(MT) Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram. E eis que a estrela que tinham visto quando no Oriente ia adiante deles até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando, viram o menino com Maria, sua mãe e, prostrando-se, O adoraram. E abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.
Notas MT 2:9-12
(1) E, PROSTRANDO-SE, O ADORARAM. O Evangelho não especifica que os “magii” eram três, nem que eram reis. A esta conclusão chegou-se por causa dos três presentes oferecidos e das profecias contidas nos Salmos e em Isaías: “Paguem-lhe tributo os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba ofereçam-lhe dons” (Sl 72:10); “Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, e o seu Santo, ao que é desprezado dos homens, ao que é aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão e se levantarão, como também os príncipes, e eles te adorarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu” (Is 49:7); “E nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora” (Is 60:3).
(2) OURO, INCENSO E MIRRA. Significados profundos e proféticos, que falam da pessoa de Jesus: Ouro, por causa da Sua realeza – Ele é o Rei dos reis (Ap 19:16); Incenso, que só um Deus é digno de receber – Jesus é Deus (Jo 1:1-2); Mirra, substância usada para perfumar defuntos. A mirra será usada no cadáver de Jesus, quando o Seu corpo for retirado da Cruz (Jo 19:39).
(3)REGRESSARAM À SUA TERRA. O Evangelho também nada diz sobre os nomes dos “magii”. Porém, se os nomes que lhes deram forem corretos, a história fica mais impressionante ainda: Baltazar, cuja tradução quer dizer “Guardem o Rei”. Jesus disse: “Quem me ama, guardará a minha Palavra e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14:23). Melchior, cujo significado é “O Rei da Luz”. Jesus disse: “EU SOU a Luz do mundo” (Jo 9:5). E Gaspar, que significa “O que vence tudo”. Jesus venceu o Pecado, o mundo, a Morte e o Inferno (Ap 1:18).
Nenhum comentário:
Postar um comentário