sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Daniel 12.1-13 (Através da Bíblia)

Olá amigo é com grande prazer e satisfação que iniciamos mais um programa da série "Através da Bíblia". Somos gratos a você que tem nos acompanhado fielmente pela oportunidade que temos de passarmos esse tempo juntos estudando a Palavra de Deus. Hoje de modo específico nos alegramos, pois estudaremos o último capítulo do livro de Daniel. Agradecendo por essas maravilhosas lições e aplicações para as nossas vidas, já vamos nos preparando para os estudos registrados na carta aos Hebreus que iniciaremos dentre de dois programas. Teremos mais um programa para recapitularmos os aprendizados obtidos através das profecias de Daniel e logo a seguir já estaremos estudando os aspectos introdutórios do livro escrito aos hebreus. Nos sentimos privilegiados quando recebemos as correspondências que vocês nos enviam contando-nos suas experiências com Deus através do nosso programa. Por isso compartilhamos agora o e-mail de um irmão que é da cidade de Santa Quitéria, no estado do Paraná. Foram essas as suas palavras: “Sou o sou grato a Deus pelo programa e pelo empenho no estudo da palavra prestada aos ouvintes deste Brasil.Tenho uma pergunta: por que no livro de Ester não achamos a palavra Deus literalmente escrita? Será que Deus não teve tanta importância na historia daquele povo? Que Deus nos abençoe.” Gecione Lima - Santa Quiteria - CE - email.
Querido irmão, obrigado por suas palavras de apoio e consideração. Elas são um incentivo para nós e demonstram a comunhão em Cristo. Por outro lado, reconhecemos que a nossa responsabilidade aumenta, porque cada vez mais desejamos que os programas edifiquem a cada um de vocês. Quanto à sua questão, conforme lhe respondi pelo e-mail, uma explicação para a natureza “secular” do livro é que o seu autor judeu teria copiado a história, de um registro oficial persa que omitia o nome de Deus, pois os judeus estavam sob o domínio dos persas. O fato da palavra “Deus” não ser escrita não significa que Deus não estava sobre o controle da situação. Deus nunca se ausenta de nós. Deus nunca deixa o seu povo sozinho sem a sua presença. E, é exatamente por isso é que contamos com sua parceria, necessitamos da sua intercessão para que esse Deus que age, mesmo quando não percebemos, continue usando o programa para edificação de muitos amigos e irmãos. Gecione, continue também escrevendo para nos contar como o programa tem chegado até você e como ele tem servido para o seu desenvolvimento espiritual. Temos pedido a Deus que nos use sempre. E, é para isso que chamo a sua atenção nesse momento. Quero convidá-lo junto com todos os que nos dão o privilégio de sua audiência a elevar a Deus a nossa oração: "Pai de amor, somos gratos pela oportunidade que tu nos dás de abrirmos a sua palavra e juntos ouvirmos a sua voz. Senhor, desejamos e necessitamos da iluminação do teu Espírito para podermos compreender a Tua Palavra e capacitados por ele mesmo cumprirmos os teus mandamentos. Senhor obrigado porque tu nos ouves e respondes as nossas orações. Por isso oramos em nome de Jesus, Amém".
Querido amigo hoje temos como propósito estudarmos o último capítulo de Daniel. Vamos estudar o trecho de Dn 12.1-13. Nesse capítulo terminamos o estudo da última visão de Daniel relativa aos últimos dias, que abrange os capítulos 10-12.

O título que sugiro para esse capítulo final é:

Características dos dias finais

Texto bíblico: Dn 12.1-13

Introdução

Querido amigo a mensagem do livro de Daniel é importante e fundamental para o desenvolvimento de nossa relação com Deus. Entretanto, como temos notado ela vai além da nossa compreensão. A resposta que Daniel recebeu, ao perguntar sobre a data dos acontecimentos que lhe eram revelados, pode servir também a nós. Foi dito a Daniel: ... Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim (12.9). Essa resposta dada a Daniel deve ser bem entendida:

1) Para aquela ocasião aquelas palavras já estavam encerradas, significando que mais nenhuma revelação sobre o futuro seria transmitida.

2) Por outro lado, nos dias de hoje essas palavras podem ser investigadas por nós, e o estamos fazendo através desses estudos, mas, certamente o tempo da compreensão plena ainda não chegou e, por isso temos que estar atentos e sermos sóbrios para identificar as características dos dias finais, quando enfim a nossa história chegará ao seu fim, como o Senhor Deus tinha previsto.

O princípio que extraímos desses versos pode ser assim apresentado:

Todo ser humano deve estar preparado para identificar as características dos dias finais, pois estará diante de Deus.

Neste texto encontramos cinco características que nos ajudam a identificar os dias finais quando estaremos diante de Deus.

1. Os dias finais se caracterizarão pelo grande sofrimento e intensa alegria, vs. 1-3

1. Sofrimento e alegria descrevem o ambiente dos dias finais em que haverá salvação pelo poder de Deus, vs. 1

2. Sofrimento e alegria descrevem um tempo de ressurreição para a vida eterna ou para a morte eterna, vs. 2

3. Sofrimento e alegria descrevem o tempo em que os “ sábios” resplandecerão e brilharão eternamente, vs. 3

O verso 1, mostra que Miguel o defensor do povo de Deus estará presente naqueles dias finais, pois haverá um tempo muito difícil a ser enfrentado. Nos dias de Antíoco Epifânio isso ocorreu contra o povo judeu. Durante o domínio romano houve uma grande catástrofe, como nunca houve, desde que houve nação, quando da queda de Jerusalém e da destruição do templo. Jesus confirmou esta profecia quando ele falou sobre a destruição de Jerusalém em Mateus 24:15-21. E, os discípulos se livraram porque Jesus os tinha prevenido quanto aos sinais da destruição iminente. Ele ligou a destruição de Jerusalém com essa profecia de Daniel (Mateus 24:15; Lucas 21:20-22). Houve outra grande época de sofrimento nos dias do “Holocausto”, nos tempos de Hitler. E, se considerarmos como povo de Deus, os cristãos, certamente, na história da igreja houve tempos de grande angustia que se abateu sobre o povo de Deus.
Mas, os versos 2-3, apontam para a ressurreição final. É interessante notarmos que nesse verso 2 encontramos a primeira e inequívoca menção de uma ressurreição para os justos e para os injustos (veja também Jó 19.25-27; Sl 49.15; Is 25.8 e 26.19) No final da ressurreição, “todos” sairão dos túmulos (João 5:28-29). Além disso, isto é ligado com o versículo 10, pois “muitos” serão purificados, sendo contrastados com os ímpios que continuam a proceder impiamente. O verso 3 nos dá conta que esses “sábios” são aqueles que aceitaram Cristo (João 5:25), permaneceram fiéis e resplandecerão como fulgor e pelo seu empenho evangelístico brilharão como estrelas herdando definitivamente a vida eterna.
Você ressuscitará para quê? Para condenação ou para a salvação? Para a morte eterna ou para a vida eterna?

2. Os dias finais se caracterizarão por serem definitivos e inquietantes, vs. 4

1. A definição e a inquietude serão provocados pela ordem de autenticar e preservar o conteúdo intacto,

2. A definição e a inquietude serão provocados pela impossibilidade de se conhecer maiores detalhes,

3. A definição e a inquietude serão provocados pelos conhecimentos adquiridos, porém o verdadeiro saber está com Deus.

É importante meditarmos nessas palavras. Vemos aqui que o anjo revelou a Daniel que a mensagem não era para sua época, mas sim, para os tempos do fim. E nos tempos em que vivemos, já se reflete também no “Israel espiritual” de Deus, o aumento do conhecimento profético. Grandes reuniões são hoje realizadas em torno do estudo da Palavra de Deus. Literaturas de ensinos bíblicos, e traduções da Bíblia são hoje espalhadas pelo mundo inteiro. A Bíblia se encontra hoje traduzida para quase todos os povos da terra, e chegará a curto prazo a ser traduzida para absolutamente todas as línguas, para que todos os povos possam receber o conhecimento da profecia. “Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas ao seu pombal?” (Is 60.8).
Ainda nesse verso 4, contatamos que Daniel, quando escreveu essa profecia, recebeu ordem a seguinte ordem: ... encerra as palavras e sela o livro ... isto é, recebeu ordem para selar, para fechar, ocultar, e selar o livro ... até o tempo do fim... Por outro lado, João, ao escrever o Apocalipse, recebeu ordem contrária: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo (Ap 22.10).
Assim, tanto o conhecimento científico como o conhecimento da Palavra de Deus, têm aumentado muitíssimo e vai aumentar muito mais ainda, esboçando o cumprimento da profecia de Isaías e Habacuque que diz: ... Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar... (Is 11.9; Habacuque 2.14).
Mas, nesse verso lemos também que ... o saber multiplicará ..., ou, o conhecimento se multiplicará. Vamos pensar um pouco sobre essa frase diante dos avanços nos nossos dias.
Deus reservou para o século em que vivemos uma verdadeira sobrecarga de informação. Os avanços científicos e tecnológicos nesta última geração têm aumentado de maneira quase infinita. A cada minuto hoje, são acrescentadas milhares de páginas ao conhecimento científico e humano, tornando praticamente impossível uma pessoa conseguir pelo menos ler todo o material produzido a cada dia.
A manipulação genética tornou possível o nascimento de cerca de 75.000 crianças, através de inseminação artificial. E os cientistas avançam mais, como desafiando a Deus na criação da vida, através da clonagem, sendo que a primeira clonagem humana é apenas questão de tempo, mesmo apesar das medidas proibitivas.
Além da genética, os transgênicos, clonagem, usadas nas áreas biológicas, as células tronco são o grande assunto do momento. O ser humano passou a dominar tecnologicamente praticamente todas as áreas. Hoje é possível se fazer uma cirurgia da criança ainda no útero materno.
A palavra precocidade se tornou o termo favorito para os produtores de gado bovino, suínos, ovinos, bem como na produção das aves para a alimentação.
Na comunicação, só pela Internet, por exemplo, são centenas de milhões de páginas de textos enviadas a cada vinte e quatro horas.
Hoje temos mais de mais de 13 mil satélites que giram ao redor da Terra subdivididos em satélites militares, os científicos, navegação e os de comunicações. O que é GPS? O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de navegação via satélite, composto de uma rede de 24 satélites colocados em órbita pelo Departamento de Defesa americano. GPS funciona em qualquer das condições meteorológicas, em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, e você não paga pelo serviço.
Um evento de magnitude pode ser transmitido simultaneamente a todo o planeta em tempo real e você acompanhar o tal evento até mesmo do seu celular. Através da internet, exatamente agora estou sendo ouvido nos mais diversos pontos do nosso grande país e se alguém em qualquer pais do mundo estiver plugado na internet está me ouvindo exatamente agora.
Querido amigo, estes avanços da ciência e tecnologia, como o aumento do conhecimento da Palavra Profética em nossos dias, constituem sinais indicadores de que tudo está caminhando para o cumprimento total da profecia.

3. Os dias finais se caracterizarão por ser um momento de solenidade e perplexidade pelos acontecimentos, vs. 5-8

1. A solenidade e a perplexidade foi confirmada pela presença dos seres celestes, vs. 5-6

2. A solenidade e a perplexidade se deu pela revelação do tempo determinado, vs. 7

3. A solenidade e a perplexidade se deu pela permissão divina do sofrimento do povo, vs.8

Nesses versos percebemos que temos mais dois anjos junto àquele primeiro, registrado no início da visão (cf. 10.4). O ambiente é solene e, conforme o verso 6, um dos dois anjos perguntou: Quanto tempo levaria até que estas maravilhas acontecessem? Oito vezes nestes capítulos “o fim” (referindo a um tempo indicado) foi mencionado (11:27, 35, 40; 12:4, 6, 8-9, 13).

Será que isto se refere a:

1) ao fim do sistema judaico;

2) ao fim do império romano, que marcou o fim dos reinos mundiais pagãos, ou será que se refere

3) ao final do mundo?

No verso 7, o mensageiro vestido de linho identificou que seria “quando se acabar a destruição do poder do povo santo, significando que quando todos pensarem e pressuporem a derrota definitiva do povo de Deus, haverá uma brusca mudança.
A referência a “tempo, dois tempos e metade de um tempo” também foi usada em Daniel 7:25 e parece claramente paralela ao período descrito em Apocalipse 12:4 (cf. Apocalipse 11:4; 12:6; 11:2; 13:5). No Apocalipse tinha sido dado poder ao maior inimigo do povo de Deus para que perseguisse o povo durante este período. Contudo, chegaria a hora quando ele cairia, enquanto o reino de Deus continuaria. A contagem de um tempo, dois tempos e a metade de um tempo, era algo que pertencia só a Deus, porém para o povo há uma esperança. O povo de Deus pode ter sido espalhado e perseguido, pode ter sofrido as mais duras provas e tribulações, mas não foi e não será destruído.

4. Os dias finais se caracterizarão pelo término da história terrena, vs. 9-12

1. O término da história terrena já está escrito e selado para o tempo do fim, vs. 9

2. O término da história terrena será um tempo de purificação dos fiéis, vs. 10

3. O término da história terrana será um tempo enigmático só conhecido por Deus, vs. 11-12
Aqui temos o relato do triunfo final.

No verso 9, Daniel não entendeu a resposta dada, mas foi-lhe dito: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. Este tempo provavelmente se refere ao tempo quando o inimigo do povo santo caísse, pois em Apocalipse 10:7, quando a sétima trombeta soou, foi dito: “cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas”.
Os reinos mundiais pagãos não atingirão uma estabilidade duradoura. Somente o reino de Deus é um reino indestrutível (Daniel 2:44; 7:13; 7:25-27; Hebreus 12:28).
No verso 10, ainda que os ímpios continuem na impiedade, os justos serão capazes de perseverar, porque têm entendimento de que Deus verdadeiramente domina nos reinos dos homens e, enfim, os justos serão vitoriosos (Apocalipse 13:9-10,18; 14:12-13).
No verso 11, o significado destes números não é determinado facilmente. Talvez os 1.290 dias sejam o período entre dois eventos significativos que esmagaram o sistema judaico de adoração. O tempo em que o “sacrifício diário” foi afastado é o tempo mencionado em Daniel 11:31 e Daniel 8:11, quando Antíoco Epifânio profanou o templo. Esta foi a primeira “abominação” posta. Mas houve uma segunda vez, e Jesus a identifica claramente com a destruição do templo, quando Jerusalém foi destruída em 70 d.C. (veja Mateus 24:15; Lucas 21:20-22; Daniel 9:26-27). Como considerar esses dias referindo-se ao tempo final? Por que esses mil e tantos dias são usados para descrever o tempo entre grandes eventos? Nenhuma resposta definitiva pode ser dada. O estilo apocalíptico de números é muito mais simbólico do que literal, e, por isso, certamente, se refira a um período indefinido, mas um período que somente Deus sabia e sobre o qual só ele tem o comando. Será que podemos descansar em Deus?
No verso 12, temos uma bênção para aquele que chega aos 1335 dias. De novo, somos deixados somente a especular quanto ao significado. Não sabemos e nem devemos tentar adivinhar esses detalhes para não cairmos no erro de estabelecermos certas verdades, que depois se mostrarão erradas! O que precisamos saber é que os impérios mundiais pagãos terminarão e, somente o reino de Deus, universal por natureza permanecerá (Daniel 2:44-45).

5. Os dias finais se caracterizarão pela herança que os fiéis receberão, vs. 13

1. A recompensa dos fiéis será dada a todos que perseverarem até o fim,

2. A recompensa dos fiéis será dada como um descanso por quem passou pela tribulação,

3. A recompensa dos fiéis será dada na forma de herança difinitiva.

Este verso 13, mostra que estas coisas seriam cumpridas num futuro distante, mas Daniel ficaria confirmado como um profeta verdadeiro. Você participará desse descanso? Você receberá a herança celeste como recompensa? Você tem perseverado e ficará firme até o fim?

Conclusão

Ao encerrar este estudo façamos três observações:

1) Conforme o verso 3, um grande galardão espera aqueles que conduzem outros à justiça. Você tem desenvolvido esta atividade?

2) Conforme o verso 10, quando associamos o seu conteúdo a 1Coríntios 2.14, fica claro que o homem natural, aquele que ainda não tem Cristo não consegue entender as verdades de Deus. Querido amigo, não está na hora de você se entregar, recebendo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida?

3) Conforme novamente o verso 10, fica subentendido que a tribulação trará purificação e santificação do caráter dos fiéis. Será que precisamos esperar até lá para sermos purificados? Espero que sua vida seja correta e aprovada por Deus.

Um abraço. Até o próximo programa
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário