quinta-feira, 31 de julho de 2014

Atraves da Bíblia - Êxodo 14

Êxodo 14
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". seja bem-vindo ao nosso convívio. É com muita alegria que te saudamos em nome de Jesus. Estamos numa jornada especial caminhando para estudarmos a Bíblia toda, analisando os seus diversos textos, retirando deles lições para as nossas vidas serem mais agradáveis a Deus. Espero que esse objetivo seja fator de motivação para você nos acompanhar em mais um tempo de estudo e meditação na Palavra de Deus. Como você sabe, no início de cada programa dedicamos um tempo para registrar as correspondências que chegam até nós. Hoje registramos o e-mail que vem da cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. Esse irmão nos envia as seguintes palavras: "Sou ouvinte do Através da Bíblia há mais de 20 anos, e adquiri um hábito: durmo com o rádio sintonizado nos 800khz. Quando acordo, ligo o aparelho que está estrategicamente colocado na cabeceira da cama e se ouço a voz do Pastor é sinal de que ainda posso ficar deitado mais um pouco.Se ouço alguém falando espanhol é hora de levantar. Agradeço a Deus pelo Pr. Davi Nunes e dou boas vindas ao Pastor Itamir Neves. Agora só preciso me acostumar com a voz dele para não perde a hora. Um grande abraço". Querido irmão, que prazer em receber o seu e-mail. Nossa oração é que a Palavra de Deus se torne cada dia mais viva para você e para cada um dos ouvintes que tem dedicado esse tempo diário para o seu estudo. Te convido agora para um momento de oração. Vamos orar. "Pai querido, reconhecemos o teu amor, a tua misericórdia, a tua justiça e a tua santidade. Reconhecemos que no Senhor encontramos o verdadeiro suprimento para as nossas necessidades. Pedimos-te também que nos oriente no estudo de hoje. Te pedimos essas bênçãos e te louvamos, em nome de Jesus Cristo, Amém!"
Querido amigo, estamos diante do texto do capítulo 14 com seus 31 versículos. Nestes versos vamos encontrar 3 assuntos importantes: A perseguição dos egípcios aos israelitas, a passagem dos israelitas pelo Mar Vermelho e a morte dos egípcios no Mar Vermelho. São assuntos importantes e mostram a boa mão de Deus em cada etapa, abençoando e solidificando a fé dos filhos de Israel. Quero recomendar-lhe que abra a sua Bíblia para poder nos acompanhar, lendo o texto e anotando os comentários e as possíveis lições que extrairemos dessa passagem.
Em 1º lugar, nos versos 1-14 nos é narrada a perseguição dos israelitas pelos egípcios. Vamos fazer alguns destaques: 1)Nos versos 1-2 é Deus quem orienta Israel no caminho a seguir. Deus ordenou a Moisés que fizesse Israel retroceder e acampasse em Pi-Hairote. Todas essas localidades aqui mencionadas: Pi-Hairote, Migdol, Baal-Zefom mesmo com o avanço da arqueologia não tem sido localizadas com exatidão, e isso se deve principalmente a construção do canal de Suez que modificou a topografia de toda aquela região. Mas, com certeza podemos afirmar que o caminho foi mudado de sudeste para sudeste, pois esse caminho mais lógico e mais curto, como vimos no programa passado levaria os israelitas diretamente a confrontar-se com os filisteus. Mas esse caminho colocou os israelitas entre o Egito e o Mar Vermelho. 2)Deus alertou a Moisés que diante desse recuo e do acampamento o Faraó entenderia que Israel estava confuso e perdido no início, cf. o v.3 e isso seria um convite para que os egípcios planejassem uma perseguição. 3)No verso 4 Deus claramente avisa a Moisés que o Faraó teria o seu coração endurecido e empreenderia uma perseguição dura contra os israelitas, mas ao mesmo tempo também Deus afirma a Moisés que Ele seria glorificado através dessa perseguição pois, mais uma vez, Deus mesmo demonstraria que Ele é o Senhor, o único Deus. Querido amigo, temos que lembrar que essa perseguição só ocorreria sob a orientação e a permissão divina, como ainda hoje acontece. Somente sob a soberania e sob as circunstâncias permitidas por Deus é que qualquer evento ocorre em nossas vidas. 4)Nos versos 5-7 nos é relatado a concretização desse plano de perseguição egípcia contra Israel. Mostram esses versos que Faraó estava resoluto, pois estava confiante na força especial que possuía tendo carros de combate que carregavam alguns soldados. O cavalo e o carro de combate foram introduzidos no Egito pelos hicsos por volta de 1.700aC, isto é pelo menos 300 anos antes. Certamente Faraó imaginava que seria uma vitória estrondosa e ele retornaria com os prisioneiros para mais um tempo de trabalhos forçados e escravidão. 5)O coração do Faraó, cf. os versos 8-9 ficou endurecido para que perseguisse a Israel. No v.8 a expressão: "porém, os filhos de Israel saíram afoitamente" significa literalmente: ousadamente, isto é, com punho erguido, com firmeza no caminho da liberdade, demonstrando o sentimento dos israelitas desejosos e ansiosos pela libertação. E, como vemos no v.9 de fato os egípcios alcançaram, isto é, avistaram Israel acampado defronte ao Mar. Querido amigo, sobre esses versos é importante lembrarmos como o ódio e a maldade podem prejudicar as nossas decisões. Faraó e todo o Egito estavam emocional e economicamente arrasados diante das praga sofridas até aquele momento. Mas exatamente nesse momento o Faraó ouviu que Israel estava acampado e parecia desorientado. Pensou rapidamente e viu a possibilidade de reconquistar seus escravos e empreendeu a perseguição sem lembrar-se do Deus de Israel. Todos os soldados egípcios vinham furiosamente e o Faraó desejava vingar-se de uma vez por todas dos reveses sofridos no Egito. Mas, o Deus que fez tantos milagres no Egito e que providenciou uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite para acompanhar o seu povo, naturalmente não estava dormindo. É ... querido amigo, sempre podemos contar com a presença, a direção e a proteção de Deus diante dos nossos inimigos.
O texto, ainda nessa 1ª parte, nos mostra nos versos 10-14 outros acontecimentos que trazem lições para todos nós. O povo de Israel não tinha armas, não tinha soldados preparados, não tinha defesa humana. O povo estava diante do Mar Vermelho e os egípcios se aproximavam. Não havia ponte, não havia túnel, não havia barcos para atravessá-los para o outro lado, era uma situação terrível. O Faraó ia se aproximando cada vez mais e, Israel temeu muito. E cf o v.10 os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e com ironia reclamaram de Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tirastes de lá para morrermos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Você percebe querido amigo, a amargura no coração do povo? Você percebe o que o medo pode fazer? O sarcasmo e a murmuração rapidamente se instalam no coração daquele que não confia em Deus. Eles pensavam que todos iriam morrer diante do mar Vermelho, pelas armas de Faraó. O povo que viu tantos milagres realizados por Deus no Egito, ainda assim temeu, quando deveria confiar em Deus. Na verdade, essas queixas do povo contra Moisés e contra o Senhor se tornam uma constante durante todo o período da travessia do deserto, como vimos e veremos em 5.21; 15.24; 16.3; 17.2; 32.1; Nm 11.1-6; 14.1-4; 16.12-14; 20.2-5; e 21.4-5. Mas, espere um pouco, Não os critique duramente, não! Sabe por que? É... isso mesmo! Porque esta atitude nos lembra também muitas vezes a nossa falta de fé, quando nos sentimos arrasados depois de sermos maravilhosamente assistidos por Deus.
Mas, graças a Deus, porque quando as dificuldades da vida, quando o calor das batalhas nos cegam os olhos e não vemos mais as obras do Senhor, temos sempre alguém, um outro cristão um amigo, um companheiro que nos chama a atenção revigorando a nossa fé. As vezes são os pastores, os pregadores, enfim os líderes que Deus tem colocado em nossas vidas que nos ajudam a confiar no Senhor. Moisés foi mais uma vez um instrumento de Deus para com o povo. No v.13 Moisés disse para que não temessem, que se aquietassem, ou literalmente, que permanecessem firmes contemplando mais uma grande obra que o Senhor faria em favor de Israel. As palavras do v.14 são inspiradoras: "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis"!
Querido amigo, o que Deus queria provocar neles e o que Deus quer provocar em nós é uma fé amadurecida. Já dissemos que Deus não faz aquilo que podemos fazer. Mas Ele age sobrenaturalmente quando estamos numa situação difícil para a qual não temos resposta, não temos saída. Deus vem ao nosso encontro quando tudo parece perdido. Eles e nós temos que reconhecer que o livramento era e é uma obra inteiramente de Deus. Sem a participação humana, sem qualquer merecimento. Afinal foi Deus quem preparou aquele cenário, mudando o itinerário deles e fazendo-os acampar defronte ao Mar Vermelho. Deus ao julgar Israel preparava o cenário para o encorajamento de Israel. O Senhor luta por seu povo. Nós, o seu povo devemos nos silenciar. Toda a glória pertence ao Senhor.
Mas, o texto prossegue e na 2ª parte do capítulo, nos versos 15-25 encontramos o relato maravilhoso de Israel passando a seco pelo Mar Vermelho.
Em 1º lugar, nos versos 15-18, certamente depois de ter ouvido a reclamação do povo e a oração de Moisés, o Senhor questiona Moisés e dá um ordem clara ao seu povo: Por que clamas a mim? Diga ao povo que marche! Você pode imaginar a cena? Todo o povo apavorado, pensando que iriam morrer ali no deserto. Um burburinho grande de murmurações e reclamações, os mais confiantes orando e pedindo misericórdia ao Senhor e o próprio Moisés orando e perplexo pedindo a Deus uma solução, e mais perplexo ainda, ouve a clara resposta do Senhor. Diga ao povo que marche. Já era tarde da noite, tudo estava escuro ao redor, somente a coluna de fogo iluminava o acampamento israelita que estava em grande agitação e, a ordem era para marchar. Mas, marchar para onde? À frente do acampamento só tinha o Mar. O que fazer? Deus sabia o que fazer! Deus sempre sabe o que deve ser feito. Disse o Senhor. Moisés você levante o teu cajado sobre o mar e ele se abrirá e todo o povo passará por ele, pisando em terra seca. O cajado que fora usado tantas vezes para trazer condenação sobre o Egito agora deveria ser levantado para trazer salvação para Israel! É assim o nosso Deus!
No v.17, o Senhor disse ainda a Moisés que endureceria o coração dos egípcios para que continuassem a perseguição, mesmo entrando no mar, depois dos israelitas. Porém, isso por propósito trazer mais glória a Deus, trazer maior engrandecimento ao próprio Deus. Querido amigo, cf. v.18, Deus desejava mostrar que era Ele, que Ele é um Deus de glória e que merece a adoração de todo ser humano.
Em 2º lugar, nos versos 19-20, aparece a expressão "Anjo do Senhor", que deve ser bem entendida. O Anjo do Senhor deve ser identificado com a própria presença divina agindo em favor do povo. Como dissemos em programas passados, é possível interpretar essa expressão como a manifestação de Cristo pré-encarnado. Passando para trás dos israelitas fez com que a coluna de nuvem ficasse entre os egípcios e os israelitas. Para os egípcios a nuvem trazia escuridão enquanto que para os israelitas ela continuava iluminando o seu acampamento e, assim eles não puderam se aproximar durante toda a noite.
Em 3º lugar, cf. os vs.21-22 estamos diante de um grande milagre. Foi Deus quem abriu o mar com o seu poder. Há muitas explicações dos homens para este evento. Ninguém nega que houve de fato um caso real, um evento histórico. Agora, o que muitos querem explicar é que o acontecido no mar Vermelho foi algo perfeitamente natural. Quer dizer, muitos céticos procuram negar que houve um milagre feito por Deus para que o povo de Israel, seu povo passasse a pé enxuto pelo meio do Mar Vermelho. Uma das explicações dadas pelos homens é que tudo aquilo não passou de um forte vento que veio e que separou as águas. Bem, o texto diz que foi um vento oriental que foi capaz de dividir o mar, mas isto é possível sem o poder de Deus numa circunstância como aquela? Como poderia o vento vir exatamente na hora certa e abrir assim o mar, facilitando ao povo de Israel passar a pé enxuto, salvando-o do inimigo que já estava perto? Como poderia vir um vento oriental, sendo que normalmente naquela região os ventos predominantes sopram do norte para o sul? E por que, quando os inimigos egípcios entraram também pelo mesmo caminho para dentro do mar, o vento e o mar voltaram-se imediatamente contra eles, destruindo-os todos? Por que as águas formaram assim paredes imensas, muros sem fim, de um lado e de outro, deixando somente o povo de Israel passar? E por que o solo em que o povo pisava no meio do mar estava completamente seco e enxuto. E por que um vento capaz de abrir assim as águas do mar desta forma formando montanhas de água de um lado e de outro não atingiu, não afetou o povo nem as crianças e nem os idosos? Qual é a explicação que a sabedoria humana ou a ciência podem dar? A verdade, prezado amigo, é que Deus é que fez esse grande milagre. Atribuir a passagem do mar Vermelho a pé enxuto pelo povo de Deus, apenas ao vento oriental e só ao vento é revelar incredulidade e discordância da Palavra de Deus. O Deus que fez o mar e que fez a terra não poderia operar aquele milagre? Haverá alguma coisa demasiadamente difícil para Deus? É uma questão de fé, de crer!
Em 4º lugar, nos versos 23-25 Deus permite que Faraó e seus exércitos façam aquilo que já estava em seus corações. Eles seguiram os israelitas. Acharam que tudo aquilo que estava acontecendo era muito natural. Se o povo de Israel passou livremente, nós também passaremos igualmente, sem maiores problemas, pensaram os egípcios. Eles raciocinaram como muitos naturalistas hoje, que negam o elemento milagroso na travessia do mar Vermelho. Os egípcios que os perseguiam, entraram atrás deles, com todos os cavalos de Faraó, os seus carros, os seus cavalarianos até ao meio do mar. Cf. o v.24, na vigília da manhã, isto é, na 3ª vigília, das 2 às 6 da manhã o Senhor na coluna de fogo e de nuvem viu e alvoroçou o acampamento dos egípcios mas, no v.25 temos o relato que as rodas dos carros ficaram emperradas, por ação de Deus que fez com que os carros ficassem atolados na lama e na areia, ou até tivessem suas rodas quebradas. Diante disso e certamente lembrando-se dos eventos passados os egípcios decidiram que deveriam fugir diante de Israel, porque reconheceram que o Senhor estava lutando por seu povo.
Encaminhando-nos para o final do programa, em 3º lugar, na parte final do capítulo temos os versos 26-28: Com ousadia e presunção os egípcios entraram no mar perseguindo dos israelitas. Mas Deus ordenou a Moisés e ele estendeu a mão sobre o mar; e o mar, ao romper da manhã, retornou com força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar cobrindo e aniquilando todos eles.
Querido amigo, enquanto os egípcios morriam sob a justa mão do Senhor, os filhos de Israel atravessaram a pé enxuto pelo meio do mar e as águas lhes eram quais muros a sua direita e a sua esquerda. Quando nos tornamos dependentes de Deus Ele é quem luta por nós! Temos que aprender e experimentar isso em nosso dia-a-dia.
E, finalmente nos versos 30-31 vemos que diante da poderosa manifestação divina o povo temeu o Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo. Embora Faraó tenha sido o culpado de toda aquela mortandade, Deus sempre usou tudo para mostrar o seu poder ao povo de Israel. O coração do Faraó que permaneceu sempre endurecido, possibilitou que Deus revelasse ao seu povo o seu grande poder. Ficou absolutamente claro que Deus tanto liberta pelo sangue, como pelo seu poder. Saíram do Egito instituindo a páscoa tendo suas portas pintadas com o sangue e, aqui escaparam das mãos dos inimigos sob o grande poder de Deus.
Este foi um livramento maravilhoso. O poder do Faraó foi destruído para sempre. Os israelitas não foram mais dominados pelos egípcios. E ao perceberem o grande poder de Deus, o povo temeu ao Senhor e rompeu em cânticos. Mas isto veremos em nosso próximo programa.
Bom, chegamos assim ao final de mais um tempo de estudos.
Espero que você tenha aproveitado essas lições e que lhe Deus capacite a aplicá-las em sua vida. Anote o nosso endereço e nos escreva.
Deus te abençoe, até o próximo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário