terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Josué 4.1-24 -(Através da Bíblia)

Josué 4.1-24
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Quero saudá-lo em nome de Jesus Cristo, o nosso salvador. É com satisfação que iniciamos mais um tempo de estudos na Bíblia Sagrada. A você que tem nos acompanhado fielmente agradecemos pela oportunidade de mantermos essa comunhão tão especial em torno do conhecimento de Deus e de sua vontade. Sentimos-nos privilegiados quando recebemos a sua carta contando-nos suas experiências com Deus através desse programa. Exatamente por isso, compartilho a carta da irmã VC de Joinville em SC. São essas as suas palavras: "Gosto muito deste programa, acompanho-o todas as noites. Tenho aprendido muito com esse estudo da Palavra de Deus. Gostaria de receber cópias das mensagens. Que Deus abençoe a vocês". Querida irmã, como temos avisado já se encontra à disposição, em formato de livro os comentários que se originaram dos nossos programas. Para todos os interessados em se aprofundar mais no estudo da Bíblia é só escrever ou telefonar especificamente e você obterá todas as informações necessárias para ter ai em sua casa os nossos estudos. Agradeço por suas palavras e pelo seu interesse e temos orado pedindo a Deus que cada programa seja uma bênção para cada ouvinte. E, é para isso que chamo a sua atenção agora. Vamos orar: "Pai de amor, somos gratos pela oportunidade que tu nos dás de abrirmos a sua palavra e juntos ouvirmos a sua voz. Senhor desejamos e necessitamos da iluminação do teu Espírito para compreender a Tua Palavra e capacitados por ele mesmo cumprirmos os teus mandamentos. Pai querido, obrigado porque tu nos ouves. Obrigado porque respondes as nossas orações. Por isso oramos em nome de Jesus, Amém".
Querido amigo, hoje temos com alvo estudarmos o capítulo 4 de Js. com os seus 24 versos.
Nesse capítulo vamos estudar o estabelecimento dos memoriais que marcariam por muitas gerações a grande bênção da travessia do Rio Jordão na entrada para a terra de Canaã.
Como você sabe os simbolismos que temos encontrado nos episódios narrados por Josué são inspiradores e nos fazem agradecer a Deus por tantas bênçãos que Ele tem nos dado. Você deve se recordar que no último programa vimos que a arca foi transportada e entrou em primeiro lugar nas águas do Jordão abrindo passagem para o povo. Como a arca simboliza a presença de Deus entre nós, a entrada de Cristo na morte, abriu um novo e vivo caminho para a presença de Deus, conf. Hb 10.19-22. A arca, conduzida pelos sacerdotes designados, permaneceu no rio até que toda a congregação de Israel atravessasse o Jordão. Deus queria que o povo se sentisse seguro e confiante de que Ele estava ali, sem arredar o pé, protegendo-os e amparando-os em todos os momentos. Assim também Jesus Cristo tendo vencido a morte nos dá segurança de que um dia, como Ele venceu a morte e ressuscitou nós também, os que cremos, venceremos e ressuscitaremos para estarmos eternamente com Ele, o nosso Senhor!
Hoje veremos que doze pedras foram tiradas do fundo do Jordão para um memorial daquela maravilhosa ação de Deus. Assim também, nós cristãos, somos como pedras vivas (1Pe 2.4) testificando da vitória que Jesus pode dar a qualquer que Nele crer!
Esse memorial relembrado em Israel simbolizaria o que marca as vidas dos cristãos:
Como Israel foi liberto do Egito, pelo sangue nas portas, nós somos libertos do juízo de Deus. Como Israel foi vitorioso derrotando os egípcios no Mar Vermelho, nós somos vitoriosos contra os nossos inimigos eternos: Satanás e o mundo. E como Israel transpôs o Rio Jordão, entrando em Canaã, nós somos superamos a nossa carne, nossa velha natureza, sendo batizados em Cristo e vivendo continuamente no poder Espírito Santo. Assim, com esses simbolismos e significados tão marcantes, vamos estudar detalhadamente o texto do capítulo quatro de Josué.
Para este capítulo sugiro o título: O estabelecimento dos memoriais, o testemunho da fé!
Quando nos detemos no conteúdo deste capítulo, depois de resumi-lo, podemos sintetizá-lo através da seguinte expressão: É compromisso de todo o que crê estabelecer para todos um memorial de fé nas obras de Deus. E ao detalharmos esse texto encontramos sete ações que devemos ter no estabelecimento desse memorial de fé:
Em 1º lugar devemos atentar para a ordem de Deus, vs.1-3. Vamos ler estes versículos: [1Tendo, pois, todo o povo passado o Jordão, falou o Senhor a Josué, dizendo: 2Tomai do povo doze homens, um de cada tribo, 3e ordenai-lhes, dizendo: Daqui do meio do Jordão, do lugar onde, parados, pousaram os sacerdotes os pés, tomai doze pedras; e levai-as convosco e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.] Vamos entender este texto: 1)Esse relato é uma continuação da narrativa que vimos no capítulo 3, onde o povo de Israel estava atravessando o Jordão. 2)Os doze homens escolhidos, um de cada tribo deveriam apanhar uma pedra do leito seco do Jordão para posteriormente levá-las para as margens, pois elas seriam usadas num memorial de fé. 3)A ordem divina era bem objetiva e Josué prontamente a atendeu. Josué passou a mesma ordem para esses doze homens que também rapidamente a obedeceram. Querido amigo, através desse relato somos desafiados a obedecer integralmente a voz do Senhor. Desde as grandes ordens até aquelas que reputamos pequenas e fáceis de cumprir. O que Deus espera de nós é que O obedeçamos em todos os detalhes, conforme seu querer. Busque no próprio Senhor capacitação para obedecê-Lo.
Em 2º lugar devemos convocar a todos para participarem da elevação do memorial de fé em Deus, vs. 4-5. Nestes versos observamos a importância da participação dos representantes do conjunto do povo como símbolo da unidade que deveria haver entre todas as tribos. O texto nos diz essas palavras:
[4Chamou, pois, Josué os doze homens que escolhera dos filhos de Israel, 5um de cada tribo, e disse-lhes: Passai adiante da arca do Senhor, vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel.] Três observações para entendermos corretamente este texto: 1)Os doze homens anteriormente escolhidos (3.12) foram para dentro do Jordão provavelmente próximo ao local em que estavam os sacerdotes firmes e parados, segurando a arca enquanto o povo passava pelo leito seco do rio. 2)Têm-se discutido se o milagre do represamento do Jordão foi algo sobrenatural ou foi algo normal. Mesmo pensando que Deus usasse os meios naturais como um terremoto que fizesse desmoronar as margens do rio impedindo as águas continuarem o seu curso, o fato de isso ter ocorrido exatamente no momento preparado para a travessia não deixa de nos revelar o controle soberano de Deus sobre todas as nossas circunstâncias. Entretanto, eu mesmo tenho convicção de que houve uma manifestação sobrenatural, um milagre espetacular, pois os próprios afluentes do Jordão abaixo de Ada também pararam de desembocar suas águas no rio. Deus é o Criador e o controlador de todas as coisas: da natureza e também do sobrenatural, do humanamente inexplicável. Deus é soberano e onipotente! 3)Ora diante disso era importante que cada tribo tivesse o seu representante apanhando uma grande pedra do Jordão para que por muitas gerações todos e cada um tivessem conhecimento da obra poderosa de Deus em favor do seu povo! Querido amigo, podemos perceber como é importante a nossa participação com os irmãos, formando a unidade. Quando não estamos juntos algumas vezes perdemos a manifestação do Senhor, assim como Tomé não viu a primeira aparição de Jesus ressurreto! A participação de todos em favor da unidade é essencial!
Em 3º lugar devemos esclarecer o objetivo do memorial de fé, vs. 6-7. Vamos ler o texto:
[6para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras? 7então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do Senhor; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel.] Podemos perceber 3 verdades neste texto: 1)É possível constatarmos a preocupação de Deus com as gerações futuras. Certamente quem estava contemplando aquelas ações especiais de Deus nunca mais as esqueceria. Mas, era importante que os futuros israelitas soubessem da grandiosidade de Deus. 2)Conseguimos perceber a necessidade de erguer-se esse memorial, pois normalmente os monumentos de pedra duravam muito mais do que o próprio povo que o erguera. E, assim, esse memorial, esse monumento manteria viva por muito tempo, por muitas gerações, a lembrança das grandes obras do Senhor. 3)Aquelas pedras amontoadas relembrariam as águas do Jordão também amontoadas, demonstrando para muitas gerações a fidelidade de Deus nas primeiras conquistas de Israel em Canaã. Querido amigo a ceia cristã é um memorial que repetimos sempre para lembrar da nova vida que temos pelo precioso sangue de Cristo. Mas, além da ceia podemos estabelecer outros memoriais sobre as maravilhosas ações de Deus no nosso dia-a-dia. Talvez um memorial bem simples, porém bem prático é o seu caderno de oração. Todo pedido que você fizer a Deus marque-o em seu caderno de oração, anotando também a data. Depois anote a data da resposta e a maneira pela qual Deus te respondeu. Vá anotando sempre e de vez em quando leia as páginas dos meses e anos passados e relembre de como Deus é fiel. Testemunhe para os seus filhos da fidelidade de Deus. É essa uma maneira simples de termos o nosso memorial de fé para honrarmos e glorificarmos a Deus!
Em 4º lugar devemos levantar o memorial de fé exaltando a Deus, v.8-9.
É isso mesmo, a nossa motivação deve ser sempre glorificar a Deus por tudo o que Ele fez em nosso favor. Vamos ler esses versos que nos estimulam a exaltar a Deus: [8Fizeram, pois, os filhos de Israel como Josué ordenara, e levantaram doze pedras do meio do Jordão, como o Senhor tinha dito a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali. 9Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que, parados, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da Aliança; e ali estão até ao dia de hoje.] É necessário fazermos alguns esclarecimentos: 1)Embora não se tenha plena certeza da quantidade de memoriais, pois alguns estudiosos entendem que tenha sido erguido apenas um, o texto não é totalmente claro e, é possível percebermos, como alguns estudiosos também entendem que, foram erguidos dois memoriais: “um no leito do rio onde a arca havia estado, e o outro do lado oeste, em Gilgal (4.20)” (Hoff, 1996, p.36). E dessa mesma opinião é a Bíblia de Estudo Anotada (199w, pg.291, comentário sobre 4.9). 2)O objetivo era claro; esses memoriais serviriam de testemunhas do grandioso milagre e que Yahweh tinha sido fiel em cumprir suas promessas. 3)E ao mesmo tempo em que se comprovava a fidelidade de Deus, o que se pretendia com o estabelecimento desse memorial era exaltar e engrandecer a Deus, o único e soberano Senhor sobre as nações e sobre a natureza! Querido amigo você tem reconhecido essa soberania e tem exaltado o Senhor?
Em 5º lugar devemos comprovar que a Palavra do Senhor sempre é cumprida, v.10-13.
[10Porque os sacerdotes que levavam a arca haviam parado no meio do Jordão, em pé, até que se cumpriu tudo quanto o Senhor, por intermédio de Moisés, ordenara a Josué falasse ao povo; e o povo se apressou e passou. 11Tendo passado todo o povo, então, passou a arca do Senhor, e os sacerdotes, à vista de todo o povo. 12Passaram os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados, na frente dos filhos de Israel, como Moisés lhes tinha dito; 13uns quarenta mil homens de guerra armados passaram diante do Senhor para a batalha, às campinas de Jericó.] Vamos entender bem esse relato: 1)O verso 10 ressalta que todas as palavras de Deus se cumpriram integralmente e essa verdade tem que estar sempre presente em nossas mentes: Deus não é homem para mentir, o que Ele prometeu Ele vai cumprir! 2)Os primeiros soldados a atravessarem o Jordão foram aqueles (de Gade, Rubem e Manassés) que tinham se comprometido com Josué que obedeceriam em tudo, aquilo que anteriormente havia sido consolidado (1.12-18). A arca foi sustentada pelos sacerdotes, provavelmente durante todo o dia, enquanto o povo passava, um povo estimado entre 2milhões e meio e três milhões de pessoas. 3)O número 40 mil, que aparece no verso 13, referente aos soldados de Rubem, Gade e meia tribo de Manassés, certamente não descrevem a totalidade dos seus exércitos, pois boa parte dos homens, jovens e idosos e vários soldados provavelmente ficaram do lado leste do Jordão, defendendo as mulheres, as crianças, o gado, as suas casas recém conquistadas, além do novo território que já tinham herdado. E, querido amigo é sempre bom destacar que quando todos temem a Deus percebemos a obediência sendo desenvolvida sem dificuldades.
Em 6º lugar devemos fazer a nossa parte para que o milagre divino aconteça, v.14-18.
Vamos ler estes versos: [14Naquele dia, o Senhor engrandeceu a Josué na presença de todo o Israel; e respeitaram-no todos os dias da sua vida, como haviam respeitado a Moisés. 15Disse, pois, o Senhor a Josué: 16Dá ordem aos sacerdotes que levam a arca do Testemunho que subam do Jordão. 17Então, ordenou Josué aos sacerdotes, dizendo: Subi do Jordão. 18Ao subirem do meio do Jordão os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do Senhor, e assim que as plantas dos seus pés se puseram na terra seca, as águas do Jordão se tornaram ao seu lugar e corriam, como dantes, sobre todas as suas ribanceiras.] Querido amigo vamos estudar em detalhes esses versos: 1)Ao realizar esse maravilhoso milagre, Deus teve por objetivo engrandecer Josué, diante de Israel. O povo, mesmo se rebelando em algumas ocasiões contra Moisés, sempre o respeitou e o considerava alguém ligado a Deus, como, por exemplo, em Êx 19 quando foi estabelecida a aliança. E, assim como fora com Moisés, Deus queria demonstrar ao povo que escolhera Josué como o líder de Israel e assim deveria ser obedecido. 2)Depois que todos fizeram a sua parte, depois de cada um ter cumprido com sua responsabilidade veio a ordem divina: a arca deveria ser retirada do meio de Jordão. Deveriam começar a caminhada rumo a Gilgal, a primeira localidade em Canaã. 3)E, assim que todos obedeceram, cumprindo a sua parte, o milagre cessou, ou melhor, aconteceu a segunda parte do milagre. As águas do Jordão voltaram a correr em direção ao Mar Morto. Querido amigo, assim como no milagre da ressurreição de Lázaro, quando Jesus pediu a participação das pessoas em livrar Lázaro das ataduras, Deus quer também a nossa participação obediente para que Ele realize as suas poderosas obras que O glorificam como Deus soberano e onipotente.
Em 7º lugar devemos erguer o memorial de fé como testemunho para todos, v.19-24.
Finalizando a nossa analise deste capítulo vamos ler estes versos: [19Subiu, pois, do Jordão o povo no dia dez do primeiro mês; e acamparam-se em Gilgal, do lado oriental de Jericó. 20 As doze pedras que tiraram do Jordão, levantou-as Josué em coluna em Gilgal. 21E disse aos filhos de Israel: Quando, no futuro, vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? 22fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. 23Porque o Senhor, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR, vosso Deus, fez ao mar Vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos. 24Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte, a fim de que temais ao Senhor, vosso Deus, todos os dias.] 1)O que vemos aqui é possivelmente o levantamento do segundo memorial. 2) Josué novamente explicou o significado de terem erguido aquele memorial: serviria para o testemunho para as futuras gerações, para que soubessem que como tinha ocorrido com a primeira geração em relação ao Mar Vermelho, também com essa segunda geração, Deus os fizera transpor o obstáculo do Rio Jordão! 3) E finalmente, Josué, no verso 24, expôs uma outra razão para que o memorial fosse erguido: [Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte...]. Assim como Deus tinha se manifestado poderosa e publicamente a Israel e todos os povos das redondezas ouviram como Deus favorecia Israel em sua caminhada para Canaã, também ouviriam e testemunhariam pelo memorial erguido da continuidade das ações poderosas de Deus em favor do seu povo escolhido!
Querido amigo, se os povos e as nações de Canaã já tinham desmaiado diante das notícias de quarenta anos passados, imagine a reação deles ouvindo que Deus ainda continuava atuando em favor dos seus filhos e tendo a possibilidade de ver o acampamento de aproximadamente três milhões de pessoas se espalhando pela terra ao seu redor. Qual teria sido a reação? Certamente de pavor, de temor, de tentar de alguma maneira se defender de um ataque que cada vez mais estava iminente. Querido amigo, quando Deus age com seu grande poder temos que entender que só nos resta apelar para sua graça e misericórdia, para que o seu agir não nos atinja segundo a nossa pecaminosidade. Peçamos a Deus a sua misericórdia!
Bom chegamos ao final de mais um tempo de estudos na palavra de Deus. Foram muitas lições e desafios.
Agradeço a Deus por sua capacitação em nos iluminar para entermos este texto tão importante e agradeço a sua companhia. Que Deus possa nos ajudar a praticar cada lição ou desafio vistos nesse texto.
Um grande abraço.
Deus te abençoe!
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário