sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

a Voz Que anuncia O senhor

A Voz Que anuncia O senhor 

(LC)  Ora, estando o povo em expectativa e arrazoando todos em seus corações a respeito de João, se porventura  seria ele o Cristo, (JO) este foi o testemunho que ele deu, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: – Quem és tu? Ele, pois, confessou e não negou. Sim, confessou:– Eu não sou o Cristo. Ao que lhe perguntaram:– Pois que? És tu Elias? Respondeu ele:– Não sou. – És tu o Profeta? E respondeu:– Não. Disseram-lhe, pois: – Quem és, para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Respondeu ele:–  Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. E os que tinham sido enviados eram dos fariseus. Então lhe perguntaram: – Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? Respondeu-lhes João: – Eu batizo com água; mas no meio de vós está Um a quem vós não conheceis, que vem depois de mim, mas que foi antes de mim. (MT) Eu, na verdade, vos batizo em água, para arrependimento; mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno  de  (JO) desatar  a  correia  e  (MT) levar-lhe as alparcas; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem na mão a Sua pá e limpará bem a Sua eira; recolherá o Seu trigo ao  celeiro,  mas  queimará  a  palha  em fogo que nunca se apaga. (LC)  Assim, pois,  com  muitas  outras exortações ainda, anunciava o Evangelho ao povo. (JO)  Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 

👉Notas LC 3:15; JO 1:19-27a; MT 3:11a; JO 1:27b; MT 3:11b-2; LC 3:18; JO 1:28 📝

(1)LEVITAS. Eram os descendentes de Levi, o terceiro filho de Jacó com Leia (Gn 29:34). Levi quer dizer “junto”. Os levitas trabalhavam com os sacerdotes no Templo e eram responsáveis por todo o serviço material da Casa do Senhor. Correspondem aos atuais diáconos. 

(2)O CRISTO. As três pessoas citadas pelos sacerdotes e levitas eram aguardadas há séculos pelos judeus: Cristo, em grego, “O Ungido”, o mesmo que “Messias”. Era imaginado pelos judeus como o poderoso líder político que expulsaria os invasores e venceria os inimigos de Israel, conforme a profecia: “Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os Céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da Terra; dará força ao seu Rei, e exaltará o poder do seu Ungido” (I Sm 2:10). 

(3)ELIAS. Em hebraico, “O Senhor é Deus”. Profeta que viveu cerca de 873 a.C., e que foi arrebatado vivo numa carruagem de fogo (II Rs 2). Profecia no livro de Malaquias dizia que ele iria voltar para preceder a chegada do Senhor: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Ml 4:5). Ele iria anunciar que “o Senhor é Deus”

(4)O PROFETA. Aquele profetizado por Moisés quatorze séculos antes: “O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um Profeta semelhante a mim; a Ele ouvirás” (Dt 18:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário