Existem alguns ricos que "dão calote" nos seus trabalhadores, mas esses são uma pequeníssima minoria, e não toda a classe rica a quem Tiago se dirige aqui. A maioria dos ricos paga os tais "salários de mercado" —e é dessa forma que retêm boa parte do que seria o salário justo do trabalhador. É importante que escutem as suas reclamações, e as atendam. matado os inocentes.
Sistemas que preservam nas mãos de poucos os benefícios econômicos e culturais são injustos, mesmo que sejam legais. A falta de bons salários e também de investimentos públicos causa muitas tragédias na saúde pública, como a mortalidade infantil (e o mesmo dinheiro não falta para grandes projetos industriais ou comerciais), eles não podem fazer nada contra vocês. Ignorar as necessidades do próximo e da comunidade é pecado grave, que gera distorções sociais. Mas Deus ouve
o clamor do pobre injustiçado e não fica alheio aos que sofrem, nem aos abusos de poder cometidos. Por isso, o conselho para os ricos chorarem as desgraças que vão sofrer. Veja Lc 12.20-21 e os quadros "A dificuldade das riquezas" (Lc 18) e "O juízo final" (Mt 25).
Nenhum comentário:
Postar um comentário