terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Josué 1a (Através da Bíblia)

Josué 1
Querido amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Você sabe que este programa tem por objetivo estudar a Palavra de Deus, comentando detalhadamente os seus diversos textos, no propósito de proclamar todos os desígnios de Deus para cada um de nós. Você sabe também que não existe no mundo um livro que possa se comparar à Bíblia. O Deus santo que ainda fala usou homens santos, isto é, separados, para registrar a Sua mensagem a todos nós. Tudo quanto Deus tinha a nos dizer, Ele disse por meio da Bíblia, por isso é importante estudá-la para nossa edificação. Sobre a edificação que recebemos pelo estudo da Bíblia recebemos uma carta do DMC, de Castanhal, do Pará que nos diz o seguinte: “Pr Itamir venho comunicar que estou ouvindo Através da Bíblia pela RTM por uma rádio em Castanhal. Estou muito feliz e me sinto edificado pelas mensagens. Rogo a Deus que continue lhe dando sabedoria para continuar com este programa”. Querido irmão, obrigado por suas palavras. Esse é o nosso propósito: edificar muitos irmãos e amigos através desses estudos. Oramos sempre pedindo isso ao Senhor. E, agora, convido-o exatamente para isso. Esse é um momento sempre gratificante do nosso programa. Vamos orar! Junte-se a nós nessa oração, necessitamos da sua intercessão: "Pai celestial, abençoa-nos nesta hora de estudo e meditação da Sua Palavra. Dê a tua benção a todos os que nos ouvem nesse momento. Também te pedimos que nos ilumine pelo teu Santo Espírito. Pai querido, precisamos ouvir a tua voz. Oramos em nome de Jesus. Amém".
Querido amigo, hoje temos como alvo iniciarmos os nossos estudos no livro de Josué. Vamos estudar no programa nesse programa as questões introdutórias referentes a esse livro tão importante do Antigo Testamento.
Com o livro de Josué iniciamos os estudos da segunda parte das divisões do Antigo Testamento: os chamados “livros históricos”. O estudo destes livros é importante para todo o que deseja compreender melhor a ação de Deus na História, bem como, a seqüência histórica do povo hebreu após os acontecimentos narrados no Pentateuco. Sob o título de “Livros Históricos” estudaremos doze livros do Antigo Testamento, de Josué a Ester.
Em todos esses livros temos o relato do desenvolvimento histórico dos hebreus, desde a posse da terra prometida, Canaã, passando pelos exílios de Israel e Judá até o retorno de Judá a Palestina, como Deus prometera. Esse período abrange um total de aproximadamente 820 anos, indo de 1.405 AC. a 586 AC.
Um dos fundamentos que devem reger os nossos estudos é a crença de que a Bíblia, inspirada pelo Espírito Santo, concede através do próprio Espírito Santo a capacitação para aplicarmos suas verdades em nossas vidas. Portanto, o estudo que fazemos deste livro bíblico tem como principal parâmetro: dar a cada cristão um conhecimento bíblico básico sobre a atuação de Deus na história humana e, consequentemente relacionar os estudos em Josué com os desafios da vida e da sociedade pós-moderna, apresentando os princípios bíblicos que podem e devem ser aplicados por todos quantos querem “praticar a Palavra” não sendo apenas ouvintes.
Vamos iniciar nossos estudos dando um título ao livro: JOSUÉ: A VITÓRIA DA FÉ!
Introdução
Josué é um livro com profundas verdades espirituais. Ele nos inspira a sermos corajosos e nos orienta, a enfrentar as batalhas espirituais, confiando em Deus para sermos vitoriosos.
O Pentateuco nos mostrou Israel, saindo do Egito e chegando à entrada de Canaã. O livro de Josué completa a história, mostrando a conquista, a ocupação, e a divisão da Terra pelas tribos israelitas. Nesse relato do estabelecimento de Israel em Canaã, encontramos a fidelidade de Deus, cumprindo Sua promessa, feita muitos séculos atrás, para Abraão, conf. Gn 12.1-3. Neste livro, Israel não apenas vence o inimigo, mas toma posse da promessa feita ao povo de Deus! Vamos considerar as diversas questões introdutórias:
1.Em relação ao título.
O livro leva o nome de Josué, o líder e herói dessa grande conquista. Originalmente o seu nome era Oséias, conf. Nm 13.16, que significa salvação, mas Moisés o mudou para Josué, que significa “a salvação de Deus”. Na versão do Antigo Testamento para o grego, o seu nome foi traduzido como “Iesous”, ou Jesus, como aparece na Vulgata, uma versão da Bíblia para o latim.
Josué foi considerado um servo de Deus, alguém por meio de quem Deus transmitiu suas ordens e realizava os Seus eternos propósitos.
2.Em relação a autoria.
É aceito pela maioria dos estudiosos bíblicos que, a autoria do livro em grande parte, é do próprio Josué, que conhecia e vivenciara os fatos em primeira mão e também era um escritor, conf. 24.26. Mas, é claro que devemos admitir que um colaborador, algum tempo depois acrescentou os cinco versículos finais, que narram a morte de Josué e Eleazar. Poderia ter sido, Finéias, sumo sacerdote, filho de Eleazar (conf. Nm 25.7).
O conteúdo do livro nos mostra de modo claro que o seu autor foi o sucessor de Moisés, relatando acontecimentos por ele vividos. Assim, temos mais um argumento favorecendo a autoria de Josué. Josué talvez tenha sido o descendente mais ilustre de José. Era da tribo especialmente abençoada por Jacó (conf. Gn 48.19). Do mesmo modo que seu antepassado José foi o “salvador” dos seus irmãos no Egito, ele, Josué foi também o “salvador” do deserto e condutor do povo ao descanso em Canaã. E, além disso, o autor destes registros tão marcantes.
3.Em relação a data.
O livro de Josué cobre um período de aproximadamente 30 anos (conf.24.29), de 1405 aC. a 1375 aC. Admitindo-se que Josué tivesse a mesma idade de Calebe (Calebe tinha 45 anos, quando foram espiar Canaã, conf. Js.14.7), é possível entender que Josué começou a liderar Israel (após a morte de Moisés) com a idade de 79 para 80 anos. Como registra 24.29, morrendo aos 110 anos, o período da sua liderança sobre Israel e o período de acontecimentos que o livro cobre é de 30 ou 31 anos.
O cálculo da data é feito da seguinte maneira: Em 1Reis 6.1, temos o relato do inicio da construção do Templo, que pode ser datada de 965 aC. A esta data deve-se somar 480 anos, que foi o período que cobre a saída de Israel do Egito, até o início da construção do templo, que dá um total de 1445. Subtraindo-se 40 anos, de peregrinação (e comando de Moisés), encontramos o ano de 1405 aC., como o inicio do ministério de Josué.
Além desse cálculo, outras provas arqueológicas confirmam essa data, pois em correspondências de reis, como Ugarite, da Síria Ocidental, apontam para aquela época como a entrada de Israel em Canaã.
4.Em relação aos objetivos do livro.
O primeiro objetivo do livro de Josué é preservar a história da entrada, conquista e divisão de Canaã, entre as tribos israelitas. Outro objetivo que se vê claramente no livro, é demonstrar a fidelidade de Deus, no cumprimento da Sua promessa (Js 1.5-6). Mas, certamente, o autor tinha por objetivo ensinar às gerações posteriores que, o segredo para a vitória, nas batalhas que enfrentamos, é obedecer sempre à voz de Deus, demonstrando nossa confiança e completa fé em Seus planos e ações.
5.Em relação a situação de contexto.
A liderança de Israel tinha sido transferida para Josué, por ocasião da morte de Moisés (Dt 31.23), numa data equivalente a 1º de março de 1405 aC. A passagem pelo rio Jordão ocorreu antes da Páscoa, época em que o rio transbordava, inundando as margens. A população de Israel (2milhões e meio a 3 milhões de pessoas), estava desejosa de conquistar Canaã, depois das campanhas bem sucedidas quando foram vitoriosos na Transjordânia (Dt 31.4), na luta contra os amorreus, isto é, contra Seon, rei de Hesbon, e contra Ogue, rei de Basã, e, embora duas tribos e meia (Rúben, Gade e meia Manassés) ficassem à leste do Jordão, todas as outras tribos, contando com a ajuda de quarenta mil israelitas de Rúben, Gade e Manassés, estavam prontos para a batalha.
6.Em relação às condições de Canaã.
Utilizando as informações contidas no livro de Ellisen, o qual recomendamos para um aprofundamento maior, citaremos parcialmente o item que leva o mesmo título (1995, ps.70-71): “Geograficamente, a terra de Canaã compunha-se de toda a faixa ocidental desde Sidom, ao norte, até Gaza e Sodoma, ao Sul (Gn 10.19). O nome Canaã denominava, em geral, toda a área em que se estabeleceram os filhos de Canaã. Foi mais tarde chamada de Palestina pelos romanos (segundo Heródoto), nome esse que é a forma grega de “Philistia” (Palaistine). Os nativos eram chamados de ‘filisteus’”.
Quanto à raça, a terra era ocupada por um grupo misto que parecia serem descendentes de Canaã, filho de Cão, filho de Noé (Gn 10.15 a 20). Há na Bíblia várias listas desses grupos (Gn 10, Dt 7 e Js 3). Os povos que compunham essa raça eram assim identificados: heteus, girgaseus, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus e jebuseus.
Politicamente, Canaã tinha sido dominada desde 1468 aC. pelo Egito. Em 1400 aC., entretanto, o poder egípcio se deteriorou, tornando a terra propícia à invasões. Mas as cidades de Canaã eram bem fortificadas, como Jericó, que estava edificada sobre um outeiro, e era rodeada por dois muros de tijolos, um de 3,6 metros de largura e o outro de quase dois metros.
Religiosa e moralmente, a terra vivia infestada de idolatria, completamente degradada: El, era o deus supremo, cruel, sanguinário e sensual; Baal, era seu filho e seu sucessor, deus da chuva e da vegetação; Anate, era a sua irmã, deusa da guerra e do sexo, e paralelamente era adorada com a prostituição e o morticínio infantil; Asterote e Aserá, eram esposas de Baal e também deusas do sexo e da guerra. Moloque e Milcom, de origem amonita, eram deuses da orgia, do mesmo modo que Camos era a divindade nacional dos moabitas. Esses deuses de violência e perversão sexual refletiam a crueldade e a corrupção dos artífices que os esculpiam (Sl 115.8).
7.Em relação ao esboço do livro de Josué.
A vitória da fé
I - A entrada em Canaã
1.Josué é comissionado – cap. 1 - A garantia da fé
2.Jericó é conquistada – cap. 2 - A prudência da fé
3.O Jordão é atravessado – cap. 3 - A crise da fé
4.Os memoriais são estabelecidos – cap. 4 - O testemunho da fé
5.A circuncisão e a Páscoa – cap. 5 - A marca e memória da fé
II - A conquista de Canaã
6.A queda de Jericó – cap. 6 - O triunfo da fé
7.O pecado e castigo de Acã – cap. 7 - A incapacidade da fé
8.A batalha e vitória sobre Aí – cap. 8 - A restauração da fé
9.A aliança com Gibeon – cap. 9 - A ameaça à fé
10.A expulsão de todos inimigos – caps. 10-12 - A completa vitória da fé
III - A divisão e ocupação de Canaã
11.A distribuição da terra – cap. 13-19 - A recompensa da fé
12.As cidades de refúgio – cap. 20-21 - A proteção da fé
13.As cidades dos levitas – cap. 22 - A preservação da fé
14.O altar do testemunho – cap. 23 - A unificação da fé
15.A despedida de Josué – cap. 24 - A continuidade da fé
O esboço do livro de Josué nos faz lembrar que Deus abençoa, mas o homem precisa obedecer. O livro, de um modo geral, trata da vitória sobre o inimigo e da posse da terra. Aplicando espiritualmente estes acontecimentos, vemos a lição de que a nós é dada a responsabilidade de crêr nas promessas de Deus e através da obediência lutarmos para conquistá-las.
8.Em relação aos ministérios de Moisés e de Josué.
Uma interessante comparação pode ser feita entre os ministérios de Moisés e Josué:
MOISÉS - Ministério de Antecipação
Moisés atravessou o Mar Vermelho
Moisés libertou Israel da escravidão
Moisés deu uma visão de fé
Moisés falou de uma herança
JOSUÉ - Ministério de Realização
Josué atravessou o Jordão
Josué conduziu Israel à vitória
Josué conduziu a uma vida de fé
Josué conduziu Israel à posse de Canaã

9.Em relação a uma comparação entre os livros de Josué e Efésios
Assim como notamos o paralelismo entre Deuteronômio e Atos dos Apóstolos, e entre Levítico e Hebreus, existe um paralelo bem interessante entre Josué e Efésios.
O livro de Josué tipifica uma vida cristã mais plena, na qual o cristão se apropria das suas bênçãos em Cristo, entrando no Seu descanso e experimentando uma plenitude de alegria e paz na sua fé. Essa vida expressa uma comunhão de mente e vontade com Jesus; uma união com Ele em serviço e sofrimentos e uma unidade plena com o Senhor.
No livro de Josué, vemos Israel entrando e possuindo a herança terrena, concedida mediante Abraão. No livro de Efésios, vemos a Igreja entrando e possuindo a herança divina, concedida mediante o Senhor Jesus Cristo. Vamos, pois, comparar mais de perto os dois livros:
1.Em relação a herança prometida:
Em Josué, Canaã era a herança prometida ao povo escolhido (Js 1.6). Em Efésios, os “lugares celestiais” são a herança prometida ao povo salvo (Ef 1.3-4).
2.Em relação ao condutor:
Em Josué, ele foi o condutor designado por Deus para levar Israel para Canaã (Js 1.2-5). Em Efésios, Jesus é o condutor designado por Deus para levar a Igreja aos “lugares celestiais” (Ef 1.18-22).
3.Em relação a fé:
Em Josué, depois da morte de Moisés, Canaã deveria ser recebida pela fé (Js 1.1-2). Em Efésios, depois da morte do homem, os “lugares celestiais” devem ser recebidos pela fé (Ef 2.5-8).
4.Em relação a revelação de Deus:
Em Josué, Canaã seria o cenário da revelação da grandiosidade de Deus (Js 4.24). Em Efésios, os “lugares celestiais” são o cenário da revelação da multiforme sabedoria de Deus (Ef 3. 8-10).
5.Em relação as batalhas e vitórias
Em Josué, Canaã foi o local de batalhas e vitórias terrenas (Js 12.7-24). Em Efésios, os “lugares celestiais” são o local de batalhas e vitórias espirituais (Ef 6.12).
Estes, portanto, são os cinco pontos da comparação entre a herança terrena concedida por meio de Josué e a herança espiritual concedida aos cristãos por meio de Jesus. Esta comparação entre Canaã, no livro de Josué, e os “lugares celestiais”, em Efésios, é tão importante que merece uma séria consideração e aplicação da nossa parte.
10.Lições singulares do livro de Josué – Além de outras podemos destacar 5 lições:
1.O cumprimento da promessa feita a Abraão:
Deus fizera uma promessa a Abraão (Gn 12.1-3 e 15.18-21), e ela se cumpriu em etapas. A promessa da “semente” demorou 25 anos para ser cumprida; a promessa da “posse da terra” demorou cerca de 600 anos. As últimas palavras do Senhor a Moisés e as Suas primeiras palavras a Josué, enfatizaram a infabilidade da Sua Palavra (Dt 34.4 e Js 1.3-6). Nenhuma promessa ficou sem ser cumprida pelo Senhor: “tudo se cumpriu” (conf. 21.45). Aprendemos assim, que Deus é fiel!
2.A travessia do Jordão:
Por que uma segunda travessia (cap.4)? Certamente para demonstrar à segunda geração o poder e as maravilhas de Deus, mas, com certeza também para confirmar a liderança de Josué (3.7); para confirmar de que Deus é quem tirava os cananeus, dando a terra a Israel (3.10); e, para demonstrar a singularidade do poder da Arca (4.7, 18). Aprendemos assim, que a soberania de Deus é sobre tudo e todos!
3.A salvação de Raabe, a prostituta:
Embora esta mulher cananéia (2.12-21; e 6.22-25) seja retratada como prostituta e mentirosa, o Novo Testamento enaltece a sua fé (Hb 11.31 e Tg 2.25). Por certo Deus não aprovou sua prostituição, nem suas mentiras, mas a sua fé ativa mereceu destaque. Sua atitude foi recompensada pelo fato de situar-se na linha messiânica, sendo uma ancestral do lado materno, de Davi e de Jesus. Por isso, Jesus, pelo lado materno, descendeu de muitas nações (cananeus, moabitas, amonitas, etc...), mas do lado paterno (legalmente em José), descendeu estritamente da linhagem judaica. Aprendemos com a sua redenção, o valor da fé!
4.Deus se encontra com Josué:
Assim como Moisés encontrou-se com Deus, ao ser chamado para o ministério (conf. Êx 3.5), Josué também teve um encontro especial com Deus logo no início do seu ministério (Js 5.14). A atitude de Josué foi prostrar-se e adorar, diante da santidade do Senhor.
Aprendemos com Josué a importância do contato pessoal com o Senhor!
5.O pecado de Acã:
Porque Acã foi castigado (cap.7), se em Dt 20.14, Moisés tinha dito que os despojos de Canaã seriam presa de guerra? Acã foi castigado por duas razões: desobedeceu uma ordem direta de Deus e roubou o que pertencia ao Senhor (conf. 6.17 a 19). Devemos entender que sendo Jericó a primeira cidade a ser conquistada, era tida como “as primícias do Senhor (conf. Lv 27.29). Acã não respeitou as determinações e, portanto foi justiçado pelo Senhor. Aprendemos com esse episódio a necessidade de termos uma vida limpa diante de Deus e dos homens!
Muito bem, com essas lições terminamos essa abordagem aos aspectos introdutórios de Josué. A compreensão desses fatos nos ajudarão a entender e aplicar as verdades que veremos nos estudos no livro de Josué. Mas ao finalizarmos esse programa quero deixar com você a lição principal desse estudo introdutório de Josué: “... esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé ...” (1Jo.5.4). Minha expectativa é que você seja um homem ou uma mulher de fé!
Bom, chegamos ao final mais um período de estudos. Espero que você tenha aproveitado essas lições vistas na introdução à Josué e tenha de Deus a capacitação para praticar a Sua vontade.
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Que o Senhor te abençoe.
Um forte abraço.
© 2014 Através da Biblia

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