quarta-feira, 30 de setembro de 2020
1Reis 17 - Água no deserto: Elias fez uma proposta ousada para aquela mulher: dar do que não tinha para ter em abundância. Talvez porque ela já estivesse certa de sua morte, não teve problemas em arriscar. Por isso Jesus teve mais receptividade entre os pobres e os doentes, porque esses já não acreditavam em sua própria força.
sábado, 19 de setembro de 2020
Deuteronômio 11 - Água no deserto: No Egito, o resultado da colheita era fruto do esforço das pessoas em irrigar a terra. Em Canaã é diferente. Ali, a colheita depende das chuvas, que o Senhor proverá plenamente, a não ser que o povo se volte para outros deuses. Assim é a nossa vida. Na escravidão do pecado vivíamos buscando satisfação pelo esforço, mas na nova vida recebemos satisfação em plenitude das mãos do Pai, a não ser que voltemos a buscar em falsas fontes.
Gênesis 21 - Água no deserto: Um poço com água é uma preciosidade para quem está no deserto. Algumas pessoas estão padecendo no deserto sem se dar conta de que estão diante de um poço com água. Agar já estava pronta para ver seu filho morrer, mas Deus teve compaixão do menino, abriu os olhos de Agar e ela viu o poço que estava ali o tempo todo.
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Apocalipse 21 - A notícia pela qual mais ansiamos: Leia com a sua imaginação esse texto e explore as imagens aqui descritas. Tente enxergar os detalhes da maneira mais deslumbrante que você conseguir. Nosso coração anseia por esse dia. Se entendermos a grandeza das promessas de Deus, nossos pedidos não serão mais tão mesquinhos e tímidos. E quanto mais vislumbrarmos essa realidade incrível, menos vamos desejar as futilidades do mundo em que vivemos, e que já está passando.
Apocalipse 12 - A notícia pela qual mais ansiamos: Todo ser humano tem um sentimento mais ou menos consciente de estar sendo acusado. Todos nós temos a tendência de nos esconder de Deus, como fez Adão depois de ter desobedecido. A boa notícia é que o nosso acusador, que estava diante de Deus dia e noite, foi derrotado por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciamos. Precisamos avisar a todos: nosso acusador foi derrotado!
Apocalipse 4 - A notícia pela qual mais ansiamos: O Apocalipse, que literalmente significa “revelação”, nos mostra que nada é como parece ser. Há uma outra realidade por trás dos acontecimentos históricos que vivemos. E essa realidade não nos está totalmente encoberta — há uma porta para o céu, e ela está aberta. Além disso, há um trono — um comando central sobre tudo —, e há alguém lá. Nada está fora do controle de Deus.
Romanos 8 - A notícia pela qual mais ansiamos: Muitas pessoas se acham absolutamente indignas do amor de Deus pelas decisões erradas que tomaram na vida. A boa notícia que temos a dar é que Deus nos amou enquanto ainda éramos pecadores. Foi para pecadores que Jesus veio (Mateus 9.12-13). E se a pessoa disser que já conhece Jesus e se desviou, a boa notícia é que Deus não desistiu dela. A cruz pagou todos os pecados. Nada pode nos separar do amor de Deus!
Romanos 5 - A notícia pela qual mais ansiamos: Deus mostrou o quanto nos ama em Cristo, que morreu por nós enquanto ainda vivíamos no pecado — ou seja, enquanto ainda éramos seus inimigos. Não é por merecimento. Toda tentativa de merecer o amor de Deus acaba, em última instância, por desprezar o sacrifício de Jesus. A graça de Deus é muito maior do que o pecado.
Mateus 3 - A notícia pela qual mais ansiamos: Temos em nós uma dúvida existencial e buscamos de todas as maneiras encontrar nossa identidade, mas isso só pode ser resolvido em Cristo. Ele é o Filho querido de Deus. Quando estamos em Cristo, recebemos essa mesma identidade de filhos por estar nele. Independentemente do quão distante de Deus nós andamos, podemos ouvir de Deus essa afirmação que nos dá identidade, por causa da vida perfeita de Jesus.
Malaquias 1 - A notícia pela qual mais ansiamos: Não há nada que toque tão profundamente o ser humano quanto o amor. Ouvir de Deus que ele nos ama, e que sempre nos amou, é algo transformador. É o que todos precisamos lembrar cotidianamente. Foi essa identidade de “filho amado” que garantiu que Jesus não cedesse às tentações que sofreu no deserto.
Zacarias 14 - A notícia pela qual mais ansiamos: Nosso coração anseia pelo dia em que o Senhor será rei do mundo inteiro, e que fontes de água fresca jorrarão de sua cidade para todo lugar. Enquanto esse dia não chega, nos reunimos com pessoas que já têm sua cidadania nos céus e que declaram que só Jesus é Senhor. E quando estamos reunidos, Jesus se faz presente.
Ezequiel 8—9 - A notícia pela qual mais ansiamos: Parte das pessoas que vamos encontrar pelo caminho estão insatisfeitas e sofrendo com a vida que têm, mas creem que Deus não se interessa por elas. Creem que são indignas de receber o amor de Deus, e, de fato, são. Todos somos. A boa notícia é que Jesus morreu pelos pecadores e que Deus não desistiu de nós.
Jeremias 31 - A notícia pela qual mais ansiamos: A declaração de amor que Deus faz no versículo 20 é impressionante. Por melhor que tenham sido nossos pais, se é que tivemos pais, nosso coração anseia pelas palavras de pai que só Deus poderia falar. Substitua “povo de Israel” pelo seu nome (ou pelo nome de outra pessoa) e leia aquela declaração para si mesmo ou para outra pessoa.
Isaías 62 - A notícia pela qual mais ansiamos: Deus não desistiu de nós. Essa é uma notícia transformadora, mas muitos a rejeitarão. Há pessoas que se sentem tão indignas, que têm dificuldade de aceitar que Deus pode amá-las. Elas já fizeram tantas coisas más, acumulam tanta destruição e desordem em seu passado, que é quase inconcebível pensar que Deus as ama — porque ele viu tudo o que fizeram. Mas Deus as ama como nos ama. Precisamos anunciar isso!
Isaías 49 - A notícia pela qual mais ansiamos: O desafio é para que o mundo todo seja informado de que, por mais que uma mãe seja capaz de esquecer o seu bebê, Deus não esquecerá aqueles que o amam. Ele está chamando todos para o seu reino. Ele levantou alguém que é luz para as nações e decidiu salvar todo aquele que crer nessa luz, que é Jesus (João 3.18-21).
Isaías 32 - A notícia pela qual mais ansiamos: Todas as pessoas desejam um mundo que não considere alguém sem caráter como valoroso. Há no nosso coração um anseio pelo dia em que haverá justiça por toda parte, e em que todos farão o que é direito. Não se trata de uma utopia, mas de uma realidade que está prestes a chegar.
Isaías 2 - A notícia pela qual mais ansiamos: Quem assiste aos noticiários é informado de muitas desgraças. De fato, há tantas tragédias que qualquer um concordaria que o mundo não é exatamente como deveria ser. Nossa boa notícia é que toda essa guerra tem data marcada para terminar. Está para chegar o tempo em que metralhadoras vão lançar sementes em vez de balas. Mas nesse reino só entrará quem for lavado e purificado pelo sangue de Jesus — rebeldes ficam de fora.
Salmo 85 - A notícia pela qual mais ansiamos: O pecado é uma das realidades que não precisa de muita argumentação. Qualquer um concordaria que o mundo não é exatamente como devia ser. A boa notícia é que há outra realidade disponível a todo homem — uma realidade em que a justiça e a paz se abraçarão e a fidelidade brotará da terra. Está disponível a cada um. Basta aceitar a reconciliação que podemos ter em Jesus. Esta é a boa notícia!
Salmo 34 - A notícia pela qual mais ansiamos: Você quer aproveitar a vida? Quer viver muito e ser feliz? Afaste-se do mal e faça o bem. Deus cuida das pessoas honestas, e ainda que os bons passem por muitas aflições, o Senhor os livra de todas elas. O fato de que existe um Deus bondoso e justo no universo determina uma forma certa de viver. Viver bem é viver como Deus determinou que vivêssemos.
Salmo 27 - A notícia pela qual mais ansiamos: Um lugar de segurança, abrigo e paz é o que o nosso coração mais deseja. Um lugar em que o amor flua como um rio. Esse lugar, que no Salmo é identificado como a casa de Deus, hoje é o nosso próprio espírito — o lugar onde Deus nos chama a adorar e onde, em resposta, entramos por causa do perdão perfeito que há no Cordeiro, Jesus.
Jó 17 - A notícia pela qual mais ansiamos: O contrário da esperança é o desespero. O ser humano deposita sua esperança em várias frentes: sua carreira, sua inteligência, sua justiça. Mas todas essas esperanças decepcionam. E conforme as opções vão se esgotando, o ser humano se desespera. Mas a aprovação de Deus, que temos em Jesus, produz uma esperança que não nos decepciona (Romanos 5.5).
2Crônicas 30 - A notícia pela qual mais ansiamos: Ezequias mandou um convite para o povo voltar a ser fiel ao Senhor. Pela primeira vez, depois de muito tempo, lemos novamente sobre o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Nem todos aceitam, muitos zombam, mas aqueles que foram puderam testemunhar um Deus disposto a perdoar para a festa acontecer, para o seu povo amado se recuperar.
2Crônicas 7 - A notícia pela qual mais ansiamos: Tão importante quanto confirmar que moraria ali, a afirmação incrível que Deus fez a Salomão era a de que estava disposto a perdoar o povo. O Templo era um lugar de reparação da relação com Deus, de pedido de perdão. Deus estava confirmando que usaria o Templo para se reconciliar com o povo.
1Crônicas 12 - A notícia pela qual mais ansiamos: A descrição da festa da coroação de Davi mostra como o autor de Crônicas ansiava por ver essa alegria novamente contagiando o povo. O coração do ser humano anseia por esse banquete, em que nos sentaremos com o Senhor, depois que a morte for vencida e o Pai enxugar dos nossos olhos toda lágrima.
2Reis 7 - A notícia pela qual mais ansiamos: A reflexão desses homens é a que deveria chegar a todo cristão: “Temos boas notícias e não devíamos ficar calados.” Era muito arriscado entrar na cidade com a doença que tinham. Mas, entre serem mortos por entrar na cidade e serem mortos por não anunciarem a boa notícia, eles preferiram arriscar a vida para serem portadores de boas notícias. Fazendo isso, não morreram.
1Samuel 31 - A notícia pela qual mais ansiamos: Quando os filisteus percebem que o rei inimigo foi morto, correm para anunciar isso ao povo. O mesmo ímpeto deve levar o cristão a anunciar, como num desfile de vitória, que os governos e autoridades espirituais que tinham poder sobre nós foram vencidos, e a conta da nossa dívida foi anulada e pregada na cruz (Colossenses 2.14-15).
Rute 3 - A notícia pela qual mais ansiamos: Nosso coração anseia por alguém que intervenha em nossa história e mude nossa sorte. Sonhamos em ser resgatados de nós mesmos, das mazelas da vida e de nossos medos. Queremos alguém que possa nos oferecer um futuro e uma esperança. É isso que Deus nos oferece: um resgate que muda nosso destino e nos dá um futuro.
Deuteronômio 7 - A notícia pela qual mais ansiamos: O motivo para Deus ter escolhido o povo de Israel não explica muita coisa à nossa razão. De fato, temos de tentar compreender isso com o coração, porque é tudo que o coração humano anseia ouvir. Deus nos ama. Foi por isso que nos escolheu. Não porque temos algo que é digno de seu amor, mas porque ele nos ama.
Gênesis 45 - A notícia pela qual mais ansiamos: José enxergava Deus como o grande protagonista de sua história. Foi Deus quem o levou para lá. A notícia pela qual nosso coração mais anseia é a de que nossa história não é um acúmulo de acidentes e acasos. De fato, Deus está no controle de nossa história e converterá todo mal em bem, toda injustiça em frutos de paz, e suplantará todo pecado com sua graça.
Gênesis 33 - A notícia pela qual mais ansiamos: Jacó se aproximava de seu irmão como quem teme a morte. Mas, para sua surpresa, seu irmão corre em sua direção para abraçá-lo. E o mesmo acontece conosco. Por causa do pecado, tememos nos aproximar de Deus. Mas ele corre ao nosso encontro com o perdão e o amor que sempre ansiamos receber.
terça-feira, 15 de setembro de 2020
1Tessalonicenses 4 - A boa notícia e a morte: Não nos entristecemos ou nos desesperamos, como aqueles que não têm esperança. A morte perdeu seu poder sobre a nossa vida. Aqueles que não têm esperança vivem tentando dar um significado à própria existência diante da inevitabilidade da morte, quando não tentam adiá-la ou dela fugir com todas as forças.
1Coríntios 15 - A boa notícia e a morte: O fato de que até a morte será colocada debaixo da autoridade de Jesus muda a forma como vivemos e como lidamos com a morte dos nossos queridos. Estamos a um abrir e fechar de olhos de sermos transformados e ressuscitados como seres imortais. Porque cremos nisso, permanecemos fortes e firmes, ocupados no trabalho do Senhor, porque esse trabalho (ainda que em meio à vida profissional) traz proveito para a eternidade.
João 11 - A boa notícia e a morte: Se Jesus só tivesse poder sobre as doenças, ele teria de estar sempre consertando o corpo das pessoas. Esse corpo está condenado à morte. Jesus mostrou que tem poder sobre a própria morte. Esta, que é a certeza mais segura de todo ser humano, com Jesus, perdeu seu poder. Quem tem a última palavra sobre a nossa história é Jesus.
Isaías 25 - A boa notícia e a morte: A boa notícia é que Deus acabará para sempre com a morte e enxugará as lágrimas dos olhos de todos. E, por estarmos em Cristo, a morte já não tem poder sobre nós. Nosso corpo mortal se vestirá com o que é imortal, e então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: “A morte está destruída! A vitória é completa!” (1Coríntios 15.54).
Salmo 90 - A boa notícia e a morte: É bom que conversemos sobre a morte. O salmista pede a Deus que nos ensine a contar os nossos dias a fim de que tenhamos um coração sábio. Ele enaltece a grandeza de Deus diante da limitação do ser humano. Refletindo sobre a morte e a nossa pequenez, temos mais chance de tomar decisões sábias sobre a vida.
Salmo 49 - A boa notícia e a morte: Há crenças que minimizam a morte, considerando-a apenas uma passagem dentre muitas pelas quais o ser humano passa. Mas as sucessivas passagens, no fim, colocam o indivíduo num ciclo infinito de “carmas”, em que ele é responsável por sua própria salvação. O homem que crê em Cristo, no entanto, pode descansar na certeza de que Deus o livrará do poder da morte!
Salmo 39 - A boa notícia e a morte: É sábio refletir sobre a morte (Eclesiastes 7.4). Porém, a morte a partir de uma visão humana é absolutamente nefasta e sem esperança. Somente quem conhece um Deus bom e experimenta uma relação de dependência com ele consegue crer num futuro esperançoso. Nesta vida, somos hóspedes por pouco tempo. Na eternidade, teremos um quarto preparado para nós (João 14.2).
Salmo 30 - A boa notícia e a morte: Fomos livrados da morte. Essa é uma notícia que, se compreendida e aceita, necessariamente transforma cada detalhe da nossa vida. A ira de Deus foi derramada sobre Jesus, por isso temos motivo para celebrar. A reação do salmista deve ser a nossa: “Não ficarei calado!”
Deuteronômio 14 - A boa notícia e a morte: Deus parece rejeitar qualquer ritual que permita que a morte de parentes queridos tenha influência na vida e nos costumes do povo. Enquanto a morte determina boa parte da vida das pessoas, Deus limita o poder da morte sobre a cultura do seu povo sem, contudo, revelar muito sobre o que acontece depois. O foco é o que a pessoa faz com sua vida.
Números 31- A boa notícia e a morte: O que você faria se Deus te avisasse sobre o dia de sua morte? Moisés aparentemente continuou fazendo o que sempre fez: serviu a Deus, anunciou suas palavras ao povo e, apesar de ter falhado no episódio de Meribá (Números 20.1-13), não deixou de confiar na bondade e misericórdia de Deus.
Gênesis 23 - A boa notícia e a morte: Abraão, apesar de ser estrangeiro naquelas terras, faz questão de comprar um terreno em Canaã para sepultar Sara. Ele estava disposto a pagar o preço necessário, porque tinha em mente a promessa de Deus — ele sabia que Canaã era sua nova terra. Ele tinha a esperança de uma morada eterna.
Gênesis 5 - A boa notícia e a morte: Desde que o ser humano pecou, a morte passou a ser uma realidade na história de todas as pessoas. Toda biografia termina com sua participação. A de Enoque, no entanto, mostrou que Deus estava disposto a relativizar o poder da morte para quem estivesse interessado em viver em comunhão com ele.
sábado, 12 de setembro de 2020
Jo 6:68: "Então, Simão Pedro respondeu-lhe: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
Jo 6:68: "Então, Simão Pedro respondeu-lhe: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
Jo 6:68 Senhor (kurios em grego). Na Septuaginta, a autoridade e o poder de Deus (Yahweh)."
Já vi várias vezes esse texto bíblico ser lido erradamente por muitos! Muitas pessoas trocam a pessoa de Jesus por um lugar quando dizem "Para onde iremos nós"(lugar) em vez de dizerem "Para quem iremos nós" (pessoa). Esse erro é um erro gritante que precisamos evitá-lo em nossas pregações.
Somente Jesus é que tem as palavras da vida eterna para todos que aceitam as suas palavras de exortação, mesmo que estas palavras sejam duras de se aceitar e entender, não podemos seguir outros que não tem as palavras da vida eterna. Quantos homens hoje em dia vivem seguindo outros homens que não pregam e, nem vivem as palavras do Senhor Jesus Cristo em suas vidas e, com isso eles com seus discursos vazios impedem que outras pessoas encontre Jesus o único que pode dá vida Eterna para todos que não abandonam a sua palavra de vida eterna.
Fonte: comentário bíblico tbs.
Jo 14:6: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; nenhum homem vem ao Pai, senão por mim."
Jo 14:6: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; nenhum homem vem ao Pai, senão por mim."
Muitos quando ler este texto trocam a palavra "vem" por "vai" e, quando fazemos isso damos um outro sentido para o texto bíblico, pois para alguém chegar ao Pai é preciso passar primeiro por Jesus que é a porta que dá acesso ao reino de Deus. Muitos querem ir ao Pai sem Jesus e nunca entraram no reino de Deus, pois Jesus é o único caminho que nos leva a Deus.
👉🏿Para chegar lá É preciso...
-Andar no caminho que é Jesus(v6)
-Viver a verdade que é Jesus (v6)
-Ter a vida de Jesus em sua vida (v6)
Fonte: comentário tbs.
Jo 6:47: "Na verdade, na verdade eu vos digo: Aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Jo 6:47: "Na verdade, na verdade eu vos digo: Aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Jo 6:47 O NTG omite “em mim”. Entretanto, já havia ficado claro que só aquele que crê em Jesus está salvo: agora e para sempre."
Todas as versões em português que já li traduz esse texto bíblico erradamente, pois o texto grego koiné do novo testamento diz que todo aquele que crê para dentro de mim tem a vida eterna e, isso significa que não basta crê em Jesus é preciso está vivendo dentro da vontade de Jesus e de sua palavra. Se o simples ato de crê fosse suficiente para garantir a salvação de alguém, então todos seriam salvos, mas crê para dentro de Jesus requer renúncia de uma vida de pecado, pois o crê em Jesus exige obediência aos mandamentos de Jesus Cristo.
Muitos que crê em Deus estão presos nas penitenciárias e, se perguntamos a estes que estão presos se eles crê em Deus? certamente todos vão responder que sim! Mas se perguntarmos se os mesmos obedecem as exigências do crê em Deus? Eles na verdade vão dizer que não! Com exceção de alguns que se converteram na penitenciária.
👉🏿É preciso crê e obedecer para se ter a vida eterna.
👉🏿É preciso crê em Deus, mas também em Jesus Cristo para ser salvo dá ira de Deus, essa verdade está em João 14.1.
Quando formos falar de Jesus para as pessoas temos que deixar bem claro para elas que não basta crê em Deus! sem crê que Jesus é o salvador que é Deus como o Pai e, que sem ele ninguém vem ao Pai.
Fonte: Comentário tbs
1Tm 3:16: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória."
1Tm 3:16: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória."
Esse texto da Almeida revista corrigida está mau traduzido, pois o texto grego não usa" "aquele". O texto grego koiné do novo testamento usa a palavra Deus (Δευς ), pois a palavra Deus qualifica a palavra mistério. é um grande mistério Deus que é espírito se manifestar em carne e, quando se troca a palavra Deus por "aquele" tiramos a deidade de Jesus Cristo reduzindo Jesus a um mero humano que se manifestou em carne.
👉🏿A versão kj james traduzir este texto (1 Timóteo 3.16) de forma correta.
1Tm 3:16: "E, sem controvérsia, grande é o mistério da piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.
👉🏿1Tm 3:16 Paulo gostava de se valer das letras de hinos e cânticos conhecidos pela igreja primitiva para ilustrar suas teses teológicas. Aqui ele usa a poesia da letra de parte de um credo que se tornou hino ( Ef 5.19; Cl 3.16 ). O Espírito Santo de Deus capacitou Jesus a expulsar demônios, a operar milagres, e foi responsável por ressuscitar Jesus dentre os mortos ( Mt 12.28; Rm 1.4; 1Pe 3.18 ); sendo Cristo louvado e admirado pelos anjos na sua ressurreição e ascensão ( Mt 28.2; Atos 1.10 )."
Comentário - TBS-Teologia_Biblica_Sadia
Assinar:
Postagens (Atom)