terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Josué 6.1-27 - (Através da Bíblia)

Josué 6.1-27
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". E, para você que tem nos acompanhado fielmente declaramos a nossa gratidão pela possibilidade que temos de em cada programa conversarmos a respeito das Escrituras Sagradas. Nos sentimos privilegiados quando recebemos as suas cartas contando-nos suas experiências com Deus através do nosso programa. Por isso é que compartilhamos agora uma carta do irmão G.O. de Morada Nova no Ceará. São essas as suas palavras: "O programa Através da Bíblia tem marcado de forma especial a minha vida e a vida de muitas pessoas. Tenho aprendido muito sobre a Palavra de Deus. O trabalho dos irmãos tem sido especial e com muita liberdade do Espírito Santo. Quando o programa vai ao ar o Senhor fala comigo de maneira poderosa". Querido irmão, muito obrigado por suas palavras. Elas são um incentivo para nós e demonstram a comunhão cristã. Por outro lado, reconhecemos que a nossa responsabilidade aumenta porque cada vez mais desejamos que os programas edifiquem a cada um de vocês. Por isso é que contamos com sua parceria, escrevendo para nos contar como o programa tem chegado até você e unindo-se a nós em oração, pedindo as bênçãos de Deus. E, é para isso que chamo a sua atenção nesse momento. Quero convidá-lo a elevar a Deus a nossa oração: "Pai de amor, somos gratos pela oportunidade que tu nos dás de abrirmos a sua palavra e juntos ouvirmos a sua voz. Senhor, ilumina-nos por teu Espírito para podermos compreender a Tua Palavra e cumprirmos os teu querer. Senhor obrigado porque tu nos ouves as nossas orações. Oramos em nome de Jesus, Amém".
Querido amigo hoje o nosso alvo é estudarmos os 27 versos do capitulo seis de Josué. Ao iniciarmos o estudo deste capitulo estamos entrando na segunda parte do esboço do livro que descreve A conquista de Canaã.
Como dissemos anteriormente Israel enfrentaria dois grande obstáculos para conquistar Canaã. O primeiro era atravessar o Jordão e o segundo era derrotar Jericó a primeira cidade fortaleza noseu caminho. O Jordão já fora ultrapassado sob a direção poderosa de Deus que fez suas águas parassem de correr para Israel atravessá-lo a pé enxuto. Mas agora Israel tinha que enfretar seu segundo obstáculo: derrotar Jericó, a cidade das palmeiras, situada em meio a um verde oásis no vale do Jordão, edificada numa elevação e muito bem murada, que poderia resistir por muito tempo aos ataques dos inimigos. Esse era um obstáculo aterrador.
E, para nós, o que significa esta cidade-fortaleza? Creio que simbolicamente podemos entender esse obstáculo como as dificuldades que se levantam contra nós quando tentamos colocar a nossa fé em prática. Satanás tenta nos amedontrar. Assim como ele coloca todas as dificuldades diante do novo convertido, tentando fazê-lo desistir da nova vida, assim também com o cristão já mais amadurecido o inimigo de nossas almas tenta nos impedir de prosseguirmos em nossa vida de fé. A pergunta que se faz é: como lidar com essas oposições? Ora, devemos deixar que Deus nos conduza conforme o seu querer, lembrando entretanto que Ele exige algumas posturas de nossa parte: confiança Nele e ouvir as Suas palavras, como Israel fez (v.1-6); perseverança e obediência às ordens divinas, como Israel fez (v.8-11); e, zelo e disposição em praticar as Suas ordens, como Israel fez levandando-se de madrugada para obedecer (v.12 e 15). Querido amigo, podemos triunfar em nossa fé? Certamente! Desde que percebamos a presença de Deus em nosso dia-a-dia e obedeçamos a Sua Palavra.
Bom, diante dessas e outras lições que veremos neste capítulo, sugiro como título destes vinte e sete versos: A queda de Jericó, o triunfo da fé! De fato, nesse episódio vemos que a fé de Josué e Israel colocada em Deus foi vitoriosa e, por isso, em síntese esse capítulo quando resumido nos chama a atenção para a seguinte verdade: É necessária a obediência fiel à Palavra para que pelo poder de Deus triunfemos sobre os nossos inimigos. Por isso é que encontramos no detalhamento deste capítulo sete etapas do triunfo que podemos ter sobre os nossos inimigos:
A 1ª etapa é ouvir atentamente as diretrizes divinas, vs.1-7.Vamos ler estes versos:
[1Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava. 2Então, disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes. 3Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. 4Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas. 5E será que, tocando-se longamente a trombeta de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido dela, todo o povo gritará com grande grita; o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si. 6Então, Josué, filho de Num, chamou os sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da Aliança; e sete sacerdotes levem sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca do Senhor. 7E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado passe adiante da arca do Senhor.] Vamos às nossas considerações: 1)Diante das notícias espetaculares do que Deus fazia por Israel o pavor tomou conta de Jericó. A cidade estava trancada e temerosa. 2)O v.2 nos diz que quem falou a Josué foi o Senhor. E, de fato, temos 3 razões para crer que “o príncipe do exército do Senhor” era muito mais que um anjo; era o próprio Jesus em uma teofânia, manifestação divina aos homens: 1.Josué se prostrou e o adorou e a sua adoração não foi rejeitada; 2.Josué recebeu ordens claras de tirar as sandálias dos pés, pois o terreno era santo, assim como tinha acontecido com Moisés; e, 3.Josué chamou-o de Senhor, isto é, Yahweh, reconhecendo que se tratava do próprio Senhor pré-encarnado (5.14-15). 3)Percebe-se que é o Senhor e não Josué que estava no comando desta primeira batalha na nova terra, e, por isso mesmo é que ele disse já ter entregue nas mãos de Josué e de Israel Jericó, o seu rei e os seus valentes. 4)É notável o uso do número sete, como número da perfeição: sete sacerdotes com sete trombetas; sete dias rodeando a cidade; sete voltas ao redor de Jericó no sétimo dia; e exatamente no sétimo dia as muralhas ruiriam. 5)Certamente essa pratica de tocar as trombetas durante sete dias deve ter despertado pelo menos três reações: 1.Zombaria, da parte dos habitantes mais céticos e arrogantes de Jericó, que ridicularizavam e menosprezavam os israelitas. Porém, eles não sabiam que [Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes (1Co 1.27)]. 2.Medo, pavor e falta de alento por parte das autoridades e dos habitantes de Jericó que perceberam a nulidade da proteção de seus deuses diante do poder infinito de Yahweh, o Deus de Israel. 3.Perseverança e paciência, fruto de fé provada, por parte dos israelitas que tinham que aprender que ao cumprirem as condições estabelecidas por Deus, as Suas promessas seriam realizadas. 6)No verso 6 vemos a prontidão de Josué em obedecer as determinações do Senhor, mandando que os sacerdotes levassem a arca da Aliança para aquela jornada, pois era pela arca que Israel via a presença de Deus consigo. Querido amigo, quando atentamos para as palavras e ordens do Senhor e seguimos suas instruções podemos confiar na realização das suas promessas.
A 2ª etapa é obedecer integralmente as diretrizes divinas, vs.8-11. Vamos ler estes versos: [8Assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, com as sete trombetas de chifre de carneiro diante do Senhor, passaram e tocaram as trombetas; e a arca da Aliança do Senhor os seguia. 9Os homens armados iam adiante dos sacerdotes que tocavam as trombetas; a retaguarda seguia após a arca, e as trombetas soavam continuamente. 10Porém ao povo ordenara Josué, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: gritai! Então, gritareis. 11Assim, a arca do Senhor rodeou a cidade, contornando-a uma vez. Entraram no arraial e ali pernoitaram.] Façamos algumas considerações: 1)Ouvir atentamente é importante, mas é mais importante ainda obedecer as diretrizes divinas. 2)A obediência foi de todos: dos sacerdotes que tocariam as trombetas, dos sacerdotes que carregariam a arca e dos homens armados que compunham o exército israelita. 3)Mesmo que essas ordens parecessem estranhas elas deveriam ser obedecidas e resultariam numa grande vitória. 4)As trombetas feitas de chifres de carneiro emitiam um som tão estridente que era ouvido a longas distâncias. Elas eram usadas para comandar o exército pelos sinais sonoros, e não para produzir músicas em louvor a Deus. 5)O plano divino de rodear a cidade por sete dias certamente acentuaria o pavor e a percepção de que não tinham mais nada a fazer. O perímetro da cidade era de apenas três hectares e meio e assim era possível contorná-la uma vez por dia e sete vezes no sétimo dia. 6)O próprio povo foi convocado a participar da conquista de Jericó através dos seus gritos que não deveriam ser dados precipitadamente, mas somente no tempo certo (v.10). 7)O verso 11 nos mostra a obediência às ordens do Senhor, com todo o cortejo de Israel rodeando a cidade simbolizando que a estavam cercando e, depois desse primeiro contorno na cidade, voltaram ao arraial e descansaram pernoitando. Querido amigo, ao contrário dos poderosos feitos humanos que a todos encantam, a fé age na maioria das vezes, de modo invisível, através da obediência. Mas, quando obedecemos podemos ver as realizações de Deus.
A 3ª etapa é perseverar em cumprir as exigências divinas, vs.12-14. Vamos ler estes versos: [12Levantando-se Josué de madrugada, os sacerdotes levaram, de novo, a arca do Senhor. 13Os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifre de carneiro diante da arca do Senhor iam tocando continuamente; os homens armados iam adiante deles, e a retaguarda seguia após a arca do Senhor, enquanto as trombetas soavam continuamente. 14No segundo dia, rodearam, outra vez, a cidade e tornaram para o arraial; e assim fizeram por seis dias.] Alguns destaques merecem ser feitos: 1)O verso doze nos mostra a presteza, a diligência e o zelo na obediência. Josué levantou-se de madrugada. Ele era o líder e o líder sempre será visto como exemplo. 2)Portanto, seguindo a Josué, os sacerdotes designados a carregarem a arca do Senhor, se colocaram dispostos a cumprir com suas responsabilidades. 3)Assim também procederam os sacerdotes que tinham a responsabilidade de tocar as trombetas de chifre de carneiros. 4)As trombetas eram tocadas durante toda a volta ao redor da cidade. 5)Embora fossem os muros muito altos, com cerca de 10 metros de altura e com dois muros de cerca de 4 metros de largura certamente o som estridente das trombetas era ouvido pela população, derretendo-lhes os corações. 6)Ao contrário do que se poderia supor, durante o contorno da cidade, a arca vinha atrás de toda a comitiva. 7)É necessário entendermos que a arca não era uma “caixa mágica” que estando à frente do cortejo garantia a vitória de Israel. A arca era um símbolo da presença de Deus entre o povo. E a presença da arca em meio às preparações para a batalha já servia de lembrete da presença de Deus com o seu povo. Querido amigo, o conteúdo da arca simbolizava o juízo do Senhor através das tábuas dos 10 mandamentos; a soberania do Senhor através da vara de Arão e a graça do Senhor através do maná. E para nós as palavras de Jesus garantem a sua presença conosco: [E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.20)].
A 4ª etapa é constatar o poder divino dedicando o triunfo a Deus, v.15-21. Vamos ler estes versos: [15No sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e, da mesma sorte, rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam a cidade sete vezes. 16E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade! 17Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. 18Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. 19Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao Senhor; irão para o seu tesouro. 20Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram. 21Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, tanto homens como mulheres, tanto meninos como velhos, também bois, ovelhas e jumentos.] Vamos analisar estes versos: 1)O sétimo dia seria um dia diferente. Depois de rodearem a cidade apenas um vez por dia, em seis dias seguidos, tocando as trombetas, nesse sétimo dia rodearam a cidade sete vezes, tocando alto as trombetas, certamente despertando ainda maior temor nos habitantes de Jericó. 2)Na sétima volta Josué deu ordem ao povo para gritar em voz alta, porque Deus já tinha entregue a cidade a Israel. 3)Jericó a grande fortaleza, a cidade-estado de Canaã deveria ser totalmente eliminada para que Israel não ficasse a perigo tendo um inimigo a atacá-lo na retaguarda. O grito de celebração antecipado era também uma manifestação de plena confiança na vitória que Deus lhes concedia. 4)A expressão do vr. 17 de que a cidade estaria condenada deve ser bem entendida: de um lado a palavra hebraica herem significa banir, destruir e devotar, significando que o que fora condenado seria destruído e, por isso os moradores de Jericó pagaram por toda sua história de rebeldia e corrupção moral. 5)Por outro lado, a palavra herem significava algo devotado, consagrado a uma divindade. E nesse caso especifico significava que Jericó, como a primeira cidade derrotada estaria sendo consagrada a Deus, o único Deus verdadeiro que estava concedendo essa vitória a Israel. 6)As ordens foram muito claras: 1. Raabe deveria ser poupada; 2. Os despojos não deveriam ser apanhados. 3)Somente a prata, o ouro, os utensílio de bronze e ferro seriam recolhidos e colocados na casa do tesouro. 7)Nos versos 20-21 encontramos o relato do milagre realizado: As trombetas tocaram, o povo gritou e as muralhas caíram. Sim! Nada ficou em pé! Qual foi o método usado por Deus? Se houve uma intervenção sobrenatural de Deus ou se houve terremoto é digno de nota que nem o pedaço do muro onde estava Raabe, nem o arraial israelita em Gilgal, que estava há apenas dois quilômetros de distância, sofreram algum impacto! Querido amigo, quando Deus age não há ninguém que possa impedir. Os seus métodos são por nós desconhecidos! Houve, sim, destruição de tudo e todos por mandato do Senhor.
A 5ª etapa é respeitar a palavra empenhada usando de misericórdia, vs.22-25. Vamos ler estes versos: [22Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes. 23Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel. 24Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do Senhor. 25Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.] Vamos as nossas considerações: 1)A misericórdia com que os espiões israelitas foram tratados, agora deveria ser retribuída. 2)Josué ordenou que os próprios espiões fossem salvar Raabe e toda a sua família, eles saberiam distinguir quem deveria ser poupado da morte. 3)Os espiões obedeceram Josué e conforme o v.23 Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos, sua parentela bem como os seus bens foram tirados daquele cenário de destruição e foram colocados a salvo próximo ao arraial israelita. 4)É interessante notar que, embora Raabe e seus parentes tenham sido salvos, não foram para dentro do arraial israelita. Deus sempre zelou pela santidade do seu povo. 5)Toda a cidade foi queimada em obediência à palavra do Senhor, para que nada impróprio ou impuro despertasse o desejo israelita, como veremos que aconteceu com Acã (cap.7). 6)A prata, o ouro, o bronze e o ferro tudo foi guardado e destinado para o tesouro da casa do Senhor, que naqueles dias era o tabernáculo. 7)Raabe e seus parente enfim foram absorvidos pelo povo de Israel e ela se tornou uma antecedente destacada na genealogia de Jesus. Querido amigo, o juízo e a graça de Deus são universais, por isso cabe a você escolher viver sob o juízo ou sob a graça de Deus!
A 6ª etapa é impedir a restauração do que Deus desfez, v.26. Vamos ler este verso:
[26Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lhe porá os fundamentos e, à custa do mais novo, as portas.] Querido amigo, este zelo de Josué deve ser o nosso zelo também. Não podemos admitir que algo que Deus não abençoou seja erguido e seja usado para iludir os incautos. Devemos nos contrapor àqueles que querem iludir os inocentes desfazendo o que Deus fez!
A 7ª etapa é usufruir das bênçãos que Deus proporciona, v.27. Vamos ler este verso:
[27Assim, era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.] Finalmente constatamos através desse verso como é bom obedecermos a Deus. Quando nos submetemos obedientemente a Deus, Ele, no seu tempo nos exalta. A sua presença em nossa vida é bênção para todos e o nosso testemunho de intimidade e comunhão certamente influenciará outros a ter e desenvolver essa vida de relacionamento tão abençoado.
Querido amigo, assim como os israelitas cumpriram essas etapas para conquistar o triunfo tão esperado, nós também devemos nos convencer da necessidade de agir também assim.
Bom, chegamos assim ao final de mais um tempo de estudos. Agradeço a Deus por sua capacitação e pela iluminação do Espírito Santo. Agradeço a você a sua companhia e minha oração é que você possa colocar em prática os ensinamentos que vimos durante esse programa.
Que o Senhor te abençoe.
Um abraço.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário