terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O menino Jesus é apresentado no Templo

O menino Jesus é apresentado no Templo 

 (LC)  Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de JESUS, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Terminados os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor (conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na Lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos.

 👉 Notas LC 2:21-24📝 

(1)SEGUNDO A LEI DE MOISÉS. Este é um termo teológico usado para referência aos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados pelos judeus de Torah, que quer dizer “Lei, Instrução, Ensino”. São eles: 1 – Gênesis, 2 - Êxodo, 3 - Levítico, 4 – Números e 5- Deuteronômio. Os gregos os chamam de Pentateuco. 

(2)PARA APRESENTÁ-LO AO SENHOR. A citação acima está na Torá, em Êx 13:2 e em Lv 12:1-8. 

👉 O Velho Simeão 

(LC) Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão. E este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel. E o Espírito Santo estava sobre ele. E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Assim pelo Espírito foi ao Templo. E quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por Ele segundo o costume da Lei, Simeão o tomou em seus braços, louvou a Deus e disse:– Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a Tua Palavra; pois os meus olhos já viram a Tua Salvação, a qual Tu preparaste ante a face de todos os povos; Luz para revelação aos gentios e para glória do Teu povo Israel.

👉 Notas LC 2:25-32 

(3)SIMEÃO. Nome hebraico que quer dizer “ouvindo Deus”. Este homem representa todos os que clamam por Salvação e são ouvidos por Deus.

(4) GENTIOS. Em hebraico, gôyïm “nações”. Esta palavra serve para qualificar todos os povos não-judeus. Assim, no conceito então vigente, o mundo estava dividido entre dois povos: os judeus, povo escolhido por Deus (Êx 19:3-6), e os gentios – o restante do mundo. Os gentios eram considerados impuros pela Lei dos judeus. Jesus veio como Deus para tirar a impureza e fazer dos dois povos um só (Is 42:1-6; 44:1-8; Os 1:10; Jo 1:12-13; Rm 8:15-16; I Pe 2:9-10; Ap 5:9-10).

👉 A profecia de Simeão 

(LC)  Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que dEle se diziam. Simeão os abençoou e disse à Maria, mãe do menino: – Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição, sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. 

Notas LC 2:33-35 

👉 A profetisa Ana 

(LC) Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade. E era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. 

👉 Notas LC 2:36-38 📝

(5)ANA. Nome hebraico que quer dizer “Graça”. Esta senhora, ao chegar no Templo na mesma hora em que Jesus lá estava, representa a Graça de Deus que chegou ao mundo através de Seu Filho Jesus. A Graça é um favor que se recebe sem merecer. É um dos fundamentos da Redenção: “Porque pela Graça sois salvos, mediante a Fé. E isto não vem de vós: é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9) (Rm 3:24). Significados das presenças de Simeão e Ana. Simeão representa a Fé, porque ficou no Templo com a certeza de que veria a Salvação de Deus, e Ana representa a Graça, o favor imerecido que alcança aquele que nEle crê. Fé e Graça: os dois fundamentos da Salvação.

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