terça-feira, 26 de março de 2019

#tbs010_bap - A serpente

Gênesis 3: 1. Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

"É assim que Deus disse..." Os homens precisam dominar e viver a Palavra de Deus, para não se desviarem de sua vontade. Realmente, Adão e Eva poderiam comer de toda árvore (2.16), mas com exceção da árvore do conhecimento do bem e do mal (2.17). Na prática, o diabo usou um texto fora de contexto, omitiu a proibição de Deus e sua grave conseqüência, e ludibriou a mulher para levá-la a um caminho de morte (Pv 16.25). Jesus iniciou seu ministério na terra derrotando o diabo pela autoridade e domínio da Palavra de Deus (Mt 4.1-11), dando-nos a primeira arma espiritual para vitória na batalha contra as trevas.

1 : "Serpente". Esta serpente é o diabo, Satanás, o adversário de Deus e dos homens (Ap 20.2). A narrativa de sua participação no pecado original do Éden demonstra a sua atuação na terra promovendo o pecado, com sua morte, roubo e destruição (Jo 10.10). O diabo quer que o homem permaneça caído. Ele e seu reino espiritual de trevas, assim como a batalha que trava com o Reino de Deus, são uma realidade bíblica que jamais pode ser esquecida pela Igreja de Cristo. O Senhor Jesus sempre o confrontou e venceu (Mc 1.12-13; 1.23-27; 1.34 etc.), e delegou apostolicamente a sua própria e suprema autoridade à sua Igreja, para que ela também sempre vença o diabo e suas obras (Mc 16.17-18; Lc 10.19 etc.)

Gênesis 3:2 : "Respondeu-lhe a mulher". É a coisa mais insana e perigosa que o ser humano pode fazer. O homem foi criado para se relacionar com Deus (1.27), não com o diabo; não temos absolutamente nada para conversar, para "responder" ao inimigo. Às vezes, a conversa com o inimigo começa quando abrimos pequenas e aparentemente inofensivas concessões em nossa vida de santidade e de aliança com Deus, e, por isso, devemos permanecer sempre vigilantes em obedecer a Palavra do Senhor (1Pe 5.8). Não se deve dar ao lugar ao diabo (Ef 4.27), pois seu caminho acaba sempre em morte e destruição (Jo 10.10). Jesus sempre resistiu, venceu e expulsou o diabo e seus demônios, e somos enviados para exercer o mesmo espírito de resistência e de vitória sobre as trevas (Tg 4.7). Satanás é um inimigo derrotado (Ap 20.10); ele sabe disso e é por isso que luta com tanta fúria contra Cristo e sua Igreja. Não negue e não negocie a Palavra do Senhor nem no menor de seus detalhes. Seja um homem espiritual sábio e santo, que o Deus de paz em breve esmagará Satanás sob os teus pés (Rm 16.19-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário