segunda-feira, 18 de maio de 2015

Zacarias 14:1-15

Zacarias 14:1-15

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série “Através da Bíblia”. É com renovada satisfação que iniciamos mais esse tempo em que dedicamos a nossa atenção para estudarmos com mais profundidade a Palavra de Deus. Em tempos de relativização da verdade e valorização dos sentimentos precisamos urgentemente de estudos que nos ajudem a fundamentar os objetivos da vida na Palavra de Deus. Diante desta Palavra Sagrada temos dois compromissos: viver de acordo com os seus ensinamentos e proclamá-la para que outros possam conhecê-la e obedecê-la. Nesse programa temos esse propósito. Temos pedido a graça de Deus para vivermos conforme o seu querer e temos nos esforçado na comunicação da sua Palavra com clareza. Necessitamos comunicá-la de forma clara a fim de que o texto se torne uma mensagem relevante, pois, é necessário que padronizemos o nosso viver conforme a vontade do Senhor. Embora, o estudo bíblico e a exposição temática sejam vistas como uma metodologia em extinção é necessário renovarmos o compromisso de fidelidade com a exposição correta da Palavra de Deus. O nosso compromisso é esse. Com Deus que nos tem chamado para essa tarefa. Mas, certamente, o nosso compromisso é com você que tem nos dado o privilégio da sua audiência. O retorno que vocês nos têm dado através das correspondências que chegam tem-nos feito continuar com alegria e firmeza na realização desse projeto. E por falar na progressão do nosso projeto, mais uma vez lembro a você que daqui a dois programas já estaremos estudando os aspectos introdutórios da carta de Judas. Prepare-se, vamos estudar este penúltimo livro da Bíblia em 15 encontros. Agora registro o e-mail que o Naldo nos enviou em agradecimento pelo ministério da RTM. Mesmo sem nos informar sua cidade e estado, ele nos enviou a seguinte mensagem: 1214 “Gostaria de agradecer por esse grande projeto dos estudos bíblicos e também pelo Pão Diário, que me evangelizou e hoje minha família toda lê, pois comprei um para cada, e cada um tem se aproximado a cada dia de Deus. Tenho fé que em nome de Jesus eles vão entender o verdadeiro caminho através da Palavra... Muito obrigado e que Deus ilumine todos vocês da Família Trans Mundial.” Naldo Arcom – email. Querido amigo, querido irmão. Obrigado por você compartilhar conosco o seu testemunho e abrir o seu coração demonstrando o seu desejo de ver toda sua família salva por Jesus. Conte com nossas orações. Parabéns por sua nova vida e continuemos orando por sua família. E exatamente para isso convido você e todos que me ouvem nesse momento. Vamos orar por você e sua família, pelo programa de hoje, pedindo que Deus fale com cada um de nós. “Pai querido, chegamos à tua presença no nome de Jesus Cristo. Por teu amor, graça e misericórdia te agradecemos. E, baseados na tua bondade colocamos os nossos pedidos diante do Senhor. Tu conheces o desejo do Naldo de ver sua família salva. Pedimos a tua bênção de salvação para a sua família. E, quanto a nós, pedimos que o senhor nos dê cada vez mais oportunidade de testemunharmos da transformação que Jesus faz em nossas vidas. Fale conosco hoje através da tua Palavra e conceda-nos o privilégio de levar esse projeto adiante, na tua força e dependência. Oramos, gratos, em nome de Jesus, Amém! Querido amigo hoje iniciamos o estudo do último capítulo de Zacarias. Vamos estudar Zc 14.1-15, a primeira parte deste capítulo. Neste texto encontramos III. Jerusalém Atacada pelas Nações (14:1-7) A. Como é comum nas profecias bíblicas, este capítulo usa linguagem da cidade física e de coisas conhecidas no Antigo Testamento, mas o assunto é a cidade espiritual, Jerusalém celestial, nesta profecia sobre o reino do Novo Testamento B. Deus ajuntaria as nações para pelejar contra Jerusalém, seu povo (14:1-2) 1. É um tema comum nas profecias sobre o reino messiânico no Antigo Testamento (cf. Ezequiel 38-39; Daniel 7; Joel 3; etc.) 2. O povo dele sofre, alguns morrem, mas um restante sobrevive (compare a mensagem do Apocalipse, que fala de perseguição, sofrimento, morte, mas não de derrota total do povo de Deus) 3. Observações sobre o cumprimento desta profecia: a. Alguns sugerem a destruição de Jerusalém em 70 d.C., mas se for este cumprimento literal, não teria como explicar o final do versículo 2: “mas o restante do povo não será expulso da cidade”, pois as pessoas em Jerusalém foram aniquiladas b. As nações representam os gentios ou o mundo e seus ataques contra o povo de Deus. Assim, pode incluir a perseguição romana (assunto de outras profecias, especialmente de Daniel e do Apocalipse) C. Deus peleja contra as nações e dá livramento ao seu povo (14:3-7) 1. Estes versículos usam figuras fortes para mostrar que é Deus que salva o povo da perseguição das nações. Ele abre o monte das Oliveiras para fazer um vale e dar refúgio para o povo (14:4-5) 2. O dia escuro e frio abrirá para luz no final (14:6-7; cf. João 14:18; Hebreus 13:5-6) IV. Jerusalém Abençoada sob o Governo do Rei Divino (14:8-21) A. Águas vivas fluiriam de Jerusalém, mostrando a bênção da presença de Deus que dá vida para seu povo (14:8; cf. Ezequiel 47:1-12; Apocalipse 22:1-2) B. O Senhor seria o único Rei sobre este povo (14:9) C. A terra seria habitada e tranquila (14:10-11) D. As nações que se levantaram contra o povo de Deus seriam agitadas e aflitas por uma praga (14:12–15) 1. As riquezas das nações passariam para o povo de Deus (14:14) 2. Novamente, observamos o contraste entre tranquilidade e agitação em referência a Jerusalém e os outros povos 14.1   Eis que vem o Dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. 14.2   Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. 14.3   Então, sairá o SENHOR e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. 14.4   Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul. 14.5   Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele. 14.6   Acontecerá, naquele dia, que não haverá luz, mas frio e gelo. 14.7   Mas será um dia singular conhecido do SENHOR; não será nem dia nem noite, mas haverá luz à tarde. 14.8   Naquele dia, também sucederá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e a outra metade, até ao mar ocidental; no verão e no inverno, sucederá isto. 14.9   O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome. 14.10   Toda a terra se tornará como a planície de Geba a Rimom, ao sul de Jerusalém; esta será exaltada e habitada no seu lugar, desde a Porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à Porta da Esquina e desde a Torre de Hananel até aos lagares do rei. 14.11   Habitarão nela, e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura. 14.12   Esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearem contra Jerusalém: a sua carne se apodrecerá, estando eles de pé, apodrecer-se-lhes-ão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca. 14.13   Naquele dia, também haverá da parte do SENHOR grande confusão entre eles; cada um agarrará a mão do seu próximo, cada um levantará a mão contra o seu próximo. 14.14   Também Judá pelejará em Jerusalém; e se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro, prata e vestes em grande abundância. 14.15   Como esta praga, assim será a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos, dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais.  La batalla final, 14:1-21 El último capítulo de Zacarías es uno de los más bellos de este libro; contiene una serie de mensajes llenos de esperanza para un pueblo semidestruido, sin ambiciones, ni un futuro promisorio. Es un verdadero clímax, un gran final para un gran libro. En los primeros dos versículos predice la destrucción de Jerusalén, tal como sucedió bajo el imperio romano, aunque pudiera referirse a un hecho consumado. Jehovah no guardará silencio ante esta embestida contra su pueblo. Jehovah saldrá y combatirá él mismo contra los pueblos que injustamente, y en forma cruel, se han levantado contra el pueblo del Señor (v. 3). En cuanto a la expresión como combatió en el día de la batalla, no sabemos con exactitud a qué batalla se refiere. En la historia de Israel Jehovah participó lit. en muchas batallas y de muchas formas. En Isaías 37:36–38, notamos claramente la participación del Señor en contra de Senaquerib y sus 185.000 hombres de batalla. Pudiera ser que el profeta estuviera refiriéndose a este incidente que llenó de júbilo a Jerusalén. Así lo hará nuevamente: tomará parte contra las grandes potencias que se levanten contra Israel. El imperio de Jehovah (vv. 4, 5). En aquel día Jehovah tendrá un reino que perdurará hasta la eternidad, cuando sus pies se afirmen, cuando se establezcan sobre el monte de los Olivos, para ejercer dominio sobre los pueblos. La figura que presenta el profeta es la de un valle protegido contra los enemigos, en donde estará asentada la ciudad del gran Rey, quien vendrá con su séquito, sus santos que le acompañarán en la entrada triunfal. La venida de Jehovah será tan grande y temible que solo es comparable al pánico que tuvo el pueblo en el terremoto en los días de Uzías. Amós 1:1 habla sobre este mismo suceso que dejó en la población una psicosis de miedo tan profunda, que Zacarías recurre a este evento para enseñar al pueblo que la venida del Señor será extraordinaria. En el NT el monte de los Olivos es mencionado frecuentemente, primordialmente en los días del ministerio del Señor. Marcos 13:3 señala que fue en el monte de los Olivos en donde el Señor dictó sus enseñanzas sobre las señales finales; habló de la destrucción de Jerusalén, de las cosas finales, como de la venida misma de él por segunda ocasión a esta tierra con poder y gloria. Comparando la venida gloriosa de Jehovah descrita por Zacarías con la segunda venida anunciada por el Señor Jesucristo notamos una gran similitud. La venida será grandiosa, los elementos naturales serán conmovidos, los habitantes de la tierra se darán por enterados al notar la grandeza del rey que ha de venir. Los santos que vendrán con Jehovah es un concepto difícil de explicar en el AT; probablemente se está refiriendo a los ángeles. En la teología del AT los ángeles eran los mensajeros de Jehovah, además de formar parte de la corte celestial, así que la venida será la de un rey acompañado por la corte celestial formada por ángeles. Difícilmente está hablando de los santos como los concebimos en el NT porque no había una doctrina bien desarrollada que enseñara sobre la resurrección de los santos y mucho menos que acompañaran al Señor en su venida, aunque bajo la dirección del Espíritu Santo el profeta pudo haber concebido y aceptado por fe que se llevaría a cabo. Es en la enseñanza paulina (1 Tes. 3:13) en donde se menciona claramente la venida de los santos con el Señor, enseñanza que llena de gozo, y que Zacarías pudo percibir por la fe, aunque no de una manera clara. Aplicación a la vida ¿Existen hijos de Dios fracasados? Esta es una pregunta tremenda, pues ¿cómo sería posible esto? Conozco a personas que un día entregaron su vida a Cristo y empezó para ellas una vida diferente; pero de pronto aparecieron las tentaciones y estas personas cedieron a ellas. ¿Cuál es el resultado? Tristeza, amargura, fracaso. El cristiano que comete pecado está expuesto a esto: Adán y Eva fueron retirados del huerto, Ananías y Safira fueron muertos, Pedro lloró amargamente; estos y otros ejemplos nos muestran que Dios, como Rey, merece todo y lo mejor de sus hijos ahora y siempre. Del v. 6 en adelante hay una interrupción brusca. Lo que sigue es la descripción de un solo día. En los versículos anteriores se ha anunciado la venida del día de Jehovah, pero no se ha hablado de las características de ese día. La expectativa con respecto a ese día siempre fue de restauración y de gloria, pero el profeta ha dejado hasta el final la descripción breve de cómo será ese día final. He aquí algunas de sus características: 1) Los fenómenos atmosféricos a los que estamos acostumbrados ya no existirán. No habrá día, ni noche, ni frío, ni calor. La luz provendrá de alguna fuente que aún no conocemos. Las leyes naturales que conocemos no gobernarán más; un nuevo orden universal será impuesto. 2) De Jerusalén saldrán aguas vivas para toda la humanidad. 3) Jehovah establecerá su reino sobre la tierra. 4) Jehovah será el único Dios sobre la tierra. El libro de Apocalipsis 21:23 también nos presenta un cuadro similar al que presenta Zacarías: la gloria de Dios iluminará la ciudad; no habrá necesidad del sol ni de la luna. El Señor Jesucristo le habló a la mujer samaritana de la necesidad de agua viva, que es una necesidad universal del hombre sin Cristo. El reinado de Dios se enuncia como monoteísmo universal, combinando las características 3 y 4. Los vv. 10 al 15 nuevamente enfocan la atención en la ciudad de Jerusalén. Si hay algo que caracteriza al profeta es su énfasis sobre Jerusalén, reflejando su teología sacerdotal centrada en el templo. La primera promesa sobre Jerusalén es que será habitada con seguridad y nunca más será destruida. La nueva Jerusalén será tan grande desde Geba, en la tierra de Benjamín, a 10 km al norte de Jerusalén, hasta Rimón ubicada a 56 km al sudoeste de la ciudad. Es sin duda una clara referencia a la nueva Jerusalén del Apocalipsis, no a la ciudad que conoció Zacarías, que sí fue destruida. Quizás la destrucción más cruel que ha conocido el monte de Sion sea la que se registró en el año 70 de nuestra era bajo el mando de Tito. La condenación que sufrirán los enemigos de Jerusalén, que son enemigos de Dios mismo, será de una plaga mortal que los consumirá aún estando ellos vivos. Esto nos trae a la memoria el mal de nuestro siglo, el SIDA que está consumiendo a un gran número de personas; muchas de éstas han contraído el mal por sus prácticas contrarias a las normas divinas, y se consumen sin que la medicina actualmente pueda hacer algo por ellos. © 2015 Através da Biblia

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