A preparação do povo de Deus
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Quero saudá-lo em nome de Jesus. É com grande prazer que mais uma vez entro em contato com você com o objetivo de dedicar esse tempo para juntos estudarmos a Palavra de Deus. Desejo que o estudo de hoje sirva para a sua edificação e traga, além dos desafios do texto, as mais preciosas bênçãos divinas para a sua vida. Como você deve estar percebendo estamos concluindo os nossos estudos no livro de Zacarias e o próximo livro a ser estudado será o de Judas, o penúltimo livro da Bíblia. Como tenho avisado vamos estudá-lo em 15 programas e, espero contar com a sua companhia. Ao estudarmos a palavra de Deus temos que estar abertos para ouvirmos a voz de Deus. Muitas vezes exige de nós mudanças para que enfim nos tornemos mais semelhantes a Cristo. Então disponha-se diante de Deus e peça que ele mesmo te modifique conforme o seu querer. Você que tem acompanhado o programa sabe que logo no início do programa registro as correspondências que vocês enviam. Hoje compartilho o e-mail que recebi da Hildenir, que infelizmente não nos informou sua cidade e estado. Mas foi essa a sua mensagem 1213“Saudações, amados irmãos! Quero agradecer-lhes pelo envio do material, pois estes livros hão de ser preciosos para mim. Pretendo compartilhar com amigos esta bênção. Também gostaria de expressar-lhes a minha alegria em poder acompanhar a programação da RTM, via internet. Acreditem, foi um sonho de anos que realizei. Há anos atrás ouvia, com muita dificuldade, pelo rádio e agora, logo de manhã posso ser edificada pelos seus programas. Obrigada amados pelo empenho em "comunicar com a força da Palavra". Deus os abençoe ricamente, em Cristo Jesus! Em Cristo,” Hildenir Freitas – email. Querida irmã somos gratos por suas palavras. Agradecemos as suas orações em nosso favor e agradecemos a Deus pelo seu interesse em estudar a Palavra. Que Deus te abençoe e que você seja uma bênção entre os seus familiares e amigos nos mais diversos contextos. Agora, quero convidá-la e, a todos que nos sintonizam nesse momento a buscar ao Senhor através da oração: "Pai querido, obrigado pela tua preciosa graça. Diante da tua misericórdia nos enchemos de ousadia e penetramos na tua presença pelo precioso sangue de Cristo para buscar graça. Pai te pedimos que a tua companhia seja experimentada por todos nós, nos mais diversos lugares onde estivermos, em todos os momentos. Também te pedimos que nos ilumine nesse momento de estudo. Que a Tua palavra molde o nosso caráter. Oramos em nome de Jesus. Amém!". Querido amigo hoje o nosso alvo é concluirmos o estudo do capítulo treze de Zacarias. Vamos estudar Zc 13.7-9 Querido amigo o texto que vamos estudar nesses próximos minutos é um texto de difícil interpretação, mas é um texto que foi citado por Jesus, logo antes da sua prisão e morte e através dessa citação podemos entender melhor o seu significado. Nesse texto, o bom Pastor é Ferido, o Rebanho é Espalhado, o rebanho é Provado, e por fim se torna o remanesce, aqueles poucos fiéis que sempre confiaram e andaram corretamente diante do Senhor. Ao tratarmos desse tema vale a pena tentar responder algumas questões que certamente você já fez: Quem é o remanescente? É o povo de Deus, que ele tem preparado durante muitas gerações? As características do povo de Deus hoje são as mesmas do povo escolhido no passado? As palavras do profeta Isaias, pronunciadas em 700 aC., aproximadamente um século antes da queda de Jerusalém nos dão alguma indicação. 20 Acontecerá, naquele dia, que os restantes de Israel e os da casa de Jacó que se tiverem salvado nunca mais se estribarão naquele que os feriu, mas, com efeito, se estribarão no SENHOR, o Santo de Israel. 21 Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó. 22 Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, o restante se converterá; destruição será determinada, transbordante de justiça. 23 Porque uma destruição, e essa já determinada, o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, a executará no meio de toda esta terra. Esses restantes identificados por Isaias como o remanescente seria formado pelos judeus que ficariam firmes mesmo diante do avanço dos seus inimigos. Mas, esse significado era apenas para aqueles dias? Esse remanescente não será visto no futuro de nossa história? Podemos responder primeiramente lembrando o que já temos visto em outras passagens, e inclusive em Zacarias: Esse remanescente judeu seria e será e tem sido acrescido de muitos outros que não são judeus. Afinal esse sempre foi o propósito de Deus, de estender a sua salvação para todos os povos, línguas, raças e etnias. Mas a leitura de outros textos bíblicos podem nos ajudar também nessa definição: Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus (conf. Ap 12:17) Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (conf. Ap 14:12). Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia (conf. Ap 19:10) Certamente esses e outros textos nos ajudam a entender que o foco dessas palavras se localizam no tempo futuro. São palavras de cunho escatológico, como temos visto nos últimos programas. Nesses últimos programas vimos Zacarias sendo usado pelo Senhor para revelar-nos antevisões do tempo futuro, porém o tempo cheio de esperança onde Cristo finalmente será glorificado diante de todos e este remanescente que tem sido preparado por toda a história será honrado por experimentar a mais grata situação que um ser humano pode experimentar: esse remanescente de salvos estará para sempre com o Senhor (conf.1 Ts 4.16-17), Vamos, então, ao estudo do texto de hoje e o faremos dando-lhe esse titulo: A preparação do povo de Deus Zc 13.7-9 Introdução Querido amigo, se você costuma ler a Bíblia ou freqüentar igrejas cristãs, já deve ter se deparado com esse tema: “o remanescente”. Num sentido literal, remanescente significa “restante”, “aquilo que sobra”. Mas qual é o significado concreto desse termo? A que tipo de pessoas ele se refere? A trajetória do remanescente pode ser traçada desde o início da História, quando apareceram duas correntes diferentes: a comunidade de Sete e a comunidade de Caim, a comunidade da obediência e a comunidade da rebelião, a comunidade dos fiéis ao Criador e a comunidade dos que abandonaram o Criador. Mais tarde, aparecem Noé e o remanescente depois do dilúvio, Abraão e o remanescente depois de Babel, José e o remanescente depois da fome. E o resto é história - a história mais grandiosa dos anais da humanidade, quando uma multidão de escravos, através da poderosa mão do Deus criador, são libertados e saem do Egito, dando origem à primeira comunidade da verdade. E qual era, afinal, a grande razão da existência dessa comunidade? Quando Deus disse a Moisés para falar ao Faraó libertar o seu povo, disse-lhe claramente qual era o propósito dele para com o povo. Você deve se lembrar dessas palavras: Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. Digo-te, pois; deixa ir meu filho, para que me sirva; mas se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei o teu filho, teu primogênito (conf. Êx 4.23). Sim. O propósito era servir o Senhor como fica claro em todas as intervenções de Moiséis diante do Faraó (conf. 7.16; 8.1, 20; 9.1; 13; 10.3, 7 etc.). Mas, surge outra questão: Porque Deus escolheu esse povo para que o servisse? Quando o povo, já na segunda geração, estava para entrar na Palestina, a terra da promessa preparava-se para possuir a terra que Deus lhe dera, Moisés afirmou claramente, respondendo essa questão: Porque tu é povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Mas, afinal, esse povo foi escolhido por que? Pela sua bravura? Pelo seu poder? Por sua proeminência? Pelo seu prestígio? Por sua perfeição? Pelo seu poder? Pela sua grandiosidade? “Não”, afirmou Moiséis: Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o nemor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito ... (conf. Dt 7.6-8). A escolha do povo israelita foi por amor, foi pela eleição de Deus, sem qualquer mérito humano. Mas a escolha deste povo não significava a rejeição dos demais. É necessário entendermos que ser escolhido povo amado de Deus é algo radicalmcnte diferente. Em vez de excluir os outros, devemos inclui-los. Em vez de rejeitar os outros como sendo de pouco valor, devemos aceita-los como são e deixar que Deus mesmo os transforme quando e como ele quiser. Não é uma escolha competitiva, mas uma escolha que deveria nos fazer amar e servir os outros. Foi isso o que aconteceu com Israel? O fato de ter sido “escolhido” não proclamava a exclusão do resto do mundo. Pelo contrário; foi por Deus desejar apaixonadamente incluir o resto do mundo que ele escolheu um povo para ser o depositário da sua verdade eterna e o reflexo do seu amor eterno por toda a humanidade. Ser o remanescente era a estratégia amorosa do coração de Deus para salvar todo o planeta. Porém Israel não entendeu assim e não foi bênção para as demais nações. Quando Deus chamou a Abraão disse-lhe claramente: Sê tu uma bênção (Gn 12.2). Durante a sua história ao invés de Israel ser uma bênção para as demais nações livrando-as dos erros contra o Senhor, o povo escolhido por Deus deixou-se influenciar e através de praticas e adorações completamente contrárias ao Senhor não cumpriu sua missão e desagradou o coração de Deus. Deus teve que discipliná-los duramente através de muitas situações em que tiveram que enfrentar inimigos violentos. Deus os advertiu através dos seu profetas, mas mesmo assim eles resistiram. Deus teve que levá-los aos exílios: em 722 a.C. através da Assíria o reino do norte deixou de existir. Em 586 a.C. através da Babilônia o reino sul foi atingido. Nesse retorno, depois de 70 anos de exílio, Deus estava formando um remanescente, estava preparando um novo povo que pudesse cumprir com o seu papel de abençoar as demais nações. Esse remanescente, vem sendo formado desde então. Eu e você que crê no bom pastor fazemos parte desse novo povo de Deus. E por isso devemos ser gratos por tão grande salvação. Assim, constatando que temos esse Deus soberano a nos guiar e nos dirigir, podemos estudar esse texto extraindo dele esse principio confortador: Somente Deus porque tem planos maiores pode preparar o seu povo mesmo nas situações mais difíceis. Neste texto encontramos sete maneiras pelas quais Deus prepara o seu povo mesmo em situações difíceis. Em 1º lugar Deus prepara o seu povo ordenando o ferimento do seu pastor, como prova, v. 7 13.7 Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos. A linguagem aqui até sugere que Deus chamaria a espada contra seu pastor e companheiro (13:7) 1. Jesus citou esta profecia em referência à sua morte (Mateus 26:31) 2. Foi Deus que chamou a espada! Embora os homens tivessem culpa por crucificar Jesus, isso aconteceu pelo determinado desígnio e presciência de Deus (Atos 2:23). Jesus morreu na cruz voluntariamente, conforme a vontade do Pai (Jo 10:17-18) Essa experiência amarga do bom pastor era parte do plano de Deus em preparar o seu povo para Em 2º lugar Deus prepara o seu povo permitindo que as ovelhas se dispersem, v. 7 13.7 Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos. As ovelhas seriam dispersas (13:7). Os discípulos ficaram escandalizados e perdidos quando Jesus foi preso e morto (Mateus 26:31; Marcos 14:50; Lucas 24:13-21) Em 3º lugar Deus prepara o seu povo cuidando com sua poderosa mão dos pequeninos, v. 7 13.7 Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos. Mas Deus daria ajuda aos pequeninos (13:7-9) Em 4º lugar Deus prepara o seu povo permitindo a eliminação de dois terços dos que não o seguem, v 8 13.8 Em toda a terra, diz o SENHOR, dois terços dela serão eliminados e perecerão; mas a terceira parte restará nela. Em 5º lugar Deus prepara o seu povo preservando uma terça dos que criam nos seus planos, v. 8 13.8 Em toda a terra, diz o SENHOR, dois terços dela serão eliminados e perecerão; mas a terceira parte restará nela. 1. Restaria uma parte (um terço) do povo (13:8 Em 6º lugar prepara o seu povo passando o remanescente pelo fogo para purificação, v. 9 13.9 Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus. 2. Este resto seria provado pelo fogo (13:9) 3. Os provados e purificados seriam o povo de Deus (13:9; cf. 2 Coríntios 6:16-18; 1 Pedro 2:9-10) Em 7º lugar Deus prepara o se povo infundindo-lhe louvor, oração e fidelidade, v. 9 13.9 Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus. O papel do remanescente no plano de Deus será tão privilegiado que para a sua realização necessitara de uma purificação, será submetido a uma purificação como o ouro e a prata quando se verificam o seu grau de pureza. A santidade tem sem sido uma exigência de Deus, que é santo. Se seu povo quer adorá-lo deve fazê-lo com santidade. Logo depois da prova eles poderiam então elevar suas vozes de louvor, de oração e invocar o nome do Senhor e ele responderá. Conclusão O plano de Deus para a humanidade tem sido o mesmo desde o passado: ele deseja que todos os povo reconheçam a unicidade de Deus e submetam-se ao seu senhor. Deus com satisfação os chamará de seu povo. O homem foi criado para servir, para adorar a Deus, para usufruir de plena comunhão com ele, mas ao invés disso, se envaideceu, foi tentado e quis ser igual a Deus. O homem se afundou no pecado como uma mente reprovada e com atitudes que estão em total rebeldia contra o Criador. Será castigado por sua maldade, mas há um meio, e, só um meio, de se livrar dessa natureza pecaminosa. Somente na cruz do Calvário, onde o sangue do cordeiro de Deus foi derramado para providenciar a eterna redenção é que se tem a oportunidade de mudança de vida, mudança de status. Só no sacrifício de Cristo a humanidade encontrará o caminho de volta ao Criador e o plano de Deus então se cumprirá. Se você já faz parte desse remanescente que proclama essa salvação, viva ainda mais em santidade e proclame o Senhor Salvador. Se você ainda não faz parte desse povo amado de Deus essa é a oportunidade. Peça a Deus, diga-lhe que quer ser seu povo. Receba a Jesus e nele a salvação. Um grande abraço. Deus te abençoe. Até o próximo programa. 2700. xxxx Los vv. 7–9 son muy confusos y difíciles de explicar, porque no se sabe a qué pastor se están refiriendo, ya sea al buen pastor o al mal pastor del cap. 11. ¡Levántate, oh espada, contra mi pastor…! “La espada es la de la justicia divina, que parecía haber estado dormida mucho tiempo y debiera haber herido tiempo ha o al hombre o a su Sustituto, el Mesías” (Comentario de la Santa Biblia, Adam Clarke, tomo II). No puede negarse el mensaje mesiánico de este pasaje. El uso de mi pastor, el hombre compañero mío o mi asociado, algunos se han atrevido a traducirlo como “mi igual”. En este caso nuestra inclinación es que se refiere al buen pastor; es clara referencia para el Mesías y que se cumplió en el Señor Jesucristo, quien sigue cumpliendo su promesa. Contiene tres elementos que irrumpen como rayos solares que le dan una claridad especial, tres grandes verdades aparecen entretejidas, para darle mayor solidez a la enseñanza en la cual Zacarías ha venido insistiendo en esta segunda parte de su libro: el castigo contra el pastor, el juicio de Dios contra las ovejas y la purificación del remanente. No cabe duda de que Dios castigará al pastor negligente, pero el pastor que va a ser herido es el verdadero pastor, y Jehovah lo llama su compañero; aquí es donde se presenta la dificultad. Una posible interpretación sería que el pastor verdadero, el buen pastor, comenzó bien su ministerio pero que presionado por las circunstancias se ve obligado a ceder, y dejando a un lado su función de guía dejó que las ovejas se descarriaran. Pero esto no concuerda con lo visto anteriormente, cuando el mismo profeta toma el lugar del pastor; o sea que el pastor que va a ser herido no será un pastor negligente. El castigo no sería necesariamente contra el pastor, sería contra el pueblo; esto mismo concuerda con el juicio sobre el pueblo, el cual será castigado: dos terceras partes de ellos se perderán, y solo se salvará una tercera parte, un remanente sobre el cual Dios seguirá cumpliendo su promesa. La segunda opción, aunque parece difícil, se puede considerar como la más factible. Traemos a la memoria el momento en que el Señor Jesús anunciara la negación de Pedro, y para reafirmar su declaración sobre la negación citó estas palabras de Zacarías: “Heriré al pastor y se dispersarán las ovejas”. Esta es una declaración mesiánica, incomprensible en la época del profeta, pero a nosotros nos parece clara referencia al Señor Jesucristo en los momentos más difíciles de su ministerio, cuando estaba a punto de consumar la redención; fue grande su dolor al ver que aun sus discípulos más amados se alejaron de él. El remanente es otro tema que ocupa un lugar predominante en el pensamiento del profeta; Jehovah dejará a un grupo pequeño sobre el cual se cumplirán las promesas, no por la fidelidad de ellos, más bien por la fidelidad de Dios. Malaquías 3:6 más tarde dio la razón para dejar un remanente, y es por la inmutabilidad de Dios, por su fidelidad a su propia naturaleza divina. © 2015 Através da Biblia
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