quinta-feira, 31 de julho de 2014

Através da Bíblia - Levítico 1B

Levítico 1
Querido amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com grande alegria que chegamos a esse momento especial iniciando os estudos no livro de Levítico. Você que tem nos acompanhado sabe que o propósito de estudarmos a Palavra de Deus com profundidade e aplicá-la em nossas vidas é adequarmos as nossas vidas à vontade de Deus. Somos gratos a Deus pelo privilégio de podermos conhecer mais a sua vontade, que é boa, agradável e perfeita. Por isso quero incentivá-lo a ter em suas mãos a Bíblia e seu caderno de anotações abertos para estudarmos a introdução a Levítico. Aproveito a oportunidade para agradecer aqueles que têm compartilhando sobre o programa e sobre as suas vidas pessoais e ministeriais. É através das cartas e dos e-mails de vocês que ficamos sabendo do valor do programa. Hoje, registro o e-mail que vem do Japão. Esta irmã nos escreve as seguintes palavras: "Pr Itamir, sempre escutamos o estudo da Bíblia, mas moramos no Japão e temos uma dificuldade com o horário do Brasil, porque eu e meu marido trabalhamos em horários diferentes. É possível conseguir o estudo por escrito?Desde já agradeço a Deus por sua vida e por ensinar a Palavra com competência, sabedoria e simplicidade". Querido irmã, muito obrigado por suas palavras e pelo seu interesse. Como respondi no e-mail estamos tomando as providências para colocar a disposição dos interessados os áudios e o conteúdo escrito do programa. Quero cumprimentá-los pela disciplina de estudarem a Palavra de Deus. Agora, convido-a a pedir as bênçãos de Deus para este programa: "Pai de amor, obrigado por podermos abrir a Tua Palavra e ouvirmos a Tua voz. Senhor que a prática de estudarmos a Bíblia possa atrair muitos amigos para que possam desfrutar dessa comunhão contigo. Oriente-nos no estudo de hoje. Que haja edificação e glória ao teu nome. Oramos em nome de Jesus, Amém!".
Querido amigo, hoje estamos iniciando o estudo no livro de Levítico e, assim voltamos nossa atenção de novo ao AT. Mas, deixe-me contar-lhe um fato bem interessante que li nesses últimos dias preparando-me para o estudo deste livro.
Uma certa senhora, ao lhe perguntarem se já tinha lido a Bíblia inteira de uma só vez, respondeu: Eu nunca a li de uma só vez, embora já tenha lido grande parte dela consecutivamente. Três vezes comecei a lê-la inteiro, mas parei sempre no livro de Levítico. É... gostei do Gênesis, e do Êxodo, mas Levítico me pareceu tão insípido, isto é, tão desagradável, tão monótono de ler e entende-lo que desanimei e deixei a leitura seqüencial.
Agora, eu te pergunto, querido amigo: o que essa senhora merecia: simpatia ou uma advertência? Veja bem, falar de Levítico com uma leitura insípida, monótona, tediosa, sem sabor, é perder totalmente o sentido, o significado e a riqueza do livro.
Mas, como que poderíamos esperar que um livro que se ocupa inteiramente com regras, possa fornecer uma leitura emocionante? É claro que Levítico não se destina apenas a ser lido. Ele deve ser estudado. Sabe por que? É... Porque muito pouco do seu tesouro, da sua riqueza pode ser recebido somente através de uma leitura. Mas, quando nos concentramos e estudamos, meditamos nas palavras do seu conteúdo, então esse livro, que parece ser difícil para ler se torna em um dos trechos mais interessantes de toda a Bíblia.
Veja bem, alguns tem levantado argumentos que apontam para a dificuldade de se compreender Levítico. E, geralmente apresentam esses argumentos contra Levítico:
1)O 1º argumento contrário à leitura de Levítico é a impossibilidade de se dominar todo o ritual e simbolismo de Levítico extraindo dele quaisquer vantagens espirituais.
2)O 2º argumento contrário à leitura e o estudo de Levítico é a constatação que mostra que diante do término da dispensação mosaica, com o término da dispensação da Lei não conseguimos captar qualquer ensinamento precioso para os dias atuais.
3)O 3º argumento contrário à leitura, o estudo e a meditação de Levítico é o fato de que certos mandamentos levíticos em sua severidade e por outro lado em sua trivialidade não estão de acordo com o restante das Escrituras que revelam o conhecimento de Deus, e, finalmente...
4)O 4º argumento contrário à leitura, o estudo, a meditação e à compreensão prática de Levítico é que neste livro não encontramos as empolgantes histórias vistas em Gênesis e Êxodo.
Querido amigo, embora devamos reconhecer esses argumentos, qualquer estudo feito com um pouco de profundidade em Levítico nos revelará a falha em cada uma dessas argumentações. Como veremos, Levítico está repleto de valores espirituais, possuindo uma força viva para os nossos dias. A revelação que encontramos em Levítico sobre o caráter de Deus é única: o nosso Deus é Santo. E, essa verdade extraímos do estudo de seu conteúdo.
Mas, antes de começarmos o estudo propriamente dito do texto deste precioso livro, vamos fazer vários comentários introdutórios ao livro, que na opinião de muitos estudiosos o consideram um dos livros mais importantes da Bíblia. Há alguns até que entendem ser Levítico o livro o mais importante livro de toda a Bíblia. E é exatamente com a convicção da importância desse livro que estamos iniciando o estudo do seu conteúdo.
Porém, alguns até pensam que este não seria um livro muito adequado para se estudar em um programa de rádio como o nosso. Disse o Dr. Vernon que achava que o seu conteúdo não despertaria muito interesse do público em geral. Porém, depois verificou que houve por parte do público uma grande aceitação do estudo do seu conteúdo e assim confirmou que Levítico é de fato, um dos livros mais importantes da Bíblia.
Temos então, diante de nós, o terceiro livro do Pentateuco: O Livro de Levítico. No dizer de Harrison, em seu comentário sobre Levitico, este é "um livro de espiritualidade altaneira, a qual... aponta... para a morte de Jesus..." e, ainda no dizer de Mesquita, também em seu comentário sobre Levítico, ele afirma que este é um livro que: "dá um fundamento básico para todos os outros livros da Bíblia, nos ajudando a entender temas como o culto, os sacrifícios, os símbolos, a necessidade da santidade e outros temas..."
Creio que todos nós podemos reconhecer que Levítico é de fato, um dos livros fundamentais para o entendimento do conjunto da mensagem das Escrituras Sagradas porque em seu conteúdo temos os princípios corretos da verdadeira adoração.
Se você que me acompanha continuamente puder entender a mensagem deste livro, certamente será abençoado e crescerá na sua devoção ao Senhor. Na verdade, todas as seitas que, embora tenham o nome de cristãs ou evangélicas, mas não são verdadeiramente bíblicas, todos os cultos que existem sem fundamento nas Escrituras, sofrem tremendo abalo ao serem confrontados com o conteúdo deste livro, sabe por que? É... porque Levítico é um livro vivo que tem uma mensagem profundamente poderosa sobre o nosso relacionamento com Deus.
Vamos conhecê-lo detalhadamente para absorver todo o seu conteúdo. E, para isso, vamos às considerações necessárias sobre os aspectos introdutórios de Levítico:
1)Quanto ao seu nome: Em hebraico: waiicrá - "e ele chamou" - que são as primeiras palavras do livro. Em grego: leviticós - nome derivado da tribo de Levi. Os levitas entretanto não são as personagens principais, como poderia se supor por esse nome. Eram as ordens e leis que os levitas deveriam cumprir ao prestar culto a Deus.
2)Quanto a autoria: A evidência interna da autoria mosaica é confirmada no próprio livro pelo fato do texto declarar 56 vezes, nesses 27 capítulos: “Disse o Senhor a Moisés”, confirmando que as palavras de Deus foram dirigidas a Moisés. E, também em 1.1, a frase inicial: “chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da congregação lhe disse... mostra uma forte ligação entre o livro do Êxodo e este livro, a partir da inauguração do Tabernáculo a presença do Senhor estava sobre ele. Como evidência externa, em Mt 8.4 Jesus confirmou a autoria mosaica quando disse ao leproso que tinha acabado de curar: vai, mostra-te ao sacerdote e faze a oferta que Moisés ordenou, ordem essa que encontramos em Lv 14. E, também em Rm. 10:5, Paulo referindo-se a Lv.18:5, cita Moisés como seu autor.
3)Quanto ao cenário histórico: Moisés deve ter composto este livro depois da saída de Israel do Egito, isto é, depois do êxodo, durante o período inicial de peregrinação no deserto. Embora, grande parte do seu conteúdo tenha recebido diretamente de Deus, certamente a sua organização na forma que o conhecemos hoje deve ter ocorrido posteriormente.
Na verdade, as Escrituras, indicam que Levítico foi uma obra transmitida logo depois que Israel firmou a Aliança como Senhor (conf. Êx. 19:5). Também verificamos que a Lei Moral básica, O DECÁLOGO, tinha sido dado (conf. Êx. 20). Além disso, a presença de Deus estava no recém construído Tabernáculo (Êx. 29:43 e 40:34), e após todos esses eventos, conforme Deus havia prometido (conf. Êx. 25:22), vieram as palavras que se transformaram no Livro de Levítico.
O último versículo de Levítico localiza o livro em seu contexto nas Escrituras: “São estes os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai” (27.34).
4)Quanto a Data: Todo o conteúdo das leis, bem como os acontecimentos descritos em Levítico, cobrem então, algumas semanas vividas pelo povo, desde o levantamento do Tabemáculo (Ex. 40:l7), até a partida de Israel do Monte Sinai, conf. Nm. 10.11).
Isso deve ter ocorrido por volta de maio de 1.444 AC. (conf. a maioria dos críticos).
5)Quanto ao período de tempo envolvido: Moisés, muito provavelmente registrou essa legislação logo depois do Tabernáculo ter sido levantado, em 1º de abril de 1444 aC, e antes do povo começar a marchar em 20 de maio, cf. Êx 40.17 e Nm 10.11. Como os últimos 20 dias foram dedicados a realização do censo, cf. Nm 1.1, os acontecimento de Levítico ocorreram provavelmente nos 30 dias do mês de Abibe, o nosso mês de abril. Durante esse tempo, os israelitas celebraram por 7 dias o 1º aniversário da Páscoa e do Êxodo, cf. Nm 9.1-12. Mas deve-se destacar aqui que nesse período o povo de Israel não estava se movimentando. Todas essas instruções Moisés recebeu ainda no Sinai.
6)Quanto ao cenário religioso: Recém saídos do Egito idólatra os 2milhões e meio a 3 milhões de israelitas passaram esse 1º ano pós êxodo nas montanhas desertas do Sinai. Os estudiosos chamam esse período de “ano teológico”, pois durante esses meses o povo recebeu uma grande quantidade de verdades religiosas que não conheciam por serem escravos num país dominado pela idolatria. Para que pudessem sobreviver e não ter que enfrentar inimigos poderosos em luta armada, Deus providenciou alimentação, água, vestuário e saúde e uma coluna de fogo e uma nuvem para lhes proteger.
Depois de terem recebido a Lei e de terem levantado o Tabernáculo, os israelitas precisavam saber como cultuar a Deus, como adorar esse Deus poderoso e amoroso. Levítico é então o livro que registra essas orientações. Levítico mostra a necessidade da pureza e da santidade para o povo, mas especificamente para o ministério sacerdotal. É de se notar que nessa ênfase a palavra “santo” aparece 93 vezes no livro e a palavra “expiação” aparece 51 vezes, demonstrando assim a natureza dessas orientações.
7)Quanto ao tema do livro: O tema geral do livro de Levítico era comunicar a maravilhosa santidade do Deus de Israel e delinear os meios pelos quais o povo poderia ter acesso a ele. O tema do livro é a Lei dos Sacerdotes de Israel. É o livro que responde a seguinte questão: “Como pode um pecador aproximar-se de um Deus Santo?”.
8)Quanto a idéia central e a palavra chave do livro: A idéia central de Levítico é idéia da santidade, isto quer dizer, a idéia da separação, da consagração. Levítico mostra a transformação do uso normal, do uso comum, para um uso especial, um uso consagrado a Deus.
E, a palavra chave do livro é SANTIDADE ou SANTO, usadas mais de noventa vezes no texto.
9)Quanto ao propósito do livro: O propósito de Levítico é muito específico e pode ser entendido em 3 aspectos: 7.1)O livro é a convocação do povo de Deus para uma vida de santidade pessoal. 7.2)O propósito do livro é claramente orientar Israel a viver como uma nação santa em comunhão com um Deus santo. 7.3)O propósito é dar as normas pelas quais Israel como uma nação separada deveria desenvolver sua comunhão com o Deus criador do céu e da terra.
Os muitos rituais e simbolismos foram usados para, de alguma maneira, retratar o Senhor como Deus Santo e foram usados também para ensinar que a comunhão com esse Deus santo só acontece quando houver expiação pelo pecado e uma vida de obediência integral.
A ênfase na SANTIDADE é tão forte em Levítico, que nos capítulos 17 a 27, temos uma seção distinta, pelo seu caráter especial, e por isso tem sido chamada de: A LEI DA SANTIDADE.
10)Quanto as formas literárias: Com exceção de poucas passagens narrativas e uma seção de bênção e maldição, Levítico consiste em material legal, particularmente de natureza cultual. A maior parte desse material é altamente estruturada em forma quase poética.
A forma legal da maior parte de Levítico (prescrições e estatutos) dá a entender que ele pertence a um texto de aliança. De fato, ele trata das exigências da aliança que regulam os meios pelos quais a nação e os indivíduos israelitas poderiam estabelecer e manter o devido relacionamento com o Senhor Deus.
11)Quanto a teologia de Levítico: Israel era uma “nação santa”, uma nação separada para ser povo especial de Deus. Tendo aceitado essa condição ao firmar aliança, Israel tornou-se um instrumento de Deus, o mediador de sua graça salvadora para todas as nações da terra.
Para ser uma nação santa, Israel precisava de um meio pelo qual essa santidade —ou separação — pudesse ser mantida. Israel precisava de um conjunto de orientações que estipulassem cada aspecto daquele relacionamento entre a nação e seu Deus.
Levítico esboça como Israel podia prestar a devida adoração a Deus para cultivar e manter a relação criada pelo compromisso mútuo da aliança.
E, assim, o Deus soberano ordenou não só princípios de acesso pelos quais seu povo-servo devia achegar-se a ele, mas também designou períodos e lugares especiais.
12)Quanto a estrutura do livro: Esse livro que é um manual de santidade pode ser dividido em 5 grandes porções:
12.1. Leis sobre os sacrifícios e ofertas – cap. 1-7
12.2. A consagração dos sacerdotes – cap. 8-10
12.3. Leis sobre a purificação – cap. 11-15
12.4. Leis sobre o dia da expiação nacional – cap. 16
12.5. Leis da Santidade – cap.17-27
13)Quanto ao simbolismo de Cristo visto em Levítico: Este livro sacerdotal com certeza prefigurava a pessoa de Cristo e sua obra como sumo sacerdote da nossa salvação e como o sacrifício, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Do mesmo modo que em Gn. vimos Melquizedeque como uma figura de Cristo, aqui em Levítico, Arão é uma prefiguração do nosso Salvador. Mas sobretudo os diversos sacrifícios que veremos no livro apontam para Cristo da seguinte maneira: 1)no sacrifício pelos pecados Jesus, é a nossa expiação; 2)no sacrifício do holocausto, Jesus é a nossa justiça; 3)na oferta pacífica, Jesus é a nossa paz com Deus; 4)no sacrifício pela transgressão, Jesus é a nossa satisfação, é a nossa reparação; e, 5)na oferta de manjares, Jesus é a nossa oferta ou nossa dádiva a Deus.
14)Quanto ao valor ético de Levítico: Os rituais de Levítico encontram seu cumprimento no sacrifício de Cristo, não sendo, assim, regras vigentes no culto cristão. Contrastando com isso, o apreço e a gratidão pela santidade de Deus e a lembrança do que Deus fez para o nosso livramento, não da escravidão egípcia, mas da escravidão do pecado, por intermédio da morte de Cristo, certamente continua a motivar os cristãos a um viver santo.
15) Quanto a mensagem de Levítico para hoje: O livro de Levítico, sem dúvida, é um dos mais negligenciados do AT, exatamente porque os cristãos de hoje não conseguem ver sua importância para a vida atual. Quando, porém, se percebe que seus principais temas ou ideais: a santidade de Deus, sua aliança com seu povo e as conseqüentes exigências de uma vida santa são eternos e irrevogáveis, torna-se imediatamente clara a importância e a relevância do estudo do seu conteúdo para os cristãos de todas as épocas.
Que o Espírito Santo nos guie nos estudos de Levítico.
Bom, terminamos assim o nosso tempo de estudo com a expectativa de que essa introdução a Levítico tenha edificado sua vida e tenha te motivado a estudar com profundidade esse importante livro bíblico.
Escreva-nos, por carta ou pelo e-mail. Entre em contato conosco. Será muito bom compartilharmos sobre a Palavra de Deus.
Que o Senhor Jesus te abençoe,
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário