sofrerá outras terríveis consequências do pecado: vergonha (v.7, viram que estavam nus), distância da presença de Deus (v.8, esconderam-se...), medo (v.10), quebra da paz nos relacionamentos (v.12, a mulher que me deste...), isolamento e solidão (v.10, me escondi).

Gn 3:11-13 :  Adão não assume seu erro e culpa a Eva pela consumação do pecado. Sua atitude traz discórdia para a família, lugar onde deveria existir amor, e piora a sua situação com Deus. Diante do pecado Deus só admite uma conduta do homem: confissão e arrependimento, para habilitar o perdão e a salvação sobre a sua vida (At 2.38).

#tbs011_bap - uma mulher sozinha

Gênesis 3: 6. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

Eva estava sozinha conversando com o diabo (v.1-5), fora da cobertura espiritual que havia sobre a sua vida, a de seu marido. Sem a autoridade espiritual que existe na aliança (Ec 4.12; Mt 18.20; Lc 10.1) e andando com o diabo, o homem é presa fácil das ciladas do inimigo. Todo servo de Deus tem a cobertura espiritual da Igreja de Jesus Cristo na terra, e contra ela as portas do inferno não podem prevalecer (Mt 16.18-19). Ligado ao Corpo de Cristo, o homem é guardado na mão direita de Jesus, onde não pode ser morto ou roubado pelo diabo (Ap 1.20).

#tbs010_bap - A serpente

Gênesis 3: 1. Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

"É assim que Deus disse..." Os homens precisam dominar e viver a Palavra de Deus, para não se desviarem de sua vontade. Realmente, Adão e Eva poderiam comer de toda árvore (2.16), mas com exceção da árvore do conhecimento do bem e do mal (2.17). Na prática, o diabo usou um texto fora de contexto, omitiu a proibição de Deus e sua grave conseqüência, e ludibriou a mulher para levá-la a um caminho de morte (Pv 16.25). Jesus iniciou seu ministério na terra derrotando o diabo pela autoridade e domínio da Palavra de Deus (Mt 4.1-11), dando-nos a primeira arma espiritual para vitória na batalha contra as trevas.

1 : "Serpente". Esta serpente é o diabo, Satanás, o adversário de Deus e dos homens (Ap 20.2). A narrativa de sua participação no pecado original do Éden demonstra a sua atuação na terra promovendo o pecado, com sua morte, roubo e destruição (Jo 10.10). O diabo quer que o homem permaneça caído. Ele e seu reino espiritual de trevas, assim como a batalha que trava com o Reino de Deus, são uma realidade bíblica que jamais pode ser esquecida pela Igreja de Cristo. O Senhor Jesus sempre o confrontou e venceu (Mc 1.12-13; 1.23-27; 1.34 etc.), e delegou apostolicamente a sua própria e suprema autoridade à sua Igreja, para que ela também sempre vença o diabo e suas obras (Mc 16.17-18; Lc 10.19 etc.)

Gênesis 3:2 : "Respondeu-lhe a mulher". É a coisa mais insana e perigosa que o ser humano pode fazer. O homem foi criado para se relacionar com Deus (1.27), não com o diabo; não temos absolutamente nada para conversar, para "responder" ao inimigo. Às vezes, a conversa com o inimigo começa quando abrimos pequenas e aparentemente inofensivas concessões em nossa vida de santidade e de aliança com Deus, e, por isso, devemos permanecer sempre vigilantes em obedecer a Palavra do Senhor (1Pe 5.8). Não se deve dar ao lugar ao diabo (Ef 4.27), pois seu caminho acaba sempre em morte e destruição (Jo 10.10). Jesus sempre resistiu, venceu e expulsou o diabo e seus demônios, e somos enviados para exercer o mesmo espírito de resistência e de vitória sobre as trevas (Tg 4.7). Satanás é um inimigo derrotado (Ap 20.10); ele sabe disso e é por isso que luta com tanta fúria contra Cristo e sua Igreja. Não negue e não negocie a Palavra do Senhor nem no menor de seus detalhes. Seja um homem espiritual sábio e santo, que o Deus de paz em breve esmagará Satanás sob os teus pés (Rm 16.19-20).

#tbs09_bap - na costela

Gênesis 2: 23-24 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. 24. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

O casamento e a família são instituições criadas pelo próprio Deus. É o plano original de Deus para o homem, para que este alcance sua plenitude como ser humano. A mulher foi formada a partir de uma costela sua que lhe fora tirada; juntos, ela o completará na forma em que originalmente ele fora criado e ambos serão uma só carne, completos.

#tbs08_bap - criados juntos

Gênesis 2: 21. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.

Gênesis 2:21 : Homem e mulher foram criados espiritualmente juntos, têm a mesma natureza espiritual de Deus e dele receberam as mesmas atribuições, autoridade e bênçãos (Gn1:27). No mundo material, Deus formou a mulher da costela de Adão, depois de tudo já preparado e nomeado, para auxiliar na administração que confiara ao homem.

#tbs07_bap - animais

Gênesis 2: 19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.

Gênesis 2:19-20 : Ao determinar ao homem que desse nome a todos os animais, Deus estava confirmando a autoridade humana sobre a natureza, bem como lhe incentivando a usar sua capacidade intelectual e criativa sobre a criação, com sabedoria e debaixo do olhar atento do Senhor ("para ver como lhes chamaria", v.19).

segunda-feira, 25 de março de 2019

#tbs06_bap - no paraíso

Gênesis 2:8-15 : O homem e a mulher foram criados para viver em um paraíso, em um "jardim" plantado por Deus. Deus nos concebeu para o que é belo (agradável à vista, v.8), para a fartura (bom para alimento, v.8), para a fertilidade (lugar regado, v.10), para a riqueza (ouro e pedras preciosas, v.11), para não viver em solidão (homem e mulher os criou, 1.27; 2.18) e para fazer prosperar e multiplicar todas estas bênçãos (cultivar e guardar o jardim, v. 15). A vontade de Deus é que o homem viva neste jardim abençoado, o que é possível após um encontro com Cristo e uma vida de aliança com Deus (Is 1.19).

#tbs05_bap - vida na vida

Gênesis 2: 7. Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Ao entrar o espírito na matéria, nasce um terceiro elemento chamado “alma vivente”, e forma-se o homem completo em corpo, alma e espírito. A alma é o conjunto das faculdades intelectuais e morais de um indivíduo; a sua mente. O espírito humano em comunhão com Deus inspira a alma e a alma rege o corpo. A alma, saudável, equilibrada e alimentada com a palavra de Deus, funciona como ponte entre o mundo espiritual e o mundo físico. 7 : Toda a vida na terra vem exclusivamente de Deus, de seu próprio fôlego, e por isto toda a vida é santa e objeto de um propósito especial do Senhor (Gl 1.15).

#tbs04_bap - tudo bom

Gênesis 1: 31. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

A obra de Deus é perfeita. Achar defeito em sua obra é achar defeito no próprio Deus. Somos seus mordomos na terra e devemos cuidar de todos os recursos que o Senhor nos deu com responsabilidade e de acordo com os princípios da sua palavra.

#tbs03_bap - Prosperidade

Gênesis 1:28-30 :  Deus fez quatro alianças de prosperidade com o homem. A primeira com Adão; a segunda com Noé (Gn 9.1-3, 9); a terceira com Abraão (Gn 12.2-3; 13.14-17) e a quarta como todos os homens através de Cristo (Ef 1.3; Hb 7.22; 1Tm 2.5).

A fertilidade faz parte do plano original de Deus para o homem e foi a primeira benção que o Senhor lhe deu. Esta fertilidade é espiritual e abrange todas as áreas da vida do homem. Separado desta bênção por causa do pecado (Gn 3.17-19), o homem pode recuperá-la plenamente se entregar sua vida a Jesus pela fé e viver em aliança com Deus. A fertilidade espiritual de Jesus vence a infertilidade de qualquer deserto, quebra o poder da miséria e do roubo do inimigo e dá abundância de vida (Jo 10.10; Mt 14.20).

#tbs01_bap - O homem uma criação

Gênesis 1:26 :  Imagem e Semelhança. (1) Significa que o homem é filho de Deus, que tem a mesma natureza de seu Criador. É a expressão inicial bíblica para designar filiação (Gn 5.1,3). Deus nos criou como filhos exatamente para se relacionar plenamente conosco, o que não seria possível se fossemos seres inferiores. Deus é amor (1Jo 4.8) e quer se relacionar com o homem em amor. Este é o desejo do Senhor em sua palavra, este é o motivo pelo qual o ponto central da Bíblia é o Senhor Jesus na cruz, para eliminar de vez os efeitos do nosso pecado e nos permitir novamente este relacionamento pleno desejado por Deus. (2) Domínio. Sendo filho de Deus, sua imagem e semelhança, o homem recebe do Senhor o poder espiritual de governo, para dominar sobre todas as coisas (Hb 2.7-8). Ele é formado em honra, autoridade e liberdade. Todo o homem perde esta condição por causa do pecado, mas a recupera quando aceita Jesus como seu salvador pessoal e senhor de sua vida (Jo 1.12; 15.15; Rm 8.12-17).

#tbs02_bap - a criação

Gênesis 1:1-25 : A Bíblia é a palavra de Deus para os homens. Seu principal objetivo é revelar ao mundo a pessoa de Jesus Cristo, o perfeito Filho de Deus que morreu para salvar o pecador e lhe dar vida eterna com Deus (Nota em Jo 3.16). É um livro de relacionamento espiritual entre Deus e os homens. O Senhor Deus, que nos chama antes mesmo de nossa formação no ventre materno (Jr 1.5; Gl 1.15; Jo 1.48), traz cada homem à sua Palavra, pela ação do seu Espírito Santo (Jo 16.8), para conhecer as suas verdades, ser livre e ter vida abundante e eterna. Por ser parte de um relacionamento espiritual entre Deus e o homem, no qual a principal parte do homem é a fé (Hb 11), suas principais verdades são confirmadas espiritualmente (Rm 8.16). Por isso, a Bíblia inicia com uma declaração de fé: Deus existe e é eterno; criou todas as coisas pelo poder de sua palavra e o homem à sua imagem e semelhança (v.1-31). Não há nenhuma preocupação de Deus em dar provas de sua existência, pois está é confirmada por seu Espírito Santo agindo em nosso espírito e pelas experiências pessoais que cada homem tem com o Senhor. Na Bíblia, Deus revelará à si e as suas verdades através de relacionamentos, com Israel (Antigo Testamento), com seu Filho (Evangelhos) e com sua Igreja (de Atos à Apocalipse). Relacione-se pessoal e espiritualmente com Deus através da Bíblia e conheça o seu Criador, Aquele que não tem limites em seu amor por você (Jo 3.16), que tem para você uma vida abundante e de paz, aqui na terra e na eternidade.

segunda-feira, 18 de março de 2019

#01- comentário tbs - João 10.1-

João 10:16
Ainda  tenho outras  ovelhas,   não  deste   aprisco;   a mim  me convém conduzi-las;  elas ouvirão a minha  voz;  então,  haverá um  rebanho  e um  pastor.

Quem são estas outras ovelhas que Jesus tem? Estás outras ovelhas que Jesus menciona no versículo 16 de João 10, são todos os gentios de todas as nações que ouviria a pregação do evangelho, pelos apóstolos e gentios que foram salvos. Gentios e judeus formaria um único rebanho de ovelhas salvas, para ouvir a voz do sumo pastor das ovelhas Jesus Cristo.

Que aprisco é este que Jesus mencionado em (João 10.16)?
Este aprisco é todos os judeus que são os descendentes de Abraão Isaque e Jacó e, agregado a estes, os gentios, formariam um único rebanho de Jesus Cristo.