A primeira pregação de Jesus
“arrependi -Vos! ”
(MT) Desde então começou Jesus a pregar e a dizer:– Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus.
👉 Notas MT 4:17📝
(1)ARREPENDEI-VOS. O Arrependimento é um ato íntimo, onde a pessoa reconhece que é pecadora, sente tristeza por ter ofendido a Deus e ao próximo, e se dispõe a evitar futuros pecados. É condição essencial para se entrar e permanecer no Reino dos Céus.
👉 a genealogia de Jesus, segundo Lucas (LC) Ora, Jesus, ao começar o Seu Ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli; Eli de Matate, Matate de Levi, Levi de Melqui, Melqui de Janai, Janai de José, José de Matatias, Matatias de Amós, Amós de Naum, Naum de Esli, Esli de Nagai, Nagai de Maate, Maate de Matatias, Matatias de Semei, Semei de José, José de Jodá, Jodá de Joanã, Joanã de Resa, Resa de Zorobabel, Zorobabel de Salatiel, Salatiel de Neri, Neri de Melqui, Melqui de Adi, Adi de Cosã, Cosã de Elmadã, Elmadã de Er, Er de Josué, Josué de Eliézer, Eliézer de Jorim, Jorim de Matate, Matate de Levi, Levi de Simeão, Simeão de Judá, Judá de José, José de Jonã, Jonã de Eliaquim, Eliaquim de Meleá, Meleá de Mená, Mená de Matatá, Matatá de Natã, Natã de Davi, Davi de Jessé, Jessé de Obede, Obede de Boaz, Boaz de Salá, Salá de Naassom, Naassom de Aminadabe, Aminadabe de Admim, Admim de Arni, Arni de Esrom, Esrom de Perez, Perez de Judá, Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Terá, Terá de Naor, Naor de Serugue, Serugue de Ragaú, Ragaú de Faleque, Faleque de Eber, Eber de Salá, Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque, Lameque de Metusalém, Metusalém de Enoque, Enoque de Jarede, Jarede de Maalalel, Maalalel de Cainã, Cainã de Enos, Enos de Sete, Sete de Adão, e Adão de Deus.
👉 Notas do Autor: LC 3:23-38📝
👉a genealogia de Jesus, segundo Mateus (MT) Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos; a Judá nasceram, de Tamar, Perez e Zerá; a Farés nasceu Esrom; a Esrom nasceu Arão; a Arão nasceu Aminadabe; a Aminadabe nasceu Naassom; a Naassom nasceu Salmom; a Salmom nasceu, de Raabe, Boaz; a Boaz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé; e a Jessé nasceu o Rei Davi. A Davi nasceu Salomão da que fora mulher de Urias; a Salomão nasceu Roboão; a Roboão nasceu Abias; a Abias nasceu Asa; a Asa nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão nasceu Uzias; a Uzias nasceu Joatão; a Joatão nasceu Acaz; a Acaz nasceu Ezequias; a Ezequias nasceu Manassés; a Manassés nasceu Amom; a Amom nasceu Josias; a Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia. Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel; a Zorobabel nasceu Abiúde; a Abiúde nasceu Eliaquim; a Eliaquim nasceu Azor; a Azor nasceu Sadoque; a Sadoque nasceu Aquim; a Aquim nasceu Eliúde; a Eliúde nasceu Eleazar; a Eleazar nasceu Matã; a Matã nasceu Jacó; e a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
👉 Notas MT 1:1-17📝
(2) LIVRO DA GENEALOGIA. Lucas e Mateus traçaram a genealogia de Jesus para provar que Ele, carnalmente, é descendente do Rei Davi e, portanto, o Rei aguardado. Os pesquisadores dizem que a diferença entre as duas genealogias é que Lucas mostra que Jesus descende de Davi, pela família de Maria, enquanto Mateus o faz pela família de José. Assim, tanto da parte de mãe como da parte do pai adotivo, Jesus é o Legítimo Herdeiro do Trono de Davi, cujo Reino jamais terá fim (Is 9:6-7). O apóstolo Paulo, instrumento da conversão do médico Lucas e profundo conhecedor da Torá, escreveu ao jovem Timóteo, dizendo: “Não se deem a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé” (I Tm 1:4). Paulo está certo. Afinal, para quem tem fé, não há necessidade alguma de genealogia. Cremos que Jesus é o Filho de Davi. Mas, para quem não crê, até os registros originais seriam colocados em dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário