quinta-feira, 31 de julho de 2014

Através da Levítico - Levítico 1A

Levítico 1
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com grande satisfação que reservamos esse tempo para estudarmos a Palavra de Deus. Somos gratos a Deus pelo privilégio de podermos conhecer mais a sua vontade e o seu querer para nós. Ao iniciarmos os nossos estudos no livro de Levítico quero incentivá-lo a essa prática, pois o alvo desse programa é estudar toda a Bíblia durante o prazo de cinco anos. Veja que é um projeto de longo alcance e por isso quero aproveitar a oportunidade para agradecer a você que nos escreveu compartilhando sobre o programa e sobre a sua vida pessoal e ministerial. Hoje, por exemplo, registramos o e-mail que o P.E. de Espírito Santo do Pinhal em SP nos enviou. São essas as suas palavras: "Pr. Itamir,olá! Que bom que agora vocês também colocaram à disposição no site da RTM os programas atuais e anteriores do Através da Bíblia, pois sempre temos alguns contra-tempo e agora podemos ouvir num horário mais confortável.Amigos, isso é uma grande bênção...Que todos sejam fortalecidos pelo nosso Senhor Jesus...Um grande abraço". Querido amigo, muito obrigado por suas palavras. Quero cumprimentá-lo por você reservar um tempo para o estudo da Palavra de Deus. Lembre-se que é através do estudo da Palavra e da oração que vamos conhecer ainda mais o nosso Deus. Portanto, além do estudo que vamos ter hoje vamos orar também pedindo a graça e o poder de Deus sobre as nossas vidas. Vamos, então, orar: "Deus querido, obrigado pela Tua Palavra. Senhor que a prática de estudarmos a Bíblia possa atrair nos ajudar a crescermos em maturidade diante do Senhor. Abençoa as nossas vidas dando-nos amor por tua Palavra. Oriente-nos no estudo de hoje. Que haja edificação e glória ao teu nome. Oramos em nome de Jesus, Amém!".
Querido amigo hoje iniciamos os nossos estudos no texto do livro de Levítico. Você deve se lembrar que no programa passado fizemos uma introdução ao livro mostrando diversos aspectos que devemos considerar ao estudarmos um material tão rico quanto esse que temos à nossa frente.
Antes de entrarmos no detalhamento do texto, antes de nos aprofundarmos no entendimento de cada regra, de cada norma que vamos estudar é importante que tenhamos uma visão geral, uma visão global do conteúdo do livro para que cada parte faça sentido e se encaixe no todo do livro.
1)Assim, em relação a idéia do livro de Lv, você deve se lembrar também que mencionamos que a grande ênfase, o pensamento dominante de Levítico é a santidade, pois foi o próprio Deus, cf. 11.44 quem disse: “eu sou o Senhor , vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo...”. Assim, a santidade do homem tem por motivação a santidade divina. Porque Deus é santo nós também devemos ser santos, se quisermos ter comunhão com Ele.
Agora, eu sei que você deve ter se lembrado de uma palavra dessas no NT, não verdade? É... isso mesmo. Quem fez essa afirmação foi o apóstolo Pedro, citando exatamente essa passagem de 11.44. Pedro disse em 1Pe 1.15-16: “segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”. Pedro demonstrou então que essa busca pela santidade que é uma ordem para nós, cristãos, crentes do NT está baseada na ordem que Deus deu ao seu povo já no AT.
Veja bem, logo no v.1 lemos que “Chamou o SENHOR a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse:”. Ora, este verso significa que Deus tinha descido para habitar no Tabernáculo, para habitar em comunhão com o seu povo, povo que Ele mesmo tinha remido e assim orientou Moisés a que através dessas ordenanças e orientaçãos um novo relacionamento de comunhão fosse estabelecido. Por isso, de um modo bem simples podemos até dividir Lv em 2 grandes porções: Do cp.1-17 encontraremos a base, o fundamento da comunhão e nos cps 18-27 as obrigações ou as condições para que se manter a comunhão com Deus, o Deus santo!
Portanto, mais uma vez, fica comprovada a importância de estudarmos esse livro com profundidade, pois os princípios que nele veremos são princípios eternos, como o nosso Deus e eterno e o seu caráter é imutável.
2)Mas, um outro aspecto importante que temos que observar nessa abordagem inicial e global do livro é que em Levítico a santidade espiritual é simbolizada pela perfeição física. É... lembre-se que estamos no início do relacionamento Deus-povo separado, e como o povo ainda não compreenderia a exigência de padrões morais internos, Deus exigiu comportamentos exteriores corretos e puros como uma maneira de ir colocando na mente do povo a necessidade de santidade.
É por isso que em Levítico se exigia animais perfeitos para os seus muitos sacrifícios. É por isso que se requeria que os sacerdotes fossem sem deficiência. É por isso que se exigia a purificação da mulher após ter dado a luz. É por isso que se requeria a purificação do homem que tivesse fluxo seminal, e assim poderíamos citar mais exemplos. Você consegue entender o sentido dessas ordens?
Veja bem, essas e outras exigências eram necessárias, pois a falta delas poderia sinalizar sinais de mácula, de imperfeição e significaria os defeitos espirituais do ser humano no seu relacionamento com Deus. Essas imperfeições físicas com simbolismo espiritual significavam a quebra da integridade espiritual do homem em relação a Deus.
3)Querido amigo, a mensagem de Lv. precisa ser entendida à luz da situação histórica em que o livro foi sendo composto. Isso aconteceu durante o ano que se passou entre a chegada de Israel no monte Sinai e a sua partida em direção a Canaã, a terra prometida, certamente enquanto o Tabernáculo estava sendo construído e erguido. Por isso é possível perceber uma grande conexão, para não dizermos total, entre o livro do Êx e Lv. Por que? Ora, porque se no livro do Êx Deus deu detalhes tão minuciosos para a construção do Tabernáculo, o local adequado para o culto a Ele mesmo, era de se imaginar que outros detalhes deveriam ser dados para a realização, para a concretização do culto a Deus. E, em Lv temos exatamente esses detalhes relativos ao culto prestado a Deus. Por isso também é que o tema da exigência da santidade é claro demais por todo o livro, pois como povo da Aliança, firmada em Êx 19, coletivamente e individualmente o seu comportamento deveria ser santo, pois Deus é santo por natureza. Por isso também é que se completa em Lv a lista de bênçãos e maldições (cp.26) que Deus já tinha dado em Êx, cf. 23.20-33 e 24.1-18.
4)Se em Gn encontramos Deus como poderoso, justo, gracioso e único; se em Êx encontramos Deus como soberano, santo, justo, apaziguável, e auto-existente, em Lv de modo geral encontraremos o caráter de Deus descrevendo-o como Deus santo; Deus imanente, isto é, presente entre os homens; e, Deus gracioso, porque é perdoador. Ora, assim cai por terra a idéia que muitos ainda têm: que o Deus do AT era duro e inflexível e o Deus no NT é cheio de graça e misericórdia. Como veremos, no estudo de Lv, Deus sempre foi santo e ao mesmo tempo foi sempre um Deus de graça, de perdão de recomeço.
5)Como introdução aos cps. 1-7 que descrevem uma série de sacrifícios que deveriam fazer parte do culto a Deus temos que entender que esses sacrifícios não foram estabelecidos com a finalidade de proporcionar redenção, justificação ou salvação no sentido ou no significado completo desses termos. Não!
Esses sacrifícios foram dados com o objetivo de ensinar lições espirituais para aqueles que já tinham sido trazidos e aceitos por Deus para desfrutarem da Sua comunhão, como Israel fora escolhido como povo de Deus sem mérito algum.
Deus queria que o israelita consciente reconhecesse que esses sacrifícios e ofertas eram o que ele devia a Deus por essa escolha especial, e que, ele por causa do seu pecado nunca lhe tinha dado. Por isso, por não ter ofertado nada a Deus esse israelita lhe devia a própria vida. Então, pela fé, ao apresentar a Deus uma outra vida inocente, a vida de um animal como seu substituto, ele seria justificado diante de Deus. Mas, é importante lembrarmos e destacarmos que essa redenção, essa salvação, essa justificação não se dava pelo sangue derramado mas, sim pela fé nessa substituição. A justificação sempre foi e sempre será pela fé!
6)Os 3 primeiros sacrifícios eram o holocausto ou a oferta queimada; a oferta de cereais ou a oferta de manjares; e a oferta pacífica ou a oferta de comunhão. Todas essas ofertas se centralizavam na adoração e no reconhecimento de quem é Deus. E você deve ter sempre em mente o que já mencionamos, que os sacrifícios não foram elaborados para salvar, mas eles tinham a motivação de manter a comunhão com Deus em sua santidade, e como veremos posteriormente a única oferta da qual o ofertante poderia comer parte do sacrifício era exatamente a oferta pacífica ou a comunhão.
7)As últimas duas ofertas focalizavam o pecado, tanto em relação à culpa como em relação ao perdão. Elas eram compulsórias ou obrigatórias e eram chamadas de ofertas pelo pecado e pela culpa. Essas 2 ofertas deveriam suprir o perdão por pecados não intencionais e ambas envolviam um sacrifício de sangue, e, além disso a oferta pela culpa requeria a restituição ao ofendido. Na verdade, ao estudarmos o livro de Lv vamos descobrir que todas essas ofertas tinham sido preparadas para relembrar aos adoradores que Deus é santo. E diante de um Deus santo o pecado deveria ser tratado adequadamente, e ainda mais, para que houvesse perdão haveria a necessidade de um sacrifício com o sangue de um substituto. Um animal inocente morreria em lugar do pecador.
Muito bem, depois de todas essas considerações, depois de termos essa visão geral e global de Lv, espero que você esteja totalmente motivado para estudar esse importante livro das Escrituras Sagradas. Vamos ao texto do cp. 1...
O 1º sacrifício descrito é o holocausto, conhecido como oferta queimada. Além dessa descrição aqui, existem referências a ele no cp. 6.8-13. Vamos fazer algumas observações sobre esse sacrifício.
1)Literalmente significava "o que sobe até Jeová". E era assim chamado porque o verbo no hebraico significava subir. Por ser totalmente queimado sobre o altar, subia um cheiro agradável perante o Senhor. O holocausto era a "entrega da vida" já salva ou do pecador já resgatado.
2)O animal era todo consumido, dando a idéia de que o ofertante em todo o seu ser era consumido, era dado ao Senhor, cf. lemos em Rm. 12:1.
3)O animal seria macho, deveria ser sem mancha e sem defeito algum. Essa perfeição era um símbolo da perfeição vista em Jesus Cristo.
4)O texto é dividido em 3 parágrafos e neles aprendemos que o holocausto poderia ser feito com o gado de grande porte, um novilho; poderia ser feito com o gado miúdo, um carneiro ou cabrito; ou ainda, poderia ser feito usando-se rolas ou pombinhos.
5)A pobreza não serviria de desculpa para não se sacrificar ao Senhor. A oferta aceita pelo Senhor poderia ser grande, média ou pequena. Todos poderiam através desse sacrifício relacionar-se com Deus.
6)No simbolismo que temos nesse sacrifício podemos considerar cada um desses animais como figuras de Jesus, pois o novilho ou o boi representava Cristo em seu serviço dedicado; o carneiro representava Cristo em sua submissão sem queixas à vontade do Pai; e o pombinho representava Cristo em sua inocência completa, uma vez que Ele nunca pecou.
7)E, em relação ao ofertante é necessário destacar que era o próprio israelita e não o sacerdote que apresentava a vítima que seria sacrificada, demonstrando assim uma completa identificação com aquele que o substituiria.
Querido amigo, essa atitude do ofertante israelita do AT serve como indicação de como devemos proceder ainda hoje. Assim como o ofertante israelita apresentava o animal que seria sacrificado, assim também nós temos que pessoalmente apresentar Jesus diante de Deus, como cordeiro santo que tira o nosso pecado. Temos que apresentar Jesus pela fé diante de Deus para que Jesus sendo aceito como cordeiro sem mácula, perfeito, também nós sejamos aceitos diante do Pai.
Mas sobre esse papel do ofertante é bom detalharmos as suas ações:
1)Ele apresentava pessoalmente a vítima a ser sacrificada, cf. o v.3;
2)Ele colocava a sua mão sobre a cabeça da vítima, cf. o v.4 identificando-se com ela, sinalizando que transferia para o animal aquilo que ele mesmo merecia para obter a expiação, isto é, para ser encoberto do seu pecado, esse o sentido original.
3)Ele próprio matava o animal cf.o v.5, simbolizando que todo pecador deve reconhecer que ele pessoalmente foi o causador da morte de Cristo.
4)O ofertante deveria esfolar o animal e cortá-lo em pedaços, cf.o v.6, simbolizando que o pecador deveria reconhecer em detalhes a excelência do sacrifício de Cristo em seu lugar.
5)Todo esse procedimento deveria ser feito, cf.o v.3 à porta da tenda da congregação, para que o homem seja aceito perante o SENHOR. O ofertante teria que fazer a sua oferta publicamente, assim como hoje, publicamente devemos reconhecer Jesus como nosso substituto, crendo e confessando-O como nosso Salvador e Senhor, cf.Rm 10.9-10.
Querido amigo, você está percebendo quanto simbolismo temos em cada uma dessas ações? Tudo era uma prefiguração do que aconteceria aproximadamente 1.500 anos depois, quando Jesus se entregou voluntariamente na cruz por todos nós.
Mas, eu sei que alguém deve estar perguntado: qual é o significado desse 1º sacrifício? Quero então agora argumentar um pouco sobre o significado desse sacrifício, do holocausto.
Em 1º lugar para o israelita sincero o holocausto significava que a consagração completa a Deus é essencial ao culto certo porque o fogo consumia a oferta toda transformando-a em aroma que subia até a presença e era aceito por Deus. Mas, muito provavelmente, para o israelita que refletia um pouco sobre o seu ato de sacrificar ele percebia que não era nem ele nem sua oferta que se elevava, que subia em completa consagração a Deus. Certamente ele percebia que Deus teria um substituto mais permanente e não meramente um animal. Aqueles que em todos os passos desse sacrifício, mesmo não tendo a plena revelação das providências de Deus, saíam justificados, pois agiam pela fé.
Em 2º lugar para o crente de hoje o holocausto significa, representa Jesus em Sua perfeita consagração e rendição pessoal ao Pai. As exigências da Lei de amar a Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de toda a tua força, cf. Dt 6.5 foram realizadas pela pessoa de Jesus Cristo e assim, quando recebemos a Cristo, podemos oferecer a sua perfeita obra como feita por nós, pois nos apropriamos dEle e de sua obra pela fé!
Querido amigo, é assim que você se sente, é assim que você experimenta a pessoa de Jesus? Minha oração por você é que o Senhor Jesus seja pessoalmente o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que tira o seu pecado.!
Mas, querido amigo, como falamos bem no inicio do programa, também o texto de 6.8-13 refere-se ao sacrifício do holocausto. Vamos ver o texto:
Disse mais o SENHOR a Moisés:
Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar.
O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este.
Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.
O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.
O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Querido amigo, além de alguns detalhes sobre as vestes sacerdotais estas palavras dirigidas especificamente à família sacerdotal, à Arão e seus filhos, estas palavras tinham por objetivo fazer com que o fogo dessa oferta subisse continuamente a Deus. Deus estava orientando para que o fogo ardesse ininterruptamente significando que a consagração que o Senhor espera do seu povo não é algo ocasional e passageira, mas uma consagração contínua.
É dessa maneira contínua que você tem se consagrado a Deus?
Bom, chegamos ao final do nosso tempo de estudo.
Escreva-nos, por carta ou e-mail. Será muito bom compartilharmos com você.
Que Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo te abençoe,
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário