terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A infância de Jesus

A  infância  de  Jesus 

(LC)  E o menino ia crescendo e se fortalecendo, ficando cheio de sabedoria. E a graça de Deus estava sobre Ele. Ora,  seus  pais  iam  todos  os  anos  a Jerusalém, à festa da Páscoa. Quando Jesus completou doze anos, subiram eles, segundo o costume da festa. Terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem o saberem seus pais. Julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos. E  não  o  achando,  voltaram  a Jerusalém em busca dele. E  aconteceu  que,  passados  três dias,  o  acharam  no Templo,  sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. Quando o viram, ficaram maravilhados. Disse-lhe sua mãe:– Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. Respondeu-lhes Ele:–  Por  que  me  procuráveis?  Não sabeis que devo cuidar dos negócios de meu Pai? Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera. Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

Notas  LC 2:40-52 

(1) SEUS PAIS IAM TODOS OS ANOS A JERUSALÉM. A Páscoa era uma das três festas obrigatórias para todo judeu. A Torá Viva diz: “Três vezes cada ano, todos os teus varões serão assim vistos na presença de Deus, teu SENHOR, no lugar que Ele escolherá: no festival de Matsot, no festival de Shavuot, e no festival de Sucot”. O Ocidente as conhece como “Festa dos Pães Ázimos (Páscoa), Festa das Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos” (cf. Dt 16:16), já que Sucot quer dizer “abrigos”.

(2) FOI PARA NAZARÉ. Nos próximos dezoito anos, Jesus vai viver e crescer em Nazaré, um lugarejo pobre, que à época não tinha mais que quatrocentos habitantes. 

(3)E ERA-LHES SUJEITO. Como judeu, e para cumprir a Lei (Êx 20:12), Jesus vai manter-Se submisso aos pais. Ficará no anonimato até os trinta anos, idade em que deixará a família e a carpintaria para anunciar a chegada do Reino de Deus. 

(4)E CRESCIA JESUS. O Senhor cresceu em Nazaré e, mesmo depois de adulto, nunca saiu de Israel. Chegou próximo à Síria, mas nem sequer atravessou a fronteira porque, no Seu próprio dizer, Ele foi enviado primeiro “às ovelhas perdidas da Casa de Israel” (Mt 15:24b). Jamais viajou à Índia ou ao Tibet. Quaisquer outras informações sobre a sua infância são apócrifas e não passam de especulações e lendas, sem nenhum fundamento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário