quarta-feira, 30 de julho de 2014

Através da Bíblia - Gênesis 1.2-25

Gênesis 1.2-25
Amigo ouvinte, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia" levando até você os comentários do livro de Gênesis. Você que tem nos acompanhado sabe do nosso propósito de compartilhar com você em cada programa a genuína Palavra de Deus, com o alvo de edificar o corpo de Cristo e anunciar a necessidade da fé em Jesus, como Salvador e Senhor de nossas vidas.
Além de ser um grande privilégio, entendemos também que é grande a nossa responsabilidade de proclamarmos a mensagem bíblica de tal maneira que todos possamos compreende-la e aplica-la em nossas vidas. Mas, antes de iniciarmos os nosso comentários vamos mencionar uma carta que nos chega da cidade de São Paulo, do Estado de São Paulo. O nosso amigo ouvinte nos diz o seguinte: "Comecei a ouvir o "Através da Bíblia" sintonizando uma das rádios aqui da capital. Gostei muito, muito mesmo. Mensagens de conhecimento e sabedoria...obrigado por abrir o meu entendimento na Palavra. Vejo que sou uma pessoa que tem muito para aprender... Tenho sede por esse conhecimento da Bíblia Sagrada..."
Querido amigo e irmão em Cristo, ficamos contentes com suas palavras e principalmente porque o programa tem servido para a sua edificação. A nossa palavra é de encorajamento. Continue nos ouvindo, mas principalmente estudando pessoalmente a Palavra de Deus. Lembre-se de que ela é nosso alimento espiritual.
Amigo ouvinte, convido-o para orarmos a Deus: "Pai querido, na Tua presença agradecemos o privilégio de podermos manusear e estudarmos a Tua Palavra que é o recado do Teu coração para as nossas vidas. Obrigado porque pela Bíblia conhecemos mais sobre o Senhor e conhecemos mais a Ti mesmo. Conduza-nos nessa hora de estudo. Oramos, Senhor, em nome de Jesus, Amém".
Amigo ouvinte, você que ainda não nos escreveu saiba que nos colocamos à disposição de todos os nossos amigos ouvintes. Aguardem o nosso endereço no final do programa e escreva-nos.
Querido amigo, estamos estudando o livro de Gênesis. Já falamos sobre o primeiro versículo, um versículo querido e conhecido pela grande maioria das pessoas. Um pequeno versículo mas, um dos versículos mais importantes de toda a Bíblia. São essas as suas palavras: "No princípio criou Deus o céu e a terra." Em minha opinião esta é a porta através da qual podemos iniciar com segurança o estudo da Bíblia. Temos que crer que Deus é o criador. "... É necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe, e que se torna galardoador dos que o buscam." Estas palavras nós encontramos na epístola aos Hebreus, capítulo 11 versículo 6.
Vamos pensar um pouco nestas palavras. Analisemos por alguns instantes este pequeno versículo da Palavra de Deus. Dissemos que este versículo só pode ser recebido por meio da fé. Pela fé nós entendemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus. Tudo o que veio a existir foi feito através da Palavra de Deus. Tudo o que vemos é real, nada é fantasmagórico, nada é mitológico.
Na expressão: "Criou Deus". O verbo criou usado é "bara", no hebraico, e quer dizer "criar do nada". Este verbo tem unicamente Deus como sujeito e sempre se refere a Deus como alguém que produz um resultado novo e imprevisível.
Deus criou tudo do nada. Neste primeiro capítulo de Gênesis, este verbo é usado 3 vezes apenas (neste v.1, no v.21 e no v.27). São relatados 3 atos da criação de Deus. No v. 1 temos a criação dos céus e da terra do nada. Depois, no v. 21 temos a criação da vida dos grandes animais marinhos e as aves. "Criou Deus os grandes animais marinhos, e todos os seres viventes que rastejam". E, por fim encontramos o terceiro ato da criação, a criação da vida humana no versículo 26. Diz assim o texto sagrado: "Criou Deus pois o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou".
Portanto, pelo que estamos vendo, a teoria da evolução tem dificuldades com esse relato e não explica nada satisfatoriamente. A evolução teísta que é defendida por alguns teólogos modernos afirma que os dias mencionados aqui correspondem a longos períodos de tempo, e não a dias de 24 horas. Mas é importante destacarmos que essa é mais uma hipótese. O texto sagrado é claro em mostrar que se trata de dias de 24 horas. Vemos que a Bíblia menciona a tarde, menciona a manhã, além de mencionar o dia e a noite.
O v. 16 diz que Deus colocou luzeiros no firmamento dos céus para o maior governar o dia, e o menor para governar a noite. De forma que, esses termos são bastante claros para mostrarem que podemos aceitar os dias de 24 horas, e não de longos períodos de tempo.
Retornemos ao primeiro versículo novamente, onde lemos que Deus criou o céu e a terra. E a terra está destacada do resto da criação aqui no texto. Bem, a terra é o lar do homem. Aqui é o local onde o homem foi colocado. Deus o colocou na terra e nos interessamos nesse relato porque somos criaturas, e que somos criaturas da espécie humana.
Analisemos agora o versículo dois (2). Esse é o seu conteúdo: "A terra porém era sem forma e vazia. Havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas."
Em relação a este versículo existem alguns estudiosos que traduzem essas palavras da seguinte maneira: "A terra, porém, tornou-se sem forma e vazia, ao invés de "a terra estava sem forma e vazia". Entendem que os versículos 1 e 2 referem-se a dois (2) atos criativos de Deus, interpretando que a criação inicial do versículo um (1) caiu em uma condição de desolação por causa de uma grande catástrofe. Assim essa expressão "era sem forma e vazia" é traduzida por "veio a ser sem forma e vazia".
Admitimos que não há grande evidência para esta teoria mas, vemos que alguma coisa aconteceu com a terra. E como foi que ela ficou dessa maneira? Podemos crer que houve uma catástrofe que abalou o universo de Deus.
Ainda no versículo dois (2) lemos que "havia trevas sobre a face do abismo". Quando a Bíblia diz que a terra era ou tornou-se sem forma e vazia, mostra que havia um caos, mas, este caos não foi criado por Deus. É a própria Bíblia que diz no livro do profeta Isaías, capítulo 45 e versículo 18 que Deus não criou este caos, não criou a terra vazia e sem forma. O autor sagrado nos diz: "Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez, e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada ...".
Essa é a afirmação do profeta Isaías. No original hebraico lemos que Deus não criou a terra sem forma e vazia. Esta não foi a forma como Deus criou a terra. Deus criou este universo como um cosmos, e não como um caos. O que Isaías, inspirado pelo próprio Deus, afirma nesse versículo é que Deus criou a terra e a estabeleceu não para ser um caos mas para ser habitada.
Até onde se pode saber, a terra é o único lugar habitável do universo, mas no princípio a terra também era ou se tornou sem forma e vazia.
Ainda o v.2 nos diz que "havia trevas sobre a face do abismo". A terra era algo como a lua hoje, mas o Espírito de Deus se movia e pairava por sobre as águas. O universo inteiro foi abalado por essa grande catástrofe. Mas a qual catástrofe nos referimos? Como já dissemos, sobre essa idéia podemos apenas fazer conjecturas. Não iremos entrar em detalhes. Talvez entremos em detalhes sobre este assunto quando chegarmos a outras passagens das Escrituras. Mas é possível que tenha existido na terra uma criação pré-adâmica e que entre o versículos 1 e 2 a grande catástrofe se refira a queda de Lúcifer, que é Satanás, o diabo. Muito provavelmente o estado da terra sem forma e vazia está relacionada com a queda de Satanás. Apesar da Bíblia não dar detalhes sobre o assunto, podemos, através da sua leitura e do seu estudo percebermos que há o suficiente para chegarmos a conclusão de que a terra se tornou sem forma, vazia e se tornou num grande abismo, provavelmente, com a presença de Satanás. Mas, o vr. dois (2) termina dizendo que Deus por meio do seu Espírito, tornou novamente a terra habitável para o homem. Diz o texto de Gênesis 1.2 que: "... o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." A palavra "pairava" aqui usada, tem o mesmo sentido de proteger, de cobrir, da mesma forma como uma galinha acolhe e cobre os seus pintinhos. O Espírito de Deus cobria a face das águas. E, assim vemos o Espírito Santo começando o seu ministério de refazer, de fazer de novo, de recriar. Ele entrou em cena para criar de novo. E é isto o que o Espírito de Deus está fazendo em nós, em nossos dias. Todos estamos lembrados do que Jesus disse em Jo 3.7: "Necessário vos é nascer de novo" e esse novo nascimento é obra do Espírito Santo que nos regenera, isto é, nos gera de novo. Amigo ouvinte, é possível entender que foi isso que aconteceu com a terra criada. Ela foi criada inicialmente perfeita, habitável. Mas com a catastrófica provável queda de Satanás, tornou-se sem forma, vazia, e com trevas sobre a face do abismo. Mas o Espírito de Deus pairando por sobre as águas, tornou a terra habitável.
Mas, vamos ver o que houve nos demais seis dias da criação, da recriação. No vers. um (1) temos a criação do Universo, no versículo dois (2) temos a convulsão da terra quando ela se tornou sem forma e vazia. E nos demais dias mencionados nesse capítulo temos a reconstrução da terra. Texto que vai do versículo 3 até o final do capítulo. Podemos dividir esse relato em duas grandes partes:
Em primeiro lugar, dos versículos 3 a 10, Deus cria as estruturas fundamentais do nosso mundo: o tempo (vrs. 3, 4 e 5) e o espaço (vrs. 6 a 10) e o próprio espaço é estabelecido tanto verticalmente (vrs. 6 a 8) como horizontalmente (vrs. 9 a 10).
Em segundo lugar dos versículos 11 a 31, Deus criou dentro do mundo estruturado os seres vivos e as condições para a sua sobrevivência. Criou primeiro as plantas, nos versículos 11 a 13; em segundo lugar criou os grandes luzeiros (Sol e Lua), nos versículos 14 a 19; em terceiro lugar, nos versículos 20 a 25 Deus criou os animais marinhos e as aves; e, finalmente, em quarto lugar, nos versículos 26 a 28 Deus criou o ser humano, dando-lhe as condições de sobrevivência (versículos 29 e 30) e no versículo final do capítulo, versículo 31 encontramos um parecer de Deus aprovando com satisfação a Sua criação: "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia".
Como você, que está nos acompanhando com a sua Bíblia aberta, deve perceber, os três primeiros versículos do capítulo dois relatam o término da criação, mostrando que no sétimo dia Deus descansou de toda a sua obra que tinha feito e o abençoou e o santificou porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
Ouvinte amigo, vamos detalhar um pouco mais esses dias da criação.
Veja o que diz o versículo 3: "Disse Deus: Haja luz. E houve luz." É aqui pela primeira vez na Bíblia que encontramos Deus falando. O nosso Deus fala! E quando Ele fala as coisas acontecem. O que não existia vem a existir! Esse é o nosso Deus! Nos versículos 4 e 5 lemos: "E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia". Aqui temos mais uma pista de um dia constituído de 24 horas.
Nos versículos 6 a 8 vemos Deus falando novamente, o versículo diz: "E disse Deus: Haja firmamento nos meios das águas, e separação entre águas e águas. Fez, pois Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus... ". Esse firmamento aqui referido é o espaço acima das nossas cabeças, nas alturas, onde encontramos as nuvens, inclusive aquelas que formam as águas. Vemos também o firmamento no meio das águas, e a separação entre águas e águas. Deus separou as águas não somente aqui na terra, mas no céu. Entende-se que existam 3 tipos de céu, ou 3 sentidos da palavra céu na Bíblia. Jesus por exemplo falou das aves do céu, isto é, o céu que aqui é chamado de firmamento. A seguir há o céu das estrelas, e depois ao terceiro céu, onde Deus habita. Essa é uma explicação dada por muitos estudiosos, embora não tenhamos essa explicação detalhada em algum texto bíblico. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
Os versículos 9 a 13 relatam que Deus mandou que as águas se ajuntassem debaixo do céu num só lugar, e ordenou que aparecesse a porção seca, e assim se fez. E a porção seca, Ele a chamou terra, e ao ajuntamento das águas, mares. A terra produziu relva, ervas e árvores frutíferas. E viu Deus que isto era bom. Houve tarde e a manhã, o terceiro dia.
Os versículos 14 a 19 descrevem a criação divina dos grandes luzeiros: o Sol, a Lua e as estrelas. Colocando-os no firmamento, no céu, para alumiarem a terra, marcar dias e noites e as estações do ano. Deus viu que isso era bom e houve tarde e manhã, o quarto dia.
Os versículos 20 a 23, Deus criou e povoou as águas com enxames de seres viventes, os grandes animais marinhos, os répteis, os peixes e colocou as aves voando sobre a terra e sob o firmamento dos céus. E viu Deus que tudo era bom. Deus os abençoou e ordenou-lhes que se multiplicassem. Houve, assim, tarde e manhã, o quinto dia.
Antes de passarmos adiante, amigo ouvinte, vale a pena percebermos que Deus está ativamente criando tudo do nada. E este registro apesar de ser uma síntese da obra criativa de Deus não dá margem para se pensar que Ele tenha usado o processo de evolução. Deus está fazendo as coisas aqui através da sua poderosa palavra. Deus não criou apenas uma espécie que produziu outras espécies. Deus é quem criou todas as coisas que até então não existiam. Esse é o nosso Deus criador!
Na seqüência, os versículos 24 a 31 relatam Deus criando os animais domésticos, os répteis, e animais selváticos, cada um segundo a sua espécie, contradizendo mais uma vez a teoria da evolução.
Mas, ouvinte amigo, quero destacar algo maravilhoso: ainda neste sexto dia algo muito importante aconteceu: Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança". O homem não pode ser produto de evolução. Foi Deus quem nos criou. Nós, seres humanos não viemos de uma planta, não viemos de um animal. Fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança. Todos nós somos descendentes desse homem que Deus criou. Nós somos obra das mãos de Deus. É esta a realidade que o livro de Gênesis nos apresenta. Esta é a realidade do relato bíblico.
Mas vale a pena terminarmos esse programa destacando mais um detalhe importante, no versículo 26: o verbo fazer é citado no plural e por duas vezes temos o pronome também no plural. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança".
Querido ouvinte, é isso mesmo que você está pensando. Mesmo que se interprete o uso do plural gramaticalmente, como plural de majestade (no qual o sujeito singular se refere a si mesmo como se fosse coletivo), ou o plural deliberativo (no qual Deus direciona uma afirmação a si mesmo), é certo percebermos que aqui temos uma clara indicação da pluralidade dentro da unidade divina, referindo-se então às pessoas da Trindade. Eu e você somos obra das mãos poderosas e amorosas de Deus-Pai; Deus-Filho e Deus-Espírito Santo.
Ouvinte amigo, voltaremos a tratar desse temas em outros programas, mas enquanto isso e no final desse programa, agradeça a Deus pela Sua maravilhosa criação. Agradeça a Deus porque você é uma criatura feita por um Deus poderoso e amoroso.
Ouvinte amigo, fiquemos por aqui. Convido-o para o nosso próximo encontro.
Deus te abençoe.
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário