quarta-feira, 30 de julho de 2014

Através da biblia Gênesis 12-50

Gênesis 12-50
Amigo ouvinte estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Nosso propósito é estudar detalhadamente a Bíblia com você e, assim, dentro de instantes estaremos levando até você mais um comentário sobre a Bíblia e hoje especificamente sobre o livro de Gênesis. Mas, antes, porém, vamos ler parte de uma carta que nos chega da cidade de Curitiba, do Estado do Paraná. Esse querido ouvinte nos diz o seguinte: "Sou ouvinte desse maravilhoso programa que divulga a Palavra de Deus. Tenho apreciado deveras o Através da Bíblia, pois creio que todo ser humano precisa mesmo é de conhecer o plano de Deus para sua vida, pois somos prisioneiros do pecado e só pelo sangue de Jesus somos libertos". Amigo, concordamos com você: somente o Senhor Jesus Cristo pode nos libertar e nos dar nova vida. Por isso, muito obrigado, por sua carta e volte a nos escrever sempre. Nós estamos aqui ao seu dispor. Aqueles ouvintes que desejarem também nos escrever, nós teremos muito prazer em receber as suas cartas. Mas escrever dizendo o que? Bem, muitas pessoas gostam de escrever, simplesmente para se comunicar e compartilham conosco algumas informações, falam do programa Através da Bíblia, compartilham seus problemas, pedem oração ou orientação. A verdade é que nós recebemos cartas de todos os tipos. Tenha total liberdade. Escreva, pois teremos prazer em receber e responder. Aguarde o endereço completo no final do programa e comunique-se conosco.
Bem amigo, vamos orar, pedindo a bênção e direção de Deus para o estudo de hoje:
"Pai celestial, abençoa-nos nesta hora de estudo e meditação na Tua Palavra. Ilumina-nos pelo Teu Espírito mostrando-nos o Teu querer e capacitando-nos para realizarmos a Tua vontade. Nós te pedimos essas bênçãos, em nome de Jesus. Amém".
Amigo ouvinte estamos estudando o livro de Gênesis, como você está lembrado. Em nosso último programa, dividimos o livro em duas grandes partes: Dos capítulos 1 a 11, a primeira parte. E a segunda parte dos capítulos 12 a 50, isto é, até o fim do livro. No último programa dissemos que a ênfase de Gênesis recai sobre a segunda parte, do capítulo 12 até o 50. Lembra-se da razão de fazermos essa afirmação? É que a primeira parte de Gênesis trata do começo da criação. Mas, a partir da segunda do Gênesis encontramos uma ênfase maior na redenção do homem. Dissemos, então, que Deus estava mais interessado nas pessoas do que em todo o universo criado por Ele. E podemos dizer que Deus está mais interessado em você e dá mais valor a você, do que ao universo inteiro. Isto foi demonstrado pelo envio de Jesus Cristo para nos salvar dos nossos pecados!
Para estudarmos este livro de Gênesis ou outro livro bíblico, temos de conhece-lo de modo completo, como um todo, tendo dele uma visão geral, para depois, sim, analisá-lo olhando as suas partes. Lembra-se que eu comentei que há duas formas de se estudar a Bíblia. Uma é com um telescópio e a outra é com um microscópio. No programa passado usamos um telescópio, isto é, vimos ver o livro de um modo geral. Conhecemos Gênesis de modo completo.
Hoje, com um microscópio vamos conhecer os detalhes, as particularidades de Gênesis. Nesse encontro verificaremos os detalhes do esboço do livro e a partir desse programa iremos estudando Gênesis em pequenas porções.
Quero lhe dar a oportunidade para você anotar o esboço que daremos a seguir, enquanto se lembra que a mensagem geral do livro de Gênesis pode ser expressa nessa frase: "Gênesis demonstra o fracasso do homem em todas as circunstâncias, mas também revela a maravilhosa salvação de Deus para cada situação".
Agora vamos conhecer em detalhes a primeira parte de Gênesis que, como dissemos é o livro das origens, dos princípios.
A primeira parte do esboço abrange o conteúdo dos onze primeiros capítulos de Gênesis. Podemos denomina-lo de: "A História primitiva da raça humana". Nessa primeira parte de Gênesis, que vai do capítulo 1 até o capítulo 11 temos subdivisões que podem nos ajudar a reter melhor o seu conteúdo.
Vamos a elas: Temos quatro narrativas de grandes eventos que deram origem à raça humana: 1o. A narrativa da Criação - capítulos 1 e 2; 2o . A narrativa da Queda - capítulos 3 a 6; 3o . A narrativa do Dilúvio - capítulos 6 a 8; e em 4o lugar A narrativa da Torre de Babel - capítulos 9 a 11.
A segunda parte do esboço de Gênesis abrange o conteúdo dos capítulos doze até cinqüenta, isto é, até o final do livro. Podemos denomina-lo de: "A História patriarcal da raça hebraica". E aqui também temos subdivisões que podem nos ajudar a reter melhor o seu conteúdo. Aqui temos as narrativas de quatro grandes personagens que deram origem ao povo hebreu. Em primeiro lugar: A narrativa da vida de Abrão (depois chamado Abraão) - capítulos 12 a 24; em segundo lugar: A narrativa da vida de Isaque - capítulos 21 a 26; em terceiro lugar: a narrativa da vida de Jacó (depois chamado Israel) - capítulos 27 a 36; e em quarto lugar: a narrativa da vida de José - capítulos 37 a 50. Você conseguiu acompanhar?
Eu vou repetir para você perceber como é fácil decorarmos o esboço de Gênesis. O livro está dividido em duas grandes porções: capítulos 1 a 11 e 12 a 50. Na primeira parte temos o relato de quatro eventos: a criação, a queda, o dilúvio e a torre de Babel. Na segunda parte temos o relato de quatro grandes personagens, iniciadores da raça hebraica: Abraão, Isaque, Jacó e José. É fácil, não é mesmo?
Estamos caminhando passo a passo. Então me acompanhe no que vem a seguir. Iremos dividir as essas subdivisões para que nos aprofundemos ainda mais no conhecimento de cada um dos detalhes: Lembre-se de nossa ilustração: estamos vendo o livro de Gênesis com um microscópio. E você deve saber que um microscópio tem várias lentes. Quando usadas adequadamente essas lentes nos permitem ver detalhes que muitas vezes não foram percebidos anteriormente. Usaremos essas lentes mais potentes quando começarmos a partir do próximo programa a analise de trechos e de versículos dos livros bíblicos que estudaremos.
É uma grande aventura percebermos as riquezas da Palavra de Deus! Afinal, a Bíblia é a revelação do Deus infinito a uma criatura finita. Quanto mais estudamos a Palavra de Deus mais conhecemos a Deus, a sua soberania, o seu poder e o seu imenso amor dado a cada um de nós.
Amigo ouvinte, espero que você esteja pronto para um mergulho mais profundo na Palavra de Deus. Ou, se você quiser, vamos voltar ao microscópio para conhecer mais detalhes do livro de Gênesis.
Na nossa primeira divisão que engloba os capítulos 1 a 11, e que denominamos de "A história primitiva da raça humana" anotamos quatro subdivisões: A narrativa da criação; A narrativa da queda; A narrativa do dilúvio e A narrativa da torre de Babel. Agora vamos subdividir ainda mais cada uma dessas quatro subdivisões.
Preste bem atenção e se quiser e for possível anote os detalhes:
Assim, para a 1a subdivisão que denominamos "A narrativa da Criação" vamos dividi-la em 1o lugar: A narrativa de toda a criação - capítulo um e em 2o lugar: A narrativa especial da criação do homem - no capítulo dois.
Na 2a subdivisão que denominamos "A narrativa da Queda" vamos dividi-la em 1o lugar: A entrada do pecado no mundo - capítulo três e em 2o lugar: A narrativa do avanço do pecado no mundo - capítulos 4 a 6.
Para a 3a subdivisão, que denominamos "A narrativa do dilúvio", ao invés de termos apenas duas divisões, vamos encontrar três divisões. Em primeiro lugar: a causa do dilúvio, cujo conteúdo está relatado no capítulo seis. Em segundo lugar: a vinda do dilúvio, cujo conteúdo está relatado no capítulo sete. E, em terceiro lugar: a conseqüência do dilúvio, cujo conteúdo está relatado no capítulo oito.
E, para a 4a divisão, que denominamos "A narrativa da Torre de Babel", que engloba os capítulos nove a onze encontramos duas subdivisões: Em primeiro lugar: o recomeço da história humana com Noé e sua descendência, cujo conteúdo está relatado nos capítulos nove e dez. E, em segundo lugar: o relato da rebelião humana através da Torre de Babel, cujo conteúdo está no capítulo onze.
Amigo ouvinte, você conseguiu acompanhar? Passamos para você todas as subdivisões da primeira parte de Gênesis. Mas, ainda quero relembrar com você os quatro eventos desta primeira parte, do capítulo 1 até o capítulo 11, para que você memorize com mais facilidade:
A narrativa da criação - capítulos um e dois; A narrativa da queda - capítulos três a seis; A narrativa do dilúvio - capítulos seis a oito; e, A narrativa de Babel - capítulos nove a onze. Relembrou? Quatro grandes eventos: Criação, Queda, Dilúvio e Babel.
Sabe porque é importante você ter bem claro o esboço de um livro bíblico em sua mente? É importante para que você ao estudar um trecho do livro tenha a idéia completa do seu conteúdo para que o contexto do livro seja respeitado e sua interpretação seja segura e correta. É isso que fazemos, esboçando Gênesis.
Amigo ouvinte, estamos agora diante de mais uma parte da nossa tarefa de olharmos detidamente através das lentes dos nosso microscópio para enxergarmos com mais detalhes a segunda parte do livro de Gênesis.
Vamos então recordar que esta segunda parte de Gênesis refere-se aos capítulos 12 a 50. Esta segunda parte, nós a denominamos: "A História patriarcal da raça hebraica". E como já mencionamos anteriormente, aqui também temos subdivisões que podem nos ajudar a reter melhor o seu conteúdo. Aqui temos as narrativas de quatro grandes personagens que deram origem ao povo hebreu. Está se lembrando de cada um deles?
Em primeiro lugar, temos A narrativa da vida de Abrão (depois chamado de Abraão), que está registrada nos capítulos 12 a 24; em segundo lugar, temos A narrativa da vida de Isaque registrada nos capítulos 21 a 26; em terceiro lugar encontramos a narrativa da vida de Jacó (depois chamado de Israel) nos capítulos 27 a 36; e em quarto e último lugar, encontramos a narrativa da vida de José, registrada em detalhes nos capítulos 37 a 50. Você está conseguindo acompanhar?
Para tornar mais fácil a memorização desse segunda parte de Gênesis você deve guardar mais quatro ( 4) palavras: Abraão, Isaque, Jacó e José. Não é fácil? Sim! É bem simples!
Portanto em Gênesis temos 4 Quatro Eventos: criação, queda, dilúvio e Babel, mas também temos 4 Quatro personagens: Abrão, Isaque, Jacó e José. Memorize essas oito palavras e você terá facilmente o esboço de Gênesis em sua memória!
Amigo ouvinte, assim como fizemos na primeira parte de Gênesis, ao subdividirmos esses quatro eventos importantes, aqui também na segunda parte subdividiremos e a vida desses quatro personagens para que os conheçamos ainda melhor.
Em primeiro lugar, a vida de Abraão, que é narrada nos capítulos doze (12) a vinte e quatro (24), podemos denomina-la de "A aliança prometida". Em segundo lugar, a vida de Isaque, que é narrada nos capítulos vinte e um (21) a vinte e seis (26), podemos denominá-la de "A aliança transmitida". Em terceiro lugar, a vida de Jacó, que é narrada nos capítulos vinte e sete (27) a trinta e seis (36), que pode ser denominada de "A aliança prosseguida". E, em quarto lugar, em último lugar, a vida de José, narrada nos capítulos trinta e sete (37) a cinqüenta (50), que pode ser denominada de "A aliança exercitada".
Conseguiu acompanhar? Essa é a segunda parte de Gênesis, a parte em que conhecemos a origem da nação hebraica, que se deu através dos quatro patriarcas bem conhecidos por todos: Abraão, Isaque, Jacó e José. Memorizando esses quatro nomes você tem condições de saber de modo simples o esboço dessa parte de Gênesis.
Bom, amigo ouvinte, temos que prosseguir em nossa tarefa de conhecer ainda mais os detalhes dessa segunda parte do primeiro livro da Bíblia, o "livro das origens", o "livro dos começos". Limpe bem as lentes do seu microscópio e vamos conhecer mais profundamente cada uma dessas vidas marcantes. Vidas de personagens que deram origem à nação hebraica, mas vidas que principalmente nos mostram homens comuns, iguais a nós, que foram escolhidos por Deus, sem mérito algum, mas que confiaram em Deus e nas Suas promessas e prosseguiram, pela fé, participando ativamente do plano de Deus.
Esse plano divino começou a ser delineado, começou a ser percebido desde que o pecado entrou no mundo. Em Gênesis 3.15, o redentor foi prometido e a partir dali Deus foi chamando instrumentos humanos para que tal plano se realizasse.
Mas, amigo ouvinte, vamos conhecer as subdivisões das vidas de Abraão, Isaque, Jacó e José. Vqamos conhece-los mais detalhadamente.
Em primeiro lugar, nos capítulos doze (12) a vinte e quatro (24) observando a vida de Abraão, que denominamos de "A aliança prometida" encontramos três aspectos que podem ser descritos como: "princípios da fé na aliança" nos capítulos doze a quatorze (12-14); "teste da fé na aliança" nos capítulos quinze a vinte e um (15-21); e, "o aperfeiçoamento da fé na aliança", nos capítulos vinte e dois a vinte e quatro (22-24). A vida de Abraão, chamado o "Pai da Fé", o amigo de Deus, um dos heróis da galeria da fé de Hebreus onze (11) é assim detalhada para que possamos conhece-la mais ainda.
Em segundo lugar, nos capítulos vinte e um (21) a vinte e seis (26) observamos a vida do filho de Abraão, Isaque, e por isso mesmo é que os capítulos vinte e um (21) a vinte e quatro (24) constam tanto na divisão que analisa a vida de Abraão como são os capítulos iniciais da vida de Isaque. Em primeiro lugar, esses capítulos (21-24) descrevem o nascimento e o casamento de Isaque; e, em segundo lugar, nos capítulos vinte e cinco (25) e vinte e seis (26) encontramos a descrição da concessão da bênção de Abraão a Isaque, seu filho.
Em terceiro lugar, nesta segunda parte do livro de Gênesis, encontramos nos capítulos vinte e sete (27) a trinta e seis (36) a narrativa da vida de Jacó que denominamos de "a aliança prosseguida". Nos capítulos 27 a 30 encontramos as bênçãos materiais conseguidas e nos capítulos 31 a 36 as bênçãos espirituais não conseguidas até que a transformação ocorreu.
Em quarto lugar, dos capítulos trinta e sete (37) a cinqüenta (50) temos a descrição da vida de José, conhecido por muitos de nós, como "José do Egito", esses capítulos denominamos de "a aliança exercitada" e as suas subdivisões são as seguintes: o primeiro destaque enfatiza o "treinamento através das provações", nos capítulos trinta e sete (37) a quarenta (40) e o segundo destaque enfatiza o "triunfo através da confiança em Deus".
Amigo ouvinte, espero que você tenha conseguido nos acompanhar nesse detalhamento da segunda parte do esboço do livro de Gênesis. E, a partir do próximo programa estaremos detalhando ainda mais o livro de Gênesis estudando parágrafos, detendo-nos naqueles versículos mais importantes.
Por exemplo, ao estudarmos o capítulo um de Gênesis, que nos apresenta a narrativa da criação de todo o universo nos deteremos no exame das teorias a respeito da criação do universo.
Creio que você já ouviu opiniões diferentes sobre a formação do nosso mundo e do universo onde ele se insere. Temos pessoas que crêem na criação divina, como é relatada na Bíblia, mas temos também pessoas que não aceitam essa narrativa.
Temos livros que abordam essas teorias, chamadas científicas, mas que muitas vezes de ciência, só tem mesmo o título, porque tais teorias estão sendo mudadas em cada dez anos e a maior parte delas é alterada em cada cinco anos.
Sempre houve muitas teorias sobre a origem do universo. Houve quem dissesse que o mundo era uma ilusão e não era uma realidade. Certamente não precisamos dizer que essa teoria está completamente contra os fatos, não é verdade? Mas ainda hoje temos aqueles que aceitam tal teoria em nossos dias.
Há quem diga que o mundo surgiu espontaneamente do nada. Bem, num sentido é preciso lembrar que Deus é quem ordenou e tudo veio a existir. Ele criou o universo do nada.
Mas, também temos é a teoria do big bang. Ela afirma que o mundo apareceu como conseqüência de uma grande explosão, bilhões de anos atrás.
São várias posições, não é mesmo? Bom, gastaremos mais tempo nos próximos programas analisando cada uma delas.
Por hoje, quero agradecer a sua companhia e convida-lo para nos encontrarmos no próximo programa. Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário