quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Daniel 5.17-31 (Através da Bíblia)

Daniel 5.17-31
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série “Através da Bíblia”. Este programa faz parte do projeto que temos desenvolvido há mais de três anos no objetivo de estudarmos toda a Bíblia Sagrada, analisando livro por livro, capítulo por capítulo e parágrafo por parágrafo. Com o objetivo de adequarmos as nossas vidas à vontade de Deus temos diariamente reservado uma porção do texto bíblico para comentá-lo e considerar as possíveis aplicações para as nossas vidas. O nosso convite é que você use este tempo para olhar para você mesmo e, sob a direção e capacitação do Espírito Santo possa fazer as devidas mudanças que Ele mesmo te desafiará e te capacitará a fazer para torná-lo mais semelhante a Jesus Cristo. Afinal esse é o desejo de cada um de nós e especificamente daqueles que tem escrito para nós compartilhando como através do programa Deus tem falado aos seus corações. Hoje registro o e-mail que o Miécio nos enviou de Goiânia, como resposta ao e-mail que anteriormente enviamos a ele diante da consulta que nos tinha feito. Desejando o nosso aconselhamento ele nos escreveu sobre o seu relacionamento afetivo com sua namorada. Entre tantas coisas que nos contou disse que “, sinceramente, estou sem direção, muito obrigado por suas palavras de sabedoria, espero sua resposta, fique com Deus” .” M M F – Goiânia – GO - email.
“Pr. Itamir Neves, nunca em minha vida tive um aconselhamento tão sábio, realmente penso que tudo que fiz ate hoje esta totalmente fora dos padrões de moral terreno como celestial, , mas quero consertar minha vida com Deus e viver para Ele, fiz o que fui aconselhado e quando ela pediu para marcar a data do casamento a chamei e contei o que tinha se passado durante estes anos , ela ficou desolada e disse que iria terminar, e depois de um certo tempo, depois que choramos bastante, ela me disse para passar hoje para terminarmos de conversar, não sei o que fazer, sinceramente, estou tem direção, muito obrigado por suas palavras de sabedoria, espero sua resposta, fique com Deus120
Querido irmão muito obrigado por sua confiança em compartilhar conosco suas questões pessoais. Louvamos a Deus que tem nos usado como seus instrumentos para abençoá-lo ainda mais. Afinal esse é o nosso desejo. Queremos que aqueles que nos ouvem sejam edificados e desafiados a se tornarem cada vez mais semelhantes da Jesus Cristo. Como lhe respondi no e-mail Parabenizo você pelo seu desejo de consertar sua vida com Deus e viver para ele. É isso mesmo! Não adiante querermos viver para nós mesmos, uma vez que ele já nos deu a sua vida, quando Jesus se deu por nós na cruz do calvário. Viver para Jesus e honrar o seu nome é o desafio para todos os cristãos. Só conseguimos esse tipo de vida com muita disciplina e oração.
Por isso convido a você e a todos que me ouvem agora a orarmos pedindo ao Senhor exatamente isso e também as Suas bênçãos para o programa de hoje. “Pai querido estamos agora na tua presença agradecendo por mais essa oportunidade de dedicarmos um tempo para ouvir a tua voz ao estudarmos a Tua Palavra. Te pedimos que o Senhor nos capacite para vivermos sempre para o teu inteiro agrado e, nos ilumine pelo teu Santo Espírito para entender a tua Palavra para que possamos aplicá-la em nosso viver diário. Tu sabes o desejo que temos de nos conformarmos à imagem de Cristo. Abençoa-nos, te pedimos em nome de Jesus, Amém!”.
Querido amigo hoje temos como alvo concluirmos o nosso estudo no capítulo cinco de Daniel. Estudaremos hoje o texto de Dn 5.17-31. Nesse texto, dando seqüência à narrativa que estudamos no programa passado, verificaremos que Daniel recusou as riquezas, os presentes e os prêmios oferecidos pelo rei Belsazar e, além disso, lhe revelou a escrita e o significado daquilo que foi escrito. Era uma sentença de juízo condenatório, porém Daniel, cheio de coragem e dirigido pelo Senhor revelou em detalhes o que Deus transmitia ao rei e a nação babilônica.
Você certamente se lembra da narrativa no início do capítulo. Porém para darmos o contexto para aqueles que não nos tem acompanhado diariamente, o texto relata que uma grande festa foi organizada pelo rei Belsazar para celebrar as vitórias babilônicas e homenagear os seus deuses, que segundo criam lhes tinha dado grandes conquistas, derrotando os deuses dos inimigos, incluindo Yahweh, o deus dos judeus.
Durante a festa, com muita bebida, com comidas extravagantes, muita alegria e comemoração, todos tiveram uma surpresa, quando para o espanto geral numa das paredes do grande salão de jantar surgiu uma mão escrevendo palavras incompreensíveis. Como mencionamos, nessa ocasião, o grande exército persa comandado por Ciro, o grande, estava em luta contra o domínio babilônico e esse poderoso exército estava cercando a cidade da Babilônia, capital do reino caldeu.
Mesmo com essa situação delicada, Belsazar, que caracterizava-se por não dar atenção a história passada estava celebrando e comemorando com os seus oficiais mais chegados, num total de aproximadamente 1000 homens e certamente um numero igual ou superior de mulheres, num grande banquete dedicado aos seus deuses.
A festa acabou, o sorriso se foi, o temor chegou e o ambiente da celebração se tornou em um ambiente de perplexidade, temor e preocupação. Certamente foi uma experiência traumatizante.
Mas, além dessa experiência marcante, nesse texto também constatamos o cumprimento de uma profecia dada através de Isaias a 175 anos antes. Nos versos finais, no encerramento dessa narrativa lemos que: Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ... se apoderou do reino ... (vs.30-31). É ..., este foi um cumprimento de profecia, não somente de Daniel, mas também daquilo que Isaías tinha falado 175 anos antes (Isaías capítulos 13; 14; 21; 47). Uma vitória tão fácil para os medos e os persas parecia impossível, porque a cidade da Babilônia era circundada por uma muralha de 105 metros de altura por 26 metros de espessura (6 carros de guerra podiam percorrê-la emparelhados). Contudo, Ciro arquitetou uma brilhante estratégia militar. O rio Eufrates corria através da cidade, mas a base da muralha estava mergulhada na superfície da água. Ciro foi rio acima alguma distância e desviou a água para um lago artificial que drenou o leito do rio de modo que seu exército pôde marchar para dentro da cidade. Uma vez dentro dela, o exército ainda enfrentava as muralhas ao longo de cada margem do rio, mas talvez porque a festa de Belsazar estivesse acontecendo, os portões estavam abertos. E assim a queda da Babilônia aconteceu. Numa grande noite, sem grandes combates, o poder passou das não babilônicas para os medos e persas.
Como poderia alguém, a não ser que estivesse sob inspiração divina, imaginar o nome do rei invasor, ou que as portas estariam abertas? Mas Isaías profetizou as duas coisas 175 anos antes que acontecessem. Assim lemos a palavra profética registrada em Isaias: 1. Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. 2. Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; 3. dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. 4. Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces. 5. Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces (Isaías 45:1-5).
O que constatamos aqui é a fidelidade da Palavra de Deus que se cumpre nos pequenos detalhes, porém nesse episódio temos que destacar também a fidelidade de Daniel em proclamar toda a verdade, toda a mensagem divina ao rei, dando fielmente a interpretação da mensagem de Deus ao rei. Foi uma sentença dura e definitiva. Mas, Daniel foi fiel. Será que teríamos coragem para declararmos clara e totalmente a sentença divina diante de uma autoridade que poderia nos fazer mal? Daniel foi fiel. E, assim o título para estes versos é:
A fidelidade do servo de Deus
Dn 5.17-31
Introdução
Querido amigo, como havíamos mencionado o rei Belsazar foi alguém que viveu em meio a manifestações poderosas e maravilhosas da parte de Deus. Sendo neto de Nabucodonosor, certamente viu ou pelo menos soube das experiências que o seu avo tinha tido com Deus Yahweh. Mesmo tendo essas experiências tão próximas a ele, as desprezou e ao conquistar o poder nem se importou em considerar as lições do passado.
É possível que Nabucodonosor tenha se convertido ao Deus dos judeus, mas ele não levou isso em consideração. Não levou em consideração as diversas experiências que demonstravam o poder de Deus, e simplesmente se entregou aos prazeres e a dominar os mais fracos. Belsazar que tinha convivido com as ações de Deus, num momento de loucura lançou mão dos utensílios sagrados, que tinham vindo do templo de Jerusalém, saqueado quando da invasão de Jerusalém e queda do templo.
Para celebrar os seus deuses Belsazar tomou vinho, fez um brinde, festejou as conquistas babilônicas bebendo nas peças a Deus consagradas. Mas ao fazer isso ele confrontou-se diretamente com Deus. E a sua sentença foi pronunciada.
Sem saber a interpretação do que estava escrito na parede pela incompetência dos seus sábios, diante da manifestação divina, Belsazar teve que apelar para Daniel. Só alguém que tem o Espírito de Deus pode revelar a mensagem de Deus. E, assim Daniel foi levado à presença de Belsazar. Diante de Belsazar Daniel tinha duas opções. Não ser fiel e reter parte da mensagem divina, ou ser fiel e declarar toda a mensagem de Deus para o rei, mesmo que essa mensagem fosse dura e contrária ao rei. Daniel foi fiel. E exatamente por isso entendo que o principio do texto é o seguinte:
Somente o fiel servo de Deus tem ousadia de enfrentar as autoridades trazendo-lhes o juízo de Deus.
Nestes versos encontramos cinco características de um fiel servo de Deus:
A 1ª característica de um fiel servo de Deus é ter maior interesse em testemunhar de Deus do que usufruir dos bens materiais, vs. 17-21
1. Os bens materiais não atraem o verdadeiro e fiel servo de Deus, vs. 17
2. Os bens materiais não impedem o fiel servo de Deus relatar pecados passados, vs. 18-19
3. Os bens materiais não impedem o fiel servo de Deus de proclamá-lo, vs. 20-21
5:17, Daniel não estava interessado no na recompensa oferecida pelo rei. Ainda que mais tarde lhe tivesse sido dada (v. 29), era uma recompensa sem valor porque o reino caiu naquela mesma noite. Contudo, Daniel desejava dar a interpretação porque era um anúncio claro de que a queda da Babilônia vinha como um julgamento direto do Senhor!
5:18-19, A história registra que Nabucodonosor era um grande homem. Daniel revela que sua grandeza foi possibilitada por Deus (veja Daniel 2:21,37; 4:17,25,32).
5:20-21, O orgulho causou a queda de Nabucodonosor. Ele tinha sido afligido com uma estranha doença até que aprendeu a dar honra ao Senhor (capítulo 4).
A 2ª característica de um fiel servo de Deus é ter a responsabilidade de proclamar a mensagem de Deus, sem distinção, vs. 22-23
1. A mensagem proclamada aponta o erro do pecador, vs. 22
2. A mensagem proclamada aponta para o erro do desrespeito, vs. 23a
3. A mensagem proclamada aponta para a verdadeira adoração, vs. 23b
5:22-23, Belsazar ignorou a lição da história. Sua própria arrogância levou-o a cometer uma desonra semelhante ao Senhor do céu, ao contaminar os vasos santos e ao usá-los para louvar os ídolos.
A 3ª característica de um fiel servo de Deus é ter a responsabilidade de revelar o juízo de Deus contra o pecador, vs. 24-28.
1. O juízo revelado ao pecador anuncia que todos prestaremos constas, vs. 24-26
2. O juízo revelado ao pecador anuncia que Deus nos conhece e nos avalia, vs. 27
3. O juízo revelado ao pecador anuncia que para Deus existe um ajuste final, vs. 28
5:24-28, As palavras são apresentadas como "Mene", que significa "numerado"; "Tequel", que significa "pesado"; e "Ufarsim" ou "Peres" (5:28), que significa "divisão." ("Peres" é a forma singular de "Ufarsim"). A mensagem que Daniel interpretou revelava o fim da era de Belsazar e a queda do reino babilônico.
A 4ª característica de um fiel servo de Deus é ter a responsabilidade de servir onde for colocado, vs. 29
1. Servir onde for colocado é mais importante do que presentes e recompensas, vs. 29
2. Servir onde for colocado é o dever do fiel servo de Deus, vs. 29
3. Servir onde for colocado implica em sair-se bem das responsabilidades, vs. 29
5:29, Belsazar honrou sua promessa ao recompensar, e Daniel mostrou integridade mantendo sua palavra, ainda que as dádivas nada significassem para ele.
A 5ª característica de um fiel servo de Deus é ter a sua palavra confirmada através das ações de Deus, vs. 30-31
1. As ações de Deus mostram que para ele há limites claros, vs. 30 (veja também Is 55.6)
2. As ações de Deus mostram que Deus usa a quem quer para os seus planos, vs. 31
3. As ações de Deus mostram que a sua Palavra sempre se cumpre totalmente, vs. 31
5:30, Naquela noite de 539/538 a.C. Belsazar foi morto e a Babilônia caiu sob os medos e os
persas.
5:31, A identificação exata de Dario, o Medo, é discutível; contudo, os mais fortes argumentos parecem ser que ele se ajusta à descrição de um homem referido comumente em vários textos cuneiformes do sexto século a.C. com o nome de "Gubaru". Definitivamente, ele não deverá ser confundido com Dario, o Grande, que mais tarde dominou a Pérsia (521-486 a.C.). Ciro, o Grande, foi o governador universal deste novo império que é freqüentemente chamado o Império Persa. Contudo, Ciro indicou Dario para ser o governador sobre a província da Caldéia.
Aplicações para os Dias de Hoje:
1. Daniel 5:18-20 S O homem não deverá tomar para si a honra quando suas realizações
parecerem grandes, mas deverá dar glória e honra ao Senhor que torna todas as coisas possíveis (1 Crônicas 29:11-15; Deuteronômio 8:10-18; 1 Coríntios 4:7; 1 Timóteo 6:17-19).
2. Daniel 5:27 – Todos os homens serão "pesados nas balanças" no sentido que enfrentaremos julgamento (2 Coríntios 5:10; Romanos 14:12). Deveremos examinar-nos continuamente para que não "sejamos achados insuficientes" pelo modo com que usamos os talentos, o tempo e as línguas.
3. Daniel 5:29 – Mesmo desprezando os presentes, mesmo não sendo atraído por bens materiais, Daniel foi recompensado por proclamar a verdade da revelação divina. Embora fosse dura e contundente ele foi ousado e proclamou a verdade. Você tem proclamado a verdade de Deus, ou tem procurado usufruir dos benefícios materiais e passageiros que alegram apenas momentaneamente?
Que o Senhor te abençoe nessa séria avaliação que você deve fazer sobre a sua vida. Lembre-se de que Deus nos chamará a todos para prestar-lhe conta.
Um abraço. Deus o abençoe em suas avaliações.
Até o próximo programa

© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário