quarta-feira, 30 de julho de 2014

Através da Bíblia - Gênesis 1.1

Gênesis 1.1

Amigo ouvinte, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Para nós é um privilégio poder contar com a sua audiência, sabendo da responsabilidade que temos de proclamar a Palavra de Deus.
Ao iniciarmos este programa queremos agradecer a todos vocês que estão orando por nós e escrevendo-nos, demonstrando o carinho e o amor cristão, dando-nos o retorno necessário de como tem chegado o nosso programa até vocês. A razão de ser do nosso programa é a possibilidade de encorajar e incentivar a vocês que nos sintonizam periodicamente a estudar com profundidade a Palavra de Deus.
Por isso, sempre é um momento de muita satisfação quando lemos um trecho de uma carta que vocês nos enviam. Hoje queremos mencionar a carta que chega de São Paulo, em São Paulo, que nos diz ter descoberto este programa e o esta sintonizando diariamente. É um verdadeiro tesouro que me faz crescer espiritualmente através das suas mensagens. Peço a Deus que continuem firmes no ministério de explicar a Palavra de Deus. Esse programa tem sido diariamente uma escola bíblica dentro do meu lar.
Querido irmão somos gratos a Deus por esse reconhecimento e colocamo-nos sempre à disposição do Senhor para que Ele continue nos usando como canal da sua misericórdia e graça na edificação do Seu corpo.
Quero insistir no que temos dito em outros momentos. Se você tiver condições escreva-nos compartilhando conosco as suas necessidades, dúvidas e motivos de oração.
Creio que a oração é um veículo muito amoroso que Deus concedeu aos seus filhos para que possamos falar com Ele, por isso convido-o a orar comigo: "Pai querido, pedimos a tua bênção na direção e condução desse programa. Que ele seja edifique todos os que nos ouvem. Pai, atenda-nos, pois oramos em nome de Jesus, Amém !
Amigo ouvinte, estamos estudando o livro de Gênesis, e já vimos nos últimos programas a importância de estudar esse livro, bem como vimos também o esboço de Gênesis, dividido em duas partes principais onde, em primeiro lugar, temos a narrativa da criação e em segundo lugar a narrativa da origem do povo de Israel.
Se você tem nos acompanhado deve se lembrar das 8 palavras que podem resumir essa tão importante livro. Se você está nos sintonizando hoje, quero mencionar essas palavras que são fáceis de memorizar e elas nos dão todo o conteúdo do primeiro livro da Bíblia.
Na primeira parte, que abrange os capítulos um (1) a onze (11) encontramos quatro grandes eventos: A Criação, A Queda, O Dilúvio, e, A Torre de Babel. Na segunda parte, que abrange os capítulos doze (12) a cinqüenta (50) encontramos quatro grandes personagens: Abraão, Isaque, Jacó e José. É isso mesmo, se você memorizar essas oito palavras você tem condições de reter todo o conteúdo do livro de Gênesis.
Falamos também das duas maneiras pelas quais podemos estudar os livros bíblicos: olhando através de um telescópio ou através de um microscópio. Vimos em primeiro lugar, através do telescópio as grandes divisões do livro: a narrativa da origem do universo e a narrativa da origem da nação de Israel. Ao olharmos através do microscópio, vimos os detalhes de cada uma dessas partes e as subdivisões de cada uma delas.
Você se lembra também que dissemos que ao usarmos essa ilustração o microscópio nos permite aprofundar os detalhes e conhecermos mais a miúde o parágrafo, o trecho ou o versículo bíblico que nos interessa? Bom, é isso que faremos nesse programa ao conversarmos sobre o primeiro versículo de Gênesis.
Creio que você se lembra do seu conteúdo. O versículo diz assim: "No princípio criou Deus o céu e a terra", lembrou-se? Creio que essas poucas palavras estão gravadas nas mentes de muitas pessoas, cristãs ou não cristãs. Hoje, então vamos conversar sobre esse primeiro versículo do primeiro capítulo, do primeiro livro da Bíblia.
"No princípio criou Deus o céu e a terra." Esta é uma das afirmações mais importantes que encontramos na Bíblia. Nos referimos em nosso último programa a algumas teorias sobre a origem do universo. Falamos sobre algumas dessas teorias como a da evolução, e sobre as suas diversas fases. Esta teoria nunca pôde ser demonstrada como sendo verdadeira, e apesar disto, quando começamos a ler o que dizem os professores que estão ensinando os nossos filhos nas escolas públicas e particulares vemos que em muitos casos eles estão despreparados para falar sobre um assunto tão importante como este. Eles não estão em posição de apresentar o ponto verdadeiro sobre este assunto. Na verdade, muitos deles só apresentam o ponto de vista e não apresentam a alternativa do criacionismo. Mas, alguns cientistas sérios têm reconhecido o perigo de se crer na teoria da evolução.
Podemos citar por exemplo, o doutor Kerkan do departamento de psicologia e bioquímica da Universidade do Sul da Inglaterra. O que vamos citar dele encontra-se no seu livro intitulado: As implicações da evolução. Eis o que ele diz: "Há uma teoria que afirma que todos os animais podem ser observados como tendo passado por muitas mudanças até que as novas espécies são formadas. Isto pode ser chamado de teoria especial de evolução, e pode ser demonstrada em certos casos por meio de experiências. De outra forma, há uma teoria que diz que todas as formas vivas do mundo surgiram de uma mesma fonte, que veio de uma forma inorgânica. Essa teoria pode ser chamada de, teoria geral de evolução. Mas, a evidência que a sustenta não é suficientemente forte para nos permitir considerá-la mais do que um hipótese". Você percebeu? Essas são palavras de um cientista renomado. Em outras palavras o que ele diz é: "Tome cuidado, preste atenção naquilo que você crê".
Agora, vejamos o que diz um botânico suíço, o Dr Haraburk Nielson. Ele fez esta declaração: "Minhas tentativas para demonstrar a evolução por experimentos já tomaram uns 40 anos, e eu tenho falhado completamente. No mínimo eu posso ser duramente acusado por aqueles que são anti-evolucionistas. Está absolutamente claro que não podemos transformar um fato biológico da paleontologia nem mesmo numa caricatura. Os fósseis agora são mais abundantes e, tem sido possível ao homem reconhecer novas classes, novas espécies, porém a falta de séries transicionais não pode ser explicada por escassez de material. As deficiências são reais, e elas nunca poderão ser preenchidas. Os elos perdidos jamais poderão ser achados. A idéia da evolução descansa agora apenas na fé".
Assim, amigo ouvinte, como estamos vendo através desta declaração, mesmo que você seja um evolucionista, você tem que aceitar a sua teoria pela fé.
Pode-se dizer que esta e outras teorias foram especulações da mente humana tentando entender a origem da raça humana, mas temos que admitir que muitos aceitam essas hipóteses como sendo um fato.
Em nossa opinião entendemos que é melhor aceitar pela fé a Palavra de Deus e a sua narrativa sobre a criação. A narrativa de um Deus sábio que ordenou e tudo foi criado de modo bem específico. Você não concorda que é muito melhor essa posição do que aceitar também pela fé as diversas teorias humanas?
Sim, afirmamos isso porque sendo teorias, você tem que aceita-las pela fé!
Mas, vamos ver o que diz um grupo de teólogos, aliás, teólogos jovens na sua maior parte, que não querem ser chamados de obscurantistas intelectuais, e assim eles adotaram o que eles chamam de evolução teísta. Curtly Mather formado em religão e ciência, diz o seguinte: "Quando um teólogo aceita a evolução como o processo usado pelo criador, ele deve aceitar isto firmemente. A evolução não é um processo ordenal, mas contínuo. A idade de ouro para o homem, se ela pode existir está no futuro e não no passado, continua ele. O processo criativo da evolução não poderia ser interrompido por algo sobrenatural. A evolução da primeira célula viva não passou de um estágio para outro num salto, mas sim através de passos infinitos, por um longo do progresso". Este é o progresso é perfeitamente natural. Mas, ao mesmo tempo podemos dizer, prezado amigo, que isto é impossível pelo fato de ser um princípio completamente irracional.
Outro teoria afirma que em algum ponto, há uns 2 bilhões de anos, ou a um bilhão e meio, a vida miraculosamente apareceu na superfície da terra. E qual a forma que ela tomou? Quais as circunstâncias físicas que a trouxe? Isto a ciência não sabe, nem pode responder com certeza a pergunta: O que é a vida? Tudo o que podemos dizer, afirmam esses estudiosos, é que através de alguma agência, algumas moléculas adquiriram habilidade para multiplicarem-se a si mesmas.
Como você reage a todas essas afirmações? Você não fica surpreso com estas afirmações? Mas, quanto mais conhecemos essas teorias, mais vemos a importância dessa afirmação bíblica: "No princípio criou Deus o céu e a terra." Quem criou o mundo? Deus. Deus criou tudo do nada. Quando? Não sabemos, e ninguém sabe.
Muitos dizem que o mundo foi criado a 2 bilhões de anos, outros dizem que a criação tem milhões de anos. Mas existem alguns que afirmam que o mundo deve ter sido criado a 5 bilhões de anos. Essas hipóteses só nos levam a dizer com mais firmeza, que ninguém sabe, ninguém tem certeza de quando ocorreu a criação.
"No princípio criou Deus o céu e a terra." É o que a Bíblia nos diz, é o que a Palavra de Deus nos confirma. Deus tem a eternidade atrás de si. Não negamos o fato do homem ter uma mente investigativa, mas cremos ser uma pretensão muito grande do homem, afirmar que sabe tudo ou quase tudo a respeito da origem do universo quando na realidade suas afirmações têm por base hipóteses e teorias.
Nós aceitamos as próprias declarações de Deus, quando por meio do salmista nos diz: "Quando contemplo os teus céus, obras dos teus dedos, e a lua, e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres...?" (Sl 8.3-4), ou quando diz: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." (Sl 19.1).
Mas, também o apóstolo Paulo nos diz: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas" (Rm 1.20). E, ainda, o escritor da epístola aos Hebreus, em 11.3 afirma que: "Pela fé entendemos que foi o universo formado pela Palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem". Estamos certos de que a ciência, pouco tem a dizer com segurança a respeito da origem do universo, de como o universo apareceu. Por isso, através dos textos que mencionamos, somos encorajados a aceitar a existência do mundo por meio da fé. Afinal também em Hb 11.6 lemos que "sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que aquele que se aproxima dEle creia que ele existe...".
Certamente Deus planejou isto assim. Quando lemos o registro em Gênesis sobre a criação, e lemos a história da origem do mundo em outras literaturas antigas observamos que todas essas literaturas são de alguma forma paralelas do relato do Gênesis. Você por exemplo pode comparar o registro bíblico com o registro babilônico. O registro babilônico começa falando sobre o caos. A Bíblia começa falando sobre o cosmos. No princípio criou Deus o céu e a terra. E os corpos celestiais são de Deus de acordo com o registro babilônico, e que não existe nada no mundo senão matéria, o que concorda com a Bíblia. Na teologia da Babilônia, existe o politeísmo, a existência de muitos deuses, enquanto na teologia bíblica temos a verdade monoteísta, que só existe mesmo um Deus. No registro babilônico, o mundo é a obra de um artista, enquanto na Bíblia afirma que Deus falou e tudo veio a existir. O registro babilônico é grotesco, mas ao mesmo tempo é puro. O registro da Bíblia é divinamente inspirado e corresponde a uma realidade divina e solene. O registro babilônico está em desarmonia com a ciência moderna, mas é paralelo com o registro bíblico. É um fato que, quem aceita a teoria da evolução, rejeita a Deus, rejeita a sua revelação, rejeita a sua palavra. Negar a queda do homem, por exemplo, negar o fato do pecado, é rejeitar a Palavra de Deus. Esta é a razão porque podemos rejeitar a teoria da evolução. Podemos estar certos de que ela não é a resposta para o mundo como este em que vivemos.
Agora, vem outra pergunta que é importante. A pergunta não é mais quem criou o mundo, nem quando foi criado, mas, porque o mundo foi criado? Quem criou o mundo foi Deus, mas porque ele o criou? Esta resposta é realmente importante. Vamos observar agora o que a Palavra de Deus tem para nos dizer sobre isto.
Este universo que conhecemos, este universo onde nós vivemos, foi criado por Deus para o seu próprio prazer, para o prazer de Deus. Ele resolveu criá-lo, achando nisto o seu deleite. É o que lemos no livro de Apocalipse, capítulo 4 e versículo 11 que diz assim: "Tu és digno senhor e Deus Nosso de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas". Vemos então que Deus criou este universo, porque quis criá-lo. Ele o criou para o seu próprio prazer. Deus criou por amor. Você pode não gostar do universo, prezado amigo, mas Deus gosta.
Deus nunca afirmou porque criou e gosta deste pequeno mundo onde nós vivemos nesse universo tão grandioso. Ele poderia ter colocado a nossa terra em outra parte, se ele quisesse. O doutor Mc Gee também diz que Deus também não perguntou se ele queria ou não nascer no Texas. Certamente se ele tivesse me dado a oportunidade de escolher, eu teria escolhido mesmo São Paulo. Mas ele não deu esta oportunidade a mim. Posso dizer que este universo onde você e eu vivemos foi criado para o prazer de Deus. Ele achou bom criá-lo e coloca-lo onde está e se deleitou com sua obra.
Agora, vamos para uma outra razão, porque ele criou o universo. Ele criou o universo para a sua própria glória. A criação original, você sabe, declara a glória de Deus. Por isso, prezado amigo, podemos dizer que o mundo foi criado para a glória de Deus. Lemos essas palavras em Isaías 43 e versículo 7: "Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória, e que formei e fiz." Assim, podemos repetir: Deus criou este universo para a sua glória. Deus criou este universo e criou o homem nele para a sua própria glória. Deus quer ter comunhão com o homem. Deus fez o homem como um agente moral.
Nós temos falado a respeito da criação da terra e sobre esse tema muitos estão dependendo somente de especulações ou de teorias enquanto nós temos a revelação de Deus que nos mostra que Ele criou este mundo, e que nos criou para a sua glória. Nós sabemos quem criou o homem, e para quê o homem foi criado.
A ciência não tem podido explicar nada até agora, como diz o doutor Shapely, diretor do observatório de Harvard: "Nós continuamos mergulhados numa ignorância abismal a respeito do mundo no qual vivemos".
Amigo ouvinte você percebe que o próprio cientista é quem diz que estamos ainda em trevas no que se refere a criação da terra na qual vivemos? Como podemos ver, temos que escolher entre a especulação dos homens e a revelação de Deus, a revelação da sua Palavra.
Certamente daqui a alguns anos essas teorias estarão completamente esquecidas, a semelhança de tantas outras teorias humanas, e então muitos se voltarão à Palavra de Deus, à Bíblia, onde encontramos a verdade de Deus sobre o universo, e sobre o homem.
Mas, não é preciso que você espere para poder se voltar para a Palavra de Deus. Isto você pode fazer agora mesmo. E a nossa oração e o nosso desejo é que você tome agora mesmo a decisão de se voltar para Deus e para a sua palavra.
Deus criou você, prezado amigo, para a sua glória. Deus tudo criou para a sua glória, e inclusive eu e você.
Busquemos sempre viver dentro deste propósito divino.
Amigo ouvinte, muito obrigado por sua atenção até agora.
Concluímos nosso encontro convidando-o a se encontrar conosco no próximo programa.
Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário