quinta-feira, 27 de junho de 2013

As línguas em atos

O FENÔMENO DAS LÍNGUAS (At 2.4-)

"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

O derramamento do Espírito santo produziu o fenômeno das línguas. O pentecostes foi o oposto de babel. Em babel as línguas eram ininteligíveis; no pentecostes, não houve necessidade de interpretação. Em babel houve dispersão; no pentecostes, ajuntamento. Babel foi resultado de rebelião contra Deus; Pentecostes, fruto da oração perseverante a Deus. Em babel os homens enalteciam seu próprio nome; no pentecostes, falavam sobre as grandezas de Deus. Jonn Stott escreve: "Em babel, a terra orgulhosamente tentou subir ao céu, enquanto, em Jerusalém, o céu humildemente desceu à terra. Lucas destaca a natureza internacional da multidão poliglota reunida ao redor dos 120 discípulos que foram cheios do Espírito santo. Eram judeus, homens piedosos e todos estavam habitando em Jerusalém(2.5). Mas eles não tinham nascido naquela cidade: vinham da dispersão, de todas as nações debaixo do céu (2.5).

DESTACAMOS AQUI TRÊS FATOS IMPORTANTES:

Em primeiro lugar, o milagre das línguas (2.4-7). No pentecostes Deus rompeu a barreira da língua, e judeus de diversas partes do mundo puderam ouvir os discípulos falando em sua própria língua materna. Essas outras línguas eram dialetos conhecidos e falado pelos judeus que habitavam diversas regiões do império e estavam em Jerusalém por ocasião da festa. O apóstolo Pedro aborda a questão da glossolalia de atos e diz que não fora consequência de uma intoxicação ou embriaguez (2.13). Os discípulos não perderam as suas funções físicas e mentais. Também não se tratara de um engano ou milagre apenas de audição, e não de fala, de forma que os ouvintes pensassem que os crentes estavam falando em outras línguas quando não falavam de fato. A glossolalia de atos 2 foi um fenômeno tanto de fala como de audição. Não foram sons incoerentes, mas uma habilidade sobrenatural para falar em línguas reconhecíveis. Assim a expressão outras línguas poderia ser traduzida por "línguas diferentes da língua materna". Os discípulos falaram línguas que ainda não haviam aprendido. O termo grego traduzido por língua em atos 2.6 e 8 é dialektos e refere-se à linguagem ou dialeto de um país ou região (21.40; 26.14). Concordo com fritz rienecker quando ele diz que a escolha feita por Lucas desta palavra dialektos neste trecho indica que o falar noutras línguas era o uso de outros idiomas. O fenômeno das línguas ainda é citado mais duas vezes em atos: Cesareia (10.46) e Éfeso (19.6).

Uma questão levantada pelos estudiosos é: as línguas mencionadas em atos 2 são da mesma natureza daquelas mencionadas em 1Coríntios 12 e 14? Há quem defenda a semelhança. Porém, entendemos que elas são diferentes.

Damos a seguir algumas razões...

1. As línguas em atos eram pregação, ou seja, os discípulos falavam aos homens; já as línguas em 1Coríntios eram oração, ou seja, os crentes falavam a Deus. Desta forma, essas línguas eram diferentes quanto ao seu endereçamento.

2. As línguas em atos eram entendidas pelos diversos grupos linguísticos de judeus que habitavam em Jerusalém, enquanto em 1Coríntios as línguas eram ininteligíveis e existia a necessidade de um intérprete para traduzi-las. Consequentemente, elas eram diferentes também quanto ao caráter.

3. As línguas em atos foram dadas a um grupo específico, num lugar específico, num tempo específico, para evidenciar a recepção do Espírito Santo; ao passo que em 1Coríntios as línguas são um dom espiritual que continua sendo outorgado a alguns para edificação próprio e para edificação da igreja.

4. As línguas em atos eram dialetos (2.6, 8), ou seja, línguas faladas e entendidas pelos vários povos que estavam em Jerusalém, ao passo que em 1 Coríntios quem falava em línguas proferia mistérios e ninguém podia entender (1Co 14.2).

5. As lingua em atos não precisam de intérprete, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua, enquanto em 1 Coríntios até quem fala não entende o que fala, a não ser que tenha também o dom de interpretação (1Co 14.13, 14).

6. As línguas em atos tem o propósito de proclamar as grandezas de Deus para fora, edificando as outras pessoas, já em 1Coríntios, as línguas não deveriam ser usadas em público, a não ser que houvesse intérprete. Era um dom de auto edificação (1Co 12.2, 3, 19).

7. As línguas em atos eram faladas por todos aqueles que estavam cheios do Espírito santo, enquanto em 1Coríntios é um dom espiritual concedido não a todos, mas apenas a alguns (1Co 12.10, 30).

8. As línguas em atos são profecia, a proclamação das virtudes de Deus as homens, ao passo que em 1Coríntios são oração, palavras dos homens a Deus.

9. As línguas em atos eram uma evidência de que aqueles homens estavam cheios do Espírito santo, mas em 1Coríntios elas não têm conexão com a plenitude do Espírito santo. Os crentes da igreja de Corinto falavam em outras línguas, mas eram crentes imaturos e carnais.

10. As línguas em atos cessaram com exceção de algumas manifestações específicas do Espírito na evangelização; em 1Coríntios, por ser um dom espiritual concedido à igreja pelo Espírito Santo, elas continua. A última palavra que Paulo tem sobre o assunto é: ... e não proibais o falar em outros línguas (1Coríntios 14.39).

Porque Alguns Dons Espirituais Atraem Pessoas Inconstantes

A Bíblia é ciente das pessoas "inconstantes". Por exemplo, 2 Pedro 3:16 diz "Existem algumas coisas [nas palavras de Paulo] difíceis de entender, as quais os indoutos e inconstantes torcem para sua própria perdição, como fazem com outras Escrituras." 2 Pedro 2:14 fala dos homens maus que "engodam almas inconstantes." Tiago 1:8 fala de um "homem de coração dobre, inconstante em todos os seus caminhos."Nenhum de nós é perfeitamente constante. O Rei Davi e o apóstolo Paulo sabiam como era estar no abismo do desânimo e nas nuvens do êxtase. Não é sempre fácil separar os doentes dos sãos. Nem devemos sempre tentar, já que a mesma terapia é prescrita para ambos: amor.Mas deixe-me tentar descrever o que eu quero dizer por "pessoas inconstantes" - e não se incomode muito se uma ou duas dessas características servirem para você. Aqui está o que eu quero dizer por inconstante:Pessoas inconstantes tendem a ter excessivas variações emocionais de ânimo sem boas razões. Elas podem estar excessivamente desanimadas ou excessivamente exaltadas quando não há razão suficiente para tal.Isto nos leva à segunda característica: as emoções das pessoas inconstantes não estão adequadamente conectadas às suas faculdades de raciocínio e percepção. Em algum grau isso é verdade para todos nós. Mas em uma mente sã as emoções são guiadas por observações verdadeiras da realidade e pensamentos corretos sobre estas observações. Mas em uma pessoa inconstante as percepções são distorcidas e o leme da razão fica girando livremente embaixo do barco. O barco da vida está à deriva no mar da emoção sem um controle normal fornecido pelo leme. Mesmo com um bom leme você pode se perder seriamente. O barco inconstante da vida é levado de um lado para outro no mar das emoções.Portanto, os inconstantes são excessivamente inseguros. Sem uma raiz profunda de conhecimento, confiança e satisfação emocional (!) na graça soberana de Deus, eles extraem uma quantidade excessiva de segurança das circunstâncias relativas. Novamente, todos nós somos assim em algum grau. "Eu creio, ajuda a minha incredulidade." Mas nos inconstantes o problema é maior e eles são, portanto, vulneráveis a qualquer coisa que pareça, mesmo que remotamente, como crítica, ou desaprovação, ou rejeição.Uma manifestação desses problemas é que pessoas inconstantes estão freqüentemente fora de contato com as dinâmicas relacionais. Elas não percebem como estão em conflito. As limitações e requerimentos normais da simples interação social não estão na sua estrutura.Por que este tipo de pessoa se sente atraída em um grau desproporcional aos extraordinários dons espirituais, como profecia, conhecimento e línguas, bem como a outros raros sinais e milagres?Uma possível resposta é que estes dons são muito superiores aos processos comuns da observação objetiva e do raciocínio. Portanto, eles fornecem uma atmosfera que parece livre das restrições normais nas quais estas pessoas acham tão difícil de viver. Elas sentem que aqui pelo menos elas podem dizer o que vêm às suas mentes, sem as restrições da razão, e da cautelosa interpretação bíblica, e observação moderada, que normalmente governam o ir e vir da vida. Estes dons espirituais parecem se encaixar ao seu modo de vida: imprevisível, desconectado de processos de raciocínio, livre das demandas da observação objetiva.Mas eu o incito a ler 1 Coríntios 14 e ver se achas que Paulo viu a atmosfera dos dons espirituais como uma atmosfera inconstante. A questão que enfrentamos é como professar a verdade dos dons sem criar um fórum para inconstância.Desejando seriamente toda a plenitude de Deus.

LBL.

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