A impiedade é retirada por Deus
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da responsabilidade de abrirmos a Palavra de Deus para extrair dela os princípios para nossa vida cristã, no programa de hoje estaremos atentos às lições que certamente nos farão crescer à estatura da plenitude de Cristo. Afinal é esse o alvo dos cristãos, pois todos vocês que nos ouvem, nos escrevem compartilhando exatamente esse anseio de se tornarem cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo. Muitas vezes temos que mudar os nossos conceitos mediante o estudo da Palavra, mas se ficamos mais semelhantes a Cristo, temos que ter essa disposição e, esse programa quer ajudá-lo nesse propósito. Quero registrar o e-mail que a Patrícia nos enviou de Juiz de Fora, estado das Minas Gerais. Foi essa a sua mensagem: 1200“Boa tarde: sempre ouço a rádio trans mundial e inclusive, comprei os estudos "Através da Bíblia" (Gênesis, Lucas e Marcos), restando agora adquirir o evangelho de João (o evangelho para mim, mais lindo) e tb os cds dos Hinos, belos hinos. E acompanhando o podcast Abençoando para ser uma bênção, ouvi sobre a possibilidade de receber "Sete passos em sua aventura da fé", pelo que venho agora solicitar e desde já agradecer a todos da equipe desta rádio abençoada por Deus e desejando que Deus os abençoe sempre no trabalho do "ide e pregai o evangelho".Patrícia Maria Rodrigues Brega - Juiz de Fora – MG – email. Obrigado irmã por suas palavras tão amorosas. Damos graças a Deus quando sabemos que ainda existem muitos cristãos sérios que se dedicam ao estudo sistemático da Bíblia Sagrada. Nossa oração é que Deus continue te abençoando e que você seja sempre usada pelo Senhor para a Sua glória. Quanto ao seu pedido já foi providenciado, e, agora, quero convidá-la a nesse momento buscarmos a presença do Senhor em oração: "Senhor Deus, somos gratos por teu amor e porque através do estudo e prática da Tua Palavra estamos prosseguindo para o alvo de nos assemelharmos cada vez mais com o Teu filho Jesus. Pai, misericordioso pedimos-te que haja edificação e pela capacitação do Teu Espírito possamos entender o Teu querer para aplicarmos em nosso viver. Senhor, oramos, em nome de Jesus, Amém! Querido amigo hoje temos como alvo estudarmos o texto de Zc 5.5-11. Esta é a sétima visão, a penúltima visão concedida por Deus à Zacarias. O tema desses versos, o tema dessa visão é a maneira como Deus trata com o pecado e como Deus quer que nós que somos seu povo tratemos com o pecado. Ao refletirmos sobre esse tema é importante reconhecermos que o mundo, a cada dia, tem presenciado um novo conflito, uma nova revolta, uma nova guerra; a cada dia uma nova enfermidade é anunciada, um novo vírus é detectados; a cada dia surgem crimes inexplicáveis, as pragas se alastram e as notícias sobre os desastres são incontáveis; a própria natureza têm reagido contra os danos provocados pelo ser humano. Quando refletimos sobre todos esses tristes acontecimentos temos que reconhecer que existe uma causa: o pecado. O pecado cometido pelos primeiros pais deu origem a uma raça pecaminosa, egoísta, orgulhosa, arrogante, que não quer submeter-se a Deus. O ser humano sempre pensando em seu bem-estar tem feito com que a natureza, toda a criação, incluindo os seus semelhantes experimentem o mal-estar provocado por sua ganância, inveja e egocentrismo. O ser humano pecado é o responsável por isso. Deus, seja qual for a forma abomina totalmente o pecado. Deus não apenas abomina o pecado como pune, castiga o pecado. Embora Deus ame o pecador, ele condena o pecado. Nesse texto é possível fazermos três considerações sobre o pecado: 1) Deus está atento para o pecado: Nos dias passados, através de um rolo voando, representando a lei e a voz dos profetas que condenavam o pecado. Nesses dias, através da Bíblia, a Palavra de Deus que é proclamada pelos pregadores, instrumentos divinos condenando o pecado. 2) Em segundo lugar notamos algumas formas de pecado: Além daqueles mencionados na visão anterior, isto é, o roubo, quebra do oitavo mandamento (conf. Êx 20.15) e a falsidade no falar, quebra do nono mandamento (conf. Êx 20.16), havia, nessa visão, a condenação da iniquidade e da maldade. 3) Em terceiro lugar, notamos que o pecado traz suas consequências. Traz castigo e destruição, leva o pecador à sua origem e deve ser eliminado e purificado. Quando contemplamos e entendemos essa visão percebemos que o homem que é escravo do pecado tem a sua vida e o seu fim num tremendo fracasso. A condenação de Deus, a ira de Deus permanece sobre ele (conf. Jo. 3.36). Mas, por outro lado, quando entendemos essa visão confirmamos que Deus é misericordioso, oferece-nos liberdade e salvação, dando-nos todas as bênção em Jesus Cristo. Por isso, o homem sábio reconhece o seu pecado e sua necessidade de Deus. Abre o seu coração diante de Deus e entrega a sua vida a Jesus Cristo. O homem sábio, talvez, você que me ouve tem essa oportunidade de deixar o seu pecado, voltar-se para Deus e receber a purificação que só Jesus pode nos dar. Ao estudarmos este texto vamos fazê-lo dando-lhe este título: A impiedade é retirada por Deus Zc 5.5-11 Introdução Ao introduzirmos as nossas reflexões específicas sobre esse texto e sobre esse tema é necessário termos uma idéia geral dessa sétima visão. Uma mulher dentro de um efa. Mas o que significa isso? Nessa visão Zacarias viu um efa, que era um tipo de cesta que normalmente teria a capacidade de mais ou menos 20 a 40 litros. Esta cesta, que representava a iniquidade da terra, parece bem maior (com espaço para uma pessoa dentro), provavelmente sugerindo o tamanho do pecado do povo do Deus que havia transgredido a sua lei, os seus mandamentos e seus princípios durante séculos. Esse cesto tinha uma tampa de chumbo, e uma mulher estava dentro da cesta. Ela representa a impiedade e foi lançada no fundo da cesta, e a tampa de chumbo fechou a boca do cesto. Esse cesto, chamado efa, com a mulher, foi levantado e levado para a terra de Sinar. Sinar se refere à região da Babilônia, e normalmente representa um lugar de maldade e rebeldia contra Deus (cf. Gênesis 11:2; 10:10; 14:1; Daniel 1:1-2; Apocalipse 17:5). A casa da mulher, chamada de impiedade, seria construída em Sinar. A mensagem é que a maldade não residia mais na terra do povo de Deus; foi fora levada para a terra dos ímpios, pois com Deus só habita a pureza e a santidade, quem habita com o Senhor é aquele que tem uma vida pura e digna. Será que há uma descrição de algum justo que habita na presença do Senhor? Depois de fazer pergunta semelhante a essa, o rei salmista Davi descreve assim esse cidadão dos céus: 15.1 Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? 2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; 3 o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; 4 o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; 5 o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado (conf. Sl 15.1-5). Sim! Quem assim procede, quem abandona o pecado esse vive diante de Deus. Os nossos pecados nos afastam de Deus e não deixam que ele nos ouça (conf. Is 59.2) e, portanto, devemos saber que Deus sempre afastará de si o pecado e o pecador que não se arrepende. Agora, vou ler todo o texto sobre o qual iremos refletir e peço sua atenção para a Palavra de Deus. Leio Zc 5.5-11. Diz assim a Palavra de Deus 5.5 Saiu o anjo que falava comigo e me disse: Levanta, agora, os olhos e vê que é isto que sai. 5.6 Eu perguntei: que é isto? Ele me respondeu: É um efa que sai. Disse ainda: Isto é a iniqüidade em toda a terra. 5.7 Eis que foi levantada a tampa de chumbo, e uma mulher estava sentada dentro do efa. 5.8 Prosseguiu o anjo: Isto é a impiedade. E a lançou para o fundo do efa, sobre cuja boca pôs o peso de chumbo. 5.9 Levantei os olhos e vi, e eis que saíram duas mulheres; havia vento em suas asas, que eram como de cegonha; e levantaram o efa entre a terra e o céu. 5.10 Então, perguntei ao anjo que falava comigo: para onde levam elas o efa? 5.11 Respondeu-me: Para edificarem àquela mulher uma casa na terra de Sinar, e, estando esta acabada, ela será posta ali em seu próprio lugar. Muito bem, depois dessa leitura, com base nessas palavras inspiradas vamos iniciar nossas reflexões sobre essa sétima visão que nos traz como princípio, em resumo, essa afirmação: Por sua santidade e pureza Deus retira da sua presença toda a impiedade e seus praticantes. Neste texto encontramos sete detalhes sobre a visão que mostra Deus afastando da sua presença toda a iniquidade: O primeiro detalhe refere-se ao panorama da visão Nesta visão Zacarias viu uma mulher personificando a iniquidade, a perversidade ser capturada, presa e colocada dentro de um cesto cuja boca foi fechada com uma tampa de chumbo. A maldade, nessa visão, é personificada por essa mulher colocada dentro desse cesto. Um efa era uma medida para os grãos básicos. O fato dela estar presa num cesto, fechado com uma tampa tão pesada, feita de chumbo, seguramente era um sinal do poder e do controle soberano que Deus tem sobre a maldade, iniquidade e rebelião. Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. O segundo detalhe refere-se aos personagens da visão Os personagens principais eram dois: Zacarias, o profeta; o anjo que interpretava. Além desses tínhamos a mulher, Iniquidade, que fora presa no cesto. E além dela tínhamos outras duas mulheres, com asas como de cegonha, que levaram o cesto para a terra de Sinear, local onde ela deveria ter uma casa, pois ali era seu lugar. O terceiro detalhe refere-se às perguntas e respostas para entender a visão Zacarias, diante da visão perguntou ao anjo o que significava aquilo que vira, e para onde levavam o cesto. O anjo pacientemente lhe explicou detalhadamente todos os pormenores da visão. O quarto detalhe refere-se à descrição da visão Essa é uma visão em que Zacarias viu uma mulher dentro de um cesto, um efa, que tinha capacidade de aproximadamente 40 litros. Esse cesto foi tampado com tampa de chumbo, para ser retirado da presença de Deus e ser levado para a terra de Sinear, para a Babilônia. Embora a mulher, chamada de impiedade, quisesse levantar-se e sair, foi colocada para o fundo do cesto e a pesada tampa de chumbo fechou o cesto. Conforme a Bíblia de Jerusalém (1985, p.1809), provavelmente esta mulher chamada Iniquidade era uma personificação de uma falsa divindade, que deveria e foi levada para a Babilônia, o centro simbólico do culto pagão, o local onde aconteceu a primeira desobediência coletiva explicita contra a vontade de Deus (conf. Gn 11.1-9). O quinto detalhe refere-se ao significado da visão Esta visão é de grande importância quando levamos em conta que a sua mensagem é a da purificação da terra, isto é, a erradicação completa da maldade. Esta visão tem muita ligação com a visão anterior que destaca o castigo que Deus dará ao pecado e àqueles que o praticam sem se arrependerem. O que percebemos através dessa visão é que o pecado da humanidade só poderá ser tirado quando a sua fonte, a fonte da maldade também for retirada, for destruída. O anjo que apresentou para Zacarias essa visão mostrou que o cesto fechado com a tampa de chumbo transmitia a mensagem de que o pecado não teria mais domínio sobre a terra. O poder do pecado foi anulado pelo poder de Deus. Foi exatamente isso que Paulo disse aos romanos: ... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus ... (conf. Rm 3.23), porém o próprio Paulo já tinha dito que não se envergonhava do evangelho, porque é o poder de Deus ... (conf. Rm 1.16). Este cesto seria levado para longe de Jerusalém, para a terra de Sinear ou Babilônia. A Babilônia era um símbolo da maldade e isto é visto em Apocalipse, nas palavras de João (conf. Ap 18.1-24). Para o povo de Deus a Babilônia representava opressão, pois os judeus estavam voltando de setenta anos de duro exílio em que foram oprimidos e maltratados pelos babilônios. Para os judeus tementes da Palavra de Deus, a Babilônia também representava o inicio da rebelião contra Deus, quando intentaram edificar a torre de Babel, opondo-se a ordem divina de se multiplicarem e encher a terra. E, a Babilônia também representava a terra das mais variadas religiões. O paganismo estava tão arraigado no seu povo que, provavelmente tinham edificado um templo à deusa Iniquidade como uma demonstração da degradação moral que estava sofrendo aquela nação. Zacarias não vacilou em destacar a corrupta Babilônia como o santuário da maldade. Bem fariam os judeus em retirar da sua terra todas aquelas práticas que aprenderam na Babilônia. Em uma nova nação, como aquela que eles estavam reconstruindo, as antigas práticas deveriam ser esquecidas para que pudessem desenvolver as novas praticas de santidade e pureza. O sexto detalhe refere-se às lições percebidas na visão Nesta visão Zacarias viu essa mulher personificando a iniquidade, a perversidade ser capturada, presa e colocada dentro de um cesto cuja boca foi fechada com uma tampa de chumbo. Mas, ele viu também que duas outras mulheres como enormes asas como de cegonhas levantarem aquele cesto com a Iniquidade presa e a levarem para bem longe da terra do povo de Deus. Zacarias nessa visão proporcionou-nos constatar mais uma vez a ação de Deus em condenar e remover o pecado do meio do seu povo. Remover o pecado faz parte do caráter de Deus, pois ele é santo (conf. Lv 11.44) e deseja que seu povo também seja santo (conf. 1Pe 1.16). O sétimo detalhe refere-se às aplicações da visão às nossas vidas. Conforme Cesár (2004, p. 282) é provável que Zacarias, ao ver essa visão da remoção do pecado do meio do povo de Judá tenha se lembrado do papel desempenhado do “bode emissário”, que era levado e deixado num lugar solitário, bem longe do arraial, depois do sumo sacerdote ter transferido para a cabeça do animal todas as iniqüidades, pecados e rebeliões do povo de Deus (conf. Lv 16.20-22). Assim como essas mulheres levaram o pecado, a iniquidade e a desobediência do povo para longe da terra prometida; assim como o bode emissário levava para longe os pecados da assembléia dos israelitas, Jesus também levou os nossos pecados sobre si e os encravou na cruz para que ficássemos limpos e puros, justificados em seu sangue para nos apresentarmos a Deus. Você tem usufruído dessa bênção de vida pura que Deus nos dá? Conclusão Uma das principais funções de um sacerdote era fazer distinção entre o puro e o impuro. A mensagem da visão que o profeta e sacerdote Zacarias teve tratava exatamente desta distinção. Quando Deus escolheu a Jerusalém, ele purificou o povo dos seus pecados, rejeitou as acusações de Satanás, e estabeleceu seus próprios ungidos para guiar o povo. Apesar da oposição das nações, o povo de Deus seria purificado e estabelecido. Deus é santo e quer santidade em seu povo. Mas ele deseja que você se abra e recorra a ele para que ele mesmo te purifique, te limpe e te lave no sangue de Jesus Cristo. Você tem agradecido a Deus por esse compromisso que ele tem conosco, e, com você particularmente? Quando Deus nos escolhe não há adversários que possam nos acusar e resistir à sua escolha. Que o Senhor te abençoe e te torne um obreiro santo, puro e útil em suas poderosas e amorosas mãos. Um forte abraço. Até o próximo programa. © 2015 Através da Biblia
Nenhum comentário:
Postar um comentário