domingo, 23 de fevereiro de 2020

Lucas escreve para Teófilo

(Lc) Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da Palavra, também a mim pareceu-me bem, ó excelentíssimo  Teófilo, depois de haver investigado tudo cuidadosamente desde o começo, escrever-te uma narração em ordem, para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído.

 👉🏿 LC 1:1-4 TAMBÉM  A  MIM PARECEU-ME BEM, Ó EXCELENTÍSSIMO TEÓFILO. Lucas  não era um dos doze apóstolos de Jesus. Foi um médico que se converteu ao Cristianismo (Cl 4:14) e, interessadíssimo  pelos  fatos  que  ocorreram  com Jesus, fez  uma minuciosa pesquisa com as testemunhas vivas da época. Sua intenção era relatar a história de Jesus para alicerçar a fé de um novo convertido chamado  Teófilo, nome grego que quer dizer “amigo de  Deus”. Graças a  esta  iniciativa  de  Lucas, pudemos conhecer alguns fatos a respeito do nascimento de João Batista e de Jesus, bem como a única informação histórica  e  verdadeira  sobre a infância do Senhor. Sua cuidadosa narração, escrita por volta dos anos 60 da Era Cristã, transformou-se no mundialmente conhecido “Evangelho Segundo Lucas”. 
👉🏿 UMA NARRAÇÃO EM ORDEM. Por mais que tenha pesquisado, Lucas não dispunha de todas as informações, que só seriam completadas trinta anos depois do seu relato, quando o Apóstolo João, já velho, resolveu escrever a sua parte. Hoje, com todas as informações e tecnologia disponíveis, ficou relativamente fácil contar a saga do Filho de Deus e colocar os fatos na provável ordem cronológica. Veja só: o historiador Josefo registrou que Herodes, o Grande, caiu doente aos 70 anos e morreu logo após o eclipse lunar de 12 e 13 de março do ano 4 a. C., ocasião em que os judeus da Palestina fizeram uma grande festa para comemorar a sua morte. Como um dos seus últimos atos em vida foi mandar matar “todos os meninos de dois anos para baixo, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos” (Mt 2:16b), para tentar destruir Aquele que era “nascido rei dos judeus” (Mt 2:2), f icamos sabendo que Jesus, na verdade, não nasceu no ano zero da Era Cristã e, sim, pelo menos seis anos antes da era atual, ou seja, em 6 a.C. Lucas nos informa que “Jesus, ao começar o Seu Ministério, tinha cerca de trinta anos” (Lc 3:23). Também sabemos que Jesus participou de três Páscoas - uma festa anual - e que, na última, morreu crucificado, aos 33 anos. Se pegarmos o ano 33 da Era Atual e regredirmos os 6 anos anteriores, teremos que, na verdade, Jesus morreu na Páscoa do ano 27 d.C. Como esta Festa judaica sempre acontece no dia 14 do mês de abibe, com a semana dos pães asmos iniciando no 15o dia (Lv 23:5-6), e com a ajuda do software “Calendário Permanente” (www.ikbs.cjb.net), as datas a seguir puderam ser calculadas com facilidade. Se não forem exatas, ao menos são bem aproximadas. Ao apresentar estas datas nesta pesquisa, não pretendo oficializar dias e anos, mas, sim, apresentar uma boa noção dos períodos e momentos vividos pelo Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário