quarta-feira, 30 de julho de 2014

Atraves da Bíblia Gênesis 10

Gênesis 10
Prezado amigo é com grande prazer e satisfação que iniciamos mais um programa da série "Através da Bíblia". E, para você que tem nos acompanhado fielmente declaramos a nossa gratidão pela possibilidade que temos de a cada programa conversarmos com você a respeito das Escrituras Sagradas. Nos sentimos privilegiados quando recebemos a carta dos nossos amigos contando-nos suas experiências com Deus através desse programa. Assim é que compartilhamos a carta de uma irmã que é da cidade de Manaus, capital do Amazonas. São essas as suas palavras: "Agradeço a todos pela grande ajuda que tenho recebido ouvindo o Através da Bíblia. É maravilhoso sentir o crescimento da minha fé na Palavra de Deus e a mudança que esta tem realizado na minha vida. Tenho sempre nos lábios umma conversa, um assunto sobre o que ouvi no programa para comunicar às pessoas. Deus tem mostrado o quanto Sua palavra é viva e atua nos corações sedentos". Querida irmã, somos gratos por suas palavras. Elas soam para nós como um incentivo, mas também nos enchem de responsabilidade para que cada vez mais tenhamos programas que edifiquem a cada um de vocês. Por isso oramos pedindo as bênçãos de Deus. E, é para isso que chamo a sua atenção agora. Vamos orar: "Pai de amor, somos gratos pela oportunidade que tu nos dás de abrirmos a sua palavra e juntos ouvirmos a sua voz. Senhor desejamos e necessitamos da iluminação do teu Espírito para podermos compreender a Tua Palavra e capacitados por ele mesmo cumprirmos os teus mandamentos. Senhor obrigado porque tu nos ouves. Obrigado porque respondes as nossas orações. Por isso oramos em nome de Jesus, Amém".
Prezado amigo, continuamos estudando o livro de Genesis e gostaria de sugerir a você, se isso for possível, que pegasse a sua Bíblia e abrisse no capítulo 10 para acompanhar os comentários sobre esse trecho da Palavra. Lembra-se da nossa ilustração? Estamos com lentes mais potentes observando, com o nosso microscópio, os detalhes da Palavra de Deus. O conteúdo desse capítulo é muito importante e merece a nossa atenção.
Mas, antes de iniciarmos o seu estudo, gostaria de destacar algo do capítulo nove que merece nossa atenção, pois temos também nesse capítulo 10 o nome de Canaã que foi foi amaldiçoado com o seu pai Cam. Alguns estudiosos da Bíblia creêm que essa maldição se verifica na cor da pele e na sentença de servidão em relação aos descendentes de Jafé e Sem, seus irmãos, também filhos de Noé. Entendem esses, que a raça negra é a descendência de Cam. Mas, em relação a pigmentação da pele, podemos afirmar que isto ocorre pela questão do clima e da localização geográfica, conforme nos informam os estudos científicos modernos. O que os cananitas enfrentaram quando o território da Palestina foi devastado, foi conseqüência da civilização corrupta, criminosa e de práticas religiosas que ofendiam a vontade de Deus, como o oferecimento de seus próprios filhos em sacrifícios aos ídolos. Os descendentes de Cam em outras localidades foram responsáveis pelas duas primeiras grandes civilizações da história humana. O Egito e a Babilônia são descendentes de Cam, como verificaremos no estudo de hoje, neste capítulo, versículos 10 e 14. Portanto, concluir que a maldição de Cam se deu através da coloração da pele, é um exagero sem base textual.
Mas, agora vamos ao estudo do capítulo dez (10). Quero sugerir que você anote o título desse capítulo, que pode ser definido como: "A família das nações".
É necessário entendermos que nem todas as nações conhecidas do Antigo Testamento estão arroladas aqui, mas as que são mencionadas mostram que toda a humanidade, com toda a sua diversidade tem origem num só Criador. Neste capítulo os principais povos conhecidos pelos antigos israelitas aparecem distribuídos em três grandes grupos como descendentes de Jafé (vs. 2-5), de Cam (vs.6-20) e de Sem (vs. 21-31). Cada um desses grupos reúne nações aparentadas entre si por razões históricas ou geográficas. Assim, as diversas nações espalhadas sobre toda a terra são, de certo modo, o resultado da bênção de Deus de fecundidade e multiplicação e fazem parte do plano divino. O fato de agrupar todos os povos em uma árvore genealógica demonstra a unidade do gênero humano, originários de Adão e Eva.
Os vínculos apresentados aqui talvez não se baseiem exclusivamente na descendência genética, mas também podem incluir associações geográficas, históricas e lingüísticas. Possivelmente os setenta nomes aqui mencionados influenciaram o Senhor Jesus quando, em Lucas 10.1, enviou 70 discípulos para proclamarem o evangelho, demonstrando que o evangelho é para todos as etnias, línguas, raças e nações. Alguns desses 70 nomes são pessoais (por exemplo Jafé, Ninrode), outros são nomes de lugares (por exemplo Sidom, Sabal) e ainda outros são nomes de povos (por exemplo Ludim,Caftorim).
Quero chamar a sua atenção para um detalhe significante neste capítulo. Das três famílias da humanidade, estudamos primeiramente a descendência de Jafé, depois a descendência de Cam, e posteriormente estudaremos a descendência de Sem que receberá a atenção por todo o restante do livro, porque é dessa linhagem que vai surgir o povo eleito por Deus para realizar o seu desigínio de salvação para toda a humanidade, a partir de Abraão, o povo de Israel e, a partir de Israel, o rei Davi, e na seqüência da linhagem real, o rei dos reis, o Senhor dos Senhores, Jesus Cristo, nosso Salvador. Esse também foi o procedimento de Moisés para com os demais temas secundários do livro, como veremos no próximo programa quando em 11.10 forem estudados, em primeiro lugar, os ramos não abraâmicos antes de focalizar e nos concentrarmos na linhagem patriarcal.
Quero que você amigo ouvinte considere nesse capítulo, em primeiro lugar as quatorze (14) nações que se originaram de Jafé e estão claramente apresentadas nos versículo 2 a 5. Todos esses descendentes migraram para o Oeste. Dentre essas algumas são mais conhecidas que outras. Conforme esses versículos, Jafé teve os seguintes filhos: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás.
O povo de Gômer são os cimérios posteriores e as nações que moravam ao norte do Mar Negro. O povo de Magogue são os lídios, da Ásia Menor; o povo de Madai são os medos, da região montanhosa a noroeste do Irã; o povo de Javã são os gregos da Jônia, na costa ocidental da Asia Menor. Os povos de Tubal e Meseque são, provavelmente, aqueles que habitavam a região do Ponto e as montanhas Mósquias e, finalmente, o povo de Tirás eram os habitantes da região posteriormente chamada Trácia.
No verso 5 lemos: "Deles procederam os povos marítimos, os quais se separaram em seu território, conforme a sua língua, cada um segundo os clãs de suas nações".
É importante nesse verso, e nos versos 20 e 31, percebermos uma antecipação do relato do capítulo 11. 1-9 quando ali se conta a divisão das línguas, em Babel. Por ter Moisés escrito Gênesis quando já as nações existiam e cada uma tinha a sua língua,
Amigo, qual é a lição que podemos perceber e aplicar para as nossas vidas, a partir de um relato como esse, repleto de nomes, locais e nações que são desconhecidos da maioria de nós? É possível haver, percebermos alguma lição? Quero lhe estimular a imaginação, a pensar e meditar em Deus e, assim, podermos perceber a Sua soberania, no seu ato criador e na sua intenção de levar a mensagem da salvação a todos os povos. Com isso vemos o amor de Deus pela sua criatura. Você tem experimentado o amor de Deus? Mesmo que você não perceba saiba que Deus controla todo o universo e todas as nações para fazer convergir todas as coisaas em favor daqueles que o amam. Medite nisso!
Agora, quero convidar você a seguir no texto e nesta segunda parte, que cobre os versos 6 a 20 encontramos os descendentes de Cam, ou camitas, como muitos os denominam. São 30 as nações que descendem de Cam. Eles se localizaram no sudoeste da Ásia e no nordesde da África, na parte sul de Canaã. Se você reparar bem vai encontrar em meio a esses nomes os egípcios, os babilônios e os cananeus, os vizinhos mais amargos e constantemente inimigos de Israel.
No versículo 6 encontramos essas palavras: "Estes foram os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute, e Canaã".
Cuxe se localizou na região superior do Rio Nilo, no sul do Egito, hoje a conhecida Etiópia. Mizraim significa "dois Egitos" uma referência clara a localização desses povos, no alto e no baixo Egito. Pute, também se localizou no norte da África, na Líbia, ou a chamada terra de Punte, que é a atual Somália. E, por fim, encontramos o nome de Canaã, que significa "terra da púrpura", da mesma forma que Fenícia, o nome grego da mesma região geral. Deve-se notar que esse nome era uma identificação, pois Canaã era produtor e exportador da tinta púrpura, uma tinta muito apreciada pela realeza. Todo esse território foi chamado e conhecido na literatura bíblica por Palestina, derivado do nome dos filisteus.
Ufa! Quantos nomes, quantas informações, não é mesmo? Mas, vamos continuar, vamos em frente! Querido amigo, iniciando a parte final do nosso programa, destacamos dentre essa genealogia de Cam os versículos 8 a 12, que reletam a trajetória de vida de um dos filhos de Cuxe, o filho mais velho de Cam. O texto diz assim: "Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do Senhor; daí dizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Caine, na terra de Sinar. Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Ninive e Calá, a grande cidade de Resém.
Essa interrupção da seqüência genealogica que se faz nesses versículos, além de nos chamar atenção nos mostra que ela é de fundamental importância para a história de Israel, pois explica a origem racial e espiritual da Assíria e da Babilônia, que mais tarde vieram a conquistar, respectivamente, Israel e Judá.
O nome Ninrode provavelmente significa "nós nos rebelaremos". E por essa explicação você já pode imaginar a história desse homem!
Ninrode é provavelmente o nome hebraico de Sargon I, um dos primeiros grandes reis da Acádia. Nas tradições judaicas posteriores ele é identificado como o construtor da torre de Babel, que veremos em nosso próximo programa, no capítulo 11 de Gênesis. Ninrode, este caçador e guerreiro foi um arquétipo, isto é, um modelo, um padrão do ideal mesopotânio para um rei. Esse homem é destacado por duas características que o mundo admira: bravura pessoal e poder político. O significado da frase: "foi grande caçador" deve ser bem entendido. Ninrode não foi caçador de animais, mas o sentido dessa frase é que ele foi um grande líder, um conquistador de pessoas, um homem carismático, que reunia pessoas em torno de si e de seus projetos.
Lendo o texto bíblico vemos que: "Ninrode, começou a ser poderoso na terra." A palavra "poderoso" aqui quer dizer que ele quis governar e reinar sobre a terra, por meio de um império mundial. E é este sempre o grande interesse do homem. Ele sempre quer se tornar governador do mundo sem depender de Deus.
Então é importante percebermos duas lições: Em primeiro lugar devemos notar que a Bíblia não rejeita essas características, ao contrário, ela por duas vezes afirma: "diante do Senhor!" indicando a aceitação e a apreciação do Senhor dessas capacidades. Mas em segundo lugar, temos uma outra lição muito significativa, sobre como não devemos desenvolver tais características, isso é, se desenvolvermos a bravura pessoal e o poder político por nossa própria conta, sem nos submetermos ao Senhor, colheremos o mesmo que Ninrode colheu, como conseqüência. O texto do versículo 10 diz que: "o princípio do seu reino foi Babel", mas no capítulo 11 versículo 9 encontramos o fim dessa aventura de desobediência e orgulho. Depois de tentarem fazer um torre alta para deixar os seus nomes célebres, desobedecendo a ordem divina de se espalharem pela terra, Deus mesmo destruiu toda aquela obra. Assim, todo o trabalho foi inútil. Mas a história desse homem e sua grande cidade terminam de fato só no Apocalipse, capitulo 18, onde temos de modo claro a queda e a derrota final da Grande Babilônia. Esse é o resultado de uma vida que poderia ser aprovada por Deus. Mas, quando achamos que temos muitas virtudes e o nosso próprio poder, podemos estar certos que estamos trilhando caminhos que desagradam a Deus e com certeza teremos conseqüências de nossa atitude orgulhosa.
Ninrode é por tudo isto uma sombra ou um tipo do anticristo que terá no final da história humana o governo do mundo por esses mesmos processos e sistema conforme lemos no Apocalipse. Ele foi o modelo do homem do pecado. Ninrode foi, em seus atos, o homem do pecado. Mas, devemos notar também que foi através dele que se formou a primeira grande civilização. Assim os filhos de Cam formaram as primeiras grandes civilizações. E, mais uma vez fica, desconsiderada aquela interpretação errônea de que os filhos ou descendentes de Cam são aqueles povos que nunca puderam se desenvolver, os povos negros, sempre atrazados neste ou naquele ponto da terra. Vemos, então, que as duas grandes primeiras civilizações antigas, como a Assíria e a Babilônia, eram descendentes de Cam, o filho amaldiçoado de Noé. A Bíblia não dá margem a que ninguém despreze este ou aquele povo, esta ou aquela pessoa por pertencer a esta ou aquela descendência. Se as pessoas têm uma determinada côr ou cultura, isso se deve a outros fatores, que não a maldição de Noé sobre os descendentes de Cam.
Bom, amigo, chegando quase ao final do nosso programa, agora surge a genealogia de Sem, nos versículos 22 a 30. É desta genealogia que veio Abraão, e em conseqüência, a nação de Israel, o grande rei Davi e então, Cristo. Temos aqui uma genealogia muito simpática, muito significativa para o mundo inteiro. Um estudioso chamado Saifer, faz afirmações bem importantes a respeito deste capítulo 10 de Gênesis. Vejamos o que ele diz: "O capítulo 10 de Gênesis é notável. Temos a impressão de que Deus abandonou o mundo e os povos por algum tempo, se bem que continuasse amando a todos, para revelar depois o seu grande amor através de Abraão, de Israel, de Davi, e de Cristo. Possivelmente Deus disse: Eu vos deixo por algum tempo, mas o meu plano está traçado para vos salvar".
Querido amigo, o nosso futuro está ordenado e as diversas genealogias traçadas. É interessante notar todo o quadro do capítulo 10. Das 70 nações que estão aqui alisatadas: 14 são descendentes de Jafé, 30 são descendentes de Cam, e 26 são descendentes de Sem. É interessante também percebermos que no início da humanidade os povos negros estavam em proeminência e assim aprendemos que não importa a cor, Deus de alguma forma atuou no meio e por de todas estas nações para cumprir o seu plano.
O texto dos versículos 21 a 25 diz assim: “A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé, também lhe nasceram filhos. Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Os filhos de Arã: Uz, Hul, Géter e Más. Arfaxade gerou a Salá,; Salá gerou a Héber. A Heber nasceram dois filhos: um teve por nome Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã”.
No versículo 25 lemos que nos dias de Pelegue, um dos filhos de Heber, se repartiu a terra. Então surge a pergunta: qual o significado da frase “se repartiu a terra”? Será possível entender que houve uma divisão física na terra? Será que houve uma grande catástrofe física em nosso planeta? Ou Moisés está se referindo ao que aconteceu e ficou registrado tão bem no capítulo onze, que foi a divisão das línguas? Creio que foi isso que aconteceu. Pelo significado do nome de Pelegue, que quer dizer: separar ou dividir, com certeza, há um jogo de palavras e o versículo 25 surge como uma antecipação do episódio da torre de Babel.
Bom, querido amigo, chegamos ao final do capítulo 10 e ao final do programa, e, no versículo 32 lemos que das 70 famílias, oriundas dos filhos de Noé, se povou toda a terra em diversas nações e em diversas línguas.
Como é bom saber que mesmo diante da tendência humana em desobedecer o Criador, Deus é soberano e levará os seu planos até o fim.
Sinta-se seguro nas mãos de Deus! E esteja conosco em nosso próximo encontro.
Um abraço! Deus te abençoe!
2.770 palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário