(MT) Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram uns magos do oriente a Jerusalém, que perguntavam:– Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lO. O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém. E, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles: – Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes chamou secretamente os magos e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera. E enviando-os a Belém, disse-lhes:– Ide e perguntai diligentemente pelo menino. E, quando o achardes, participai-mo, para que eu também vá e o adore.
👉 Notas MT 2:1-8 📝
(1)MAGOS. Estes homens não eram magos no sentido ocultista que hoje se dá a esta palavra. Seria contraditório se o Senhor recebesse honra daquilo que Ele mesmo abomina na Torá: “Entre ti se não achará [...] nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR” (Dt 18:10-12a). Estes homens eram magii, isto é, “sábios” vindos de uma tribo da Média, que trabalhavam na Pérsia. POIS DO ORIENTE VIMOS A SUA ESTRELA E VIEMOS ADORÁ-LO. Quatro teorias tentam explicar o aparecimento da Estrela de Belém: 1- No ano 7 a.C. houve uma conjunção entre Júpiter e Saturno, que provocou um brilho extraordinário, observável a olho nu.
2- Registros chineses confirmam o aparecimento de uma estrela em 4 a.C.
3 - O coral de anjos resplandecentes que surgiu no Céu e causou um brilho temporário e incomum (Lc 2:9-14).
4 - Um sinal do Céu, porque Deus, ao criar os astros, disse: “Sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos” (Gn 1:14b).
(2)ESCRIBAS. Eram os funcionários do Templo encarregados de preparar manualmente cópias dos rolos das Escrituras. De tanto copiarem, tornaram-se profundos conhecedores da Palavra. Eram chamados para esclarecer dúvidas ou citar trechos. Alcançaram status de doutores e mestres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário