domingo, 25 de agosto de 2013

Chamando os ocupados

Há um livrinho sem o qual não posso viver. Ele é azul turquesa, brilhante e carregado de notas pequenas e apertadinhas: “Lavar o carro”, “ligar para mãe”, “terminar leitura para a aula” e até “fazer alguma coisa sobre o cheiro de peixe no meu carro”! Cada dia, a lista de coisas na minha mente se torna a lista escrita no papel que a minha agenda carrega para mim. Minha vida diária é ocupada, tumultuada, cheia de “fazer isso” e “terminar aquilo”. Em resumo, sou uma pessoa ocupada. E se não estou ocupada, parece que algo está errado. Soa familiar?No evangelho de Lucas, o Senhor Jesus como o Salvador-Homem chama pessoas para segui-Lo. Mas Ele não chama pessoas aleatoriamente; Ele chama os ocupados. Aqueles que estão ocupados pescando, cuidando de suas famílias, ganhando a vida, fazendo todo tipo de coisa que compõe o nosso dia-a-dia. Você sabe, pessoas como nós.Em Lucas 5, o Senhor impressionou os discípulos e a multidão com uma grande pesca, um milagre em contraste com o desencorajamento que sentiram após não pescar nada a noite inteira. Ele aumentou a capacidade deles em crer no Seu poder, e no versículo 9 vemos queespanto se apoderou dele [Pedro] e de todos os que com ele estavam.Como resultado, o registro mostra no versículo 11 que “deixando tudo, O seguiram”.Eles deixaram tudo.Deixaram seus barcos, seus amigos, suas carreiras, e até mesmo todos aqueles peixes! Eles deixaram seus medos e dúvidas, sua insegurança e seus obstáculos insistentes, seus sentimentos de insuficiência e suas fraquezas. Deixaram tudo e O seguiram.Podemos facilmente pensar que isso se passou com os discípulos, e o registro no evangelho de Lucas foi escrito há tanto tempo! Mas à medida que olho para esse episódio, eu me vejo nele. O Senhor está esperando ansiosamente que eu Lhe dê um pequeno espaço entre as linhas da minha agenda. Ele está esperando uma oportunidade em que possa aumentar minha capacidade de crer e está gradualmente me mostrando que no meio da minha vida ocupada Ele está chamando: Deixe tudo e siga-Me.O que significa “deixar tudo”? Em 1 Samuel 16:7 vemos que o “Senhor vê o coração”. No meio de tantos compromissos e responsabilidades, trabalhos e famílias, será que o nosso coração está disposto a deixar tudo e segui-Lo? Assim como disse a Pedro, também falou a Levi, o ocupado cobrador de impostos, “segue-me” (Lc 5:27). Não importa o quanto estejamos ocupados exteriormente, nosso coração deve estar disposto a segui-Lo.A afirmação em si é dramática, de peso e ousada. Ressoa com expectativas de máximo abandono, e a minha resposta repentina é: “Senhor, eu não posso”. Eu simplesmente não posso. Ao afundar no desespero proveniente de tal demanda intransponível, eu sou lembrada de Filipenses 2:13é Deus quem opera em vós tanto o querer quanto o realizar, para o Seu bom prazer.Então, se Ele me faz essa exigência, Ele tem de ser aquele que a cumpre. Se vou deixar tudo, Ele deve fazer isso em mim; até que meu ser seja totalmente um com o Dele e até que Seu bom prazer seja genuinamente o meu bom prazer. Então, a pergunta não mais será: “será que posso realmente deixar tudo?”, mas: “Senhor, para onde nós vamos?” Ao chegar a esse ponto, a agenda não será mais importante, haverá amplo espaço e eu não estarei simplesmente livre, mas disposta a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário