domingo, 26 de outubro de 2014

Através da Bíblia - Efésios 1.15-23

Efésios 1.15-23
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Para nós é um motivo de alegria sabermos que você está conosco. Obrigado por que você tem sintonizado esse programa e tem sido fiel em nos acompanhar no estudo sistemático que fazemos da Palavra de Deus. Sempre é bom sabermos que o nosso empenho tem sido reconhecido por muitos de vocês e sabemos isso pelas correspondências que vocês nos enviam. Hoje vamos estudar a parte final do capítulo 1 da carta de Paulo aos Efésios onde o apóstolo registra a oração que ele elevou a Deus em favor daqueles seus irmãos efésios. Certamente teremos lições importantes para aprender e aplicar em nossas vidas. Por isso sugiro a você abrir a sua Bíblia e acompanhar atentamente o estudo de hoje. Depois você pode escrever compartilhando como Deus falou ao seu coração. E é exatamente isso que o nosso irmão PDP da cidade de Sinop, no estado do Mato Grosso, escreveu com as seguintes palavras: "Oi professor Itamir, Graça e paz de Deus Pai e do Nosso Senhor Jesus Cristo. Quero dizer que acompanhei o Através da Bíblia no ano de 1985 com o pr Davi Nunes, depois fiquei sem rádio e perdi a sintonia. Mas agora através da internet localizei-o novamente. Todo dia reservo um espaço de tempo para ouvi-lo. Só posso dizer que é uma maravilha para mim os estudos do Através da Bíblia. Não tenho palavras para agradecer. Que Deus os abençoe". Querido amigo, obrigado por suas palavras. De fato, esse é o nosso objetivo. Desejamos que através desse programa muitos sejam abençoados e desafiados a viverem de modo cada vez mais agradável a Deus, demonstrando ao mundo a realidade do reino de Deus. Muito obrigado por suas palavras de incentivo. Particularmente dou graças a Deus por poder fazer parte desse nova produção, que agora também envolve a publicação dos comentários bíblicos. Ainda esse ano devemos lançar os comentários de Marcos e João! Agora, quero convidá-lo para aquele momento importantíssimo do nosso programa, quando buscamos a presença do Senhor. Vamos orar pedindo as bênçãos divinas para o estudo da Palavra de Deus: "Pai amado, somos gratos por tua companhia conosco e por tua misericórdia . Pai diante disso buscamos a iluminação do teu Espírito. Que o Senhor fale a cada coração. Pedimos Senhor, que tu nos dê forças para desenvolvermos esse projeto na tua dependência. Oramos em nome de Jesus. Amém!"
Querido amigo hoje o nosso alvo é concluirmos os estudos no capítulo 1 de Efésios. Vamos estudar Efésios 1.15-23.
Você deve se lembrar dos estudos passados em que detalhamos o maior parágrafo da Bíblia, os versos 3-14. Naqueles versos vimos três lições práticas para serem aplicadas por todos nós:
1. Vimos que o propósito de Deus para a igreja é fazer com que ela viva para o louvor da sua própria glória. Tudo o que fazemos, como seus filhos, deve ser para a glória de Deus! Você tem vivido assim?
2. Vimos que o propósito de Deus para a igreja exige uma vida de santidade. Porque Deus deseja que a igreja viva para ele, na presença dele. A missão da igreja é realizada em três direções, para Deus, para o mundo e para si mesma. Mas, o propósito da igreja sobretudo é que desenvolvamos a nossa missão em sua presença. Você tem vivido na presença de Deus?
3. Vimos, finalmente que o propósito que Deus tem para a igreja é o que ele tem para cada um de nós. A igreja somos nós. Não existe igreja sem cristãos. Notamos que todo aquele parágrafo é dirigido aos cristãos, pois são eles que compõe a igreja. Na vida comunitária expressamos o amor divino que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Você tem vivido em comunhão com seus irmãos?
Mas, depois de recordarmos essas preciosas lições, temos que avançar...
Nesse trecho, o apóstolo Paulo registra uma das suas orações dentre as muitas que temos nessa carta. Se você tiver condições abra a sua Bíblia e me acompanhe na leitura que eu farei:
[15 Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. 22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.]
E, ainda...
15Por isso, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que vocês têm por todos os irmãos na fé, 16não paro de agradecer a Deus por causa de vocês. Eu sempre lembro de vocês nas minhas orações. 17E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. 18Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo 19e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa 20que ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial. 21Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Ele tem um título que está acima de todos os títulos das autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir. 22Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. 23A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.
Muito bem, depois de lermos por duas vezes esse maravilhoso trecho da Palavra de Deus, o título que proponho para uma melhor compreensão do seu conteúdo é:
A VERDADEIRA ORAÇÃO
EF. 1.15-23
Introdução
Quando alguém argumenta conosco pode ou não nos convencer. Mas quando alguém ora conosco, o nosso relacionamento com essa pessoa passa a ser diferente.
Efésios nos cativa e por certo cativou os seus primeiros leitores porque nós e eles somos objetos da oração do apóstolo Paulo, inspirado que foi pelo Espírito Santo.
Depois de exaltar a Deus e dizer que, por três vezes, que devemos viver para o louvor da glória da Sua graça (conforme os versos 6, 12 e 14), Paulo continua na presença de Deus, agora, intercedendo em favor dos seus leitores. Ele glorifica a Deus pela "tão grande salvação" da qual fomos alvo, mas baseado nessa bondade divina ele pede a Deus que os recursos necessários para uma vida de louvor estejam a disposição de todos os seus leitores.
Nessa, como em outras orações temos gratidão e intercessão. Isto nos faz destacar a seguinte verdade: Não encontramos grupos ou cristãos totalmente imperfeitos pelos quais não temos o que agradecer; e não encontramos grupos ou cristãos totalmente maduros pelos quais não temos o que pedir. "Agradecemos e pedimos porque cremos que a graça de Deus pode operar transformações que são impossíveis à natureza humana decaída" (Monteiro, p.29).
Quando oramos obtemos um duplo efeito: há transformação na vida daqueles por quem oramos e também experimentamos transformação em nossas próprias vidas. Quando colocamos o nosso próximo na presença de Deus cremos que Deus é poderoso suficientemente para transformar aquela vida, objeto de nossa intercessão. Quando incluímos alguém em nossa oração, em nossa vida de intimidade com Deus, nos tornamos mais sensíveis à vida e à necessidade do nosso próximo, deixando para trás qualquer tipo de preconceitos ou barreiras que pudéssemos ter em relação a ele, o nosso alvo de intercessão e, assim também somos transformados.
Na carta escrita aos filipenses, nessa mesma época em que estava preso em Roma, na sua prisão domiciliar, Paulo orou em favor daquela igreja. Ele pediu a Deus que eles tivessem o amor aumentado “mais e mais, no pleno conhecimento e em todo o discernimento” (1.9). E naquele pedido percebemos a necessidade que a igreja tem de conhecimento intelectual, para conhecer a si mesma, para conhecer o mundo onde está plantada, para conhecer Deus e a sua vontade para ela mesma. Mas, é interessante que além do conhecimento Paulo pediu que Deus lhes desse também discernimento. Discernimento é a capacidade de aplicar o conhecimento. Assim como a prudência é a capacidade de aplicarmos a sabedoria (8), assim também a igreja precisa de conhecimento e discernimento para saber viver no meio de um mundo em trevas, uma vez que ela é luz, refletindo a luz de Jesus (Mt 5.16).
A igreja atual precisa de discernimento porque nesses dias o mundo tem cobrado uma presença mais eficaz da igreja na vida das pessoas e da sociedade. O mundo quer perceber que diferença existe entre aqueles que seguem a Jesus e aqueles que seguem outras divindades. Mas, quando a igreja, chamada cristã, faz adaptações de certas práticas que vemos em outras religiões e seitas, quando a igreja, no desejo de se contextualizar, desenvolve certas práticas mundanas demonstra que lhe falta discernimento, isto é, embora tenha o conhecimento da doutrina certa, não sabe como mostrar amorosamente a diferença que existe entre ela, formada por seguidores de Jesus e os seguidores de outras seitas e outros gurus. Precisamos mais do que nunca em nossos dias conhecer a origem, a natureza, o propósito e a missão da igreja. Porém precisamos discernimento espiritual para saber aplicar esse conhecimento. O estudo dessa carta escrita aos efésios nos ajudará nessa tarefa, mas, especificamente essa oração do apóstolo Paulo pode nos ajudar muito em conquistar o nosso objetivo.
Quando estudamos o primeiro capítulo de Efésios fica clara essa divisão:
Em 1º lugar, nos versos 3-14, ao agradecer, o apóstolo nos desafia a também agradecermos a Deus por toda sorte de bênção espiritual que Ele nos têm concedido desde a eternidade, mas para isso é necessário que compreendamos completamente a extensão dessas maravilhosas bênçãos que temos em Cristo, nas regiões celestiais.
Em 2º lugar, nos versos 15-23 o apóstolo pede que os olhos espirituais dos cristãos sejam abertos e nos façam perceber que há uma dimensão sobrenatural no processo hermenêutico: não lemos a Bíblia como um livro qualquer; não conhecemos a Deus sem a iluminação do Espírito Santo. Para isso precisamos discernimento espiritual.
Por isso, como diz Stott (p. 29) necessitamos manter um equilíbrio perfeito entre o louvor e a oração. Por um lado devemos agradecer por tudo quanto Deus já nos deu, mas por outro lado devemos pedir ainda mais tudo quanto ele tem para nos oferecer, gratuitamente, em Cristo.
Diante dessas observações é possível entender que esta oração de Paulo pode ser assim sintetizada:
A verdadeira oração dirigida a Deus deve ter por objetivo a ampliação do conhecimento espiritual de todos os cristãos .
Nestes versos encontramos 5 aspectos da oração que devemos fazer a Deus em favor de todos os cristãos:
O 1º aspecto da verdadeira oração em favor dos cristãos é agradecer a Deus por suas vidas, vs. 15-16
1. Pelo testemunho da fé ou fidelidade - v.15
1.1. Fé no Senhor Jesus - cf. Cl 1.4
1.2. Fidelidade para com os irmãos -
2. Pelo testemunho do amor - v.15
2.1. Amor para com o Senhor Jesus -
2.2. Amor para com os irmãos (com dúvidas textuais), mas cf. Cl 1.4
3. Gratidão a Deus - v.16
3.1. Incessante -
3.2. Através das orações -
O 2º aspecto da verdadeira oração em favor dos cristãos é pedirmos pelas ações da Trindade, vs. 17
1. Pedimos as ações do Pai porque ele é:
1.1. Ele é o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo
1.2. Ele é o Deus, o Pai da glória
2. Pedimos as ações do Filho porque ele é:
2.1. Ele é o "ambiente" no qual temos as bênçãos espirituais - v.3
2.2. Ele é o Senhor ungido, "o Cristo" -v.17
3. Pedimos as ações do Espírito Santo porque ele é:
3.1. Ele é o Espírito de sabedoria
3.2. Ele é o Espírito de revelação do pleno conhecimento de Deus
O 3º aspecto da verdadeira oração em favor dos cristãos é pedirmos por visão espiritual, vs. 18-19
1. Para que através da iluminação do Espírito Santo seus olhos espirituais vejam qual é a esperança para a qual fomos chamados - v.18.
Em Rm 5.2 Paulo ensina que a “esperança da glória de Deus” é que sustenta o cristão a cada dia. Deus nos chama para uma esperança do cumprimento de suas promessas. Quando seguimos a Jesus o nosso coração se enche de esperança de que um dia estaremos para sempre com o Senhor e isso nos sustenta em todos os momentos, pois sabemos que estamos aqui só de passagem!
2. Para que através da iluminação do Espírito Santo seus olhos espirituais vejam qual é a riqueza da gloriosa herança dos santos - v.18.
Paulo quer mostrar que nós cristãos além de fazermos tudo para a glória de Deus, devemos enxergar que nós somos a glória de Deus. Em nós Deus é glorificado. Entre nós ele manifesta a sua gloria. Mesmo que o mundo nos desprese e nos odeie, a igreja tem que ter consciência do seu valor diante de Deus. A nossa posição de santos e fiéis “em Cristo” é uma posição de honra!
3. Para que através da iluminação do Espírito Santo seus olhos espirituais vejam qual é a suprema grandeza do poder de Deus para com todos que cremos - v.19.
Suprema grandeza quer dizer grandeza excedente, que não se pode medir ou pesar. Deve-se notar que somente nesse verso Paulo usa quatro palavras para descrever esse poder divino. 1) Ele usa dinameos, isto é, poder de Deus¸uma qualidadede Deus que é sua habilidade natural. 2) Ele usa energeia, isto é, operação, eficácia, é o poder de Deus em ação, é Deus realizando a sua vontade. 3) Ele usa kratos, isto é, a força manifestada, a força atuante de Deus, é Deus agindo e o seu agir é poderoso. 4) Ele usa ischos, isto é, a força, o poder divino, é a habilidade, a capacidade da ação de Deus. Todas essas palavras são usadas para descrever esse poder que está à nossa disposição. Crer no poder de Deus implica em que a igreja deve manifestar esse poder. Mas por que isso não acontece? O problema não é de Deus e seu poder. Mas, sim o tipo de poder que os cristãos e o mundo querem ver. Lembre-se que ao pedir que Jesus lhes desse um sinal, os fariseus receberam um “não” de Jesus (Mt 12.38-39). A maioria do povo quer ver acontecer milagres, curas, maravilhas e expulsões de demônios. Mas, outras sinalisações estão ocorrendo, na conversão das pessoas, na direção das nossas vidas, na direção da história.
O 4º aspecto da verdadeira oração em favor dos cristãos é pedir pela sublimidade de Cristo, vs. 20-21
1. "Em Cristo" é a maneira de nos relacionarmos com a divindade - v.20
2. "Em Cristo" vemos o poder divino - v.20
2.1. Cristo foi ressuscitado dentre os mortos
2.2. Cristo está assentado à direita de Deus nos lugares celestiais
3. "Em Cristo" vemos os planos divinos para com os seres angelicais caídos - v.21
3.1. Cristo está acima de todos os poderes angelicais, cf. 3.10 e 6.12
3.2. Cristo tem o nome que está acima de qualquer outro, no presente ou futuro -
O 5º aspecto da verdadeira oração em favor dos cristãos é pedir pela centralidade de Cristo, vs.22-23
1. "Em Cristo" vemos v. 22
1.1. Cristo tem todas as coisas sob os seus pés -
1.2. Cristo é o cabeça de todas as coisas -
2. "Em Cristo" vemos os planos divinos para com os seres humanos salvos - v.22-23
2.1. Cristo foi dado à igreja para ser o seu "cabeça" -
2.2. Cristo tem a igreja como seu corpo
3. “Em Cristo” a igreja tem sua razão de existir –
3.1. Cristo é complementado pela igreja
3.2. Cristo age (enche) em todas as coisas por meio da igreja
Conclusão
A resposta a essa oração é o conhecimento mais amplo da plenitude da divindade para que a coletivamente a igreja ou os cristãos individualmente possam experimentar a realidade da vida: a vida humana só tem sentido com o pleno conhecimento de Deus!
Amém

© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário