Lucas 1.5-35
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero saudá-lo, desejando sobre você e toda a sua família as mais preciosas bênçãos do Senhor. É um prazer estar junto com você nesse encontro em que temos estudado a Palavra do Senhor e especificamente o livro de Lc. Como temos repetido, para nós é muito bom saber que você está dedicando um tempo específico para a meditação da Palavra de Deus. Sabemos disso pelas cartas que recebemos de vocês e por isso, no início desse programa quero registrar a carta do AC de Campina Grande na Paraíba. Ele diz: "Gosto muito dos estudos do Através da Bíblia. Tenho bastante idade e estou muito triste porque muitos não respeitam a Bíblia, mas eu ainda tenho muita garra e pulmão para proclamá-la Abraços a todos”. Querido irmão, muito obrigado por suas palavras. Ficamos contentes em saber do seu amor pela Palavra. É isso mesmo... continue a proclamá-la a plenos pulmões, e continue orando por nós. Por isso mesmo quero convidar a você especificamente e a todos os que nos ouvem a orarmos a Deus: "Querido Deus e Pai, chegamos à tua presença reconhecendo tua soberania, teu poder, tua onisciência. Reconhecemos que tudo conheces e sabe que necessitamos da iluminação do teu Espírito para o nosso estudo de hoje. Pai misericordioso, te pedimos então que tenhamos nossas mentes abertas para ouvirmos Tua Palavra e capacitação para obedecê-la. Pedimos isso em nome de Jesus Cristo, Amém"! Querido amigo, estamos iniciando os nossos estudos no evangelho de Lucas. Hoje temos que continuar estudando a introdução a esse evangelho tão especial. Para que possamos entender bem o seu conteúdo. Para entendermos a sua forma de falar e de apresentar o Senhor Jesus é necessário conhecermos bem todo o contexto da composição desse livro para podermos absorve-lo e aplicá-lo em nossas vidas. Como iniciamos no programa passado, temos que fazer mais algumas considerações.
Em 1º lugar vamos aprender e recordar um pouco sobre O HOMEM LUCAS: Vamos fazer 10 observações:
1. Seu nome não é mencionado nos evangelhos nem no livro de Atos, somente Paulo o chama de médico amado (Cl 4.14);
2. Provavelmente era gentio (grego), tal o estilo de escrita nos seus dois livros; alguns críticos opinam que era irmão de Tito, talvez o irmão mencionado em 2Co 8.22;
3. Era um homem culto, com habilidade de pesquisador e historiador (Lc 1.1-4 e At 1.1-4);
4. Lucas se uniu a Paulo, em Trôade, na segunda viagem missionária, indo até Filipos e ficando lá até a volta de Paulo na terceira viagem missionária;
5. Provavelmente, durante esse tempo (50/51 a 57) tornou-se pastor da igreja de Filipos, a igreja que apoiou Paulo durante o seu ministério (Fl 1.5; 2.25; 4.10, 15-16);
6. Provavelmente estava com Paulo, quando este foi preso em Jerusalém (At 21.17) e acompanhou-o durante o tempo da prisão, em Cesaréia e Roma (At 28.16; Cl 4.14; Fm 24);
7. Como companheiro e fiel amigo só ele estava com Paulo na sua segunda prisão em Roma (2Tm 4.11);
8. Durante o tempo que acompanhou Paulo, em suas viagens missionárias escreveu os dois volumes de sua obra: O terceiro evangelho, que tem o seu nome e o livro de Atos, que narra a história da igreja primitiva;
9. Seus escritos tinham como destinatário Teófilo (amigo de Deus) que após ter se convertido recebeu de Lucas o relato completo de sua nova fé;
10. Os pais da igreja se referem a Lucas como sendo o porta-voz de Paulo, que "colocou em livro o evangelho pregado por ele (Irineu). Segundo a tradição Lucas morreu com mais de 80 anos, na região da Asia.
Em 2º lugar, um aspecto que deve ser considerado é o relativo aos evangelhos sinóticos. Como mencionamos quando estudamos a introdução ao evangelho de Marcos é necessário fazermos 5 observações:
1)Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são assim chamados por relatarem a vida de Jesus sob o mesmo ponto de vista.
2)João escreveu seu relato sobre Jesus dando uma ênfase diferente, complementar aos 3 primeiros evangelhos.
3)O problema sinótico é o questionamento levantado sobre como se pode explicar as notáveis concordâncias, isto é, as semelhanças e as notáveis discordâncias, isto é, as diferenças entre os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. E, depois das constatações das semelhanças e diferenças a questão sinótica poderia ser resumida com a seguinte questão:
Quem copiou de quem?
4)Uma parte da possível solução é aquela em que aceita-se Marcos como o 1º dos evangelhos; em que se aceita que Mateus e Lucas usaram Marcos para as suas composições, e também se aceita que as semelhanças são vistas na narrativa dos conteúdos e nos eventos mais importantes, e nas citações do AT.
5)A outra parte da possível solução do problema sinótico, as diferenças são explicadas a)porque MT e LC tiveram acesso a outra fonte comum, chamada Q; b)porque MT e LC além de terem como fonte Mc e Q, tiverem também fontes particulares, isto é, material exclusivo de cada evangelista; c)porque em MT e LC a cronologia de certas "logias" foram apresentadas em ordem diferentes; d)porque MT e LC tiveram propósitos particulares e específicos e, e)porque em MT, LC e MC o vocabulário de cada evangelista é divergente. E certamente Deus, pelo Espírito Santo moveu cada um dos autores a produzirem retratos diferentes do Senhor Jesus.
Em 3º lugar vamos conhecer o propósito com que Lucas escreveu o seu evangelho.
Vamos fazer 7 observações:
1)Lucas escreveu o seu Evangelho porque acima de tudo, ou antes de qualquer outra razão, ele foi inspirado pelo Espírito Santo. Certamente o Espírito Santo, no momento adequado a Deus, inspirou Lucas a produzir esse relato autêntico e fidedigno sobre a vida e a obra de Jesus Cristo.
2)Lucas escreveu o seu Evangelho porque percebeu a necessidade de um relato por escrito, pois a igreja ainda dependia da tradição oral, embora houvesse muitos pequenos fragmentos escritos circulando pelas diversas regiões.
3)Lucas escreveu seu evangelho direcionando-o principalmente aos leitores gregos, ou gentios, de um modo geral.
4)Lucas teve por propósito apresentar Jesus como o Filho do homem, o ser humano ideal, o homem perfeito.
5)Como os gregos daqueles dias há muito tempo buscavam o “homem perfeito”, Lucas desenvolveu sua obra para por fim a essa procura.
6)Com esse propósito algumas de suas passagens mais importantes relatam Jesus como esse homem perfeito. Por isso o relato do nascimento de Jesus cf. 1.26-38 e 2.8-20; o testemunho de Deus a respeito de Jesus, o Seu Filho, cf. 3.21-22; o anuncio de Jesus como o ungido de Deus, cumprimento da profecia de Isaias, cf. 4.16-24 e a missão do Filho do Homem, cf. 19.10 comprovam que Lucas anunciava em Jesus o fim da procura pelo homem perfeito.
7)Jesus foi e é apresentado para todo leitor do evangelho como o Filho do Homem, o homem perfeito.
Em 4º lugar devemos observar qual o conteúdo desse evangelho.
1)Lucas representa o relato, dentre os quatro evangelhos, mais completo da vida de Jesus Cristo.
2)Enquanto que boa parte de Mateus foi organizada por tópicos, e Marcos provavelmente foi organizado pelo critério geográfico, o relato de Lucas foi organizado principalmente pelo critério cronológico, como ele mesmo disse no cap. 1.3-4: “igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído”.
3)Ainda considerando o seu conteúdo Lucas apresenta Jesus como o verdadeiro Deus-homem e destaca fortemente o ministério do Espírito Santo na vida ministerial do Senhor Jesus Cristo.
4)É importante notarmos também que o conteúdo desse evangelho juntamente com o conteúdo do seu segundo livro, os Atos dos Apóstolos, constituem 20% do Novo Testamento, e isto significa mais quantidade de conteúdo escrito do que o produzido por qualquer outro autor.
5)E finalmente em relação ao conteúdo do evangelho, podemos afirmar que 50% desse relato é exclusivo de Lucas. Nem Marcos, nem Mateus, nem João tem essa material exclusivo, que se encontra principalmente no trecho que vai de 9.51-19.27
Em 5º lugar é necessário destacarmos o verso chave do livro de Lucas.
Depois de observarmos o conteúdo e o propósito de Lucas ter escrito o seu relato, fica claro que o resumo de toda a mensagem que ele quis transmitir, sobre Jesus e sobre o próprio evangelho se encontra resumida no cap. 19.10, que diz assim: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.
Em 6º lugar temos que considerar os destinatários.
1)Em relação a essa questão, que já mencionamos de passagem, esse é o evangelho que mais claramente identifica o seu destinatário.
2)Lucas além de escrever para os gentios, para os gregos de modo geral, especificamente escreveu para Teófilo, cujo nome tem um significado especial: “amigo de Deus”.
3)Alguns entendem diante do significado do nome Teófilo que este evangelho foi escrito para todos os que se entendiam “amigos de Deus”.
4)Mas, outros estudiosos aceitam que Teófilo de fato era uma pessoa distinta, com esse nome, talvez um grego amigo de Lucas, que após ter se convertido recebeu de Lucas o relato completo de sua nova fé.
5)Essa última é a posição que adotamos em relação aos destinatários do evang.
Em 7º lugar é importante estabelecermos a data, o local de origem e as condições em que esse escrito foi originado, pois assim conseguimos entender a maneira pela qual o autor assim se expressa.
1)O evangelho de Lucas foi escrito provavelmente entre os anos 59-63, durante o tempo em que Paulo estava preso em Roma, numa casa alugada, logo depois de ter ficado em Cesaréia, por ter sido preso, cf. At. 21.27 ss.
2)Durante esse tempo de prisão do apóstolo Paulo, certamente Lucas teve a oportunidade de entrevistar vários irmãos que já tinham aceitado Jesus Cristo como Senhor e salvador; irmãos que conheciam os detalhes acerca da vida pessoal e ministério de Jesus. Lucas certamente escreveu o seu evangelho em Roma, durante esse período.
Em 8º lugar temos que conhecer a razão porque devemos estudar esse evangelho, qual a importância de estudarmos Lucas:
1)Será que este evangelho apresenta algo que não se encontra nos demais evangelhos? Com certeza, e o material exclusivo é grande.
2)Assim como a testemunha em juízo faz mais do que confirmar a história de outra testemunha, Lucas amplia a história de Jesus, que já vimos e estudamos em Mateus e Marcos.
3)A importância de estudarmos este evangelho se dá em virtude de Lucas apresentar maior variedade de ensinos, parábolas e acontecimentos da vida de Jesus.
4)A importância de estudarmos Lucas se observa no trecho de 9.51 a 19.27, trecho exclusivo de Lucas e portanto, desconhecido se não estudarmos esse precioso evangelho.
5)É importante estudarmos esse evangelho pois ele é, certamente, o evangelho que teologicamente reflete o pensamento de Paulo.
Em 9º lugar, um outro aspecto que devemos considerar é o relativo a comparação entre os 4 evangelhos.
1)Cada um dos evangelistas contou a história de Jesus de um ponto de vista diferente um do outro.
2)Mateus escreveu para os judeus, apresentando Jesus como o Messias de Israel, o Cristo prometido, a concretização das promessas do AT.
3)Marcos escreveu para um público romano apresentando Jesus como o servo em ação que veio para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
4)João escreveu depois de todos, numa época em que se discutia a existência eterna de Jesus, apresentando-o como divino, o próprio Deus encarnado, que concede vida eterna a todo o que nele crê.
5)Mas, Lucas escreveu para os gentios e especificamente para os gregos apresentando Jesus como o homem perfeito, o Filho do Homem, destacando o caráter universal da salvação preparada por Deus. Lucas desejou mostra que o amor de Deus ultrapassa os judeus e alcança o mundo inteiro.
Em 10º lugar temos que considerar, finalmente, a cronologia que Lucas nos apresenta:
1)Lucas menciona o reinado de Herodes, o grande de 37 a 4aC, cf.1.5;
2)Lucas nos mostra com clareza a data do nascimento de Jesus, que ocorreu em 6/5 aC., cf. 2.1-20;
3)Lucas identifica a data em que Jesus foi ao Templo aos 12 anos, em 5 dC.cf. 2.41;
4)Lucas mostra o inicio do ministério de JB, em 26 dC., cf. 3.2-14;
5)Lucas mostra também o inicio do ministério de JC, também em 26 dC, cf. 4.14;
6)Mostra-nos também a data da morte, ressurreição e ascensão de JC em 30 dC. em 27-28;
7)Mostra-nos em Atos cap.2, a vinda do Espírito Santo, iniciando a igreja, em 30 dC.
Em 11º lugar devemos considerar alguns dos temas especiais de Lucas:
1)Sobre o Espírito Santo – A pessoa do Espírito Santo; O papel do Espírito Santo no ministério de João Batista; o papel do Espírito Santo na encarnação de Jesus; o papel do Espírito Santo no ministério de Jesus; e, o relacionamento entre o Espírito Santo e Jesus Cristo.
2)Sobre a preocupação com as pessoas marginalizadas, Lucas, destaca Jesus ministrando para as mulheres; para os doentes; para os impuros; para os ricos e os pobres e, para os gentios –
3)Sobre a salvação universal, Lucas mostra a salvação como plano de Deus; a salvação e sua história; a salvação é universal; a salvação deve ser proclamada; e também destaca que a salvação deve ser recebida –
4)Sobre a oração, Lucas enfatiza: o significado da oração; a necessidade que Jesus tinha de orar; o ensino e as parábolas sobre a oração; a oração modelo (Lc 11.2-4); e a oração como fator importante na vida cristã individual e coletiva –
5)Sobre o sofrimento Lucas apresenta O perfeito, aperfeiçoado pelo sofrimento – Em Hebreus encontramos a afirmação de que "convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimento, O Autor da salvação deles" (Hb 2.10). Fica claro para todo aquele que se aprofunda no estudo deste relato de Lucas que, durante esta última viagem, quando demonstrou, "no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém" (9.51), durante o “semestre de entrega”, qual e como foi o processo de aperfeiçoamento a que Jesus foi submetido. No início do ministério Ele já era perfeito como mostra a declaração de satisfação do Pai em relação ao Filho (Lc 3.22); e como Ele mesmo se entendia perfeito para o ministério pela presença abençoadora do Espírito Santo continuamente consigo (4.18 e 21). Mas, mesmo assim, Jesus foi aperfeiçoado através da provação e do sofrimento. Foi aperfeiçoado no serviço. Foi aperfeiçoado através do sofrimento. O sofrimento, que aperfeiçoa pode ser visto em alguns episódios nesse percurso em direção a Jerusalém, onde Se entregaria por nós:
a) Enquanto Ele viajava para se entregar, se via obrigado a corrigir as idéias erradas e extremamente nacionalistas que os judeus, incluindo os discípulos, possuíam sobre o Messias. Ao invés de um Messias poderoso e político, conforme as Escrituras, quem se manifestaria era o Filho do Homem que seria entregue nas mãos dos homens (9.43-45);
b) Ele mesmo mostrava na sua caminhada que veio entregar-se em favor de todos, não passando somente pelas cidades, mas mesmo sendo rejeitado, ia até as pequenas aldeias samaritanas, onde viviam os mais simples da sociedade judaica (9.52);
c) O Filho do Homem foi aperfeiçoado, pelo sofrimento, ao ser acusado de agir pelo poder de Satanás (11.14-23);
d) Quando curou uma mulher num sábado foi acusado de não respeitar a Lei, mas com humildade, ensinou que vale mais valorizar a vida do que as regras legalistas (13.10-17);
e) O Filho do Homem sofreu e foi aperfeiçoado ao censurar a hipocrisia e mostrar a necessidade de se quebrar todos os preconceitos relacionando-se com os marginalizados pela sociedade (15.1-2);
f) Ele quebrou os paradigmas estabelecidos pela sociedade (incluindo-se aí os próprios discípulos), quando numa atitude de amor e valorização, recebeu as crianças (certamente algumas meninas) e as abençoou usando-as como exemplo de humildade e dependência (18.15-17);
g) Jesus demonstrou o Seu propósito declarando que “o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” e de modo prático, demonstrou essa verdade relacionando-se e preocupando-se com Zaqueu, totalmente odiado pelos seus patrícios, levando salvação àquela vida (19.1-10). Nessa caminhada para Jerusalém, Jesus, o Filho do Homem, como a Si mesmo se designava, ao invés do pomposo título de Messias, foi aperfeiçoado, através do sofrimento para nos dar tão grande e preciosa salvação. Sob o olhar atento de Lucas vemos essa faceta marcante da vida de Jesus. Querido amigo, chegamos assim ao final de mais um tempo de estudos. Louvamos a Deus por isso. Minha oração é que você tenha percebido as lições que este texto trouxe a cada um de nós e tenha capacitação do Espírito Santo para aplicá-las em sua vida. Agradeço a Deus pela oportunidade de compartilhar Sua Palavra e agradeço a você por sua companhia. Espero por você no próximo programa. Que o Senhor te abençoe. Um abraço. © 2015 Através da Biblia
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