terça-feira, 26 de março de 2019

#tbs012_bap - eu pecador

Gênesis 3: 7. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. 8. Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? 10. Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

O homem sabe que é pecador e que enfrentará o Juízo de Deus (Jo 16.8), e, por isso, tenta consertar os efeitos do pecado com as suas próprias forças (v. 7 - coseram folhas de figueira e fizeram cintas). Então, cria religiões, teorias, filosofias ou regras de comportamento buscando cobrir a sua vergonha e evitar o Juízo de Deus. Deus não aceita estas inúteis tentativas e Ele próprio acabará com a vergonha do homem (v.21). Deus tem um plano para resgatar o pecador (v.15) e revelar este plano é o objetivo da Bíblia: apresentar ao mundo o Salvador Jesus Cristo, manifestação da Graça e do amor de Deus.

Gn 3. 7-10 : O pecado causa a imediata morte espiritual do homem (Ef 2.1). Porém, até que a morte física também lhe sobrevenha e seja consumada a morte e a condenação eterna (Ap 20.11-15), o pecador sofrerá outras terríveis consequências do pecado: vergonha (v.7, viram que estavam nus), distância da presença de Deus (v.8, esconderam-se...), medo (v.10), quebra da paz nos relacionamentos (v.12, a mulher que me deste...), isolamento e solidão (v.10, me escondi).

Gn 3:11-13 :  Adão não assume seu erro e culpa a Eva pela consumação do pecado. Sua atitude traz discórdia para a família, lugar onde deveria existir amor, e piora a sua situação com Deus. Diante do pecado Deus só admite uma conduta do homem: confissão e arrependimento, para habilitar o perdão e a salvação sobre a sua vida (At 2.38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário