terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Josué 1b - (Através da Bíblia)

Josué 1
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série “Através da Bíblia”. Quero saúda-lo em nome de Jesus, nosso Senhor desejando que esse tempo juntos possa servir para a sua edificação e para outros amigos que porventura estejam com você ouvindo nossos comentários sobre a Bíblia. Quero estimular você a nos escrever compartilhando qual o valor dos nossos estudos. Para nós é importante esse retorno, por isso quero registrar logo no início do programa um recado que recebi pelo orkut da H, do N, do C, M, todos eles de Castanhal, no estado do Pará. Esses irmãos nos dirigiram as seguintes palavras: “Olá Pr.Itamir é com grande satisfação que escrevemos para o senhor para parabenizar pelo Através da Bíblia que tem sido de grande instrução para nós, pois o ouvimos pela internet e reunimos um grupo de amigos na cidade de Castanhal no Pará para estudar a Palavra de Deus com o senhor e a equipe da RTM.Desde já agradecemos a atenção.Fique na paz do Senhor”. Queridos irmãos, parabéns pela prática do estudo em conjunto. É muito bom, não é mesmo. Com outros irmãos podemos conversar, trocar idéias e por fim orarmos juntos! Parabéns mais uma vez. Essa prática tem sustentado muitos cristãos. Agradecemos a Deus porque Ele tem usado os nossos programas para a edificação de muitos irmãos. Por isso, oramos pedindo que Ele nos abençoe na preparação e apresentação de cada programa para que o Seu nome seja glorificado. Assim, chegamos ao momento de buscarmos a bênção de Deus, especificamente para este programa. Convido a todos que me ouvem, a orar comigo: “Pai amado, pedimos a Sua direção e a iluminação do teu Espírito para que aquilo que aqui for comentado sirva para edificação de muitos irmãos e amigos. Pedimos Senhor a tua bênção para a vida de cada um de nossos ouvintes, e, Senhor ajuda-nos a testemunhar sempre do Seu gracioso amor. Pai, oramos em nome de Jesus, Amém”.
Querido amigo, hoje temos como alvo iniciarmos os nossos estudos no livro de Josué. Lembrando que os aspectos introdutórios deste livro desafiador foram vistos no programa passado, hoje vamos estudar o capítulo 1 de Josué.
Você se lembra que no programa passado estabelecemos como título para todo o livro de Josué A vitória da fé e, dividimos o livro em três grandes porções: 1.A entrada em Canaã, 2.A conquista de Canaã e, 3.A divisão e ocupação de Canaã.
Neste primeiro livro histórico, estamos entrando com Josué e o povo de Israel em Canaã para tomar posse da terra que Deus já tinha prometido a eles. Sempre é bom lembrarmos que não temos mais Moisés no comando de Israel, mas agora era Josué que tinha a responsabilidade de comandar Israel na entrada, conquista e ocupação da terra.
Nós, que temos estudado desde o início dessa série, sabemos que Josué, filho de Num, da tribo de Efraim: 1)era um guerreiro (Êx 17.9); 2)era um discípulo (Êx 33.11); 3)era um servo de Moisés (Nm 11.28), 4)era alguém digno de confiança a ponto de ser envidado, por Moisés como um espião de Israel (Nm13. 8 e 16), e, 5)tinha sido uma testemunha confiante e encorajadora (Nm 14.6-8). Agora Josué, depois de muitos anos no deserto foi chamado por Deus para liderar Israel na conquista, na posse e na divisão da terra. Era uma missão de grande responsabilidade. Então, nesse capítulo encontraremos, o encorajamento que Deus (v.6-7) e parte dos israelitas (v.18) lhe proporcionaram, mostrando a importância do estudo e da meditação do livro da Lei. Como dissemos, o livro de Josué ilustra as verdades que são desenvolvidas em Efésios. Como os filhos de Israel lutaram para conquistar Canaã, assim os crentes têm que lutar destemidamente a “batalha espiritual” para conquistarem as bênçãos espirituais e os lugares celestiais que já temos em Jesus Cristo. Assim como temos a mensagem encorajadora para Josué: [Sê forte e corajoso (1.6-7, 9)] assim também somos encorajados com as palavras de Efésios: [sede fortalecidos no Senhor...estai, pois, firmes... (6.10, 14)].
Pois bem, vamos iniciar os estudos nessa 1ª parte do livro que trata da entrada em Canaã e ao estudarmos o capítulo primeiro encontramos como título específico para esses dezoito versos: A garantia da fé. Ao resumirmos esse conteúdo, quando sintetizamos esses dezoito versículos a frase que entendemos ser a afirmação teológica e desafiadora deste texto, a qual propomos é a seguinte: Somente através da fé podemos garantir as bênçãos prometidas. E, ao detalharmos esse conteúdo encontramos sete passos que garantem a conquista da vitória.
O 1º passo é dispor-se a conquistar o que Deus já nos deu, vs.1-3.
Diz assim a palavra de Deus: [Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.] Para entendermos este texto é necessário fazermos algumas observações: 1)As palavras iniciais deste versos nos levam à 1.405 aC. o ano em que Moisés morreu e em que Josué iniciou o seu ministério de introduzir Israel na terra de Canaã. Josué, conf. Nm 27.18 e Dt 1.38 já havia sido escolhido por Deus para suceder Moisés e liderar Israel na conquista de Canaã. 2)A terra que iriam conquistar, conforme as próprias palavras de Deus era uma terra que Deus mesmo dava aos filhos de Israel. 3)O rio Jordão cortava o território palestino de norte a sul, desde as Águas de Merom até desembocar no Mar Morto. Normalmente era um rio de uns 50 metros de largura, manso, raso e de fácil travessia, mas na primavera ele crescia até 1 kilometro e meio de largura e tornava-se caudaloso e com forte correnteza. Foi nesse rio que João Batista desenvolveu o seu ministério e Jesus Cristo foi batizado. A Josué cabia a responsabilidade de liderar o povo na travessia do Jordão, entrando assim na Palestina. 4)As palavras do verso 3 têm sido consideradas por muitos estudiosos como as palavras mais importantes deste livro e o seu versículo chave. Toda a terra por onde colocassem a “planta dos seus pés” seria dada por Deus a Israel. Como Deus prometeu as suas bênçãos a Israel e Ele também nos oferece grandes bênçãos. Porém, é sempre bom lembrarmos de que precisamos conquistá-las, ou melhor, precisamos tomar posse delas. A terra tinha sido prometida por Deus ao seu povo, porém era preciso que eles a conquistassem.
O 2º passo é confiar na promessa da presença de Deus, vs. 4-5.
O texto deste versos dizem assim: [4Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. 5Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.] Aqui também são necessárias algumas observações: 1)A terra que Deus tinha prometido a Abraão se estendia de norte a sul desde o Líbano até o deserto e de leste a oeste, desde o grande rio Eufrates até o Mar Mediterrâneo. 2)Era um território muito extenso, que conforme a história nunca foi conquistado totalmente por Israel. 3)Como já mencionamos anteriormente, somente nos tempos do reinado, sob o comando de Davi e de Salomão é que o território de Israel alcançou maior extensão. 4)No verso 4, a promessa de que ninguém poderia resistir aos avanços de Israel, infundia ao povo a certeza da conquista da terra prometida. 5)E, as palavras finais do verso 4, dirigidas especificamente para Josué davam-lhe a certeza e fortaleciam o seu coração sabendo que Deus seria com ele, não o deixaria e não o desampararia. Como é bom termos a garantia da presença e do cuidado do Senhor!
O 3º passo é obedecer a recomendação de Deus sendo forte e corajoso, vs.6-7 e 9.
Vamos ler esses versos: [6Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares... 9Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.] Temos nestes versos uma continuação das palavras dirigidas especificamente a Josué. 1)Como Moisés simbolizava Cristo que liderou o seu povo libertando-o da escravidão; tirando-o do Egito “mundano” para uma nova terra, a Canaã “celestial”, Josué simbolizava o Espírito Santo que possibilitaria o povo de Deus obter as vitórias já prometidas na conquista de uma vida espiritual plena e abundante. 2)Deus, que conhece todas as coisas e nos conhece profundamente percebeu que para cumprir corretamente essa tarefa Josué necessitava de encorajamento, de estímulo para desempenhar com êxito esse ministério. 3)A frase: [Sê forte e corajoso] foram repetidas nos vs. 6, 7 e 9. E no verso 9 houve o acréscimo complementar: [não temas, nem te espantes.] Era essa a atitude interior, o sentimento e a postura de fé que Josué deveria ter no desenvolvimento da sua tarefa. 4)As promessas, os incentivos para essa postura firme foram claramente explicitados por Deus: 1)Josué faria com que o povo herdasse a terra prometida aos antepassados (6); 2)Josué seria bem sucedido por onde quer que andasse (7); 3)Josué teria o Senhor, seu Deus, com ele por onde quer que andassem. 5)Mas, os requisitos também foram estabelecidos: 1)Josué teria que cuidar para fazer todas as suas ações de acordo com a Lei dada a Moisés; 2)Josué deveria manter-se corretamente na Lei, sem desviar-se para a direita ou esquerda; 3)Josué deveria ser obediente, pois, conforme o verso 9 a palavra de Deus era imperativa. Querido amigo, certamente Deus nos encoraja e quer nos abençoar, porém Ele estabelece as suas condições. Que possamos capacitados por Ele mesmo andarmos como o seu querer.
O 4º passo é cuidar para obedecer integralmente a Lei do Senhor, v.8. Vamos ler este versículo:[8Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.] 1)Aqui, de modo mais detalhado temos outros requisitos do Senhor para Josué, o novo líder de Israel. 2)Josué não deveria deixar de falar da Lei do Senhor. Por ser o líder do povo de Deus deveria pronunciar as palavras do Senhor, embora a missão de ensinar a lei ao povo era responsabilidade dos sacerdotes. 3)Josué deveria meditar na Lei do Senhor, dia e noite (Sl 1.3). O verbo hebraico significa uma leitura em voz baixa, mas audível, como era o costume na antigüidade. Para se meditar dia e noite é necessário memorizar. Quando memorizamos trechos bíblicos no final do dia, logo pela manhã nos lembrarmos do que memorizamos e assim comprovamos que mesmo durante o sono a nossa mente ficou meditando na lei do Senhor. 4)Josué deveria obedecer integralmente tudo o que estava escrito na Lei. 5)Se Josué agisse da maneira estabelecida por Deus teria prosperidade e no seu caminho seria bem sucedido. Mais uma vez confirmava-se a necessidade de obediência para a obtenção das bênçãos do Senhor.
O 5º passo é preparar todos os detalhes para a luta iminente, vs. 10-11.
Vejamos o conteúdo desses versos: [10Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo:11Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes.] O cenário mudou de figura mostrando-nos as primeiras ações de Josué liderando o povo para a conquista de Canaã: 1)Josué convocou os príncipes de Israel, isto é, os líderes de cada tribo para dar-lhes as ordens necessárias. 2)Sua autoridade vinha de Deus que o escolhera, tornando-a pública. Mas sua autoridade também vinha do seu papel como chefe dos exércitos de Israel. 3)Estrategicamente Josué ordenou aos chefes de cada tribo que retransmitissem sua ordem de que todos se preparassem para o momento da conquista que cada vez mais se aproximava. 4)A preparação incluía o abastecimento de alimentos, pois dentro em breve Deus não alimentaria mais o povo com o maná, mas o sustento seria conseguido pelo trabalho através da agricultura. 5)Essa previsão de Josué foi confirmada com as palavras de 3.1-2 quando de novo os chefes deram ordem para o povo iniciar a caminhada. Querido amigo, quando Deus age, Ele o faz organizadamente, por isso mesmo eu e você somos desafiados a sermos ordeiros em todo o nosso labor.
O 6º passo é convocar a todos para formar o exército de conquista, vs.12-15
Vejamos detalhadamente o conteúdos desses versos: [12Falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo: 13Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor, vosso Deus, vos concede descanso e vos dá esta terra. 14Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós, todos os valentes, passareis armados na frente de vossos irmãos e os ajudareis, 15até que o Senhor conceda descanso a vossos irmãos, como a vós outros, e eles também tomem posse da terra que o Senhor, vosso Deus, lhes dá; então, tornareis à terra da vossa herança e possuireis a que vos deu Moisés, servo do Senhor, deste lado do Jordão, para o nascente do sol.] Uma campanha como aquela que Israel iria enfrentar era um grande desafio: 1)Portanto, todos os homens disponíveis para a guerra foram convocados. 2)Josué procurou em primeiro lugar os homens das tribos de Rúbem e Gade e os homens da meia tribo de Manassés, homens preparados para a guerra, homens em condições de lutar. 3)Josué recordou com eles o acerto que eles tinham feito com Moisés quando este permitiu que ficassem com o território ao leste do Jordão. Moisés tinha acertado que embora tivessem já seus territórios além do Jordão, eles todos deveriam ajudar as nove tribos e meia a conquistar seus territórios, instalando-se definitivamente na terra. 4)Conforme Nm 32.16-32 e Dt 3.18-20 as duas tribos e meia já tinham recebido os seus territórios a leste do Jordão e agora junto com o restante das tribos deveria ajudá-los na conquista. 5)A idéia de “descanso” que apareceu nos vs. 13 e 15, significa que o Senhor dando-lhes e fazendo com que eles conquistassem Canaã concedia-lhes descanso dos 430 anos de escravidão no Egito e dos 40 anos de peregrinação no deserto. Querido amigo, como é bom contarmos com a ajuda dos nossos irmãos, e, como é bom descansarmos no Senhor!
O 7º passo é receber o apoio incondicional de todos os participantes da luta, v.16-18
[16Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. 17Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o Senhor, teu Deus, contigo, como foi com Moisés. 18Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão-somente sê forte e corajoso.]
As palavras das duas tribos e meia repondendo a Josué foram palavras especiais! Vejamos cinco detalhes dessa resposta: 1)Eles se colocaram submissos a Josué entendendo que ele tinha todo o direito de estabelecer ordens. 2)Eles se colocaram dispostos a obedecer em tudo e ir para onde fossem designados. O exército israelita era já estava bem organizado e estava acostumado à dureza da vida no deserto e já tinham experiência em algumas guerras. 3)Eles sabiam que a terra só seria conquistada se todos permanecessem unidos, e demonstrando bom ânimo confirmaram que obedeceriam a Josué, assim como tinham obedecido a Moisés. 4)A frase final do verso 17 [tão-somente seja o Senhor, teu Deus, contigo, como foi com Moisés.] era um desejo de benção para Josué na sua nova função de líder geral de Israel, pois o seu sucesso seria o sucesso deles. Essa frase era uma demonstração de que todo o exército de Israel estava pronto para obedecer Josué. 5)E, o v.18, em que se percebe uma disposição de punir até com a morte aquele israelita que se rebelasse contra as ordens de Josué era uma demonstração de que aceitavam plenamente Josué como o investido pelo Espírito de Deus e como o que repartiria a terra de Canaã para pelos israelitas (conf.Nm 27.18 e 34.17). Querido amigo nessas atitudes percebemos, então uma participação incondicional de todas as tribos na conquista de Canaã. Faz-nos lembrar esse episódio das palavras do Sl 133.1: [Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!] Que Deus nos dê esse amor e interesse uns para com os outros!
Querido amigo, ao me despedir de você, aproveito a oportunidade para novamente avisar a todos vocês que se interessam em estudar a Bíblia e querem guardar tudo o que temos transmitido que já está à disposição os nossos primeiros livros com os comentários feitos a partir dos nossos programas. É um material de consulta e estudo para o desenvolvimento de sua vida espiritual e do seu ministério de compartilhar e ensinar a Palavra de Deus. Comunique-se conosco para você ter as informações de como poderá adquiri-los, ok?
Bom chegamos assim ao final de mais um tempo de estudos. Agradeço a Deus por sua capacitação e a você a sua companhia. Oro para que você coloque em prática os ensinamentos que vimos durante esse programa.
Que o Senhor te abençoe.
Um abraço.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário