domingo, 26 de outubro de 2014

Ef 4.11-16 - A través da Bíblia - Características de uma igreja madura -

Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da responsabilidade de abrirmos a Palavra de Deus para extrair dela os princípios para nossa vida cristã, no programa de hoje estaremos atentos a mais um trecho do capítulo quatro da carta de Paulo aos efésios. Certamente teremos lições que nos farão crescer à estatura da plenitude de Cristo. Afinal o desejo do verdadeiro cristão é se tornar cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo. Muitas vezes temos que mudar os nossos conceitos mediante o estudo da Palavra, mas se ficamos mais semelhantes a Cristo, temos que ter essa disposição e, esse programa quer ajudá-lo nesse propósito. Quero registrar o e-mail que o LJRC nos enviou da cidade de Londrina do estado do PR. Essa foi sua mensagem: "graça e paz. Sou grato e me sinto elogiado ao ter o meu e-mail lido no programa. Aproveito para me ajudarem com Mateus 5.32. Conheço alguém que foi abandonada pelo marido que foi morar com outra. Só quando ele foi embora a esposa soube que estava grávida de uns 3 meses e com um filho 11 anos. Descobri também que a sua amante também estava grávida. Como posso ajudar?". Obrigado irmão por suas palavras de apoio e reconhecimento. Como te respondi no e-mail, você e sua esposa podem ser uma bênção na vida dessa esposa que foi abandonada. Sem nos preocuparmos de enquadrar essa situação neste ou naquele modelo, certamente Deus quer usar vocês como casal para serem bênção nessa hora de dificuldade. Espero que as outras orientações que enviei sejam úteis. Estamos orando por cada um dos envolvidos nessa situação. Assim, como Deus tem nos usado aqui no programa minha oração é que Deus continue abençoando você e sua esposa para serem usados para a glória do Senhor. Por isso, quero convidá-lo a nesse momento buscarmos a presença do Senhor em oração: "Senhor Deus, somos gratos por teu amor e porque através do estudo e prática da Tua Palavra estamos prosseguindo para o alvo de nos assemelharmos cada vez mais com o Teu filho Jesus. Pai, misericordioso pedimos-te que haja edificação e pela capacitação do Teu Espírito possamos entender o Teu querer para aplicarmos em nosso viver. Senhor, oramos, em nome de Jesus, Amém!
Querido amigo, hoje o nosso alvo é estudarmos o paragrafo completo que inclui os versos 11 a 16 de Efésios capítulo quatro. Como dissemos anteriormente, a partir do capítulo quatro Paulo demonstra como deve ser a vida cristã daqueles que foram salvos pela graça mediante a fé em Jesus Cristo. A partir do capítulo quatro Paulo mostra como deve ser a vida prática da igreja, a nova comunidade, a familia de Deus, o corpo vivo de Cristo. E, especificamente nos versos 11-16 que estudaremos hoje, vamos considerar as caracterização de uma igreja madura. Espero que você esteja com a Bíblia aberta e tenha condições de me acompanhar na leitura que farei. Efésios 4.11-16, diz assim:
[11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. 15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.]
Bom, como disse há pouco, esse texto nos mostra que o Senhor tem alvos bem definidos para com sua igreja. Ele a quer madura, uma igreja que sabe evitar as artimanhas de Satanás, que saiba viver em unidade, que saiba valorizar as diferenças e que sabia desenvolver a mutualidade. Por isso, creio que o melhor título para esse parágrafo é:
AS CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA MADURA
EF. 4.11-16
Introdução
Este texto é bem conhecido da maioria dos cristãos. Entretanto, conhecer (saber) um texto bíblico, não significa compreendê-lo (entender); não significa aplica-lo (praticar); não significa analisá-lo (diagnosticar); não significa sintetiza-lo (resumir); não significa avaliá-lo (julgar, valorizar).
O que é e como conhecer corretamente um texto bíblico? Por ser um texto bíblico, precisamos conhecer (experimentar) o texto bíblico. Por ser o texto bíblico a Palavra de Deus, viva e eficaz necessitamos interagir com o texto para podermos extrair dele todo o seu potencial, tudo aquilo que Deus queria que experimentássemos.
Quando vivenciamos o texto em questão percebemos que ele é impressionante; ele é transformador; ele é libertador. Esse texto nos apresenta de modo claro que cada cristão tem responsabilidades na edificação da igreja.
Sendo que o desejo do Senhor Jesus, o Senhor é ter uma igreja madura, só alcançaremos esse alvo quando utilizarmos as capacitações que o próprio Senhor colocou à nossa disposição. Como vimos anteriormente, Jesus concedeu à igreja pessoas-dons que atuando nas suas esferas de capacitações possibilitarão a igreja atingir a maturidade pretendida por ele mesmo, o Senhor da igreja.
Na origem da palavra maturidade temos a idéia de "proteção". Isso indica que uma igreja madura é aquela que pode proteger seus membros dos ataques que os seus membros sofrem da parte do inimigo que usa como instrumentos homens astutos que tem a intenção de induzir ao erro.
Pedro, estimulando também à vida madura, no final de sua segunda carta (3.17-18) instruiu seus leitores a guardarem-se e protegerem-se dos falsos mestres, descritos no capítulo 2, crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo. É necessário, pois conhecermos o que Jesus já concedeu à sua igreja para que a tornemos uma igreja madura.
Diante dessas colocações, portanto, este texto nos desafia a percebermos que:
Somente quando usamos os recursos divinos podemos nos tornar uma igreja madura.
Estes versículos nos revelam sete recursos a serem usados no amadurecimento da igreja:

O 1º recurso é usufruir corretamente das pessoas-dons dadas à igreja – 4.11-12
Como vimos no programa passado, o Senhor Jesus estabeleceu essas pessoas dons para liderar a igreja, para desenvolver o ministério quintuplo. Um ministério coletivo, plural, para que o crescimento da igreja seja equilibrado.
Conforme Kaldeway nos diz no final do capítulo sete de sua obra já citada, todo cristão que foi trabalhado, isto é, que foi desenvolvido sob a influência das cinco pessoas-dons, certamente, atinge com maior rapidez a maturidade espiritual esperada pelo Senhor Jesus. O trabalho das cinco pessoas-dons, ou o ministério quíntuplo atuam da seguinte maneira nesse cristão: 1) O apóstolo leva esse cristão a contemplar a grandiosidade do reino de Deus, motivando-o a estabelecer alvos desafiadores para sua vida e ministério; 2) O profeta auxilia esse cristão a experimentar a intimidade com Deus ao ouvir a Sua voz dando-lhe a direção correta para a vida e ministério; 3) O evangelista desafia esse cristão, mostrando-lhe a necessidade de não esquecer-se daqueles que ainda não fazem parte da sua vida e ministério; 4) O pastor cuida desse cristão, protegendo-o, amenizando suas dores, alegrando-se com suas vitórias e fazendo-o relacionar-se com outros em sua vida e ministério; e, 5) O mestre conduz esse cristão a aprofundar-se no estudo, entendimento e aplicação da Palavra, para que firmado nela desenvolva sua vida e ministério;
"Talvez seja possível dizer da seguinte forma: o apóstolo leva o cristão para longe (para a grande visão), o profeta o leva à altura (para experimentar Deus), o mestre à profundidade (ao fundo da Palavra de Deus), o pastor para os lados (ao irmão), e, o evangelista ao mundo (para todas as pessoas). (KALDEWAY, 2005, p.66).
Quando esses cinco componentes do ministério quíntuplo têm condições de atuar cada um no seu próprio espaço há benefício para a igreja.
O 2º recurso é ter consciência da necessidade da unidade - 4.13
13 Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo.
1. Já somos unidos - 4.3. Pois quem já nos tornou um só corpo, foi Deus, através de Jesus Cristo. Em Jesus Cristo a barreira foi derrubada, fazendo de gentios e judeus um só e novo homem. Conforme os primeiros versos do capítulo 4 é através do desenvolvimento das cinco virtudes: humildade, mansidão, longanimidade, ser suporte para os irmãos e o amor mútuo, que o cristão mostrará o seu desejo sincero de preservar a unidade espiritual que nos proporciona relacionamentos harmoniosos
2. Temos que alcançar a unidade - 4.13 Mas ao mesmo tempo em que já somos unidos, devemos caminhar em direção a unidade que deve ser expressa de três maneiras distintas: 1) Devemos buscar a unidade da fé, isto é, todos os membros do corpo devem estar vivendo em maturidade, sabendo no que creem e sabendo porque creem. 2) Devemos buscar a unidade do pleno conhecimento do filho de Deus, isto é, cada cristão que forma o corpo de Cristo deve conhecer experimental e plenamentemente o seu Senhor. E, 3) Devemos buscar a unidade em nos assemelharmos cada vez mais com o varão perfeito, devemos buscar a unidade em nos padronizarmos à medida da estatura da plenitude de Cristo, à altura espiritual de Cristo. É um alvo grande demais? Se o Senhor o colocou, certamente é possível alcança-lo pelo Espírito Santo, e pela identificação das nossas funções dentro do corpo de Cristo.
3. Essa unidade só acontecerá a partir do papel de cada um dos membros do corpo de Cristo. Quando identificarmos o nosso papel individual estaremos cumprindo o propósito de Deus para conosco e estaremos alcançando o alvo dele na edificação do corpo. Por isso, embora devamos enfatizar a unidade devemos lembrar que é na diversidade da atuação com base nos dons espirituais que nos fortaleceremos como corpo. Por isso é necessário a caracterização dos capacitadores e dos realizadores:
Características dos Equipadores/ capacitadores

1. Equipadores focalizam seus esforços em desenvolver outros membros para que estes possam servir.
2. Equipadores ficam satisfeitos quando vêem Deus usando alguém que eles equiparam / qualificaram
para algum propósito. 3. Equipadores têm um grande desejo de realizar uma tarefa de ministério em conjunto e paralelamente a outros. 4. Equipadores dão grande valor e importância àqueles com quem compartilham um ministério. 5. Equipadores são estratégicos ao selecionar parceiros de ministério. 6. A paixão dos equipadores é a de posicionar cada um dos crentes em um serviço fiel, frutífero e satisfatório. 7. Equipadores são motivados a treinar / aperfeiçoar outros e delegar o ministério a eles. 8. Equipadores procuram afastar-se, quando necessário, de uma função, permitindo-se ser substituídos por outra pessoa equipada. 9. Equipadores experimentam grande satisfação quando estão equipando /capacitando outros. 10. Equipadores buscam identificar, treinar, desenvolver, supervisionar e apoiar aqueles no ministério.
Características dos Operadores/ realizadores
1. Operadores focalizam seus esforços em servir a outros diretamente. 2. Operadores ficam satisfeitos quando vêem Deus os usando para realizar algum propósito pessoal e individualmente. 3. Operadores ficam contentes quando podem realizar sozinhos e individualmente uma tarefa de um ministério. 4. Operadores dão grande valor e importância a sua própria contribuição ao ministério. 5. Operadores ficam satisfeitos com aqueles parceiros que expressam interesse objetivo em seu ministério. 6. A paixão dos operadores é a de usar os seus próprios dons em uma área de serviço significativo. 7. Operadores acham mais fácil fazer o trabalho por si mesmos do que treinar alguém para isso. 8. Operadores podem deixar um buraco / vazio na equipe de ministério quando eles deixam a sua função. 9. Operadores experimentam grande satisfação quando Deus realiza algo através deles. 10. Operadores precisam ser identificados, treinados, desenvolvidos, supervisionados,viabilizados e apoiados no ministério.
O 3º recurso é ter firmeza para resistir as falsas doutrinas - 4.14
14 Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.
1. O propósito é não sermos infantis na vida cristã – À medida que a igreja caminha em direção a maturidade através da mutualidade, que é o 3º fator da dinamica da vida da igreja, a própria igreja vai se afastando da instabilidade inicial da vida cristã e, a partir do conhecimento experimental de Cristo ela vai adquirindo firmeza contra os seus inimigos.
2. O propósito é resistirmos os ataques dos falsos mestres – quanto mais nos aprofundarmos no conhecimento das doutrinas e no conhecimento pessoal do nosso Senhor mais estaremos firmados na verdade. Ao invés de sermos neófitos espirituais abertos às falsas doutrinas, seremos adultos experiente firmados contra as investidas de Satanás e seus agentes.
O 4º recurso é saber usar os instrumentos: a verdade e o amor - 4.15
15 Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.
1. O crescimento requer uma vida verdadeira -
2. A vida verdadeira requer uma vida de amor mútuo, como Cristo nos amou – O segrego para desenvolvermos a verdade com amor é não usar a verdade como uma espada desembanhada para ferir o que se afasta da verdade. No relacionamento cristão a verdade anda associada ao amor!
O 5º recurso é estar consciente da necessidade do crescimento em Cristo - 4.15
15 Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.
1. A cabeça da igreja é Cristo – Ele é o Senhor da igreja. Ele é que deve ser conhecido e obedecido. E porque ele é soberano, e, tem os insodáveis tesouros da sabedoria, é que nós devemos crescer.
2. O crescimento deve ser completo (em tudo) – e esse crescimento só acontecerá através da verdade e do amor. Foi o proprio Paulo que disse que só o saber (a verdade) destrói, pois demonstra orgulho, soberba e arrogância. Por outro lado, é somente através do amor que somos edificado (1Co 8.1). Somente através do amor crescemos da maneira como o Senhor planejou.
O 6º recurso é saber que necessitamos do envolvimento de todos os membros - 4.16
4 - 16 É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor.
1. Todo cristão tem uma tarefa geral - 1Pe 2.9 - todos nós somos sacerdotes para anunciar as virtudes daquel que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Em conjunto formamos um reino de sacerdotes espirituais e, portanto, todos nós temos acesso direto ao Pai e por causa disso, por todos nós termos um só Espírito (4), todos e cada um de nós temos condições de ministrarmos como sacerdotes.
2. Todo cristão tem uma tarefa específica - 4.11 (capacitadores); 4.12 (realizadores) e o desafio de hoje é você perceber qual foi a sua chamada. Você foi chamado para ser um capacitador? Para ser um equipador? Ou você foi chamado para ser um realizador, para ser um executor, um operador? Peça que Deus lhe mostre como ele quer que você atue para o benefício do corpo de Cristo!
O 7º recurso é saber que somos co-responsáveis pelo nosso desenvolvimento - 4.16
1. Todas as realizações devem ser visar o crescimento e edificação -
2. A maturidade do corpo é alcançada através da realização das diversas funções – e isto significa que cada parte desse maravilhoso corpo, cada membro desse corpo, todos os membros desse corpo devem se envolver no crescimento maduro e equilibrado do corpo de Cristo!
Conclusão
Por que existe tanta imaturidade entre os cristãos?
Porque nos falta ver quem somos nós e quem é Jesus;
Porque a ansiedade pelo crescimento numérico sufoca o amadurecimento espiritual;
Porque muitos cristãos querem controlar tudo, não dividindo a responsabilidade;
Porque gasta-se mais tempo no ativismo do que no amadurecimento (ler, estudar, meditar).
Como podemos nos tornar maduros?
Somente quando usamos os recursos divinos podemos nos tornar uma igreja madura.
O que Jesus Cristo quer é que, coletivamente, a igreja toda esteja preparada, alcançando a maturidade e a unidade da fé para não ser enganada por doutrinas e doutrinadores falsos e falsas práticas e, assim, crescer, edificando-se a si mesma.
Que o Senhor nos abençoe nesse propósito.

© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário