terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A fuga para o Egito e a matança dos meninos

A  fuga  para  o  Egito e a matança  dos  meninos

(MT) E eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: – Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem. 

👉 Notas MT 2:13-14, 16-18

(1)MANDOU MATAR. Herodes era um assassino psicopata capaz de matar qualquer pessoa que representasse uma ameaça ao seu trono. Antes de assassinar todos os meninos de Belém, na tentativa de matar o recém-nascido “Rei dos judeus”, Herodes, pelo mesmo motivo, já havia assassinado muitos súditos, não poupando sequer pessoas da sua própria família: o primeiro foi Aristóbulo em 36 a.C., um jovem de apenas dezesseis anos, irmão da sua esposa preferida, só porque ele tinha sangue real e sacerdotal e, no futuro, poderia desejar o trono. Alguns anos depois, matou o ex-rei e ex-sumo sacerdote Hircano, de oitenta anos, avô de sua mulher, por temor de que ele pudesse voltar ao poder. Alexandra, sua sogra, tentou tomar-lhe o poder e ele a matou também. Em 27 a.C., alegando conspiração, matou o cunhado Costóbaro, marido da sua irmã Salomé. Matou Mariana, sua esposa preferida, porque desconfiou que ela o traía. Com Mariana, Herodes teve dois filhos: Alexandre e Aristóbulo. Quando eles se tornaram adultos, Herodes, certo de que ambos conspiravam contra o seu trono, mandou que os dois fossem estrangulados (7 a.C.). Por fim, Herodes descobriu que o seu filho mais velho, Antípatro, do seu casamento com Dóris, e o tio Pheroras planejavam o seu envenenamento. Secretamente, matou Pheroras com veneno e, fingindo não saber da conspiração, atraiu o filho ao palácio, onde o prendeu e, após “julgamento”, o executou. Se Herodes, o Grande, matou pessoas tão próximas e queridas, o que lhe cus- taria matar os inocentes meninos de Belém para atingir, quem sabe, aquele que é “nascido Rei dos Judeus?” RAMÁ. Uma localidade que ficava oito quilômetros ao norte de Jerusalém. Como Belém fica ao sul da Cidade Santa, vê-se que a área abrangida na matança dos inocentes foi muito grande. 

(2)RAQUEL. Foi a esposa amada de Jacó, e seu túmulo permanece até hoje perto de Belém. A profecia mencionada consta no livro de Jeremias, capítulo 31:15, escrita cerca de 580 anos antes de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário