Características do servo de Deus
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da responsabilidade de abrirmos a Palavra de Deus para extrair dela os princípios para nossa vida cristã, no programa de hoje estaremos atentos às lições que certamente nos farão crescer à estatura da plenitude de Cristo. Afinal é esse o alvo dos cristãos, pois todos vocês que nos ouvem, nos escrevem compartilhando exatamente esse anseio de se tornarem cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo. Muitas vezes temos que mudar os nossos conceitos mediante o estudo da Palavra, mas se ficamos mais semelhantes a Cristo, temos que ter essa disposição e, esse programa quer ajudá-lo nesse propósito. Quero registrar hoje o e-mail que recebi da Nilva, nossa irmã de Curitiba, no estado do Paraná. Foi essa a sua mensagem: 1202“Que bom que recebi sua resposta. Continuo com a mesma dúvida, em que parte da NT tem obrigatoriedade do dízimo? Não era lei lá em Malaquias? Se estamos na graça; se Jesus pregou sem cobrar, então, por que tanta tipo de oferta, dízimo, encontro com Deus, encontro de líderes etc. Outra dúvida: Se Jesus falou pro ladrão do lado dele, o arrependido, que estaria com ele no paraíso, como se Ele só ressuscitou ao terceiro dia? E os que morreram não estão dormindo ainda aguardando a ressurreição? Aguardo respostas, já desejando que Deus continue abençoando todos vcs.” Nilva Chagas – Curitiba – PR – email Obrigado irmã por suas palavras e por seu interesse no estudo bíblico. Damos graças a Deus quando sabemos que ainda existem muitos cristãos sérios que se dedicam ao estudo sistemático da Bíblia Sagrada. Nossa oração é que Deus continue te abençoando e que você seja sempre usada pelo Senhor para a Sua glória. Em relação à sua questão sobre os apelos financeiros que são feitos, insistentemente, por algumas igrejas, de fato, elas não procedem de acordo com os princípios do Novo Testamento. Em 2Co 8 e 9 encontramos os princípios que deveríamos respeitar nessa área. Deus ama a quem dá com alegria e oferta liberalmente. Nada mais é por obrigação, mas tudo deve ser feito como resposta do grande amor de Deus para conosco. Em relação à vida após à morte, conforme Paulo disse em Fl 1.23 ao partirmos dessa vida já estaremos com Cristo, não dormindo, mas vivos, interagindo e usufruindo plenamente da vida eterna que recebemos pela graça. Louvemos a Deus por esse grande privilégio e peçamos que ele mesmo nos ajude a estarmos prontos para esse encontro maravilhoso. Por isso, falando sobre agradecer e pedir a Deus, convido-a nesse momento a buscarmos a presença do Senhor em oração: "Senhor Deus, somos gratos por teu amor e pela certeza de que um dia estaremos para sempre com o Senhor. Agradecemos também porque através do estudo e prática da Tua Palavra estamos prosseguindo para o alvo de obedecermos o teu querer. Conceda-nos discernimento para cumprirmos apenas a tua vontade e não a vontade dos homens. Pai, pedimos-te que no estudo de hoje haja edificação e pela capacitação do Teu Espírito possamos entender o Teu querer para aplicarmos em nosso viver. Senhor, oramos, em nome de Jesus, Amém! Querido amigo hoje vamos estudar a parte final do capítulo seis de Zacarias. Vamos estudar Zc 6.9-15 que nos traz uma mensagem encorajadora sobre a vinda do Renovo Divino. Depois das oito visões que Zacarias teve com as quais deveria encorajar o povo de Deus que de novo habitava na terra prometida, ele deveria continuar proclamando uma mensagem de esperança, uma mensagem de ânimo e ele o fez mostrando o futuro servo de Deus que viria para cuidar do seu povo. Quando estudamos uma passagem como essa, por vezes perguntamos como podemos aplicá-la em nossas vidas. Será através da compreensão da mensagem do texto, do significado do texto que podemos ver a relevância da Palavra para as nossas vidas pessoais e comunitárias; A esperança é a virtude de saber aguardar que tudo o que é mal ou tudo o que negativo logo será mudado, logo terminará. A esperança é crermos que tudo pode ser mudado. Não teríamos papel suficiente para explicarmos cada promessa de Deus registradas em sua Palavra. Cada promessa tem palavras de esperança que animam o homem e lhe dão confiança. Cada promessa tem palavras de esperança que infundem mais confiança e acrescentam e solidificam a fé em Deus que sempre cumpre o que prometeu. Não deve haver desespero, não deve haver nervosismo, não deve haver ansiedade ou qualquer outra atitude descontrolada, pois o nosso Deus está atento às nossas lutas e nos promete algo superior. Assim também aconteceu com o povo que tinha retornado do exílio. Diante das circunstâncias difíceis pelas quais passavam eles podiam ter esperança, podiam ter confiança, pois Deus lhes dava, através do seu profeta, uma maravilhosa e inigualável promessa. Sem dúvida está diante de nós, como estava diante do povo de Judá uma promessa que pode mudar a vida daqueles que confiam no Senhor. Apesar das dificuldades, apesar das adversidades, Deus nos promete vitória, vitória plena! Essa vitória prometida ao povo de Judá seria vislumbrada através de uma cena simbólica, através de uma profecia dramatizada. Nesses versos, ao invés de contemplarmos mais uma visão em que havia encorajamento e estímulo a vencerem os obstáculos, encontramos uma cena de coroação. Simbolicamente vemos retratadas nessas palavras a coroação do servo de Deus. Zacarias recebeu essa revelação de Deus e através dela entendeu que tinha que ir à casa de um tal Josias, onde estavam três homens recém chegados da Babilônia com ouro e prata. Zacarias tinha que fazer do ouro e da prata umas coroas e colocá-las sobre a cabeça de Josué, o sumo sacerdote pronunciando palavras proféticas com respeito ao reino messiânico. Josué seria o símbolo desse servo de Deus que futuramente chegaria nos garantindo a vitória mesmo diante das dificuldades. Esse servo de Deus foi identificado como Messias, como Renovo e através desse personagem os judeus poderiam se animar sabendo que seriam abençoados pelo senhor. Ao tratarmos desse tema vamos estudá-lo dando-lhe o seguinte título: Características do servo de Deus Zc 6.9-15 Introdução Contemplando o texto de modo geral vemos que esse personagem, o Renovo é quem vai edificar o verdadeiro templo do Senhor. Zacarias deveria ir à casa de Josias e lá receberia ouro e prata de três homens que tinham chegado da Babilônia. Zacarias registrou-os: os homens foram identificados por nome: Heldai, Tobias e Jedaías. Eles estavam na casa de Josias. Zacarias deveria usar este ouro e prata para fazer coroas (ou uma coroa de duas partes) e coroar Josué, o sumo sacerdote (6:11) Este ato serviria para simbolizar a coroação do Renovo (6:12-15) Temos que reconhecer que essa profecia sobre o Renovo apontava para o Messias (cf. 3:8; Isaías 4:2; 11:1; Jeremias 23:5; 33:15). Seria o Messias quem edificaria o verdadeiro templo do Senhor (6:12). Ele seria tanto sacerdote como rei, ele ocuparia as duas funções (6:13) Já no Salmo 110, num período bem anterior e distante, dirigido por Deus o salmista, profetizou do Messias que reinaria como sumo sacerdote. E isso era algo excepcional, não era algo normal. Sob a Lei do Antigo Testamento, seria impossível juntar estes dois ofícios. É importante entendermos que esses dois ofícios não poderiam ser unidos porque os sacerdotes eram levitas, e os reis de Judá eram todos da tribo de Judá. Porém, esse mesmo fato foi usado no Novo Testamento para mostrar que a Antiga Aliança não estava mais em vigor (Hebreus 7:11-19; 8:4), fora substituída pela Nova Aliança, em Jesus Cristo, o Messias de Deus. Aquelas coroas feitas por Zacarias e colocadas em Josué serviriam de memorial para todos os israelitas, tanto para aqueles que vieram do cativeiro como para a casa de Sofonias, que tinha ficado em Jerusalém, é até para ... Aqueles que estão longe virão e ajudarão no edificar o templo do SENHOR (conf. 6.15). É importante lembrar que essa promessa refere-se ao templo edificado pelo Renovo, e não ao templo literal em Jerusalém (6:12). Aqueles que estavam longe na época do Antigo Testamento eram os gentios (cf. Efésios 2:13,17; Atos 22:21). Sim, o novo templo a ser construído pelo Renovo, pelo Messias teria uma glória superior a glória do primeiro templo (conf. Ag 2.9). o novo templo a ser construído pelo Messias seria a igreja, com judeus e gentios formando esse templo espiritual para a habitação do Senhor em Espírito. O Renovo, o Messias deveria possuir certas características que o capacitariam nessa função. Não era Josué esse Renovo. Era alguém que viria futuramente, com características identificáveis. Por essas colocações percebemos que o princípio que esse texto nos concede, para o qual chamo a sua atenção pode ser expresso da seguinte maneira: Somente o servo de Deus tem as características certas para cumprir a tarefa de construir o novo templo Neste texto encontramos sete características desse servo de Deus. 1. O servo de Deus que construirá o novo templo caracteriza-se por ter sua vinda baseada na Palavra de Deus, v. 9 6.9 A palavra do SENHOR veio a mim, dizendo: A Palavra de Deus aqui mencionada é a que dá autoridade ao profeta. Não é mera palavra humana, mas uma palavra divina que é dirigida ao povo. Essa é uma expressão que indica uma sentença profética. Esse é o grande diferencial para o cristão. A sua vida deve estar baseada na Palavra de Deus, pois nessa Palavra temos as promessas e a base para nossa esperança. 2. O servo de Deus que construirá o novo templo caracteriza-se por ser merecedor dos bens mais preciosos, v. 10 6.10 Recebe dos que foram levados cativos, a saber, de Heldai, de Tobias e de Jedaías, e vem tu no mesmo dia e entra na casa de Josias, filho de Sofonias, para a qual vieram da Babilônia. Os bens preciosos seriam a prata e o ouro. Embora tivesse chegado do exílio, muitos judeus tinham bens que conseguiram juntar durante o tempo em que estiveram longe de Jerusalém. Deus, então, ordenou a Zacarias que recebesse uma oferta dos líderes que tinham voltado da Babilônia para Jerusalém. Não se tem certeza se estes nomes eram reais ou simbólicos. Mas as ofertas serviriam para fabricar uma coroa ou duas coroas para o sumo sacerdote, a qual ou as quais, deveria (m) ser feita (s) com os melhores materiais: com ouro e prata. 3. O servo de Deus que construirá o novo templo caracteriza-se por ser antecipadamente honrado, v. 11 6.11 Recebe, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote. Esta era uma mensagem real e profética que anunciava duas verdades significativas: 1) confirmava a liderança do sumo sacerdote Josué para edificar um templo digno do Senhor; 2) anunciar o Messias, denominado, o Renovo, que edificaria o verdadeiro templo de Yahweh. A promessa da reconstrução de um templo formoso, com a glória de Deus, era uma promessa condicionada ao cumprimento dos requerimentos que Deus tinha dado através dos seus profetas: Isto sucederá se diligentemente ouvirdes a voz do Senhor, vosso Deus... 4. O servo de Deus que construirá o novo templo caracteriza-se por ser escolhido para uma tarefa específica, v. 12 6.12 E dize-lhe: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do SENHOR. Essa expressão ... Eis aqui o homem cujo nome é Renovo ... indica que esse ser especial teria como função a edificação do templo, que conforme a maioria dos comentaristas era uma referência a igreja, o templo do Espírito Santo. Um templo edificado por Deus e composto por todos, inclusive pelos que estavam longe, ou seja, o Messias, o renovo, edificaria um novo povo para Deus. Não fica dúvida que esta profecia se cumpriu na pessoa do Senhor Jesus Cristo. 5. O servo de Deus que construirá o novo templo caracteriza-se por ser entronizado e glorificado, v. 13 6.13 Ele mesmo edificará o templo do SENHOR e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios. Nesse verso 13 há uma combinação de conceitos: por um lado temos um conceito real, um rei-juiz que se assenta no seu trono para governar; e por outro lado, temos o conceito de um sacerdote que está cumprindo com sua função de intercessão e de proclamação. O Renovo, o Messias estaria reunindo as duas funções: a função real e a função sacerdotal. Essa é mais uma profecia cumprida no ministério de Jesus Cristo, como rei e sacerdote, privilégio que tem sido compartilhado também com seus discípulos quando os fez reis e sacerdotes para Deus. Podemos, então, lembrar das palavras de Pedro: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz ... (conf. 1Pe 2.9) 6. O servo de Deus que construirá o novo templo caracteriza-se por servir como memorial, v. 14 6.14 As coroas serão para Helém, para Tobias, para Jedaías e para Hem, filho de Sofonias, como memorial no templo do SENHOR. Essas coroas colocadas sobre Josué eram um símbolo, um memorial daquilo que aconteceria muito tempo mais tarde. Eram uma antevisão da união dos dois ofícios. Este conselho de paz, de harmonia entre a função sacerdotal e a função real só poderia ser conseguida numa pessoa especial que reunisse as duas funções, os dois ofícios. Este ser especial seria dotado de uma natureza especial, que além disso, teria poder e glória, além de ser capaz de identificar-se com as condições do homem para poder interceder por nós. A carta aos Hebreus nos aponta que Cristo preencheu esses requisitos. 7. O servo de Deus que construirá o novo templo caracteriza-se por incluir a todos na sua tarefa, v. 15 6.15 Aqueles que estão longe virão e ajudarão no edificar o templo do SENHOR, e sabereis que o SENHOR dos Exércitos me enviou a vós outros. Isto sucederá se diligentemente ouvirdes a voz do SENHOR, vosso Deus. Temos aqui mais uma promessa da inclusão dos gentios no novo povo de Deus. Até então os judeus não viam com bons olhos qualquer relacionamento com os gentios. Eles não souberam valorizar a eleição de Deus e, ao invés de serem uma benção para as demais nações, foram orgulhosos, foram limitados em sua visão e não cumpriram o propósito de Deus. Essa inclusão dos gentios foi concretizada em Atos 8 e 10 quando os samaritanos e os gentios entraram na igreja, assim como os judeus tinham entrado (conf. At. 2). No novo povo de Deus há lugar para todos! Conclusão Querido amigo ao finalizarmos nossa reflexão vale a pena recordar e deixar claro que Yahweh, é o Deus da esperança. Normalmente se diz que a esperança é a última que morre. O povo de Deus em meio às crises, resultado de sua rebeldia e sua incredulidade sempre recebeu palavras de esperança por parte de Deus. E pela graça de Deus o povo pode manter viva a esperança. Nesse texto 1) Vimos que a esperança verdadeira tem uma base firme (conf. o v. 9), pois foi o próprio Deus quem o disse e ele cumpre a sua palavra e o povo hebreu já tinha comprovado em muitas ocasiões a fidelidade divina. 2) Vimos que a esperança requer algumas condições (conf. v. 10-12). Ela querer obediência (v. 10), ação (v. 11), e confiança (v. 12) 3) Vimos que a esperança tem sua recompensa (v.13-15). Suas recompensas são uma nova edificação, um novo governo com justiça e sabedoria e uma nova harmonia, com todos os povos irmanados. Quando consideramos essas verdades percebemos que o mundo está cheio de problemas e o homem busca as melhores soluções porque tem esperança de sempre tudo pode ser mudado. Os que se esquecem ou não sabem que em Jesus Cristo há a esperança verdadeira fracassa e se deprimem. Para sermos vitorioso temos que confiar plenamente em Deus e em Jesus Cristo. Você confia, você espera assim em Deus? Que o Senhor te abençoe. Um abraço. Até o próximo programa © 2015 Através da Biblia
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