domingo, 26 de outubro de 2014

Através da Bíblia - Efésios 1.13.14

Efésios 1.13.14
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Você que tem nos acompanhado sabe que este programa tem por propósito estudar toda a Palavra de Deus. Fazemos isso porque entendemos a necessidade cada vez mais urgente de voltarmos à simplicidade e à profundidade dos ensinos bíblicos. Em dias como esses em que através dos jornais, das rádios, das tvs, e até dos púlpitos das igrejas as mais diversas e absurdas interpretações têm sido proclamadas, nos sentimos convocados por Deus para expor com genuinidade os princípios eternos que nos fazem viver conforme a Sua vontade. As correspondências que vocês enviam demonstram que estamos no caminho certo. Por isso, quero incentivá-lo a nos escrever sobre as suas boas experiências no estudo da Palavra. Foi sobre essas experiências que recebemos um e-mail da nossa irmã ACM de Londrina do estado do PR. com as seguintes palavras: “Tenho acompanhado os estudos bíblicos do Através da Bíblia, ministrados pela BBN. Eles me passam confiança e aumentam ainda mais a minha fé, o que agradeço de todo coração. Entretanto peço orientação ao pastor Itamir sobre as Testemunhas de Jeová. Necessito dessa orientação espiritual. A paz do Senhor”. Querida irmã, obrigado por suas palavras Louvamos a Deus por sua vida e por sua fidelidade em estudar a Sua Palavra. Certamente Deus tem lhe recompensado. Quanto a sua pergunta, como lhe respondi pelo e-mail, espero que ela tenha sido útil para tirar as dúvidas que você tinha. Todos nós necessitamos estar firmados em nossa fé, que por sua vez deve estar baseada no Senhor Jesus Cristo. Querida irmã, também agradecemos a sua disposição em orar por nós. e como o nosso projeto envolve tanto os programas pela RTM como a publicação dos comentários temos convocado a todos vocês, a se unirem em oração em nosso favor. É exatamente para orarmos que te convido agora. Vamos orar: “Pai querido, obrigado pela tua direção e pela misericórdia que tu nos dás. Pedimos a iluminação do Teu Espírito para o programa de hoje. Que ele sirva para edificação de cada um dos nossos ouvintes. Pai pedimos também a tua bênção para que esse projeto seja realizado conforme a tua vontade. Senhor pedimos isso baseados na Tua misericórdia, em nome de Jesus. Amém”.
Querido amigo hoje vamos estudar Efésios 1.13-14 e nesse texto vamos encontrar as bênçãos que serão concretizadas no futuro, bênçãos espirituais, que só o Senhor nos concede. Vou ler com você estes versões em duas versões bíblicas:
[13em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.]
E, ainda ...
13A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. 14O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória.
Querido amigo hoje temos como alvo concluirmos o estudo do parágrafo mais longo de toda a Bíblia. Você deve se lembrar que temos feito este estudo dividindo o parágrafo em três programas. Hoje vamos estudar os versos finais, os versos 13 e 14 deste primeiro capítulo de Efésios. Se você tiver condições, abra a sua Bíblia para acompanhar-me em minha reflexão.
Para todo o parágrafo que abrange os versos 3-14 temos dado o seguinte título que nos ajuda entendê-lo
LOUVOR PELAS BÊNÇÃOS DIVINAS PARA OS CRISTÃOS
EF. 1.13-14 nos conduz a uma parte dessas bênçãos que temos no Espírito Santo.
Introdução
No programa de hoje, nessa parte inicial vou repetir, como fiz no programa passado, algumas informações que mencionei nos dois últimos programas, porque se tratando de um texto único que estamos estudando vale a pena reforçarmos algumas idéias para usufruirmos de toda a sua riqueza. Lembre-se de que dissemos que no grego original, estes doze versos formam uma única sentença gramatical complexa. Não houve pausa, nem para tomar fôlego.
E, eu pedi também para você imaginar Paulo em sua prisão na cidade de Roma, algemado a um soldado, que talvez ainda não fosse cristão, ditando essa carta ao seu amanuense.
Você se lembra que mencionei que estavam com Paulo nessa primeira prisão, em sua casa alugada pelo menos dez outros cristãos: Lucas (At 28.14-15; Cl 4.14; Fm 24); Timóteo (Fl 1.1, 2.19-23; Cl 1.1; Fm 1); Tíquico (Ef 6.21-22; Cl 4.7-8); Epafrodito, que viera da igreja dos Filipenses para ajudá-lo (Fl 2.25-30); Onésimo, que estava sendo “devolvido” ao seu senhor Filemom (Cl 4.9; Fm 10-12); Aristarco, um cristão judeu (Cl 4.10; Fm 24); João Marcos, que já tinha viajado com Barnabé (Cl 4.10; Fm 24); Jesus, um judeu convertido, conhecido por Justo (Cl 4.11); Epafras que pode ser o mesmo Epafrodito (Cl 4.12; Fm 23) e Demas (Cl 4.14; Fm 24), provavelmente o mesmo que tendo amado o mundo, abandonou a Paulo e foi mencionado por ele em 2Tm 4.10. Na verdade estava reunido ali naquela casa-prisão, naquela prisão domiciliar um “pequeno grupo” de cristãos que se amavam, que juntos estudavam a Palavra de Deus, isto é o Antigo Testamento; que juntos estudavam as palavras e os feitos de Jesus, pois nessa época, provavelmente o rascunho, o esboço de Marcos já estava completo e Marcos estava presente, além de Lucas também estar ali escrevendo o seu evangelho e fazendo as anotações finais do livro de Atos. Enfim, era uma comunidade de líderes cristãos da mais alta qualidade! Mas, além disso, em meio a esse clima todo, havia uma igreja nascendo e se desenvolvendo no palácio de Cesar, formada pelos guardas pretorianos, certamente levados a Cristo através do ministério do apóstolo Paulo (Fl 1.13; 4.22).
Nesse ambiente, em meio a essa movimentação sagrada é que Paulo demonstrou seu cuidado para com as igrejas e escreveu essas cartas aos filipenses, aos colossenses, ao hospedeiro da igreja de Colossos, Filemon e, escreveu também essa carta, que poderia ser uma carta circular, levada primeiramente aos efésios, mas que depois seria lida também pelas outras igrejas da Ásia, conforme podemos deduzir de Cl 4.16 em que o próprio apóstolo pede para que as suas cartas circulem entre as várias igrejas.
Nesse ambiente em que se sentia a presença de Deus Paulo ditou esse parágrafo. Esses versos têm sido chamados de "um magnífico portal"; "um maravilhoso hino de louvor"; "um elogio ao nosso grande Deus". Na verdade, um louvor a Deus Pai, a Jesus, o Cristo e ao Espírito Santo, um louvor que brotava de um coração cheio e transbordante de gratidão.
Todo o parágrafo, que inclui os verso 3 a 14 constituem-se num hino cristológico, assim como temos outros hinos em Fl 2.5-11 e Cl 1.13-20. Segundo a maioria dos estudiosos, a igreja primitivas já cantava a sua fé, em expressão de louvor e adoração, bem antes de formular uma confissão por escrito e bem antes de todo o cânon das Escrituras do Novo Testamento ter sido composto e definido. Esse parágrafo é um desses hino cristológicos e, ele é formado em três partes:
Nesse parágrafo encontramos uma referência deliberada à Trindade que, embora ainda não fosse uma doutrina elaborada e estudada, era uma realidade experimentada no cotidiano. Esse hino destaca a obra de Deus (versos 3-6); a obra de Jesus Cristo (versos 7-12); e, a obra do Espírito Santo (versos 13 e 14). Ao mesmo tempo em que este hino descreve o que a Trindade faz, ele mostra também para que a Trindade age dessa maneira.
Temos sempre que lembrar, pois essa é uma verdade irrefutável: as obras de Deus não são frutos do acaso, mas são planejadas, objetivas e propositais.
Nessas ações divinas feitas em favor dos cristãos a origem das bênçãos é de Deus-Pai; a esfera das bênçãos é em Cristo; e, a natureza das bênçãos é do Espírito Santo, pois são bênçãos espirituais. Também podemos ver nesse parágrafo singular, nessa estrutura trinitariana o Pai elegendo (3-6); o Filho redimindo (7-12); e o Espírito Santo selando (13-14). E, ainda nessa divisão percebemos um aspecto cronológico: O Pai agindo no passado, desde a eternidade; o Filho agindo na época presente, desde a sua encarnação; e o Espírito Santo agindo no futuro, conduzindo-nos desde a sua vinda para inaugurar a igreja até o momento em que nos levará à presença do Senhor!
Mas, além de serem planejadas e objetivas, dissemos que todas as ações da Trindade são propositais, isso é, elas tem um propósito, uma razão de ser. A razão de ser dessas bênçãos, o propósito dessas bênçãos é o louvor da glória de Deus.
Esse detalhe se observa no tom de louvor e adoração: [Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... (3)] e, ainda [para o louvor de sua glória (6, 12, 14).] Um correto entendimento de quem é Deus, na sua tríplice manifestação nos leva à adoração, mas, uma correta compreensão daquilo que Deus faz por nós nos leva ao louvor. O estudo deste texto deve nos fazer adorar e louvar!
Na verdade, esse parágrafo é uma maravilhosa introdução ao livro de Efésios que revela “A Nova Sociedade de Deus”, e, “O Plano Divino em Relação ao Ser Humano”, pois descrevem o tema destas palavras inspiradas do apóstolo Paulo.
O texto desse parágrafo trata da revelação de um mistério, outrora oculto, para uma nova sociedade, para uma nova criação que Deus estava fazendo, através de Cristo, isto é, "em Cristo"! Este mistério foi revelado e é maravilhoso: [Cristo em vós, a esperança da glória (Cl 1.27).]
Ao estudarmos este texto encontramos, em síntese, a seguinte afirmação:
Diante das bênçãos divinas em todos os tempos cada cristão deve viver para o louvor da glória da graça de Deus
Nestes versos encontramos sete verdades sobre as bênçãos divinas que nos motivam a viver para o louvor da graça de Deus foram concedidas a cada cristão
Como cada um desses programas nos ocupamos com cada etapa em que essas bênçãos nos foram concedidas. No programa de hoje vamos refletir sobre as bênçãos que serão concretizadas, que estão localizadas no futuro, bênçãos que vêm do Espírito Santo.
No FUTURO os cristãos serão abençoados pelo Espírito Santo - 1.13-14
1. O Espírito Santo inspirou a Palavra que nós ouvimos
1.1. O ES ilumina e iluminará todos quantos querem entender a Palavra de Deus
1.2. O ES sendo o Espírito da verdade, cf. Jo 14.17; 16.13 inspirou a Palavra da verdade
1.3. O ES mostra que ao ouvirmos temos que aplicar a fé para obter um resultado positivo
1.4. O ES aplica a fé que vem pelo ouvir. Por isso é necessário ouvirmos a Palavra de Cristo, a Palavra da verdade - Rm 10.14, 17
2. O Espírito Santo aplica a mensagem do evangelho
2.1. O ES mostra que o evangelho são as boas novas de salvação
2.2. O ES mostra que o evangelho é o poder de Deus para a salvação do que crê - Rm 1.16
2.3. Não há vida cristã sem a ação do Espírito Santo - Jo 3.5
2.4. Não nascemos do sangue nem da vontade da carne nem da vontade humana - Jo 1.13. Nascemos do Espírito e da água (Jo 3.5), porque é o Espírito Santo quem aplica a mensagem da salvação à vida humana. É o Espírito Santo que sendo usado por Deus faz com que prestemos atenção naquelas influências humanas ou circunstanciais para darmos atenção ao chamado atrativo e salvífico de Deus.
3. O Espírito Santo nos leva a crer
3.1. O ES mostra a necessidade de crermos. Ao nos conduzir para percebermos o comportamento de uma cristão, ao observarmos uma circunstância, ao ouvirmos um hino, ao lermos um folheto, ao nos sentirmos solitários e desamparados, o Espírito Santo está nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11)
3.2. O ES mostra a coerência entre o crer e a predestinação. Por iniciativa divina todos os fatores necessários para atendermos o chamado para a salvação são providenciados e são conduzidos pelo Espírito Santo. E, assim ele nos atrai e nos cremos, nós respondemos com fé, com a fé que é dom de Deus (2.8-9) e assim se dá o novo nascimento!
3.3. O ES nos lava e regenera, isto é, nos limpa e nos faz nascer de novo – Tt 2.5. A regeneração é o novo nascimento. É nascermos do Espírito, na família de Deus (2.19).
3.4. O ES nos lava e renova, isto é, nos limpa e nos dá nova vida – Tt 2.5. A renovação é a nova maneira de vermos e vivermos a vida que Deus nos deu para viver. Ao nos renovar, nos apresentar “santos, inculpáveis e irrepreensíveis” diante de Deus (Cl 1.22). A escolha divina é muito objetiva, porque “Deus nos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito” (2Ts 2.13)
4. O Espírito Santo nos sela
4.1. O ES na vida da pessoa indica a sua salvação. A vinda do Espírito Santo se dá concomitantemente à salvação. 9) Fomos selados com o Espírito Santo da Verdade (Jo 16.13). Na salvação, no momento em que cremos se dá aquilo que denominamos “batismo no Espírito Santo” ou “batismo no Espírito Santo”.
O batismo no Espírito Santo é Jesus quem faz. Jesus é o batizador e o Espírito Santo é o elemento em quem o cristão é batizado. Esse batismo introduz o cristão no corpo de Cristo (1Co12.13 [Rm 8.9])
O batismo do Espírito Santo, como alguns querem, é diferente. O Espírito Santo é o batizador e o poder é o elemento no qual o cristão é batizado. Esse batismo é o de capacitação para testemunhar, para viver em santidade, para ter uma vida diferenciada. Alguns irmãos ainda dizem que esse batismo é evidenciado através dos dons espirituais, e, especificamente o dom de línguas. Embora essa não seja a minha posição, como já deixei claro no estudo que fizemos sobre os dons espirituais, em Romanos e 1Coríntios, creio ser importante apresentar essa posição doutrinária com a qual esses irmãos interpretam essa tema. Mas voltando ao texto...
4.2. O ES como selo é sinal de autoridade, de autenticidade, de propriedade. Quando um governante decretava algo intocável ele colocava o seu selo, a sua marca. O selo daquele tempo não tem o sentido do selo de hoje. Colocar o selo era autenticar um documento, era dar ao documento uma importância maior.
4.3. O ES como selo demonstra que nós como selados chegaremos ao nosso destino intactos - 1Jo 5.18. O Espírito Santo como selo torna autêntica e verdadeira a nossa salvação.
4.4. O ES como selo interno de Deus derrama em nossos corações o amor de Deus e assim nos dá aquela convicção de que temos esperança concreta e por isso não seremos confundidos (Rm 5.5)
5. O Espírito Santo é a concretização da promessa divina
5.1. O ES foi prometido desde o AT - Is 44.3; Jr 31.31-33; Ez 36.26-27; Jl 2.28-32
5.2. O ES foi prometido no início da era messiânica - Mt 3.11; Jo 1.31-33; 14.16ss; At 1.5
5.3. O ES veio concretamente na história - At 2.1-4
5.4. O ES inaugurou a igreja, a nova criação, a nova sociedade, incluindo a todos – Em At 2, os judeus começaram a igreja. Em Atos 8, os samaritanos foram incluídos na igreja. Em Atos 10, os gentios foram incluídos na igreja. E, finalmente, em Atos 19, foram incluídos aqueles que criam na Antiga Aliança, aqueles que batizados por João, ainda aguardavam o Messias. Assim a igreja foi formada com a totalidade dos representantes de toda, língua, raça e nação. O Espírito Santo selou a todos
6. O Espírito Santo é o penhor da nossa herança
6.1. O ES é o penhor (arrabon, isto é, depósito, entrada). O penhor é da mesma qualidade do que o pagamento integral (2Co 1.22). 10) O Espírito Santo é o penhor, a garantia da herança. Palavra grega que veio dos mercadores fenícios, pagamento inicial como garantia que o restante seria pago. Hoje, é a mesma palavra que descreve o anel de noivado.
6.2. O ES em nós é a garantia que Deus nos dá de que nossa salvação será consumada. Haverá o resgate - no final dos tempos.
6.3. O ES em nós é a garantia de que somos de Deus, povo de propriedade exclusiva de Deus
6.4. O ES em nós é a garantia de que, no futuro, seremos resgatados. Por isso, essa certeza no futuro começa agora, pois o verdadeiro cristão não perde a salvação, porque o Espírito Santo habita nele, e o sela para o dia da salvação.
7. A conseqüência dessa 3a estrofe termina com um duplo propósito:
7.1. Devemos viver sob a direção do Espírito Santo, e;
7.2. Devemos viver para o louvor da sua glória.
Conclusão
Esta grande doxologia nos mostra que podemos ter plenamente tudo o que Deus planejou para nós, que estamos “em Cristo”. Por isso, em cada estágio da revelação, Ele deve ser louvado, devemos Lhe render louvor pela glória da Sua infinita graça.
Que Deus te abençoe.
Até o próximo programa.

© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário